segunda-feira, 21 de julho de 2008

Como se sustentar no Standard nos dias de hoje

Como todos sabem Magic vem se tornando um jogo extremamente caro. Cartas tops como Tarmogoyf e Mutavault chegam a valores inimagináveis e está cada dia mais difícil montar um deck competitivo nos dias de hoje sem gastar uma fortuna.

Para os jogadores, que mesmo com os valores altos que as cartas possuem, ainda pretendem continuar jogando e investindo no ambiente Standard, segue alguns conselhos para economizar dinheiro, não deixar de ser um jogador competitivo e sempre entrar em um campeonato com a melhor lista possível.

Começando do zero

Se você não possui nenhuma carta de valor e pretende começar a jogar o formato Standard de uma maneira competitiva, não tem jeito, você precisará gastar dinheiro. Cabe a você transformar esse dinheiro em um investimento.

Pesquise na internet ou com os jogadores de sua loja e procure montar um baralho razoável, mas que não seja tão caro. Uma boa aposta é o baralho utilizado pelo Felipe “Fanfarrão” Pellegrini no GP Buenos Aires, pois além de conquistar um excelente resultado, o baralho não possui nenhuma carta absurdamente cara.

Para transformar esse dinheiro em investimento, existem duas maneiras: A primeira delas será através das premiações que você conseguir dentro dos campeonatos, seja em boosters, crédito na loja ou em cartas como a promo do FNM.

A segunda maneira, caso você não consiga se dar bem com o baralho e pretenda se livrar dele, é montar uma pasta com cartas para troca, utilizando cartas do seu antigo baralho, além de outras que você já deve possuir, desta forma poupará dinheiro na construção de sua nova lista.

Tal processo se repetirá até você conseguir um número considerável de cartas (devido às premiações ou as “sobras” dos baralhos anteriores) e não precisará mais gastar tanto dinheiro como na primeira vez.

Uma sociedade

Uma maneira de você dobrar sua coleção de cartas e ter mais flexibilidade na construção de seus baralhos é você recorrer a uma sociedade. Muitos jogadores costumam juntar suas cartas com outros, para que desta forma evitem gastar mais dinheiro do que podem.

Esse tipo de “união” é arriscada, pois caso alguém queira parar de jogar, e exija as cartas de volta, pode rolar uma série de problemas na hora da divisão de bens. Sabe como é, coisa de marido e mulher.

Esta sociedade é muito aconselhada para quem costuma jogar direto com o vizinho, o irmão ou algum amigo próximo que se confia muito. Se os dois possuírem uma boa quantidade de cartas, a pasta de troca e as cartas de jogo ficarão recheadas e os dois sairão ganhando.

Para este tipo de sociedade, onde ambos são donos das mesmas cartas, o ideal seria criar uma espécie de cofrinho para o dinheiro ganho com o Magic. Caso numa tarde de trocas consiga-se vender uma quantia x de dinheiro, ela servirá para comprar cartas ou acessórios que os sócios normalmente não conseguirão através de trocas.

Uma equipe

Muitos jogadores não querem confusão e de maneira alguma pretendem juntar suas cartas com outro. A solução para esse tipo de jogador é a criação de uma equipe.

Ao criar uma equipe, seja de treinos ou para construção de baralhos, você não está fazendo nada mais do que se juntando de maneira oficial aos seus amigos mais próximos e economizando um pouco de dinheiro.

Pois ao invés de você correr atrás da carta que seu companheiro de equipe já tem e pode te emprestar, você irá correr atrás do que ninguém da equipe tem para completar o seu baralho.

As equipes podem ser formadas de diversas formas. Existem equipes apenas com jogadores, onde todos correm atrás das cartas e eles se ajudam momentos antes de um campeonato importante.

Existem equipes onde cada jogador paga uma espécie de mensalidade, desta forma cria-se uma quantia razoável de dinheiro para a compra de cartas top.

Existem equipes onde um dos integrantes é um dealer e os outros não possuem nenhuma carta, apenas jogam os campeonatos e faturam boosters e cartas para o dealer aumentar a pool de cartas da equipe.

Isso costuma funcionar com jogadores que não tem a mínima vontade de criar pastas de troca e suas ambições no jogo são apenas as vitórias e participar de campeonatos como o Nacional e Pro Tours.

Enfim, existem diversos tipos de equipes, cabe a você e seus amigos perceberem a maneira mais adequada para se juntarem e desta forma economizarem uma grana legal e crescerem no jogo através dos treinos.

Patrocínio

Outro método que tem funcionado principalmente com jogadores mais experientes e que não possuem a mínima vontade de montar uma pasta de troca são os chamados baralhos de aluguel.

Dias antes de um torneio importante, o jogador procura algum dealer ou jogador lotado de cartas e oferece um split da premiação ou uma quantia em dinheiro como forma de pagamento para o tal empréstimo.

Além destes baralhos de aluguel, existem jogadores que ganham o patrocínio de algumas lojas e desta forma também não precisam se preocupar em correr atrás de cartas. Mas você ainda terá que comer muito feijão com arroz para chegar nesse nível e ganhar essa ajudinha nas finanças.

Resumindo um pouco essa história, nos dias de hoje está cada vez mais difícil se sustentar no jogo sozinho. É preciso aproveitar o seu talento, recorrer aos amigos dentro do jogo e a sua criatividade para não correr o risco de na véspera de algum campeonato, você não jogar com a lista mais adequada por falta de cartas.

Porém não entre em desespero, na pior das hipóteses se mesmo com todas essas dicas, você ainda não conseguir todas as cartas que precisa, sempre dá para dar um último grito no MSN ou na loja que você joga e sair pedindo carta emprestada para todo mundo.

Um comentário:

:: Diego Ghiggi disse...

Eu já passei por tudo isso, nas minhas várias fases de player, heheeheh.

Estou totalmente parado há mais de 3 anos e pra "recomeçar" essas dicas também são de grande valia. ;)

Abraço!