quinta-feira, 16 de abril de 2009

Mastigando na quinta-feira !?!

por André "Fox" Dembitzky

Olá e bem vindos a outra quinta-feira. Ué? Será que eu estou louco ou aqui é o factorfiction? SIM!!! É o Fact... Mas por que raios eu estou aqui? Bem, a história não é muito curta, nem rápida e rasteira. Eu já havia conversado com o Meili e o Mattana (a.k.a Stalker e Thorgrim) sobre uma vontade que eu tinha de fazer com que o FoFBR fosse um pólo de blogs. Isso quer dizer que eu achava que seria muito mais legal um blog, com links e artigos de diversos blogueiros, e que isso na realidade é uma tendência mundial dos blogs, do que os modelos que se via atualmente.

Na maioria das vezes, espalhados os Blogs perdem suas forças, pois depois de alguns meses ou o seu autor desiste de escrever (por inúmeras razões) ou ele deixa de ser atrativo e isso cria um estimulo para ai sim ele parar de escrever. Imaginem se você fosse comprar um jornal que só falasse sobre cultura, ou apenas sobre política. Não é interessante, pois o meio de comunicação jornal é justamente um meio diversificado. E que apresenta diversas facetas da informação. No jornal impresso é onde podemos encontrar diversos assuntos, tratados muitas vezes de forma mais superficial, mas que nos deixam informados dos acontecimentos gerais, sem prejudicar a informações de outros meios.

Tudo bem que hoje em dia temos jornais específicos, como o Lance! (de esportes) e o Valor Econômico (duh.. sobre economia). Mas estamos na capital financeira do país, e acredito que aqui, com milhões de habitantes seja mais fácil vender um jornal tão segmentado. Agora quando diversos blogs falam das mesmas e restritas coisas, bem isso cria uma situação onde a afinidade com o blogueiro se torna mais relevante para o leitor do que o ponto que o blogueiro toca ou como ele escreve ou se coloca.

Agora imaginem nosso mundo do Magic. Ele em si já é um setor segmentado do resto do mundo. Então eu sei que vááários blog comentando ao mesmo tempo o mesmo assunto, acabam competindo uns com os outros e com isso tirando o fator de novidade que, por exemplo, um site de informações (vamos guardar as devidas proporções) como o Magicthegathering.com tem a oferecer. Eu vislumbrava, e de verdade, ainda vislumbro o FoFBR como um portal de artigos. Que no meu entender é algo muito mais atraente e simpático do que um diário sobre decks e analises (quem gosta ótimo, mas temos muito que passam batido em post dessa natureza).

Por exemplo, eu costumava escrever para o Mastigando basicamente sobre assuntos relacionados à comunidade de Magic ao invés do jogo em si. O Chineis com o Descomplicando o Magic fala muito mais sobre o lado competitivo dos jogadores de magic e seus decks e reports. O Breedingpool do Storkido fala apenas sobre decks competitivos. O Fact é mais abrangente, mas mesmo assim está mais focado em analises, decks, metagame, enfim na parte matemática do jogo e poucas vezes eu via alguém comentando sobre a cultura por trás do jogo, sobrem situações, sobre a historia dele.

E por que não tornar um ótimo blog, como o FoFBR em algo muito maior. Ai eu matutei bastante, entrei em contato com os seus responsáveis e pensei, que tal se eu desse meu quinhão a comunidade participando do maior blog brasileiro? Eu estaria ali apenas para somar. E como disse antes, eu acho que esse é o melhor caminho para nossa comunidade de jogadores. Unir forças, ainda mais em momentos meio nebulosos em que não temos muitas certezas sobre os problemas que a devir vem passando, as importações, premiações, vagas, campeonatos, etc, etc.

Acredito que estar junto dessa comunidade é o mais importante para fazê-la crescer.

E por isso que anuncio a partir de agora a “aposentadoria” do blog mastigandonaQuinta-Feira.blogspot.com e a estréia da coluna semanal Mastigando a Semana. Basicamente eu abrirei uma discussão semanal sobre algum assunto que rolou na comunidade e gostaria de saber a opinião de todos sobre o assunto e onde podemos chegar com ele.

Hoje já temos algo a mastigar e espero que sinceramente vocês aprovem a idéia e se juntem (da maneira que puderem) a essa crescente rede chamada WEBLOG, e principalmente ao FactoorFiction-br.blogspot.com

Alara Reunida
(n
ão deveria ser renascida?)

Como todo ano, nessa época é anunciada uma nova coleção. E como todo ano, uma coleção pequena, de suporte, uma nova expansão. Dessa vez, teremos um vislumbre de Alara do jeito que o pessoal do arco-iris a-d-o-r-a! Toda colorida! Sim, Alara Reunida contara apenas com card dourados. Híbridos, multicoloridos, etc. Ou seja, para se jogar com Reunida é bom você começar a reunir sim um bom dinheiro. Pois Lagoas Espelhadas serão um must have essencial. E um aviso para quem joga de Kithkin, dançou... os cabeçudos terão de se conformar com splashs ou ficarão no banco de reservas.

O dourado está na moda, e parece que dessa vez a Wizards resolveu explorar ao máximo essa faceta do magic.

Muito antigamente, em the Dark para ser mais exato, tivemos uma primeira visão do magic dourado. Cards como Coração Sombrio da Floresta e Marsh Goblin eram tão inovadores pelo fato de terem mais de uma cor que no próprio texto do cards vinha escrito “Esse card é tanto verde quanto preto” ou “preto quanto vermelho”, o conceito era realmente novo, então tal qual uma nova habilidade, para poder explicar o que seria o card dourado ele colocaram o reminder text usal reservado a habilidades mais complicadas como Morph ou Suspender.

E pensando bem, varias cores era realmente inovador. Legends ainda não havia sido lançada e eu acredito que os cards dourados de The Dark eram uma pequena mostra do que viria a surgir algum tempo depois.

Atualmente temos cards coloridos nos mais diversos formatos: cinco cores (Horda de Noções), híbridos (Avatar da Discórdia), artefatos multicoloridos (Esfinge do Vento de Aço), cards sem cor (Lumespectro), cards coloridos e ao mesmo tempo sem cor (Fractius da Chama Fantasmal), sem custo (Pacto de Massacre), hibrido de apenas uma cor (Suplicar à Rainha), etc.

Em Alara Reunida teremos uma nova série de híbridos, agora com três cores. São cards que tem um símbolo de mana hibrido e outro que não é hibrido. E isso é chutar o pau da barraca para ainda mais longe. Agora temos cores de todos os formatos, de todas as maneiras, e isso é o Magic. É pegar um conceito e torcê-lo tanto que você consegue criar as mais diferentes versões do mesmo objeto e ainda sim ter espaço para criar outros conceitos.

Não é a primeira vez que isso ocorre, e esta se tornando uma tradição a Wizards pegar a ultima coleção do bloco e fazer historia. Às vezes a historia é meio tosca e não da muito certo. Ou se deu certo, deu apenas para uma parcela dos consumidores de Magic. Mas mesmo “errando” essas chacoalhadas são importantes para movimentar o universo do Magic e dos campeonatos.
Bem, para dar uma aula de historia do Magic, algumas coleções semelhantes tematicamente com Alara Reunida que pudemos presenciar:

Antiquities – Aqui todos os cards têm relação com artefato. Mas não é como Mirrodim, que uma grande parcela estava relacionada a artefato, em Antiquets, TODOS os cards ou são artefato ou se referem a esse tipo de card. Com quatro exceções Mina de Superfície e os terrenos de Urza. O resto, você pode procurar, tem sempre a palavra artefato escrita em algum lugar.
Legiões – Uma coleção apenas com criaturas. Sem terrenos, sem encantamentos, sem artefatos. Nada além de criaturas. Para muitos uma péssima coleção para se jogar, mas que para quem não é competitivo se tornou uma fonte de bichos e mais bichos. Até hoje uma referencia para uma coleção que se vende apenas para quem esta iniciando, pelo fato de que quem esta começando a jogar, um monstro 7/7 é tudo de bom.
Tormento/Julgamento – Aqui são duas coleções, mas elas fugiram tanto do tema apresentado pela coleção principal que resolvi comentar. Uma coleção tinha 50% dos seus cards pretos ou com símbolos de manas pretos, e na outra, card com as cores verdes e brancas eram predominantes. Sendo que Odisséia não dava pintas de ser a entrada para coleções tão dispares.
Apocalipse – Aqui vem uma coisa que poucos se lembram, até apocalipse, cards de cores inimigas eram muito difíceis de existir, principalmente por não terem o suporte de terrenos ou geradores de mana fora das combinações usuais amigas. Com apocalipse o conceito de cores amigas e inimigas ficou tão evidente que derrubou as barreiras entre as cores. A com ela Entardecer e o bloco de Ravnica explodiram os limites para a combinação de cores opostas.

Alguém pode dizer que todas as coleções do Magic são assim, pegam conceitos e os torcem. Mas o que eu quero dizer aqui não é a inovações de uma habilidade, mas sim o desbalanceio que ele de vez em quanto fazem. Normalmente uma coleção X cards de um tipo, Y cards de outro, de uma cor, artefato, terrenos, etc, etc. Elas são pensadas para agradar em pequenas doses uma grande parcela dos jogadores. Um bichão aqui, um artefato ali, um counter bom acolá, mas isso tudo espalhado nas cores.

Quando a Wizards limita, de alguma maneira a escolha dos jogadores, é batata que em muitos fóruns começasse uma gritaria sobre a atitude de criar, por exemplo, uma coleção só de criaturas, só de douradas, só de artefatos, etc.

É para se parar para imaginar um gueto dentro de outro gueto. Uma segmentação de um já segmentado jogo. É como se eles fizessem uma coleção para apenas uma parcela de seus aficcionados. Não que seja ruim ou bom, mas que é uma coisa esquisita é.

Para ficar ainda mais esquisito (mesmo sendo improvável isso, mas mesmo assim dêem uma colher de chá para o inimaginável) e imaginem uma coleção contendo apenas Feitiços? Ou terrenos? Ou então todos os cards azuis, ou sem cores. São extrapolações gigantes e que provavelmente não fariam bem nenhum ao jogo, mas mesmo assim são conceitos totalmente viáveis. Já que esse tipo de coisa pode ser feita.

Feitiços que podem ser jogados com instantâneas? Por que não? É um gimmicks de vendas? Pode até ser, mas mesmo assim são viáveis. Feitiços que colocam fichas de criaturas ou artefato em jogo. Feitiços com morph. Feitiços que buscam outros cards no baralho e os colocam em jogo, como terrenos e criaturas. Eles já existem, apenas não foram unidos numa mesma coleção.
Mas se já tivemos uma coleção quase preta, por que não uma coleção completamente dourada? Esse pensamento não era algo aceitável para alguns antes, mas agora se tornou uma realidade.
Como disse antes, essas chacoalhadas são importantes para o Magic, elas dão uma vitalizada no ambiente, nos jogadores e nos conceitos que temos como garantidos. O surgimento de novos cards entram na mesma qualificação. Alterar algo para que se torne mais interessante é o que faz com que os carros saiam das fabricas, internamente iguaizinhos, afinal de contas eles andam para frente, para trás, tem marcha, usam combustível, mas que por fora, um toque aqui, uma lanterna diferente ali, faça nos interessar por aquela novidade fresquinha.

Se alguém me perguntar o que eu achei de Alara Reunida, posso falar: eu não gostei. Forçar à todos a jogar com multicolor eu acho ruim. Gosto do ambiente tanto colorido, quanto monocolor, controle e aggro, combo e bichos. A variedade para mim é a alma do magic. Mas, isso é uma opinião pessoal. E não significa que a coleção será ruim, mesmo por que, com a quantidade de boatos e suposições rolando no mundo, o que esperar de uma coleção que pode vir com Absorver, Mago Interferidor e Findar reeditados? Isso mesmo, esses são cards que tem grandes chances de voltar e logo, logo teremos mais informações sobre eles e outras bombas por ai. Quem sabe não teremos um novo vindicar, um ato pernicioso, um novo psicatogue.

Regionais

Bem, no Mastigando da Quinta-feira coloquei um posto sobre os Classificatórios, e para acrescentar algumas coisas apenas, eles começaram bem, e começaram a toda velocidade. Pude ver pelos reports que os treinos tem se mostrado mais importantes para as vitorias do que jamais foram. E esse ano, sei que a sorte não será a resposta para vitoria já que, mesmo ela sendo essencial na vida, quando alguém se prepara da maneira que os vencedores vem conclamando a todos fazerem, acho que a temporada esta para quem realmente sabe jogar. E assim eu espero que continue, por que é muito chato saber que todo o treino do mundo foi por água abaixo por causa de um Flood de terrenos ou um Screw de terrenos.

Boa sorte a todos nas próximas etapas classificatórias e obrigado pela leitura.
Para contato, sugestão ou comentário envie e-mail para:
andretalk@ig.com.br

Abraços a todos

12 comentários:

LuCaparroz disse...

mto bom, gostei da ideia

contratacao de alto nivel pra fact

=)

Leit disse...

Gostei bastante Fox, se toda semana for divertido assim,vou ler sempre com certeza!

T. Silva disse...

Otima idéia, realmente fica difícil ficar visitando todos os blogs para ler as atualizações...

tem gente q tem pouco tempo, ou muita coisa pra fazer né!

O boato do meddling mage é forte, e saiu um pulso doido, vai ta no artigo da coluna TopDecks de hj 16/04/09 n magicthegathering.com

Roberto & Juacema disse...

"será que vai sair um novo vindicar?"
eitá, acertou em cheio^^

André Dembitzky disse...

Eu sei que o MM vir é quase certo, mas quem disse que não pode vir um meddling Duo-Mage? ja pensou, um card com a mesma habilidade, mas 1BW - 2/3? Todas as pistas acabam por levar ao MM mas ai vem a wizards e sacode tudo com um card quase parecido!!hehehe

Obrigado pelos elogios e espero que eu possa alcançar as expectativas de todos com artigos que nos façam discutir e acrescentar boas ideias ao nosso jogo!
Valeu e até a proxima semana!
Fox

saum-nunca disse...

A ideia de um blog central é muito boa, apesar de que, os artigos daqui até agora fora bem diversificados, e nem um poco enfadonhos (sem puchar o saco :p).
Gosto de blogs especificos, o cara da a visão dele sobre determinado deck, carta ou jogada em si, varias pessoas dão opniões diferentes sobre o mesmo assunto, e voce assimila isso e tira suas propias conclusões.
Quanto a edição nova: GOSTEI DEMAIS!!!
Acho o t2 mais competitivo, e tem que ser bem diferente dos demais formatos, para não cair na mesmice, fora isso, cabe a pessoa se adaptar ao formato, evolua ou morra :)

Tiago Nhoque disse...

Muito Bom o post Fox, o texto é muito bem escrito e divertido, apesar de longo ele não é nada consativo.....
Vai ser muito bom para o ForFBR quanto para a comunidade de jogadores de Magic.

SciTeacher disse...

Muito bom o artigo, e a parceria tem tudo pra dar certo.

Fica como sugestão vcs se organizarem para postar cada dia da semana um artigo com foco diferente. Ex: Segunda - resumo dos resultados do fim de semana (i.e. decklists, reports, etc.); Quarta - Deckbuilding, ou Historia do magic, sei lá; Quinta - discussão da semana (pegando o ganho do mastigando na quinta hehe...)

Não costumo comentar muito em blogs mas fiquem certos de que acompanho sempre o ForFbr e que estão realizando um excelente trabalho!

Abraços!
Diogo (Touya)

MBC disse...

Legal, curti a idéia. Será o Fox o BDM brasileiro???

André Dembitzky disse...

oh!! Obrigado pela comparação mas acho que para que eu possa alcançar Brian eu preciso de um tanto de esteroides! :-)

Mas eu posso fazer um esforço... mas se eu sou BDM que é Flores?

Fica ai a pergunta! hehehe

Fox

João de Campo Grande disse...

Ótima aula d história.
Tb naum gostei d Alara Reborn,axo q depois do Bloco d Ravnica o Magic estava precisando d 1 bloco + básico...
[]'s

Romolo Disconzi disse...

Olá, Fox.

É muito legal contar com a sua participação. Ótima análise da evolução e de como o time de R&D tenta manter os jogadores interessados.

Um grande abraço.
Romolo Disconzi