terça-feira, 21 de abril de 2009

Preparando-me para os Classificatórios - parte 1

por Ricardo "Thorgrim" Mattana

Esta temporada de Classificatórios tem sido extremamente frustrante para mim. Nunca havia me dedicado e treinado tanto para um formato como me aconteceu nesses últimos três meses e os resultados infelizmente não estão acontecendo.

Desde a final do PT Kyoto que eu tenho simplesmente respirado Magic. Além dos treinos específicos que aconteciam diariamente com o Stalker, dos brainstormings com o pessoal da #mtg.br e de ler TUDO que saía sobre o formato na internet, ainda sobrava tempo para jogar alguns FNMs na Magic Domain e alguns torneios online.

A agonia de não ver os treinos se transformando em resultados é terrível, uma das piores sensações que eu senti nestes últimos anos, mas como o velho ditado diz: perde-se a batalha, mas nunca a guerra.

Como este final de semana será o último onde o Standard ainda não contará com a presença de Alara Reborn, resolvi escrever esse texto contando sobre as minhas impressões sobre o formato, dando um foco maior no deck que eu escolhi para esta primeira parte da temporada.

Escolhendo o deck

Para mim, a parte mais difícil destas semanas que antecedem os Classificatórios é saber escolher o melhor deck. Normalmente existem dois ou três decks no formato que podem te levar ao objetivo almejado e para descobrir qual deles é o mais adequado só através de muito treino e um pouco de feeling.

Com o término do PT Kyoto, ficou claro que o ambiente era formado pelos seguintes decks: Boat Brew, Kithkins, BW Tokens, 5cc, UB Faeries, Dark Bant, BR Blightning, Esper Lark e por fim o BG Elves.

Diferente dos outros anos, não existia nenhum deck a ser batido. Pode-se dizer que mesmo após a conquista do Nassif, o Boat Brew ainda era o deck mais querido pelos jogadores nestas semanas pré-classificatórios, mas seguido logo atrás pelo 5cc, o BW Tokens e o Kithkins.

Com este pensamento em mente, gostaria de fazer alguns pequenos comentários sobre os decks citados, antes de explicar o principal motivo para eu ter escolhido o BW Tokens para esta primeira parte da temporada.

Dark Bant

Em minha opinião, o grande defeito do Dark Bant é o fato do deck possuir grandes dificuldades para lidar com cartas que foram feitas para ganhar dos principais decks do ambiente, como é o caso de Wrath of God, Stillmoon Cavalier e Path to Exile.

Antes mesmo do Dark Bant aparecer em Kyoto, praticamente todos os decks brancos do formato já contavam com estas três cartas em suas listas. Desta forma, a grande virtude do deck - o fator surpresa – não pôde ser perfeitamente explorada. É como se eu inventasse um deck combo, que abusasse do cemitério, em um ambiente onde todos os decks já possuíam quatro Faerie Macabre em suas listas

A idéia do deck é até interessante, o fato de ele ter uma partida favorável contra 5cc é bem atraente, mas as dificuldades para bater os W/x, que seriam sabidamente os decks mais jogados nos Classificatórios, culminaram com a desistência de minha parte pelo Dark Bant.

BR Blightning

Eu sempre tive uma tara por decks vermelhos e pretos. O fato de o deck ganhar de UB Faeries e ter uma partida relativamente justa contra o 5cc também me animava, sendo assim duas listas em Kyoto chamaram-me a atenção: a lista do Mark Herberholz, que utilizava Siege-Gang Commander e Outlander e a lista do Marijn Lybaert, que possuía uma curva de mana menor e uma das únicas razões para eu apostar no deck, Stigma Lasher.

A criatura é fantástica nesse ambiente e resolve quase que todos os maiores problemas do deck, porém após jogar muitos jogos contra os W/x, percebi que dificilmente eu teria vantagem nestes confrontos.

Mesmo jogando com múltiplos Terrors, Infests e Fallouts, os jogos sempre seriam tensos. A forte presença de cartas que ganham vida como Meadowgrain, Wall of Reverence, Kitchen Finks e as duas Ajanis também não ajudava. Acreditava também que muitos jogadores iriam entupir seus sideboards com Burrentons e Celestial Purges e após o Marijn escrever na SCG, que não recomendava o deck para um ambiente repleto de Boat Brews, resolvi abrir mão do BR.

Esper Lark e BG Elves

Esper Lark e BG Elves foram os dois decks que eu menos testei para esta temporada. Mesmo com o Stalker apostando no BG, eu nunca compartilhei do mesmo entusiasmo com o deck e sempre acreditei que confrontos contra o BW Tokens e o Boat Brew seriam muito mais difíceis do que eu gostaria, portanto descartado.

Já o Esper Lark é um deck que eu simpatizo até hoje. Talvez agora com a volta do Meddling Mage no Standard, possa-se criar algum deck parecido com o que era o Finkula anos atrás.

Não sei exatamente o porquê de não ter me entusiasmado com o Esper, mas em poucos dias abri mão do deck. Talvez tenha pesado o fato do Irvine não ter ido muito bem no PT ou de eu não ter visto tantas listas do deck fazendo sucesso pelo mundo a fora, mas de qualquer forma Esper Lark descartado.

UB Faeries

UB Faeries certamente é um dos melhores decks do formato, mas diferentemente do ano passado o deck deixou de ser o deck a ser batido e acabou perdendo muita força após a chegada de cartas como Volcanic Fallout e Banefire.

Se ano passado quando o UB Faeries era sabidamente o melhor deck do formato, eu optei por jogar com outros decks, não seria neste ano quando ele enfraqueceu bastante que eu o escolheria.

Como o tempo de preparação era curto, preferi jogar com algo que compartilhava mais com o meu estilo de jogo do que me arriscar com um deck que eu acreditava ser bem difícil de pilotar.

Provavelmente este seja um dos meus principais defeitos, abrir mão de decks fortes por não acreditar que eu consiga aprender a pilotá-los em um espaço curto de tempo. Mas, independente de qualquer coisa, ainda acho que o BW Tokens não deve nada ao UB Faeries e ambos os decks são ótimas opções.

5cc

Eu nunca fui muito fã de hard controls. Optar por jogar de 5cc seria jogar com um estilo de deck que eu nunca havia me arriscado antes, mas diferentemente do UB Faeries, o que me afastou do 5cc foi o fato de eu realmente não gostar do deck.

Mesmo após o Nassif ter ganhado o PT Kyoto com o deck, nada me convenceu a escolher o 5cc como principal opção para a temporada. O deck me passa a impressão de que você sempre precisa ter a resposta certa, na hora certa, se não as coisas começam a complicar.

De qualquer forma, se fosse optar por uma versão de 5cc, com certeza jogaria com a lista que o Paulo Cortez e o Marcio Carvalho jogaram no PT, que me parece ser bem melhor do que a lista do Nassif.

Kithkins

Eu sempre fui um grande fã do Kithkins. Um dos meus maiores arrependimentos foi não ter jogado com o deck no FFA do ano passado, mas quando o Cedric Phillips fez top 8 com uma versão do deck com splash vermelho para Ajani Vengeant e Banefire, acreditei ter achado o meu deck para a temporada.

O deck ignorava o Boat Brew, tinha uma partida justa contra o UB Faeries e com alguns pequenos ajustes na lista, não perderia tão fácil para Dark Bant - como foi no top 8 do PT – fora isso tudo, o deck ainda ganhava tranquilamente do BR Blightning e tinha lá suas vantagens em um provável confronto contra o BW.

O calcanhar de Aquiles do deck era claramente o 5cc. Lembro de uma tarde onde eu estava testando o match, onde em 10 games eu tinha conseguido ganhar apenas 2. Com exceção de partidas onde eu conseguia abrir com a mão perfeita, o 5cc conseguia sempre controlar a partida antes de eu acabar com todos os seus pontos de vida.

Como o Gabriel Nassif tinha acabado de ganhar o PT de 5cc, imaginei que, pelo menos, nos primeiros Classificatórios, muita gente também iria apostas no deck, portanto ter uma derrota quase certa contra este tipo de deck não estava nos meus planos, sendo assim, Kithkins - descartado.

Boat Brew

Após descartar todos estes decks, restaram-me como opções: o Boat Brew e o BW Tokens. Logo quando o RW começou a ficar popular, fui um dos que entrou na onda e comecei a jogar com o deck. Para minha grata surpresa, o deck se comportou muito bem e tornou-se um forte candidato como escolha principal para esta primeira parte da temporada.

Para reforçar a idéia de que o deck era uma escolha viável, um dos jogadores mais “famosos” do mol, o chinês duotianshi203 não parava de ganhar tickets com uma lista do deck, enquanto lá no Japão o Mihara havia ganhado um Lunatic com uma lista bem parecida com a que o Saito utilizou em Kyoto.

O grande motivo por eu ter optado por jogar com BW Tokens ao invés do Boat Brew foi que eu me sentia muito mais confiante pilotando o BW em partidas complicadas como eram as partidas contra 5cc e UB Faeries do que o Boat Brew, além de que em um confronto direto entre os dois decks, o BW possuía uma leve vantagem.

Sendo assim, Boat Brew acabou sendo descartado e o deck escolhido para a temporada foi o BW Tokens.

Como esta parte do artigo acabou ficando maior do que eu imaginava, resolvi dividi-lo em dois para que a leitura não fique muito cansativa. Nesta parte do artigo vocês puderam ver como foi o processo de exclusão de decks, até chegar no deck que eu acreditei ser o melhor para este início de temporada.

A segunda parte do artigo será exclusivamente sobre o BW Tokens. Discutirei algumas techs e listas que andei encontrando na internet desde Kyoto, comentarei como o deck se comporta contra cada deck do formato, quais as cartas que eu tiro e coloco e alguns comentários da minha participação nos três Classificatórios que eu já pude jogar.

Espero publicar a segunda parte do artigo o quanto antes. Obrigado pela leitura e até a próxima.

9 comentários:

Eduardo Borges disse...

UB Faeries certamente é um dos melhores decks do formato, mas diferentemente do ano passado o deck deixou de ser o deck a ser batido

pfft...

De resto ficou legal, com excessão das suas falhas épicas no regionais eh claro :P

Helio sampaio disse...

Muito bom o artigo.Ma não acho que o vengant kithin abra as pernas para o 5 color não. Depnede muito da play e da draw na verdade o confronto do bw versus os pseudo mirrors também depende, é claro com uma sensível diferença por causa das ajanis

Cuekjam disse...

"
O calcanhar de Aquiles do deck era claramente o 5cc. Lembro de uma tarde onde eu estava testando o match, onde em 10 games eu tinha conseguido ganhar apenas 2."

O sr. é um amador sr. Thorgrim, como consegue ter 20% de win apenas contra 5cc? Pare de jogar com listas horrorendas =[.

Romolo Disconzi disse...

Olá, Thorgrim!

Você precisa diferenciar melhor entre Mono-White Kithkin e Red-White Kithkin, pois, caso contrário, a sua estimativa quanto aos matches ficará equivocada. Enquanto o Mono-White é underdog contra 5CC, o Red-White é favorito.

Abraços.
Romolo Disconzi

Ricardo Mattana disse...

Valeu galera pelos comentários!

Acho que independente de eu ter ganhado 2 ou 20 partidas, o que importa é você conseguir entender o que está acontecendo e o por que de estar perdendo.

O que eu senti na partida entre o Vengeant Kithkin vs 5cc é que, pelo menos, com a lista do C.Phillips, eu deixava o meu opp com 5 - 3, as vezes 1 de vida e ele acabava voltando para o jogo.

Aredito que se você jogar com Banefires no md este problema será resolvido.

A versão com vermelho foi criada justamente para melhorar o match contra 5cc, mas mesmo assim ainda acho que é vantagem para o 5cc.

Arrisco chutar que WW Kithkin vs 5cc é algo em torno de 35-65 e a versão com vemelho, ficaria 40-60.

Unknown disse...

parabéns pelo artigo...
penso que no geral sua analises foram corretas (talvez se excedendo na "empolgação" ao comentar a % de alguns matchs), e baseadas em sua experiência como player...
aco q faltou a menção de q o 5CC é um deck q exige mta skill, e aliado ao preço das cartas, por isso talvez pouco difundido entre os players q têm disputado os regionais...

abraço, e aguardo a segunda parte!

ps: tb irei jogar de bw a temporada...

Joao Dannemann disse...

Esse Thorgrim realmente manja. Belo artigo ser'a um guia para as pessoas que pretendem jogar de BW quando terminado.

Kenseiden disse...

Nice.

O BW é um deck muito sólido, só que pra mim não é a melhor escolha.

Na verdade acredito que exista uma diferença enorme entre o melhor deck e a melhor escolha.

Essa escolha depende também de ONDE vai acontecer o regional.

Inglês disse...

E aí Thorgrim, blza?
Bom Artigo... comecei a jogar c/ o bw no mol, depois de algumas dicas que vc deu para o Rastaf, acabei jogando bastante com ele no mol e joguei o primeiro regional com ele... O deck é bom, mas não me sentia muito bem jogando com ele, sempre faltava alguma coisa... Acabei arriscando para o segundo regional e joguei com um deck que eu gosto e nem é tão bom e mesmo sem muito treino, afinal eu só tinha jogado com o BW no mol, acabei ganhando a vaga...

Bom, boa sorte nos regionais pra vc e pro stalker... mto bom o blog