quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Entrevista: Carlos Alexandre “Batutinha” dos Santos Esteves

por Ricardo "Thorgrim" Mattana



Com a proximidade do FFA e do Nacional, o blog estará entrevistando uma série de jogadores que prometem fazer bonito em ambas as competições.

O primeiro a ser entrevistado, foi o Carlos “Batutinha” Esteves, jogador promissor do Rio de Janeiro, que vem se preparando como poucos para a disputa do FFA.

Nas próximas semanas outros jogadores que disputarão o FFA e o Nacional darão uma palinha de como andam suas preparações e quais suas expectativas para ambos os torneios.


Thorgrim: Primeiramente, gostaria de agradecer por conceder essa entrevista aqui para o Factorfiction-br.

Batutinha: Que isso, eu que agradeço.

Thorgrim: Antes de tudo, me fale seu nome, idade e o que você faz fora do mundo do Magic.

Batutinha: Carlos Alexandre dos Santos Esteves, 19 anos. Estudo Engenharia Agrícola e Ambiental na UFF (Universidade Federal Fluminense).

Thorgrim: Agora me fale um pouco sobre seus principais resultados dentro do jogo.

Batutinha: Bom, na verdade ainda não tenho resultados muitos expressivos, pois apesar de conhecer o Magic desde 2001, só no final de 2007 voltei a jogar com objetivos de ganhar Regionais, PTQs e etc.
Mas enfim, do final de 2007 pra cá, fiz um top8 no GPT Buenos Aires, Top4 no PTQ Berlim, ganhei o Pré Release de Shadowmoor aqui no Rio de Janeiro, além de ganhar infinitos torneios regulares na loja em que eu jogo.

Thorgrim: Então, pode-se dizer que você joga competitivamente desde o final de 2007?

Batutinha: Sim, correto. Porque antes deste período eu jogava com decks toscos mesmo. Então quando voltei a jogar no meio do ano passado, através do Magic Workstation, ganhei um espírito competitivo que eu não possuía antes.
No final do ano passado pedi um deck emprestado para um antigo amigo que jogava e comecei a fazer bons resultados em alguns torneios regulares (coisa rara antigamente), fazendo com que ele me incluísse em sua equipe

Thorgrim: Além deste lado competitivo, quais outros fatores te atraem no Magic?

Batutinha: Primeiramente as amizades, por que no Magic fiz muito amigos de verdade. Depois vem a chance de viajar e conhecer outros países, além é claro da oportunidade de ganhar algum dinheiro com o jogo.
Além disso, tenho o sonho de que minha namorada aprenda a jogar, para poder viver mais dentro deste mundo chamado Magic.

Thorgrim: Como a idéia da entrevista, é descobrir como um jogador que vai jogar o FFA pretende se classificar para o Nacional, me fale um pouco de como foram seus resultados nos Regionais em que você jogou este ano.

Batutinha: No Rio de Janeiro ocorreram cinco Regionais e eu participei de todos.
No primeiro joguei de UB Faeries, abri 3-0, mas na quarta rodada perdi pra um RG Mana Ramp (que depois acabou levando a vaga) e na quinta para um Mono Red. Não dropei e acabei fazendo 5-2 neste Regional.
No segundo e no terceiro joguei novamente de UB Faeries, porém fiz um decepcionante 1-3 drop nos dois Regionais.
No quarto cansei de jogar de UB Faeries, e me arrisquei jogando de RG Zvi, pois o baralho possuía um bom match versus o próprio UB Faeries e o UW Merfolk. Por pouco não fiz um top8, fiz 5-1-1, mas acabei ficando de fora.
No quinto e último Regional, voltei a jogar de UB Faeries, desta vez com Mannequin, mas novamente não fui muito bem e acabei fazendo 1-2 drop.

Thorgrim: Você ficou decepcionado com os resultados?

Batutinha: Sim, Bastante. Porque eu era uma das promessas deste ano, pelo menos aqui no Rio de Janeiro. Mas muitas pessoas me deram uma força, que como era o meu primeiro ano como jogador sério isto era perfeitamente normal e que minha hora ainda iria chegar.
Além de me apontarem um monte de jogadores bons que ainda não conseguiram se classificar para o Nacional deste ano.

Thorgrim: Você acha que havia se preparado o suficiente para ganhar a sonhada vaga nos Regionais em que disputou?

Batutinha: Sinceramente? Não me preparei como deveria. Não digo isso só porque não consegui me classificar, mas sei que se eu estudasse melhor o ambiente e treinasse mais, poderia ter conseguido.

Thorgrim: E agora para o FFA como tem sido a rotina de treinos?

Batutinha: Eu tenho que conciliar os treinos com os estudos, é um tanto quanto difícil, mas normalmente treino durante a semana na Magic-League e nos finais de semana me aventuro jogando os torneios da minha cidade. Quando sobra tempo, treino com os caras da minha equipe também.

Thorgrim: E tais treinos tem sido tanto quanto você gostaria? Ou anda difícil esta conciliação?

Batutinha: Os treinos na Magic-League são muito úteis, pois ajuda a conhecer o ambiente e como funcionam os principais matchs, porém preciso ainda de um treino mais rígido.
Algo como deck A vs deck B, um número maior de partidas, como funciona o side in/side out contra tal deck, que erros ando cometendo, entre outras coisas. Porém após o GP, irei olhar algumas listas novas e intensificar estes detalhes que estão faltando.

Thorgrim: Quais são os integrantes da sua equipe? Além deles existem outros jogadores com quem você costuma treinar?

Batutinha: Os que jogam sempre são: Adilson Gouvêa (Adilsinho), Anderson Gouvêa e o Hugo Maurity. Esses são os que atualmente estão mais ligados ao Magic, mas existem outros integrantes também.
Pessoalmente costumo jogar com outros jogadores apenas quando vou jogar algum campeonato e na internet treino com você, com o Fabio de Porto Alegre e com o pessoal da #mtg.br.

Thorgrim: Qual a principal diferença entre jogar IRL (In Real Life) e pela internet?

Batutinha: A internet não proporciona a expressão facial dos jogadores, a comunicação, o estilo de cada um de jogar, entre outros fatores importantes durante cada partida. Além disso, não tem comparação nenhuma estar entre os amigos num Campeonato IRL, zuando, ansioso para ver se vai fazer Top8, perguntando se ganhou ou perdeu, contando o top deck bizarro, essas coisas.

Thorgrim: Qual o impacto de EVE no ambiente Standard?

Batutinha: Até agora poucos decks novos surgiram no ambiente, porém foram adicionadas umas cartas que se encaixaram legal no Standard, como os novos terrenos híbridos, Figure of Destiny, Unmake, Stillmoon Cavalier e mais algumas que não estou me lembrando agora.

Thorgrim: Existe algum deck que você não recomendaria ninguém a jogar? Por quê?

Batutinha: Acho que o UB Faeries, pois além do Mono Red está em alta, ele é considerado um deck barato no mercado, portanto muitos jogadores deverão estar com ele. Além disso, mesmo um jogador inexperiente consegue ganhar de UB Faeries com um Mono Red.

Thorgrim: Quais decks você acredita que terão em maior número no FFA?

Batutinha: Mono Red, BG Elves e UWr Reveillark.

Thorgrim: E este formato eliminatório, lhe agrada?

Batutinha: Não, nem um pouco. Pois digamos, você tem que estar no seu dia, ser perfeito para não perder nenhuma partida, além de torcer para não pegar nenhum deck aleatório, que seja considerado um bad matchup para o seu deck.

Thorgrim: Qual a principal diferença entre jogar um torneio eliminatório ou um torneio suíço?

Batutinha: No torneio suíço você pode perder uma partida. Este fato faz com que mesmo você errando alguma jogada, pegando algum match complicado ou perdendo por causa de uma mão ruim, você ainda consiga se classificar para o Top 8 e conseqüentemente ter a chance de ganhar o Campeonato, diferente do eliminatório, onde perdeu está fora.

Thorgrim: O fato de uma derrota significar adeus ao torneio altera o seu lado emocional durante a partida?

Batutinha: Na verdade isso me dá mais atenção na partida, pois sabendo que eu não posso errar, acabo prestando muito mais atenção e pensando bem antes de qualquer jogada.

Thorgrim: É mais fácil ter que fazer 5-0 no FFA para conseguir a sonhada vaga ou disputar um Regional?

Batutinha: Até agora só tive a experiência de jogar Regionais, mas no meu ponto de vista é mais fácil fazer 5-0, pois no regional você faz 5-0 e ainda tem que dar 2 IDs para poder jogar o Top 8 e ter que ganhar mais duas partidas ainda para conquistar a vaga.

Thorgrim: Quais outros jogadores que você estará torcendo para ganhar a vaga no FFA junto com você?

Batutinha: O Anderson da minha equipe, você, o Pokémon, além de outros amigos aqui do Rio de Janeiro.

Thorgrim: Caso você conquiste sua vaga, será o seu primeiro Nacional, certo? Qual será a sensação de jogar um Nacional?

Batutinha: Seria fantástico estar entre os melhores jogadores do Brasil. É uma sensação única imaginar que você pode mandar bem no Nacional e conquistar coisas maiores. É muito gratificante poder jogar contra pessoas realmente boas. Enfim, se eu conseguir a vaga acho que nem vou conseguir dormir de sexta para sábado.

Thorgrim: Algum conselho para quem também está tentando conquistar a vaga no FFA, assim como você? Ou sem dicas para os seus adversários? :P

Batutinha: A dica que eu dou é: treinar e se concentrar, por mais que você esteja jogando com seu amigo, não fique brincando ou fazendo piadinhas, isso desconcentra e muito.
Aprendi tal lição a pouco tempo, mas já me foi muito útil. Não precisa ser ignorante, mas durante o jogo preste atenção somente no jogo, ao sentar se torne outra pessoa, e imagine que a pessoa a sua frente é seu adversário e SÓ ISSO.

Thorgrim: Gostaria de agradecer novamente pela entrevista. Desejo sinceramente boa sorte no FFA e que nós dois possamos nos classificar e fazer bonito no Nacional. Abração!

Batutinha: Obrigado você por fazer a entrevista comigo, Gosto muito desse blog, e não perco um post.

Gostaria de deixa aqui registrado, Ramany EU AMO VOCÊ = )

9 comentários:

Anônimo disse...

Como um leitor digo que a intrevista foi maneira pracas. E que esse menino ae tem mt futuro =p

Abração ae Thorgrim

Anônimo disse...

Não te conheço, mas se mostrou simpático na entrevista.

Boa sorte pra você.

Tiago Nhoque disse...

Gostei da entrevista, boa sorte no farofão batutinha, que vc consiga uma das 11 vagas, pq um já é minha.. HAUhauha
Thorgrim, vc podia mandar uma entrevista com o Bones, o cara é o que mais bateu na trave nesses regionais...
Teh+

Anônimo disse...

nice entrevista

Anônimo disse...

Para com isso, entrevista com o byetutinha só pode ser piada : )
Brincadeira, ficou bem legal a entrevista.

Unknown disse...

Byetutinha é a boa mlq!! O mlq merece uma vaga!! Maneiro ele ter me citado heheh =)!! Otima entrevista!! E vamo que vamo durmir na rua no natz!!

Anônimo disse...

ahhhhh
que lindooo
meu namorado é chique!!
=p

tbmm te amooo mtt

Fábio Mota disse...

po batata
Fábio de porto alegre foi sacanagem

anyway, boa sorte ae no FFA, e te espero no nacional

abraço

Walter Perez disse...

thorgriM - vc podia postar "nossa thorgrim como vc eh um otimo entrevistador"

Vc eh realmente um otimo entrevistador s2 thorgrim

Nice batutinha, gogo ganhar o ffa e bom nats =]