quarta-feira, 23 de julho de 2008

Sede por conhecimento

Desde que Magic é Magic, a busca por informações e assuntos relacionados a teoria do jogo existem. Nos primórdios, época em que a internet nem existia (sim, eu sou velho!) os jogadores tinham acesso a essas informações através de revistas, como a Dragão Brasil, e a InQuest. Sim, existiu uma época em que os jovens gastavam o dinheiro da sua mesada comprando revistas com um monte de figuras de elfos, dragões e zumbis.

Com a chegada da era digital o fluxo de informação aumentou consideravelmente, de tal modo que um deck que ganhou um campeonato no Japão na sexta-feira cai na rede instantaneamente, e no sábado já tem gente jogando com essa lista no Brasil. Porém, um passo importante que muito jogador pula são os fundamentos. É preciso saber os fundamentos do jogo antes de sair aplicando, o que no nosso caso é o netdeck. Muita gente acha que só tendo uma lista boa é suficiente para ganhar um campeonato, mas isso é só o começo.

Minha proposta aqui é fazer um guia de estudos e dicas dos melhores locais para se obter informação, então enumerei 7 passos básicos para aqueles que estão querendo expandir sua “cultura intelectual” no jogo.

Passo #0

Se você não lê nada em inglês, pode esquecer essas dicas. As melhores informações vem de sites gringos. Então está na hora de você começar a virar aquele aluno aplicado das aulas de inglês da tia rosinha.

Passo #1

Agora que você já está craque no inglês já pode obter uma conta na starcitygames.com,(SCG). É relativamente barato, e o custo/beneficio é gigantesco. Muitos pro-players e grandes “gurus” do jogo escrevem neste site. Ele será o seu “jornal” do Magic: Tendências, quais os melhores decks do momento, teorias, reports, discussão nos fórums. É como assinar o Estadão ou a Folha de São Paulo. Se mesmo assim você não tiver uma conta na SCG, la no site eles liberam o acesso para artigos que foram publicados há mais de três meses. É um modo pobre-way-of-life, mas felizmente teoria e fundamentos não mudam tanto com o tempo.

Passo #2

Leia as colunas de juizes. Na SCG tem o Ask the Judge que sempre que o possível eu leio, mas minha coluna preferida é o Cranial Extraction da mtgsalvation.com publicada toda segunda-feira. Gosto mais desta porque trata quase sempre de interação entra as cartas do T2, enquanto a da SCG comenta desde formato T2 até os T0. As informações são praticamente 100% corretas, já que quem escreve essas colunas são juizes level 3-4.

Muitas vezes você descobre interações entre cartas, que nem os juizes daqui sabem direito, vide o caso Mirrorweave. Então nos campeonatos essa vantagem extra pode te ajudar a ganhar jogos. Por experiência própria, eu me lembro do meu primeiro FNM, onde eu estava jogando com um deck de saprófitas e tinha um morph na mesa (Thelonite Hermit). Meu oponente fez um Faith’s Fetters no meu morph, mas como eu tinha lido que a habilidade de desmorphar não era uma habilidade ativada eu desmorphei, o oponente não concordou, chamou o juiz, e no final eu tinha a razão e ganhei o jogo meio que por causa dessa jogada.

Passo #3

Frank Karsten, o melhor escritor na minha opinião. Até o ano passado o Karsten tinha uma coluna semanal. Toda quarta-feira ele escrevia lá no site da wizards. Falando sempre sobre teoria, metagame e o MOL. Infelizmente ele se afastou um pouco do jogo para se formar na faculdade, mas as colunas deles continuam diponiveis, espero que ele volte a escrever em breve. Como dica, deixo dois links aqui :

Introduction to Game Theory:

http://www.wizards.com/default.asp?x=mtgcom/daily/fk41

Theory Games:

http://www.wizards.com/default.asp?x=mtgcom/daily/fk56

São dois textos bem profundos, leitura pode parecer meio pesada, mas depois de ler, você sem dúvida terá uma outra visão sobre o jogo.

Passo #4

Mike Flores é sem dúvida um grande escritor. O problema dele é que ele é meio de lua... as vezes ele passa semanas escrevendo sobre decks bizarros, report de um ptq que ele jogou e fez 0-2 drop... mas de repente BANG!! Ele faz aquele artigo fodástico e todo mundo aplaude ele de pé. Ele escreve as quinta-feiras no site da wizards (acesso livre) e na SCG (Acesso Premium). Vale a pena ler os seus artigos? Vale sim, toda teoria é valida, e o Flores cria as suas próprias.

Passo#5

Bom, é claro que todos os passos anteriores são importantes, e existem até mais lugares com mais informações, mas depois de compilar todas estas informações, chega a hora de escolher um deck pra jogar o campeonato né? E em questão de decks, não tem site melhor que o deckcheck.net, ele é o grande sorvedouro de decklists da internet, se bobear até as listas do Top8 de um FNM na Sibéria ele tem. Mas não se engane, tem muita lista horrível lá.

Passo#6

Por último, agora que você escolheu o seu deck, hora de dar aquele toque pessoal não é? Mudar 2-3 cartas no main-deck, jogar fora aquele SB do japoneis que você não entendeu nada, (1 disso, 1 disso, 2 daquilo..) Aqui meu último conselho são os forums. Normalmente cada site grande possui um fórum aberto aos seus usuários, e as pessoas criam tópicos específicos para cada deck. Muitas vezes as discussões são produtivas, tratando de assuntos, como cartas para o sideboard, como vencer deck Y, como vencer o deck X, report de torneios, side-in, side-outs, e como o deck se comportou num ambiente mais aggro, ou num ambiente mais control.. Aqui eu recomendo 3 forums para pesquisa (procure sempre pela seção “Decks to Beat”)

-starcitygames.com

-tcgplayer.com

-wizards.com:

Divirtam-se!

3 comentários:

Maurilio disse...

muit boa as dicas

concordo plenamente

falta estes detalhes de jogo pra muitos players, eu tento ler toda semana o site da wizards pra ver os combos novos e outras coisas, como regras

e ajuda bastante num campeonato

:: Diego Ghiggi disse...

Muito bom cara!

Continua com o trabalho que tá excelente. Leituras desse tipo são sempre bem-vindas.

Abraço!

Aparecido José (Crazyseawolf) disse...

O trabalho está excelente.

Um detalhe: Inclua seu blog no Blogblogs e Technoratti, os dois principais agregadores de blogs no momento.
E ofereça um feed, antes de tudo. Use o feedburner para isso.

Um abraço!