terça-feira, 17 de março de 2009

Regras básicas de etiqueta

por Paulo "tte" Cortez

Quem é que nunca escutou que jogador de Magic além de nerd, gordo e estranho é mal educado? Eu sempre ouvi isso, e sinceramente tem um fundo de verdade. Obviamente não são todos os jogadores que possuem essas características, mas elas se tornam bem evidentes quando estão reunidos em um grande campeonato. Aprendi muito com esse tempo jogando o jogo e vou escrever um pouco dos hábitos comuns de jogadores que, na minha opinião, precisa ser revisto.

Tudo bem que você, soberano jogador de Magic, pense só em você e não se importe com os outros, ou até mesmo acabe cometendo certas gafes na inocência, mas evitar certas coisas trará benefícios para todos. Certas vezes sua “tática” para irritar o oponente vai apenas fazer com que você pague papel de bobo alegre.

1- Por o dedo na lista da rodada

Acho que esse por mais óbvio que seja tem gente que nunca vai aprender, e se você tem problema de visão deveria estar usando óculos. Imagina a situação, última rodada do PTQ, muitos jogadores ansiosos para sair a rodada e quando ela é pregada na parede tem o espertão lá com o dedão procurando seu nome, e não contente procurando o nome de todos os seus amigos. Penso que a vontade da grande maioria é decepar a mão do cidadão, uma pena a lei não permitir.

Então aprenda, quando sair a rodada veja o seu nome e vá jogar logo, tem muita gente que, por incrível que pareça, também quer saber em que mesa vai jogar mas infelizmente tem um poste na frente atrapalhando.

2- “Ah, desculpa, topdeckei a Helix, foi mal mesmo!”

Não sei quanto a vocês, mas toda vez que eu ouço um “foi mal cara, topdeckei bem a única carta que eu ganhava o jogo” eu tenho vontade de falar “bem, se você está tão arrependido assim ainda pode me conceder”.

Gostaria de saber quem foi a primeira pessoa que pensou que se desculpar após comprar uma carta boa era sinal de educação. Eu odeio muito falatório depois que o jogo acabou, porque sei que quando perco eu não quero ficar ouvindo meu oponente se desculpando de uma coisa que ele com certeza não se sente culpado. Mas, infelizmente, parece que muitos jogadores após ganharem o jogo tomam a pílula que o Dr. Caramujo receitou para a Emília.

3- Falatório durante o jogo

Bem, como vocês podem ter percebido eu sou contra o falatório durante o jogo. Claro, as vezes é seu amigo, e você tem a liberdade de conversar com ele, assim como ele tem a liberdade de te mandar calar a boca. Mas o negocio piora quando é alguém que você nunca viu na vida e começa a perguntar como vai a família, o que tem feito, idade, telefone, msn.

Falar durante o jogo atrapalha, e eu acredito que atrapalha mais ainda pra quem não para de falar. Se você está solitário, carente e precisando de um amigo eu acredito que você escolheu a hora e o lugar errado para isso.

4- “E então, do que você vai jogar?”

Essa pergunta para mim não faz sentido algum. Imagina São Paulo x Palmeiras e chega o Muricy perguntando para o Luxemburgo “E então, vai de 4-4-2 mesmo?”.

Algumas pessoas precisam ter consciência de que Magic também é competitivo, e que não tem benefício algum sair falando do que vai jogar, então se toquem e não perguntem. O pior é que tem pessoas que não param só com a primeira pergunta, querem saber as techs, a base de mana, o sideboard... eu sempre quis falar “não te interessa”, mas nunca consegui.

Sou um dos jogadores que acredita que o grande diferencial é a escolha do deck e a leitura do metagame, pois já nessa parte existe muita skill envolvida, então não tem por que sair falando para pessoas que não sejam seus amigos ou companheiros de treino.

5- Mimimi!

Olha, eu já não gosto muito dos jogadores que sempre perdem porque foram azarados e a primeira coisa é sair contando para o primeiro conhecido que vê pela frente o motivo do seu suposto azar, mesmo sabendo que o seu amigo não está nem um pouco afim de ouvir, mas piora quando você reclama logo após o jogo com seu próprio oponente!

Quem é que nunca pegou um oponente que, logo após perder sem reação alguma com seu deck de saprófitas, começou a te chamar de sortudo, que você comprou tudo, que ele merecia ganhar e mimimi. Você perdeu e pronto, acabou. Seja homem, levante da mesa e vá desabafar com quem quer te ouvir e não com quem está morrendo de rir por dentro de como você está parecendo uma criança fazendo birra.

6- Corrigir os outros durante uma partida casual

A menos que você seja bem íntimo dos dois ficar palpitando no jogo dos outros é bem inconveniente. Tudo bem que você é um ser superior, sabe mais que todos e quer compartilhar seu vasto conhecimento, mas acredito que essa é a hora errada para isso.

Depois do jogo, você tenta falar com a pessoa sem parecer muita pretensão o porque você acredita que uma outra jogada seria melhor, mas por favor depois do jogo.

7- Se você não sabe, não fale

É sempre legal discutir teorias de Magic, jogadas comuns e por ai vai, o problema é quando você quer participar de algo que você não sabe, te garanto que não vai ficar muito bem visto.

Decorar artigos da Starcity, repetir exatamente o que o level 8 falou ou começar a falar “é, também acho” não adianta. Comece a ter opinião própria, tente analisar a teoria discutida e se você não estiver no mesmo nível dos participantes, tente só ouvir, você vai aprender muito mais do que projetando uma imagem que você não tem.

8- Tente usar apenas o seu espaço

Eu sei que as mesas são apertadas, que você trouxe seu bichinho de pelúcia favorito para fazer papel de ridículo pensando que está fazendo o maior sucesso (e disso tem muito no Magic) mas por favor, ocupe só o seu lado da mesa!

Não foram poucas as vezes que eu tive que tirar coisas da minha mesa antes de me sentar, acredito que quem faz isso pensa que só existe ele no mundo, mas agora fique sabendo que aquela mesa vazia do seu lado não é um armário para você por seus pertences.

Bem, por enquanto é isso que eu tinha que falar. Tomem consciência de que Magic e um jogo que exige o convívio repetitivo dos jogadores, ou seja, aquele jogador que você desagradou provavelmente vai estar no próximo campeonato, e isso não fica bem para sua imagem. Espero que coloquem em prática minhas dicas, vejo vocês domingo!

12 comentários:

  1. 1- Por o dedo na lista da rodada

    ri alto aqui, lembrando quando o nogueira gritava la no fundo da muvuca quando saia rodada e tinha aquele cara empacando a vida de todo mundo "Não é braile pessoal, NÃO é Braile...

    ResponderExcluir
  2. belo texto... mto bem escrito...
    são coisas que estavam bem embaixo de meu nariz, me desagradavam e nunca tinha parado pra pensar.

    só descordo com falar durante o jogo com uma ressalva: quando vc vÊ q o oponente está tentando se concentrar naquele lance crucial da partida, eu vou e solto um "nossa cara, que foda essa sua dual foil"... mas essa é minha opinião...

    parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. ficou mto bom, concordo com tudo apesar de eu nao conseguir nao dar palpites em jogos casuais :(

    - PV

    ResponderExcluir
  4. Assino embaixo!

    "Mimimi" na minha opinião é a pior coisa!

    e o "me desculpa comprei o único Demonfire do deck" :/
    Sussa! concede pra mim e tá desculpado ;)

    aaah e pode ser um erro meu pois cada um faz o q quer com o seu jogo, mas o q já aconteceu comigo é perder para alguém, aí ele marca q ganhou e dps dropa!

    Muito legal o artigo de um tema mto bom

    ps. Só o nome artigo q tá mtoo gay

    HugO

    ResponderExcluir
  5. ganhei do rastaf no ptq kyoto e dropei, ele fico moh bravo.
    ai concede pra ele mas ele saiu da mesa bravo pro perder n deu pra falar com ele.
    flwss

    ResponderExcluir
  6. Ri alto tb.

    Disparado, o mais irritante é o caso de quem leva TROCENTOS enfeites pra deixar na mesa. Eu sempre mando tirar, até porque fico paranoico e acho que pode ter carta escondida dentro dessas coisas.

    - bertu

    ResponderExcluir
  7. oq me irrita tbm é aquela criatura q TEM q pegar na mão toda carta q vc desce
    pqp viu...

    ResponderExcluir
  8. TTE ...cara tudo que vc falow são defeitos horriveis que vc tbm faz , arrogancia é talvez o seu maior , só pq fez uma viajem para fora do Brasil se acha agora um dos maiores Pro player do mundo ..mas não é ...o fato de vc cheirar a cueca do PV ou outro Pro qualquer não te faz melhor do que ninquem ..sinceramente axo que vc naum tinha mt oq fazer e fez esse post que na verdade nada mais é do que uma prova mostrando como vc é infantil e taum pouco articulado , vc ira conhecer pessoas assim a vida toda entaum tente refletir sobre oque eu disse , aprender a ler uma critica construtiva e crescer ..."virar uma pessoa melhor" isso vai te ajudar ..na sua vida pessoa e profissional ...


    Batutinha

    ResponderExcluir
  9. Primeiramente, gostaria de falar que o post é muito legal, e como sempre digo, é muito bom ler os post por mais que ja saibamos das coisas que acontecem... e por mais experientes que somos, é sempre bom relembrar esse tipo d coisa...

    Agora eu gostaria de dizer que uma certa pessoa escreveu acima se passando por min, não sei o quanto esse pessoa não gosta do Paulo, e de min(pra usar meu nick) para falar mal dele, so gostaria de dizer que quem fez não é H o suficiente pra falar o que acha, e tem que colocar palavra na boca dos outros... achei ridiculo, sinceramente, eu jamais falaria assim do tte, não tem o pq falar essas coisas dele... e eu espero descobrir o viado que escreveu ae se passando por min, pois ela naum é H pra dizer na cara o que pensa dos outros e na verdade isso deve ser ciumes por não poder escrever como o mlk escreve bons textos e pelo bom jogador que ele é.

    Desculpe aos leitores e a quem comanda o blog pelas palavras usadas, mais é que uma coisa dessas é revoltante.

    Abração p all

    ResponderExcluir
  10. realmente tem q ser muito bixa pra ficar usando o nick dos outros, se quer falar mal dos outros, tem total liberdade pra isso, mas pelo menos assuma o q diz

    ResponderExcluir
  11. Eu já sei quem foi o filho da puta que fica colocando palavras na minha boca ...

    ResponderExcluir