segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Think different

Por Leandro "Stalker"

"Criatividade é 10% inspiração e 90% transpiração"

"Um bom artista copia, um grande artista rouba"

Provavelmente você já deve ter ouvido essas frases alguma vez na vida, mas uma coisa que eu estou descobrindo hoje é que cada um de nós tem a capacidade de ditar o rumo que quisermos de acordo com as nossas escolhas.

Vou levantar novamente a discussão sobre netdeckers e deckbuilders, com um pequeno exemplo clássico do mundo corporativo.



Era uma vez...
[Google pela história de cada uma dessas empresas e a rixa entre elas]
...
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Moral da história:
A Apple faz o grande papel de deckbuilder, inventa os melhores produtos, porém o grande tempo dedicado ao processo criativos tira um pouco o seu foco comercial. Seus produtos são como obras de arte, pensada nos mínimo detalhes, mas seu faturamento é pequeno frente a Microsoft. Na minha história, a empresa do tio Bill faz o papel de Netdecker, ou seja, encontra no mercado aquilo que é bom, rouba a idéia e faz rios e mais rios de dinheiro. Busca aquilo que tenha o maior custo beneficio, não importa a qualidade, desde que venda bem.

Enfim, tanto a Apple como a Microsoft são duas empresas bilionárias, o que mostra que existe espaço tanto para quem cria como para quem copia ou rouba as idéias dos outros, e aqui fica o dilema.

Qual lado escolher?

Acho que a resposta não é algo tão trivial, pois de uma maneira ou outra, sempre temos "influência" de alguém (Músicos adoram dizer isso). Seria isto "copia", "plágio"? O que vale mais, a satisfação pessoal, ou a satisfação material?

No mundo de hoje, para alguém ter uma idéia realmente 100% original, teria que viver isolado de tudo e de todos, na ausência de contato humano por toda a sua vida e mesmo assim, quando essa pessoa mostrasse sua idéia para o mundo, alguém poderia dizer.."ah, mas eu já vi algo parecido com isso".

Me recordo agora de um episódio do Castelo -Tim-Bum, onde o Nino, chega com sua mais nova invenção, o Sole Mio, só para lhe avisarem que todo o esforço tinha sido em vão.. existia algo melhor, chamado "Aquecedor de ar". [Ah, essa tal de nostalgia!]

Ai que entra a questão do aprimoramento, saber aquilo que é bom e funciona.. algo como o projeto de um carro 1.0, mas que com alguma diferença no detalhe consegue ser mais econômico, um novo sanduiche, que por causa de uma fatia de tomate a mais, ou um molho especial aumenta as vendas consideravelmente, ou voltando para o MAGIC, onde, na véspera de um grande torneio a maioria dos jogadores sabem os 2-3 melhores decks do ambiente, com a vantagem ficando para quem criar a melhor versão deles ou algo totalmente bom e inovador, baseado em experiências passadas, espectativa de como será o field, gosto pessoal e etc, algo que faz toda a diferença ao longo das rodadas de suiço e no top8.

No final das contas...

Think different.

Pense nisso e sucesso!

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