segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Deft Duelist

Por Leandro "Stalker"

Pela primeira vez na história deste blog, faremos um card preview. Shards of Alara está ai, e com a sáida de TSP+Coldsnap, este novo bloco tem a responsabilidade de manter o T2 forte e diversificado. A quantidade de cartas também será reduzida drásticamente, já que as novas diretrizes da wizards é de fazer sets menores. 922 cartas estão indo embora, e 249 estão chegando (Ok, tem lands básicas nos 2 lados). Temos um déficit então de 673 cartas. No príncipio, os decks mais fortes ainda serão baseados nos do bloco de Lorwyn/Shadowmoor, mas no final do ano, com o Worlds, Shards vai mostrar a sua verdadeira força. Chega de enrolação, a carta que eu escolhi para fazer o preview foi: Deft Duelist.

Com tantas cartas para escolher fazer um preview, eu escolhi esta pequena criatura. 2/1, iniciativa e shroud. Guardadas as proporções, está carta me lembra muito o Court Hussar, talvez por estarem na mesma guilda (Azorius), e serem eficazes tanto contra aggros (first strike/ 1/3 Vigilance), como contra control (Shroud/ Draw). OK.. que heresia a minha, o bixo não arruma a sua draw, não tem vigilância, não tem como comparar os dois :), mas como ano passado eu joguei bastente de gruul e sempre que eu via um Hussar pela frente eu torcia o nariz, se eu visse este Deft Duelist, acho que eu ia fazer cara feia também.

Fico imaginando como que o Fadas atual consegue encarar este bixo: Pendelhaven está indo embora, então a menos que uma Mistbind apareça de surpresa na attack phase, este bixinho vai causar bastante. Até mesmo aquelas aberturas rápidas dos monoR parecem que vão ficar mais fracas também. Mogg Fanático, sem problema, Blood Knight também está de partida, e Stigma Lasher fica só vendo o jogo longe da combat zone.

No formato limited, sem dúvida este bixo é muito bom, mas é difícil prever o impacto desta carta no T2. Depende muito das cartas suportes a guilda de azorius (que agora ao invés de ser 2 cores, são 3 e ainda não decorei os novos nomes). Mas com essa mecânica de Exalted (Quando uma criatura que você controla atacar sozinha, aquela criatura ganha +1/+1 até o final do turno),
você consegue ter um bixo dando clock no seu oponente, enquanto os bixos com a habilidade de exalted vão formando sua barreira de defensores.
Outra coisa interessante, é que ele é rogue?! Tá ok, péssima idéia... Mas ainda tenho uma última idéia tirada da cartola.. hmm Thistledown Liege. É pessoal, talvez esteja na hora de você correrem atrás dos Lieges, enquanto o preço não inflaciona. Com tantas cartas douradas em Shards of Alara, muitas cartas esquecidas podem começar a ver jogo.

Bom, fica ai a minha aposta, isso não é nada mais do que um simples chute, quando sairem as listas dos top8 do Worlds, quem sabe não apareça um uw aggro-control usando este duelista.


Se você acha que eu falei algo coerente ou só besteira, deixe a sua opinião, em 3 meses a gente ve quem estava certo :)

Para ver mais cartas de Shards of Alara, visite a Salvation.

Até a próxima!

4 comentários:

Anônimo disse...

Bom, tudo que vc disse é verdade, so saberemos msm o ambiente T2 depois do World, agora c vc vai acertar eu ja naum sei...
Tem saido muitas cartas BIZARRAS, com efeitos catrastroficos =p
Bom, mas é isso ae... e agora uma pergunta... será que teremos pre-release? ou isso ainda é um sonho?

Abração ae

Tiago Nhoque disse...

É só fazer um mana plasm no segunto turno e no turno 3 firespot, isso sai da frente e o seu bate 4 :D
Brincadeiras a parte, seria bem interessante um deck assim, afinal vc ainda tem lark na cor que puxa essas bixos do cemitério, tem o comando azul, tem o novo counter UW que não é nada espetacular mais é bonzinho, se precisar tem colera, oblivio ring.
A pull para essa cor tah muito boa... quem sabe vc não preve o top 8 do worlds...

Fábio Mota disse...

po
ninguem percebeu que o blood knight tem pro white?
o bixinho ai vai servir pra atacar só :P

Unknown disse...

/\
||

Po, ninguém percebeu q blood knight CAI na rotação?