terça-feira, 5 de agosto de 2008

O MOL e os drafts

por Leandro "Stalker"

Já fazia um tempo que eu não mexia no MOL, desde que lançaram esta versão nova para ser mais exato. No passado o meu grande passatempo era ficar assistindo os replays de Premier Events que ocorriam diariamente, para saber quais eram os decks tier1, como se desenrolava as partidas entre os decks to beat e o poder de sideboard de cada deck. Infelizmente com a versão III os replays continuam indisponíveis, restando assim jogar os 8man, tanto T2 quanto os Drafts. Comprei alguns tix pra poder voltar a jogar no mol e fechei o MonoR do Saito, adquirindo só as cartas de Lorwin/Shadowmoor que faltavam, já que eu tinha todo o resto das cartas por causa do block do ano passado. Esse upgrade do MonoR saiu em torno de 30 tix, e parece que eu fiz a escolha certa no momento exato, já que com o sucesso do MonoR nos nacionais deste fim de semana (EUA, França e Itália) as cartas deram uma inflacionada legal.

Constructed

Joguei dois 8man, fiz 1-1, ganhando de um DS e perdendo para um Lark, e no outro fiz 2-0-1, ganhando de UW Merfolk, Swan e splitando a final. Esse jogo contra o swan foi até que engraçado, porque o cara fechou o combo, mas não conseguiu me matar, possívelmente por ter comprado as duas Gaea's Blessing do deck. A pressão para ele ganhar naquele turno também era grande, pois ele morria na volta.

O ambiente T2 do MOL está bem variado, Fadas, Swans, Ramp, Toast, mas para estes torneios de tiro curto (3 Rodadas) muita gente tem apostado nos Larks e Storms.
O mirror de MonoR é um match que eu tenho enfrentado constantemente, mas que eu cheguei a conclusão que quem compra 2 Demigod primeiro ganha.. alguns tem usado a tática do Dragon's Claw, mas pra mim é uma carta meio ineficaz, ficando realmente boa só no momento em que você coloca duas na mesa. As builds com snowlands para potencializar os Skred tem uma certa vantagem sobre o monoR antigo, pelo fato de você poder ter mais respostas para o Demigod e Gouger do oponente.

Limited

O real atrativo do mol são os drafts. Tendo tix e tempo livre, da pra se passar o dia inteiro draftando. Cada mesa é diferente e os jogos são bem mais interessantes. Nada de netdeck. Aqui vai da habilidade de cada um fazer os melhores picks, entender os sinais do cara da sua direita e da sua esquerda e montar um deck bem curvado e consistente. O Thorgrim é o cara do draft, conhece bastante a teoria de limited, do que é bom, quais cartas causam maior impacto no jogo. Boa parte disso ele aprendeu na época que o mol era de graça.. há uns bons anos atrás.

Eu aproveito esses nossos treinos de draft para aprender um pouco desse mundo do T3, entender o porque de cada pick, sabendo a hora de pegar a removal ou aquele bixo que encaixa bem no deck. É aquela coisa, se você pretende um dia ter vaga por ranking para jogar o natz, você precisa caprichar no seu ranking limited, ele que é o grande divisor de águas.

Draft N°1

Começamos o nosso 1° draft do dia abrindo logo de cara uma das bombas do formato S/S/S. Firespout. Com o passar dos booster, percebemos que o verde e branco estava totalmente aberto, já que deu pra pegar, Kitchen Finks, Cavaliers, Shield of Oversoul.. o 2° Booster não foi tão generoso, mas ainda deu para pegar alguns Return to Mist. Ai o Thorgrim comenta.. Falta só vir o Liege G/W que a gente praticamente tem o deck gw do block montado. Ai no 3° Booster, de cara o Liege.. só sorte! Ainda conseguimos pegar um Maniac.. e vamos pro jogo.

Round 1:
Deck vem redondo, mana Maniac, mana 2/2 Persist, 4 mana liege.. 5° Turno Kill.
2° jogo foi mais disputado, ele fazendo uns bixões e eu tendo que dar um chump attack para poder limpar a mesa com o firespout.. no final um finks ficou na mesa e terminou o serviço.

Round 2:
O cara abriu com o Mistmeadow Witch que ficou dando bounce em todos os meus bixos. Ai minha mão que eu achei que tava perfeita com o Cavelier+Shield of Oversoul ficou meio zuada.. Ele deu vários bounce atrasando meu desenvolvimento da mesa, e depois que ele resolve um Procession vejo que o jogo foi pro saco.
Game 2 quase a mesma coisa, mas quando ele bota o encantamento que da lifelink e deixa o bixo imploqueavel..GG. Tenso jogar de GW e enfrentar esse UW, onde meu acesso a removal era bem pequeno. Se no Game 1 os Last Breath ou Mercy Killing tivessem dado as caras, talvez desse para levar.


Bom, uma vitória e uma derrota, agora com o novo sistema de 8man do mol, ganhar a primeira partida é de extrema importância, para não sair no prejuizo. Nos eventos constructed a inscrição custa 6 tix, e a premiação é 5-3-2-2, ou seja 5 boosters para o primeiro, 3 para o segundo e assim por diante. Levando-se em conta que um booster você consegue vender rapidamente com o bots por 3.34 Tix, significa que ganhando a primeira partida você praticamente pagou a sua inscrição. No draft, o custo de inscrição é de 2 Tix+3 booster, e a premiação é 4-3-2-2, ou 8-4 (premiando só o 1° e 2° lugar). O que as pessoas normalmente fazem no mol é ganhar tix nos campeonatos constructed para poder gastar a premiação jogando draft, já que fazer dinheiro draftando é uma coisa mais complicada.

Draft N°2
Aqui o draft foi mais bizarro. De primeiro pick Incremental Blight, que sem dúvida é uma das melhores bombas do formato.. mas daí pra frente o deck parecia que ia ficar muito esquisito.. nenhuma carta boa nos booster que chegavam.. ai na dúvida era dar pick nas removal.. e isso se estendeu até o final do 2° booster, nesse ponto o deck tava tendendo para um UB com varias removal e algumas draws, mas ai veio o 3° e milagroso booster. De cara a gente abre e vê uma Puppeter Clique, e para nossa surpresa o preto foi muita underdrafted, tanto que praticamente todos os picks do 3° booster eram cartas playables. O deck continuou não dando aquele ar de vencedor, principalmente por causa de ser um MonoB e que usava vários bixos duvidosos, como o 2/1 wither. Conseguimos deixar o deck monocolor e com bastante cartas playables, o que parece ser a tônica nos drafts de S/S/S, já que os entendidos de draft falam que a melhor estratégia é draftar monocolor.
Para minha surpresa o deck foi ganhando, ganhando e por incrível que pareça a gente fez 3-0 neste draft, enfrentando na final um GW praticamente idêntico ao que a gente fez no draft n°1 Desculpas mas a minha memória não é tão boa, e eu nem lembro direito dos matchs. Quando os replays voltarem, ai da pra fazer uma analise melhor das partidas.

Até que esse monoB whiter não estava tão ruim. As bombas do deck ajudaram bastante, incremental blight fazendo 3x1, e ainda levando um redcap do oponente no processo. Foi um card advantage absurdo. E ainda com backup de Puppeter, que pegou o redcap do grave e ainda matou outro bixo..FATALIY! A única preocupação do deck era conseguir controlar o early game, já que depois do 5° turno as minhas spells se tornavam muito superiores. Bom, fica ai a dica, monoB não parece ser um arquétipo tão ruim, e você pode ter a sorte de ele ser uma cor underdrafted e no final sobrar várias cartas boas para você dar pick.

Cartas importantes para o arquetipo do monoB:


- Torture
- Scar
- Ooona’s Gatewarden (Para segurar os aggros no early game)

- Sickle Riper (Idem, e muito bom na hora que você sai da defensiva e parte para o ataque)

- Gloomlance (Ótima Removal)

- Sootwalers ou o Wanderbine Rootcutters (independente de quem você enfrentar, ter um bixo 4 manas 3/3, com a chance de ser imbloqueavel ajuda a ganhar muitos jogos)
- Gravegill Axeshark (O persist dele ajuda nesse jogo de atrito, até suas bombas caírem na mesa)

Bom, é isso, para quem quiser me encontrar no mol para treinar e trocar idéias sobre T2/T3, meu nick é stalker_br. Assim que o drafts foram acontecendo eu vou escrevendo.. isso se meus tix não acabarem antes :)

PS: Devido a um erro aqui no blogger, não conseguir fazer upload das "imagens", fica pra próxima.

5 comentários:

Anônimo disse...

Pow no PTQ Berlim -SP... eu jogando um 8-man draft la de SSS...fiz um monoG, e fiz final...peguei um mlk ake do rj no round1 e o mlk disse. noussa vc fez mono Green, ate na hroa que ele fui eu colocano uns 8 token 2/2 na mesa e concedeu.. hauahua
Mas é isso ae... mt bom isso ae...
Abração
By Batutinha

Unknown disse...

acredito q draft use mais a inteligencia subjetiva ,manja.


os sinais sao sutis e a build e o jogo sao muito subjetivos. nao tem a certeza do jogo analitico do constructed.


melhor formato com certeza! pena nao rolar no br. no japao, juntou 8, ja eh

Tiago Nhoque disse...

è dificil draftar, pq vc não tem idéia do que vai sair nos booster e o que as pessoas estão dando pick, durante o primeiro booster e o segundo muitas vezes tmbm...
O terceiro pick , na maioria dos drafts que u joguei que define o deck que eu vou jogar ou não, vc só consegue ffazer um bom deck de uma cor se der sorte de ninguem estar draftando a sua cor...
Mai sou novo nisso e posso estar errado..

Tiago Nhoque disse...

Draft é o formato amsi legal do magic, apesar de eu não ser bom e ainda estar aprendendo percebi que é difil escolher de que cor jogar antes de terminar o primeiro booster e o meio do segundo, a menos que vc seja o unico draftando aquela cor, normalmente o terceiro booster define como vai ser o deck que cores usar.
Não sei se eu Drafto certo, mais normalmente no primeiro booster dou pick nas cartas que são mais forte no formato ou alguma que tenha grande sinergia com uma que eu peguei, depois do primeiro booster, dependendo que do abrir no segndo eu tendo pra uma cor, mais o primeiro booster isso é muito difício de acontecer..

Anônimo disse...

mano...draft soh pode ser bom :D

saudades dos tempo de 2 drafts por dia (tah, nao faz muito tempo :P)

btw, tah ficando muito bom o blog hein, pqp. eu falei pro thorgrim q ia mandar um artigo grandinho sobre o mol pra vcs, mas nunca acho tempo pra termina-lo =[

gratz pra vcs 2.