quinta-feira, 14 de agosto de 2008

O mirror de Mono Red

por Leandro "Stalker"

O monoR sempre existiu e sempre existirá seja qual for o ambiente. Esta atual versão do monoR que utiliza Demigod como o grande finisher do deck surgiu no GP Buenos Aires, vindo das mãos do Saito e Nakamura. Eles podem não ter feito top8 neste GP, mas o deck provou ser muito bom com o tempo, tanto que ele revolucionou o ambiente T2, que já estava ficando monótono com Fadas, Elfos, Lark e Merfolk. Finalmente alguém tinha criado um monoR que não ganhava só de fadas. Com a chegada de Eventide o deck ficou ainda melhor, com a entrada dos Figure of Destiny. Ele já chegou ganhando dois nacionais, (o francês e o americano) e deu uma velocidade incrível para os aggros, tanto o monoR quanto para os White weenie. Seria ele o novo Tarmogoyf?

No mol, como já disse anteriormente, estou jogando com o MonoR, ainda sem Eventide, já que EVE só chegou esse semana. A inflação em cima das cartas do monoR é algo assustador. Demigod que antes era 3 Tix, agora é vendido a no mínimo 9. Montanha nevada que antes era 0.5 Tix cada, agora não sai por menos de 2 Tix. O monoR precisa usar a base snow. Skred é infinitamente superior a Choque, pois lida com os bixos mais petulantes do ambiente, como Mistbind Clique, Camaleão, Masticora e etc.

Jogando os 8man do mol, uma das coisas que eu venho tentando entender é o mirror de MonoR, quais as cartas chave neste match e como neutraliza-las. Demigod é o grande diferencial, pois você normalmente consegue lidar com um, mas quando o oponente compra o segundo Demigod, ai fica muito difícil ganhar a partida. Os outros bixos parecem ser irrelevantes, pois no começo da partida fica aquele troca troca de incinerate no blood knight, fanático matando fanático, Javelin no Gouger.. e por ai vai.. até alguém conseguir fazer um Demigod e ele permanecer na mesa.

Esta é a minha lista de monoR que eu estou usando atualmente no Mol:

Lands
2 Keldon Megaliths
22 Snow-Covered Mountain

Creatures
4 Ashenmoor Gouger
4 Blood Knight
4 Demigod of Revenge
4 Magus of the Moon
4 Magus of the Scroll
4 Mogg Fanatic

Spells
4 Flame Javelin
4 Incinerate
4 Skred

Sideboard
4 Lash Out
3 Murderous Redcap
4 Fulminator Mage
4 Avalanche Riders

O main deck não tem muitas surpresas, só as ausências das ghitu, que tiveram que ser sacrificadas para potencializar os skred.

Os good matches tem sido Fadas, Merfolk e BG, e os matchs mais complicados tem sido Lark e Toast, com Storm sendo algo em torno de 50/50, 45/55. Mana Ramp seria outro match complicado, mas este deck parece que está caminhando para a extinção, pelo menos no MOL.

Isso resume praticamente os principais decks presentes nos 8man. Qualquer deck que eu não tenha citado é mosca branca.

Sobre o sideboard, antigamente eu usava Manabarbs, para tentar ganhar de Lark e Toast, mas depois que eu tomei um Runed Halo tive que abandonar a idéia. Uma coisa é perder para Toast, outra coisa é ser ownado pelo sideboard do oponente e pela sua própria manabarbs. Magus da lua ajuda, mas não é auto-win, já que firespouts e pacto são cartas do main deck desses dois decks. Comecei a optar então pelo pacote de destruição de terreno (4 Fulminator e 4 Avalanche riders), para tentar atrasar o desenvolvimento do adverário, enquanto eu tento encaixar um Demigod e torço para que ele não tenha Condenm

O mirror match me fez testar N cartas de sideboard diferentes, já teve até siege-gang commander, pois eu achava que jogando com 6 bombas no deck (4 Demigod + 2 Siege Gang) faria alguma diferença no mirror, mas como é sempre o Demigod quem decide, o siege-gang foi abandonado, apesar dele ser fantástico nos jogos contra BG elfos.

Com a idéia do goblinzão deixada de lado, entram os Avalanche Riders. Parece estranho, mas ele ajuda a atrasar o turno do Demigod, você tem tempo para fazer o seu, e quando o oponente chegar nas 5 lands, você já teria uma posição na mesa superior, dificultando assim que ele vire a race. Em teoria, a idéia de se usar Avalanche Riders é esta.

Para ilustrar isto, fiz este walktrough de um mirror de MonoR que eu enfrentei, lembrando mais uma vez que Eventide ainda não estava disponível no mol na época, então nada de Figure of Destiny por enquanto. Com estes replays, espero que em breve os caras da WotC disponibilizem os replays não só dos meus jogos, mas também dos Premiere Events.

Mão inicial:

No draw, eu ainda não sabia qual deck estava enfrentando, mas tendo incinerate e javelin me dava uma segurança no early game, e ainda tinha o Gouger para colocar alguma pressão. A mão não era perfeita, mas dava para ficar. O oponente fica com as suas 7 também.

O-Oponente, S-Stalker

O: Megaliths passa
S: Draw montanha, montaha vai
O: Montanha, Blood Knight vai
S: Draw outra montanha vai. Aqui eu já tinha a opção de queimar o knight, para não correr o risco de algum trick, do tipo Brute Force, mas era melhor esperar, pois muitas versões de monoR tem deixado o magus da lua no sideboard e usado o Ram-Gang (3/3 haste) no lugar. Então era esperar o momento certo.
O: Montaha, ataca com knight. Aqui na attack phase eu uso o incinerate. 2° Main phase, Mogg fanático vai
S: Compro Skred, faço a montanha e gouger. Passo.
O: Bate com o Mogg (19) sac mogg e incinerate para matar o Gouger. Aqui ele gastou 2 cartas para matar uma minha. No mirror isto faz muita diferença. Ele perde o drop land e passa.
S: Compro Demigod, faço montanha e passo. (Com Skred, Javelin e Incinerate na mão, estou numa posição bem confortável.
O: Perde outro drop land, mas faz Blood Knight e Magus do Scroll. Aqui tenho a opção de matar os bixos dele, mas preferi guardar meus burns para o demigod ou para poder finalizar, já que no próximo turno eu iria fazer o meu demigod e ele estaria tapped out.
S: Compra montanha, faço Demigod e bato (15).


O: Compra a land, bate com o Knight (17) e passa.
S: Compro megaliths, e bato. Oponente da choque no demigod, e fica com 2 cartas na mão. Ativa o magus do scroll, nomeando demigod e acerta. Aqui sinto que o match se inverteu, pois ele deve estar com 2 demigod na mão, e mesmo que eu mate 1, vou ter que lidar com o outro. Minha esperança é comprar o segundo demigod.
O: Perde mais um drop land, bate com o Knight, incinero ele, ele faz mogg e passa.
S: Compro Magus da Lua, faço e ele com 2 cartas na mão ativa novamente o scroll nomeando Demigod, ele acerta e agora tenho 95% de certeza que ele tem 2 demigod na mão.
O: Faz a megaliths, o que significa que no próximo turno os Demigod vão vir babando.

Minhas próximas draws foram outro mago da lua, Scroll e montanha. Como eu previa ele tinha outro demigod na mão então mesmo asssim meus burns não foram suficiente para segurar a horda de Demigod.

Vamos para o Game 2:
Side in: 4x Avalanche Riders 3 Murderous Redcap 4x Lash out
Side out: 4x Magus da Lua, 3 Magus do Scroll, 4 Incinerate

Magus da lua é algo bem fácil de entender. Os redcap se mostraram bem eficazes no mirror pois é um 4 pra um, já que ele entra em jogo, mata um bixo, da 2 blocks no Gouger e ainda pode matar outro bixo. Sobre o scroll, eu não gosto muito dele no mirror, pela presença constante de fanáticos e no late game até o megaliths matar ele, mas se ele conseguir permanecer na mesa, ele pode ganhar jogos. Trouxe os lash out, pois eu vou ser o control da partida e quero achar meus avalanche e Demigod com a habilidade do clash, enquanto vou matando os bixos do oponente. Os fulminator ficaram no sideboard, pois não compensa trazer eles só para matar megaliths ou ghitu.

Mão inicial:
Por estar no play, e tendo 2 avalanche riders, eu achei que valia a pena keepar esta mão, pois assim nem os redcap nem os demigod do meu oponente entrariam tão cedo no jogo. Oponente keepa as 7 também.

S: Montanha, mogg vai
O: Montanha mogg vai.. mirror match oras!
S: Compra gouger, montanha vai, bato e trocamos os moggs.(19-19)
O: Megaliths, mogg vai
S: Draw montaha, Gouger vai
O: Faz dragons claw, e magus do scroll (19-20), bate mogg (18-20)
S: Compro Lash out, montanha, Avalanche Riders destruindo a megaliths, bate gouger (18-17). Deixo o avalanhe para um possivel block.
O: Mogg+Lash out para matar o Gouger, só que ele faz isso depois da draw step, então a montanha que ele revelou ia vir só no próximo turno, e ele perde o drop land. Eu revelo montanha e boto no fundo.
S: Como ele tinha só 2 lands, eu pago o echo do riders. Compro fanático, bato, faço land e o fanático. (18-17).
O: Aqui ele faz outro dragons claw, e da choque para matar o Avalanche #1.
S: Compro Demigod, mas faço o Avalanche #2, já que isso tira a 3° land dele, e me preveni de um possível Javelin no próximo turno para matar o Demigod. Ao ver o segundo avalanche, o oponente concede.

Game 3

Aqui o jogo se resumiu a minha mão absurda. No draw eu abri de Mana, Mogg, mana Blood Knight, mana Gouger, 4 mana, tive a opção de fazer o Avalance, mas preferi passar, suspeitando que meu oponente faria um demigod no próximo turno, já que até o momento ele não tinha feito nenhuma spell. Estou correto e mato Demigod com Javelin no passe, Faço o avalanche e bato para ganhar o jogo. Kill de 5° Turno. God Hands acontecem de vez em quando :)

Bom em resumo os avalanche Riders parecem ter feito a sua função corretamente, não que este seja o melhor sideboard para o mirror de monoR, mas é o que tem me ajudado a ganhar os mirror aqui no MOL. Continuo não gostando de Dragon’s Claw, pois existem soluções mais inteligentes e cartas que possam ser mais úteis em outros matchs. Para quem for se arriscar a jogar de MonoR, meu conselho é tentar inovar, pois os outros decks já estão se adaptando e logo logo o monoR perderá novamente o seu espaço.

Neste 8man que eu joguei, ganhei o Round 1 de um Fadas, com Magus da Lua sendo MVP mais uma vez, ganhei deste monoR no Round 2. Na final ganhei de um BG Ramp, graças aos Skreds e ao pacote de LD. Ganhei no Game 3, depois de matar 2 Masticoras e ainda tomar 1 Kitchen Finks e 2 Primal Command que botou uma land no meu topo, buscou um Goyf 7/8 e ainda ganhou 14 de vida.

É, a vida não anda nada fácil para os MonoR players! Comentem o que vocês acharam , as jogadas onde eu caguei no pau, e o que fariam de diferente tanto nos jogos quanto no sideboard. Os comentários que vocês fazem é o que nos motiva a continuar escrevendo neste blog.

Até a próxima!

5 comentários:

Anônimo disse...

Bom... essa partida ae contra o BG ramp, simplismente vc cagouuu msm... so PODE = )
Mas sim, a ideia do avalanche parecer sim ser legal, em relação a Dragon Claw's não acho ela tão eficiente ja que o MonoRed atual é muito agrro, digo, v vai ganhar um ponto d vida pra cada bixo que entrar, e o bixo vai ter bater o dobro p +...
Não sei se Lash Out...é tão legal assim, acho que c procurar pode ter alguma coisa melhor... acabei de pensar em gargadon, mas sei lá = )
Pow o blogger ta maneiro a lot, me amarro nos post...
Abração ae

Alex disse...

:)vou fazer um comentario sobre o blog pois acredito que é sempre importante para os idealizadores de um projeto saberem a mensagem que eles passam para as pessoas, na minha opinião, o diferencial do blog não são as estrategias de metagames, decks, jogos ou sideboards, pois isso se encontra em muitos lugares, a grande sacada do blog é a caminhada de duas pessoas rumo ao crescimento e o modo como elas compartilham com os reles mortais(tipo eu) as experiencias, isso deixa os leitores sempre esperando ansiosos por novos posts, muito bom e to sempre recomendando por ae, o deck parece ser muito bom, mas infelizmente perdi o tempo dele no MOL, acredito que ele não tenha uma vida muito longa, ou pelomenos que essa inflação estupida seja passageira, por isso não pretendo testa-lo, mas é bom saber como ele funciona pra jogar contra e Ricardo, desculpa não ter falado contigo no fds, eu não tenho net em alpha, então só vi teu numero na segunda :( mas agora ta anotado e quando for ae pretendo te encher o saco sempre :P abraços and keep up the good work

Anônimo disse...

Não fique falando bem desse deck maldito, não quero ficar enfrentando essa maldição no FFA : (~~~

Anônimo disse...

Parabens pelo blog. .Conversei com vc essesx dias no MOL... só pela sua experiencia de como se jogar e o que acontece nos jogos deixam esse blog muito interessante.

abraços

xiko disse...

CADE OS FIGURINHA?!?!?