segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Aprendendo a lidar com as sensações em um campeonato

por Ricardo "Thorgrim" Mattana

Muitos jogadores já escreveram sobre a importância dos treinos e como eles são fundamentais caso você queira conquistar o seu objetivo almejado. O que outros bons jogadores gostam de ressaltar é que para conquistar um bom resultado, é preciso dormir bem no dia anterior e jogadores que ganham algo passando a noite na balada ou sem treinar um único dia é fruto do acaso.

Porém, no post de hoje vou falar sobre um tema que poucos jogadores costumam escrever, mas que praticamente todos já sentiram na pele e tiveram seu jogo influenciado por causa das sensações que eu irei comentar.

Como eu já escrevi anteriormente, Magic é muito mais do que dois baralhos de 60 cartas, dois jogadores e 20 pontos de vida para cada lado. Por sermos seres humanos, nós sofremos com diversas sensações durante um campeonato, entre elas a ansiedade, a pressão por um resultado, o medo da platéia, entre outras.

Pessimistas x Otimistas

Para entendermos um pouco melhor essas sensações, é preciso entender que no universo do Magic existem dois tipos de jogadores: os otimistas e os pessimistas. Para quem é um pouco mais velho, vai se lembrar do desenho da Hanna-Barbera, Lippy e Hardy, que contava a história de dois amigos, um leão e uma hiena. Lippy, o leão, esbanjava otimismo, enquanto Hardy era uma hiena extremamente pessimista.

Em um campeonato é muito fácil encontrar jogadores como o Hardy, que basta ver os pairings da primeira rodada e perceber que vai jogar contra um PV, Jabaiano ou qualquer outro jogador de nome e já começa o famoso “Oh dia, oh céus, oh azar...”.

Jogar com um jogador de nome não é o fim do mundo. Imagine tal situação como se fosse uma partida do Campeonato Carioca, entre Flamengo e Friburguense. O time grande tem a total obrigação de vencer o jogo, mesmo se tivesse com um time reserva, enquanto o time pequeno não tem nada a perder.

Pense como se você fosse o Friburguense e tente transmitir toda essa pressão e nervosismo em seus ombros para o jogador famoso. Aliás, quem precisa vencer e não passar vexame é ele, você está apenas se aventurando e tentando conquistar o seu espaço. Lembre-se que para chegar aonde eles chegaram, precisaram passar por todas essas etapas que você está passando agora.

Não há motivo de desespero, pois diferente do basquete, onde a seleção americana se jogar cem vezes contra a seleção da Nicarágua, ela certamente vai vencer as cem, no Magic, assim como qualquer outro jogo de carta, existem fatores como a sorte ou situações mais específicas do Magic como o seu baralho possuir vantagens contra o baralho escolhido pelo jogador famoso, ou apesar da habilidade dele, você se dedicou muito mais nos treinos do que ele e por aí vai.

Agora, se você se considera um jogador Lippy, onde o otimismo é seu ponto mais forte, já é um bom começo. Mas tome muito cuidado para esse otimismo e autoconfiança não se confundirem com o famoso “salto-alto”.

Um exemplo, que aconteceu comigo, foi no Regional da Devir em que eu ganhei em 2007. Na primeira rodada eu enfrentei um cara que estava jogando seu primeiro campeonato sancionado, não tinha DCI e estava com um baralho de Fractius bem meia boca. O jogo estava 1x1 e no terceiro game decisivo, eu ao invés de mulligar uma mão relativamente fraca, resolvi continuar com ela por saber que tanto o jogador quanto o baralho eram bem inferiores a mim, resultado, perdi o jogo e quase fui eliminado do campeonato por um motivo tão infantil como a soberba.

Por outro lado, esse otimismo e autoconfiança movidos por um treino adequado podem influenciar positivamente, como no caso que o Paulo contou em seu último texto, onde perder o primeiro game na final do PTQ não o afetou em nada.

Pressão por um resultado e lidar com a platéia

Outro fato muito comum em uma partida é você se sentir pressionado por precisar de uma vitória. Todos nós sabemos que tanto a primeira rodada quanto a última de um campeonato valem os mesmos três pontos, porém partidas com caráter eliminatório exigem muito mais do seu psicológico do que as outras.

Por mais que todos os jogadores saibam que é preciso manter a concentração e o foco em todas as partidas e em todos os games, é muito comum você entrar mais ligado numa partida que vale uma vaga para o top 8 ou um terceiro game de um jogo do que, por exemplo, na primeira rodada.

Um grande erro que a maioria dos jogadores cometem é começar um campeonato mais relaxado do que deveria por saber que ele não precisa necessariamente ganhar as oito rodadas para conquistar uma vaga no Top 8. O caso mais comum que eu vejo, é o jogador perder sua primeira partida por não estar tão focado nas primeiras rodadas e depois reclamar que pegou um bad matchup na rodada decisiva e não havia nada a ser feito.

Ou o contrário, o jogador abre 5-0 em um campeonato e já começa a achar que está no Top 8 e cria uma espécie de relaxamento mental antes do tempo. Por estar tão relaxado e achar que uma vitória e um empate nas próximas três rodadas é muito fácil, o jogador volta a cometer erros infantis e o seu objetivo não é conquistado.

Quando você entra para o circuito dos principais campeonatos no Brasil, é normal você se deparar com situações onde muitas pessoas estarão vendo você jogar, como é o caso de um feature match ou de um Top 8. Tal situação costuma intimidar muita gente e elas começam a cometer alguns erros que não cometeriam se a partida fosse em um local sem muitos espectadores.

Quando me perguntam sobre o assunto, costumo comparar com uma apresentação de trabalho para uma banca de professores em uma faculdade ou em uma escola. Se você fez toda a sua lição de casa, está por dentro do assunto do trabalho e estudou muito bem a parte escrita, será muito mais fácil lidar com o nervosismo e com as perguntas dos professores.

No Magic, funciona da mesma forma. Se você treinou bastante, está confiante no seu baralho e está por dentro de tudo que se passa no formato do campeonato, não tem por que se intimidar nestas situações. Basta colocar em prática tudo o que você aprendeu e não ligar muito para os comentários que vêm de fora.

É claro que existem pessoas que tem muito mais dificuldade com isso do que o normal e talvez só a prática ou a realização de outras atividades como o teatro conseguem apagar esse tipo de “trauma”.

Ansiedade e nervosismo

Por último quero falar sobre duas sensações que podem agir nos dois lados da moeda. Para muitos a ansiedade e o nervosismo atrapalham e muito, mas para mim, por exemplo, elas agem de uma forma muito melhor na minha mente do que o relaxamento.

Eu tenho um sério problema com ansiedade em véspera de campeonatos importantes. Por mais que eu evite beber e vou para cama cedo um dia antes do torneio, é impossível ter uma noite sossegada de sono. Flashes sobre o dia de amanhã e dúvidas sobre decks e picks passam pela cabeça a noite toda.

Essa ansiedade de certa forma faz com que eu fique ligado no campeonato até segundos antes, fazendo com que a concentração e o foco nas partidas sejam algo natural.

Já o nervosismo, na maioria das vezes, age de forma negativa nas pessoas, fazendo com que elas cometam mais erros do que deveriam. No meu caso, por mais que eu esteja tremendo muito na hora do jogo, o nervosismo faz com que eu fique estranhamente mais atento do que o normal.

Acho que é por isso que eu odeio enfrentar amigos em um campeonato, por que eles na maioria das vezes fazem com que eu fique mais relaxado do que deveria. Quando eu digo relaxado, não é que você precise ficar tenso o campeonato inteiro, sem mexer um único músculo, mas é que esse relaxamento faz com que eu não encare a partida com o caráter decisivo que ela merecia me prejudicando infinito.

Por fim, a idéia do texto era trabalhar um pouco esse lado psicológico que o jogo oferece e que poucas pessoas sabem lidar ou se preparar quando ele surgir antes ou durante o campeonato. Espero que tenham gostado do texto e aguardem que o blog trará muito mais novidades para este começo de ano.

Boa semana a todos!

10 comentários:

Anônimo disse...

Pow tipow... é maneiro vc passar pro pessual essas coisas...é bem importante saber controlar as coisas que mais atrapalham durante uma partida ou um campeonato... e saber tirar alguma coisa d bom das situações que acontecem.

Flws ae...abração

Unknown disse...

Ainda não li, mas como foi escrito por Ricardo Mattana é ctz q tá mto bom! ;D

ps.dps posto as impressões pós lida

André Dembitzky disse...

O que fica interessante no FoF Brasil é o fato de os colunistas colocarem as próprias experiencias pessoai scomo base para comparação. Pois como tem muita gente que nunca jogou um torneio não sabe exatamente o que se passa naquele crucial momento que o organizador do torenio grita:

"ROOODAAAADA"

Sabendo o que o outro sentiu facilita muito na hora de passar pelo nevorsismo de um evento, até mesmo um FNM

Unknown disse...

Pronto li!
Achei legal o artigo, acho q não me ajudara pq eu já vivi tudo isso aí, e algo como o nervosismo só tem uma solução a experiência.

Anônimo disse...

texto fiel a realidade...
ajo da mesma forma q vc em relação ao nervosismo e ansiedade...
e tb me imaginei jogandocontra amigos, e tentando evitar a descontração.

ótimo texto...

Cauê "Chineis" Hattori disse...

Achei muito legal o texto, de fato, até tenho um "Lidando com a Pressão" pronto, e vou deixar para postar só depois de um tempo para não ficar assuntos repetidos!

Muito bom mesmo! Continuem com o bom trabalho!

RoMeRo disse...

texto mto bom mesmo!
eu nunca passei por isso,mais se um dia for passa, mesmo pra joga um FNM, vo le esse texto de novo!!

Unknown disse...

Otimo artigo , mas sobre o nervosismo , nos devemos encarar como algo natural, pq como vc disse ele é uma moeda de 2 faces , se vc não esta nervoso , vc realmente não está focado no seu objetivo e a longo prazo tera mais derrotas do que vitorias..

e faltou a sensação de orgasmo que é Gndo vc vence aquela partida quase impossivel , ou gndo é campeão de algo...

e faltou a frustração pos campeonato tbem , algo que eu ja vivenciei muito , e muitas pessoas tbem....

se conseguir complementar o artigo com isso de uma maneira mais bem dita vai ficar demais.. HASSUHA

GL

Anônimo disse...

Bem escrito o artigo!
Passei 1 situaçaum interessante no FNM d ontem:
Segundo game, eu d Kithkins e ele d Fadas. 1x0 pra ele.
Peço mulligan a 5 começando. Pensei: dificilmente tem jeito, + vamos ver no q eh q dah.
Pois bem: ele fez algumas jogadas duvidosas (reconheceu depois) pras quais eu tinha resposta, justamente pq relaxou d+. Entrou d salto alto e eu akbei ganhando o game,p supresa d tds (akbei perdendo o match or 2x1)!
Provavelmente, ele confundiu tranquilidade c relaxamento e adicionou uma imagem falha d superiodade. Resultado: DERROTA!
[]'s, escreva sempre nesse nível!

Anônimo disse...

Po eu tenho o problema de não dormir nada antes do torneio,fico muiiiiito ancioso em quase todos os torneios até os que eu ganhei,como o gpt ano passado eu não dormi e tive problemas de estomago e no propio gp quando eu terminei o day1 e me classifiquei para o day2 tb não dormi nada de um dia para o outro,resultado começei o day 2,0-3 demorei muito tempo para entrar no torneio e fechei 3-3 e etc...

E sobre chegar relaxado d+,isso já me aconteceu muito,tem torneios que eu tenho que perder a primeira rodada para ir bem =( parece que perder a primeira me dá uma ligada,seila...

Eu tb tenho problemas de ser considerado um jogador melhor do que eu sou,pelos resultados do meu teammate babao,e por todos saberem que eu treino bastante,e estou sempre atento a qualquer mudança no field,as vezes eu enfrento um tipo de fama falsa,tem algo que vc sugere para enfrentar isso?

anyway muito bom o texto,fica ai o elogio!