domingo, 3 de agosto de 2008

Jogada da Semana

por Ricardo "Thorgrim" Mattana

Toda semana irei postar alguma jogada interessante que eu fiz, presenciei ou acompanhei no Coverage de algum torneio. Pode ser um ataque bem sucedido, um blefe bem elaborado ou simplesmente uma jogada que eu achei legal compartilhar com vocês.

Como é a primeira semana que a coluna estará sendo publicada, irei comentar sobre um jogo meu no início desta temporada de Regionais. Não foi uma jogada brilhante, mas foi um mind trick que até hoje me rende boas risadas.

Regional da Devir – 1ª rodada

Estava eu de BG Elves, jogando contra um conhecido meu de UW Merfolk. Naquela época ainda não sabia exatamente como fluía tal jogo e minha lista era bem diferente da utilizada no GP Buenos Aires.

No game 1, lembro de ter zicado mana no começo do jogo e quando meu terceiro terreno resolveu aparecer era tarde demais. Os peixinhos já estavam me disciplinando.

No game 2, o deck resolveu colaborar e uma mão bem razoável me trouxe um Chameleon Colossus no início do jogo, colocando me em uma situação bem confortável. Mas o que realmente importa ser dito é que neste jogo coloquei para dentro os 3 Seal of Primordium do sideboard para lidar com os prováveis Teferi´s Moat.

Ainda nos primeiros turnos deste game, aproveitei um momento onde todos os seus terrenos estavam virados e consegui descer o Seal of Primordium, sem que ele pudesse responder com qualquer tipo de counter e antes mesmo de seu Teferi´s Moat, o terror do BG Elves, cair na mesa. De qualquer forma acabei não precisando do Selo para ganhar.

Logo quando acabou o segundo game, meu oponente foi logo retirando três cartas do deck, que eu imaginava serem (e realmente eram) os Teferi´s Moat, para inutilizar o meu Seal of Primordium que ele havia visto no game anterior.

Continuei embaralhando normalmente, até momentos antes de ele terminar de embaralhar seu deck, foi então que eu peguei meu sideboard novamente e fingi retirar três cartas do deck, para ele pensar que eu também havia retirado os meus Selos.

Não deu nem um minuto e lá estava ele colocando de volta os Teferi´s Moat para dentro do deck, voltando ao jogo contente, por achar que eu não conseguiria lidar com os encantamentos no derradeiro game.

O game 3 prosseguiu e ele acabou ganhando sem nem precisar do Moat, porém o que vale a pena ressaltar é que o fato de eu ter conseguido “enganá-lo” me fez ter controle sobre tal situação durante o jogo, criando uma pequena, porém importante vantagem para mim.

Tal situação me fez lembrar que uma tática interessante para evitar esse tipo de coisa é toda vez que você for efetuar as trocas do sideboard, você deve colocar as 15 cartas para dentro e depois retirar 15, mesmo que você não vá utilizar todas as cartas do seu side.

Essa tática é pouco utilizada pela maioria dos jogadores, mas é uma idéia interessante caso você não queira que o seu oponente descubra quantas cartas estão entrando após cada game.

Voltando ao jogo, na hora em que estávamos guardando os decks para se retirar da mesa, meu oponente veio me perguntar: “Você tirou o Seal of Primordium no game 3, né? Por que eu percebi e fui logo colocando de volta o Teferi´s Moat”.

Eu, contente por minha tática ter dado certo, disse que não havia retirado os Selos em nenhum momento e fui choramingar minha derrota com os meus amigos.

4 comentários:

Jorge disse...

Primeiro!

Hahahahaha

Sempre bom passar aki para ler seus textos!

É, saber blefar é importante, não só para o blefe encaixar, mas por deixar seu oponente nervoso, e quem sabe, cometer asssim erros.

Abs

Anônimo disse...

Só acho que vc não devia ter dito nada após o jogo, confirmava que retirou e pronto, pois em uma próxima ele já vai estar mais ligado nisso hehe.

Lucas Nunciatelli disse...

Nossa cara o Blog ta muito bom mesmo eu to curtindo de mais todas essas "histórias" e dicas a gente sempre tira um aprendizado.

Abraço

e sucessso ;)

Anônimo disse...

Powhaa...seria mas interresante c v tivec ganho o jogo..quando vc disse, mas ele me venceu sem precisar e tals, fikei mo desanimado... hauahauha
MAs pow, gostei dessa parada ae... pena que naum funfou dessa x...

Abração ae
By Batutinha