quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Aprendendo com nossos antepassados

Por Leandro "Stalker"

Muito bem, o carnaval passou, muita festa, praia, água de coco, mulheres de biquíni, e óbvio que tivemos que dar um tempo nas atualizações do blog. O Pro Tour Kyoto acontece está semana mas vou escrever sobre ele só após o seu término. O GP Rotterdam ocorreu semana passada, mas prefiro deixar que o Paulo_tte descreva sua experiência. Então qual o meu tema para hoje?

Nos últimos 2 dias confesso que estou bem entediado, não com o Magic, mas sim com o jogar Magic. Sem nenhum grande evento pela frente, meu animo para treinar tem sido bem pouco. Teremos o PTQ Extended em breve, mas sinto que vale mais a pena treinar T2 por causa desse ano atípico, onde teremos os regionais, GPT, PTQ e GP, tudo sendo Standard. Uma pena que não teremos campeonatos block este ano. É um dos meus formatos favoritos, já que a quantidade de decks é bem reduzido, e normalmente quem se prepara melhor vai bem.

Sem este ânimo todo, segui minha tendência de ir atrás de fatos históricos e fui fazendo downloads dos vídeos dos Pro Tours antigos. Relembrar nomes que marcaram época como George Baxter, Mark Justice, Mike Long... Mais um pouco de pesquisa e achei uns artigos interessantes desses dinossauros do Magic, teorias que para muitos de nós hoje são óbvias, mas que no início do Magic como algo “profissional” era algo revolucionário.

Para o post de hoje, separei este artigo do Mike Long e vou traduzir da minha maneira. Quem quiser ler o original, o link é ESSE. Para quem não sabe quem foi Mike Long, tem esta pequena entrevista com ele.

Considerado por muitos como um dos primeiros “bad boys” do magic, com acusações de “cheater” ao longo da carreira, mas também admirado por muitos, pela sua skill no jogo e a capacidade de criar decks.

3 passos para “Prever o futuro” no Magic
por Mike Long

Este artigo que eu fiz é bem importante. É sobre algo que eu acredito ser um elemento crítico para se ter sucesso no Magic. É um processo dividido em 3 partes para que você evolua constantemente no Magic e se divirta mais com isso.

Eu realmente comecei a ver meu próprio sucesso prosperar e crescer quando eu finalmente botei meu cérebro para funcionar.

Existe uma maneira de prever o futuro!

Se existisse uma maneira eficaz de saber quais os decks que você enfrentará quando for jogar um campeonato, essa informação seria útil? E se você soubesse quais cores você DEVE draftar para conquistar vitórias e mais vitórias? O quão bom seria saber quais cartas o seu oponente tem na mão? E se você pudesse fazer tudo isso de uma maneira honesta, sem violar as regras? Você acha que venceria mais partidas de Magic se pudesse fazer isso? Você gostaria de saber como?

Foi o que eu pensei…

Vou contar 3 coisas simples que eu faço e que me dão uma vantagem ENORME quando eu vou para os torneios. Acredite ou não, estas coisas vão tomar muito pouco do seu tempo agora, para que você esteja preparado para o próximo evento.

Tudo bem, muitas vezes uma partida de Magic se decide por causa da maldita sorte. As vezes é um jogo de pedra-papel-tesoura – com mulligans!!! Para conseguir alguma vantagem, você precisa ser capaz de prever o futuro. Deixe-me explicar...

Passo #1: Conheça TODAS as cartas!

Saber todas as cartas te possibilita prever muita coisa. Se você não conhece as cartas, como que você pode adivinhar quais os decks que as pessoas estão jogando, quais as cartas nas mãos dos oponentes. Entendeu quando eu falo TODAS as cartas?

Mas como que você consegue lembrar de todas as cartas?

Eu me lembro de quando eu tinha 14 anos e podia dizer todas as estatísticas de qualquer jogador da NFL. Queria saber quantas jardas o John Elway tinha lançado? Pergunte para mim. Quer saber quantas jardas por corrida o Barry Sanders teve no seu ano de novato? Eu era o cara.
Porque? Cards de Futebol Americano. Eu tinha todos e lia todos. Era fácil! Porque? Porque eu amava futebol americano. Eu ficava olhando para essas cartas o tempo todo! Oh, e também porque Magic ainda não tinha sido inventado!

Eu não sei quanto a vocês, mas eu amo ficar vendo cartas de Magic. Seja sincero, você também, já que você está lendo este blog!

Então o quão difícil é para você ler as cartas certas? Nada difícil se você sabe:

1. Onde estão as cartas.
2. Você só precisa saber as cartas que vão estar presentes naquele torneio. Selado de Shards of Alara/Conflux, você só precisa conhecer as cartas desses 2 sets. Se for T2, acrescente o Bloco de Lorwyn/Shadowmoor e X ed.
3. Como que eu vou lembrar de tudo? (e está é uma dica especial!). Toda vez que você ler uma carta, faça estes questionamentos: “Quando que esta carta é boa?” e “Quais cartas ajudam está carta a ser boa?”. Isto vai ENERGIZAR a sua mente e seu subquociente fará o resto, até mesmo quando você não estiver pensando em Magic.

Passo #2: Ande pelo salão

A próxima coisa que eu gosto de fazer, e lembre-se, tudo isto é antes de começar o evento, é gastar um tempo com as pessoas que vão jogar o campeonato. Tenho uma técnica que ajuda você a descobrir do que todo mundo estará jogando...

Vamos começar descobrindo quem são as pessoas que irão jogar. Isto é fácil se você for para uma loja de magic na véspera do evento.

Por exemplo, se eu for jogar um PTQ num sábado de manhã, eu pego o telefone e tento descobrir quem que ganhou o FNM dessa sexta-feira. Mesmo que o FNM não seja no mesmo formato do PTQ, ainda assim na loja haverá gente fazendo playtest para o PTQ!

Converse com estes caras. Você nem precisa perguntar com qual deck eles irão jogar, apenas pergunte o que eles esperam ver no torneio. Eles provavelmente vão dizer alguns decks que eles tem medo de enfrentar. Converse com mais gente, para saber quais os decks que ele acham que serão os mais jogados.

É bem provável que essas pessoas estejam animadas e descobriram quais os decks dos “melhores jogadores” da região. E lembre-se, Magic é um jogo social, e os jogadores ADORAM falar sobre decks. É por isso que a gente joga Magic :-)

Se você fizer isto duas, três vezes na véspera do evento, então você chegara no dia do PTQ com uma boa perspectiva do metagame.

MAS, e se ao invés de ser um campeonato constructed, for um evento de deck selado?
Bom, as pessoas ainda jogam com DECKS certo!?! Decks são decks, independente se são decks extended ou decks selados.

Descubra quais as cores que as pessoas gostam e o porque. Isto te dará habilidades para saber com qual deck jogar para maximizar as suas chances...

Passo #3: Conte e pergunte

Uma vez que o jogo já tenha começado o que você precisa fazer para ser profético e saber o que o seu oponente “pode ter” é simples. Durante o final de cada turno do seu oponente, faça as seguintes perguntas:

1. Quantas manas ele tem desvirada?
2. Quais mágicas podem ser jogadas com aquela mana?
3. Ele esta jogando como se estivesse guardando alguma carta. (Eu sei que quando eu tenho uma “Cólera” no meu deck selado, eu não vou e abaixo todas as minhas criaturas!).
4. Qual é a pior coisa que pode acontecer no próximo turno?

Se voce fizer estas quatro coisas todos os turno, em breve você estará “vendo o futuro” e vendo quais as cartas que o seu oponente tem. Então, use estes três passos simples, CONHEÇA AS CARTAS, ANDE PELO SALÃO, CONTE E PERGUNTE, e aplique para melhorar o seu jogo no Magic.

Atenciosamente,
Mike Long

4 comentários:

Anônimo disse...

Very Good :-)

Acho q esse trabalho de traduzir pequenos textos como esse, é bem interessante, espero que faça mais vezes.

Cauê "Chineis" Hattori disse...

Legal, só acha que faltou trabalhar um pouco aquele lado de que as vezes vc precisa arriscar, mesmo "prevendo" uma cólera, pq seu oponente pode estar blefando.

Várias vezes você pensa "se ele tem a cólera, o certo é passar o turno, mas se ele NÃO tiver, eu mato ele dois turnos antes". E aí passam a existir N variáveis a serem consideradas, mas fugir da idéia de regra é sempre o ideal nos termos de magic!

Muito legal o texto!

Unknown disse...

caramba!

que texto animal!

=D

ja tinha pensado nisso, mas nao TAAAAAOOOO profundamente!

=D

acho que o miro falou algo verdadeiro, se vs pudessem traduzir os artigos da SCG e da wizards seria bem legal, porque muita gente fala ingles BEM, mas nao FLUENTE, por isso nao tem paciencia de ficar lendo um texto gigantesco.

Por isso um motivo de que eu gosto dos videos!!

Leandro Xavier disse...

Muito bom tudo!

e.... torço para que não fique tão desanimado.

^^