segunda-feira, 14 de julho de 2008

Dez Toques


Como primeiro post do blog, irei publicar um texto que eu escrevi recentemente sobre alguns toques que os jogadores precisam saber para não perderem para si mesmo durante um campeonato.


A idéia para escrever esse texto surgiu após eu ver uma série de erros como estes durante esta última temporada de Regionais e no decorrer do GP Buenos Aires.

O texto fez muito sucesso na Ligamagic e para quem ainda não teve a oportunidade de ler, vale a pena.

Dez toques para não perder para si mesmo em um Campeonato

1 – Shield


Antes de qualquer campeonato verifiquem sempre se o shield de vocês não está marcado, isso evitará possíveis problemas com oponentes e punições durante o evento.

Um shield velho pode prejudicá-los na hora de embaralhar o deck e causar confusões como cartas “coladas”, ocasionando draws duplos. Um conselho que eu dou é sempre comprar um shield novo quando se inicia uma temporada de Regionais ou torneios grandes como um GP.

2 - Marcadores, dados e fichas

Se o deck de vocês utiliza cartas que necessitam de marcadores, dados ou fichas de criaturas, não exitem em tê-los. Se não possuem dinheiro para comprar, roubem os dadinhos do WAR do irmão mais novo, peguem os feijões da horta da mãe de vocês ou roubem as bonecas de porcelana da vovó, mas arrumem uma maneira de exemplificar tais marcadores durante o jogo.

O mais comum nos Regionais era jogador esquecer o tamanho do Tarmogoyf que estava na mesa, não se lembrar quantas fadas estavam em pé e quantas estavam viradas, entre outros erros fundamentais no jogo devido à falta de marcadores.

3 – Embaralhar

Quem nunca viu um cara reclamar que mulligou infinitas vezes em todas as rodadas e que o deck é um lixo, por que nunca vem terreno ou as cartas estão sempre juntas e etc. Provavelmente tal problema é ocasionado pelo jeito que o cara embaralha.

Antes de cada partida é sempre bom embaralhar o deck o máximo possível. Gaste todo o tempo disponível que vocês tenham para embaralhar.
Tal atitude, com certeza, evitará uma série de mulligans ocasionados por um flood de terrenos ou uma zica infernal.

Lembrem-se também que um shield velho pode influenciar neste assunto, como comentei no primeiro tópico.

4 – Pontos de vida

Todo jogador de Magic deveria sempre levar um papel e uma caneta para um campeonato. Anotar os pontos de vida de ambos os jogadores durante o jogo é fundamental para evitar problemas posteriormente.

Confiar no oponente para anotar as vidas ou em dados, que em um simples esbarrão podem mudar de lugar não é nada aconselhável.

Outro toque importante é sempre verificar com o oponente os pontos de vida durante o jogo, se possível a cada dois turnos ou quando alguma mágica altera a vida dos dois. Já vi muito jogador que tinha certeza que a vida era X, mas o oponente marcou Y, causando uma tremenda confusão, perdendo o jogo por não saber se explicar para o juiz.

5 – Cartas Iguais

Um conselho legal que eu dou para os jogadores é sempre que possível manter as cartas com desenhos iguais. Por exemplo: cartas como pain lands que já apareceram em diversas edições costumam ter diversos desenhos.

Manter um set com desenhos iguais facilita na hora de vocês visualizarem sua mesa. Isso serve também para os terrenos básicos, uma dica é usar as snow lands, pois possuem o mesmo desenho e lhe proporcionam um possível blefe, pois o oponente pode pensar que você possui cartas como Mouth of Ronon ou Scrying Sheets em seu deck.

Usar cartas com o mesmo desenho ou do mesmo idioma fazem com que você não cometa erros como logo após o oponente ver sua mão com cartas como Thoughtseize, você ao invés de descer a Adarkar Wastes de 7th edição que você tinha na mão, você desce a Adarkar de 10th que você acabou de comprar.

6 – Clareza nas jogadas

Outro fator importante durante o jogo é você ser muito claro em suas jogadas. Sempre demonstrar para o seu oponente quais terrenos está virando e quais manas está adicionando, além de falar sempre em qual fase está fazendo tal coisa.

Jogando o GP Buenos Aires, onde eu precisava ser muito claro em minhas jogadas devido minha precariedade no espanhol, percebi o quão importante é ser bem claro em todas as minhas ações durante o jogo. Vocês não imaginam como isso evita problemas e faz o seu jogo crescer.

7 – Atenção durante o jogo

Está aí uma das dicas mais importantes. Parece algo banal, mas leiam sempre atentamente todas as cartas do deck de vocês e todas as cartas do oponente.

Por incrível que pareça, o mais normal nessa última temporada de Regionais era jogador reclamando que esqueceu que a Mutavault e o Camaleão dele eram changelings e podiam ganhar o islandwalk do Lord of Atlantis, resultando numa derrota durante a partida.

Ou pior, já vi jogador reclamando que perdeu um Garruk através de um Profane Command ou perdeu uma partida por que o Camaleão do oponente pró black ganhou fear do Profane e não pode ser bloqueado.

Outros exemplos como deixar o oponente comprar uma carta após o Sage´s Dousing, mesmo sem ter nenhum Wizard na mesa, pois pensava que a carta estava relacionada com um Merfolk ou esquecer que tal mágica era tribal e não crescer o Tarmogoyf, entre muitos outros erros aparentemente absurdos, tem se tornado rotineiros durante a temporada.

8 – Blefe

Como utilizar o blefe em uma partida de Magic. Tal assunto já foi abordado diversas vezes, inclusive com textos bem mais específicos em Artigos que podem ser encontrados lá na Ligamagic.

O que vale a pena ressaltar é sempre manter aquela poker face durante o jogo, nunca revelar com suas expressões faciais se sua mão inicial é horrível ou se é uma “god hand”, tal expressão pode ser tudo que o oponente quer para fazer um mulligan estratégico ou mudar sua estratégia durante o jogo.

Outra dica interessante é no late game, quando você está precisando de cartas para ganhar o jogo, nunca fazer cara feia para o seu draw ou já sair descendo todos os terrenos que possui na mão. Se o seu deck não precisa de tantos terrenos na mesa, é melhor blefar que você tem três mágicas na mão do que escancarar para o seu oponente o seu azar durante o jogo.

Blefes como após um draw sair olhando o cemitério como se tivesse comprado um Profane Command ou um Mannequin é algo legal para amedrontar um oponente.

Isso são apenas alguns exemplos de blefes que vocês podem fazer durante a partida. Com o tempo pega-se a manha e tais atos ocorrem com maior naturalidade.

Claro que tais blefes precisam ser treinados, rola sempre um teatro por trás de tudo. Já teve muito oponente meu que deu na cara que estava blefando e me proporcionou muitas risadas após o jogo.

9 - Saber as Regras

Outra dica que parece banal é saber as regras do jogo. Não precisa ser nenhum expert, muito menos um juiz de level 3 para ter um bom conhecimento do jogo.

Tal conhecimento os ajudarão muito durante o campeonato, para com que vocês descubram seus direitos como jogador, caso alguém lhes ofereça um bribery ou esteja demorando de propósito para jogar, entre outras espertezas que os jogadores estão acostumados a fazer.

Fora esse conhecimento “extra campo”, saber as regras evitará qualquer “balão” durante a partida e fará com que você explore o máximo de suas cartas. Mas se mesmo após estudar as regras existir alguma dúvida durante uma partida, chamem o juiz na hora que ele saberá resolver tal situação da melhor maneira possível.

Eu particularmente não sou um perfeito conhecedor das regras, mas como jogador procuro entender todas as situações que o meu deck em particular poderá ter durante o campeonato. Isso evita com que eu seja surpreendido por algum efeito e me ajuda a combater possíveis bad matchups.

10 – Tranqüilidade (Auto Confiança)

A última dica que eu posso lhes dar é sempre esbanjar tranqüilidade durante suas partidas. Seja na primeira rodada de um FNM ou na final de um PT.

Cada jogador lida de uma maneira particular com a pressão e o nervosismo. O importante são vocês não demonstrarem isso ao oponente, principalmente quando se está jogando com algum jogador “famosinho”, pois ele provavelmente irá perceber seu nervosismo e usar ele como um artifício para chegar a vitória.

No fim das contas, é apenas um jogo, vocês estão treinados com o seu deck e preparados mais do que ninguém para este momento.

Comigo funciona ficar pensando em palavras positivas durante a partida como “meu deck é melhor”, “eu vou ganhar”, “eu jogo melhor do que ele”, enfim, é apenas um método, cabe a vocês descobrirem seus próprios métodos para ai sim aumentarem suas autoconfianças.


Espero de alguma forma ter ajudado alguém a crescer no jogo com essas dicas. São apenas alguns conselhos que eu resolvi escrever baseado em uma série de erros que eu andei vendo nesses últimos meses nos Regionais e no GP Buenos Aires.

Abraços!

5 comentários:

Anônimo disse...

Ambos, ótimas recomendações para quem está começando a jogar Magic! Voltei a jogar Magic agora, e estou com muitas dificuldades em jogar campeonatos.

Muito Obrigado pelas dicas!

Anônimo disse...

jah postaram isso na ligamagic.
Isso eh plagio, se for pra copiar de outros lugares, nem te pq fazer...

Ricardo Mattana disse...

Óbvio que postaram, quem postou fui eu, pq sou o autor do texto.

Anônimo disse...

Nossa nem sei se vc vai ver isso mas mto legal o tópico rapaz me ajudou bastante!(aqui é o fernandofres da liga magic) vou acompanhar mais o seu blog!

Abraço

Felipe Biazi disse...

huahuahuhuaahuuahuhauh

tome cuidado ao copíar um texto de si próprio hein thorngrim... senão o autor pode tirar satisfações contigo.

Ps. Otimo artigo... ;)