quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Caçado ao Outubro Vermelho

Por Leandro "Stalker"

Muito bem, a temporada de caça é setembro, e o deck da vez é o tão temido MonoR, já debatido neste blog em outros posts anteriores. Jogadores passam dias e dias pensando em alguma maneira de combater esta ameça vermelha, tentando evitar a máxima "Se não pode vence-los, junte-se a eles". Os resultados do GP Chocolate nos mostram que respostas ainda não foram encontradas, pois além de criarem decks que ganhem de monoR, o deck tem que ser bom o suficiente para ganhar do resto do ambiente. Vendo listas de top8 de nacionais mundo afora, fiquei intrigado com o que aconteceu na Espanha. Vejam este top8:

#01 Kithkins
#02 Faeries
#03 Reveillark
#04 Kithkins
#05 Merfolks
#06 Reveillark
#07 Kithkin
#08 Merfolk

Quem está faltando? MonoR é claro!

Bom, vocês lembram daquelas aulas de biologia do colégio onde o professor falava da população de gazelas e de leões que conviviem em constante alteração de sua população, tendendo a um equilibrio natural.. Muitos leões, significam mais animais famintos, que caçam mais gazelas, fazendo com que tenham menos gazelas, o que faz leões morrerem de fome diminuindo assim a população de leões e por ai vai... Magic é a mesma coisa, só que invés de leões e gazelas, temos uma fauna muito maior, com Fadas, Elfos, Goblins, Kithkins, Tritões, Elementais.. é a verdadeira arca de Noé.

Esse boom de decks vermelhos fez com que suas presas naturais (os good matchs) diminuissem, fazendo dele a caça ao invés do caçador. Tarefa difícil, mas que na Espanha ocorreu. Analizando friamente esta lista de kithkin que ganhou o nacional, vou fazer alguns comentários:

Kithkins por Omar Sagol

3 Mutavault
4 Windbrisk Heights
4 Rustic Clachan
14 Snow-Covered Plains
4 Burrenton Forge-Tender
4 Goldmeadow Stalwart
4 Figure of Destiny
4 Knight of Meadowgrain
4 Wizened Cenn
4 Spectral Procession
4 Cloudgoat Ranger
2 Mirrorweave
2 Oblivion Ring
3 Glorious Anthem

// Sideboard:

SB: 4 Mana Tithe
SB: 1 Sacred Mesa
SB: 1 Reveillark
SB: 4 Gelid Shackles
SB: 2 Wheel of Sun and Moon
SB: 2 Faerie Macabre
SB: 1 Crovax, Ascendant Hero

Porque Kithkin ganha de MonoR?

- Burrenton Forge-Tender: Não sei o que é pior pro monoR, ver este bicho pela frente ou ver a Martyr of Sands.. ele para sozinho praticamente todos os bixos do MonoR.. e aquele Gouger 4/4 todo boladão não vai fazer nem cócegas. Usar isto de main deck é para os fracos, que nem aquele muleque que é folgado na escola, só porque conhece uns manos da pesada :)

-Spectral Procession e Cloudgoat Ranger: O monoR não consegue lidar muito bem com vários bichos ao mesmo tempo, já que suas remoções são na maioria spot removal, trocando 1x1. Com muitos tokens na mesa. Você pode até matar o Cloudgoat posteriormente, mas as fichas vão ficar e o estrago já foi feito.

- Mirrorweave: É o grande finisher do deck, normalmente copiando um Gouger, ou até mesmo o Demigod, aquele exército de tokens de kithkin soldier se dopa com esteróides e GG. Ah, é simples né, só dar Skred no bicho alvo do Mirrorweave. ERRADO! Mais uma vez o Burrenton Forge-Tender estará lá para impedir isto.

Sobre o sideboard, acho que nada de muito estranho com excessão desses Gelid Shackles.. eu fiquei uma meia hora pensando em que raios de matchs que está carta poderia ser útil.. pensei pensei, até que a ficha caiu. Wall of Roots, a carta é ágil, tira rapidamente o blocker da frente e ainda tem o bonus de impedir que a Wall gere mana. Nice Tech, se realmente meu palpite para ele estiver certo. Se existe outra carta onde o Shackles possa ser útil, deixe um comentário.

Então se você tiver coragem para jogar de Kithkin, esta lista é um bom começo para você testar. Mana Tithe é sempre um ótima carta para se blefar em cima, e muita gente subestima os kiticos, dando kepp em mãos lentas, achando que vão conseguir controlar a mesa.

É Rebuleta, você não é o único sozinho nessa cruzada de levar os Kithkins ao topo do pódium :)

6 comentários:

Anônimo disse...

haha....gelid shaclkezs nao impede a barreira de gerar mana....Mais ainda sim eh uma carta excelente

Leandro disse...

Jaum, olha só que interessante isso, o gelid impede a barreira de gerar mana sim. Tirei isso lá da SCG, onde todos os juízes são nível 3+:

Q: My opponent played a turn one Birds of Paradise and I was holding Gelid Shackles. Now, I didn't enchant the Bird, since I'm not sure if Shackles prevents the mana ability from being played. But according to my logic, it's an activated ability, and since Shackles, like Null Rod, lacks the usually included 'does not affect mana abilities' clause, I'd figure I could prevent the Bird from tapping for mana with the Shackles. Is this right?

A: You are correct. Gelid Shackles does not specify that mana abilities of the enchanted permanent can still be played, like other similar abilities. Because of this, if you were to enchant this Bird of Paradise, it would not be able to tap for mana.

Anônimo disse...

Tem algum deck que ganha de kitikos e monored ao mesmo tempo :-)

Tiago Nhoque disse...

Eu acho o Kithkin um deck não muito bom , mais o bixo 1/1 ganha jogo, mais será que os blod knight tmbm não ganham pro mono red?
pós side entra o encantamento que o dano não pode ser previnido, os players não podem gahr vida e mais alguma coisa.. será que ele não entra nesse match tmbm? afinal se o dano não pode ser previnido o 1/1 não pode mais bloquear qualquer bixo se não ele morre, morre tmbm pra sulfuros blast, ou o meu conceito de proteção tah errado? proteção não é, não pode ser alvo de mágicas e habilidades da cor x e o dano da cor x causada a criatura é previnido...
Tirando que é um deck frágil, poucos players vaum com ele, mesmo porque a figura do destino faz muita mais falta no kithikin do que no mono red e não é todo mundo que tem...

Anônimo disse...

Bom, sinceramente eu acho que não iria de Kithkins pois pra ser bom, vc tem que abrir uma bom rapida, certo... existe o mulligan, mas msm assim... e oq foi citado ai tem sentido, sobre o figura do destino...
Mas quem sabe ne...apareça algum no ffa e ate no ants = )

Unknown disse...

qnto a proteção o dano naum eh prevenido e sim reduzido a 0...