segunda-feira, 22 de setembro de 2008

O ano é de Shuhei Nakamura

Por Leandro "Stalker"

Mais uma vez parece que o prêmio de jogador do ano ficará com os japoneses novamante. Relembrando os últimos PoY:

-2007 Tomoharu Saito
-2006 Shouta Yasooka
-2005 Kenji Tsumura

Shuhei lidera com uma certa folga a corrida de jogador do ano. 10 pontos a frente do 2° colocado.

Vamos rever a sua trajetória e também uma retrospectiva geral desta temporada:

1) GP Stuttgart
Primeiro evento da temporada 2008 (aconteceu no final de 2007), e ele já começa com o pé direito, com o 1° lugar, U$3.000,00 e +8 Pro Points. O formato era Lorwyn Limited

2) Pro Tour Kuala Lumpur
Primeiro PT do ano, formato que realmente separa os homens dos garotos. Top64, e 5 pro points. A história desse PT sem dúvida foi o Shadowmage Infiltrator. John Finkel saindo de sua aposentadoria para ganhar seu 3° PT, draftando um arquétipo esquecido por muitos (Kithkin!)

3) GP Vancouver
Aqui o formato era Extended, e mais um bom resultado, garantindo um 29° Lugar, U$400,00 e mais 2 Pro Points. Paul Cheon foi o ganhador deste GP com sua versão de Next Level Blue, e o recém banido Sensei's Divining Top

4) GP Shizuoka
Primeiro revés da temporada, aqui Nakamura perdeu o corte para o day 2, amargando um 233° lugar. Este GP também foi o marco para o início da temporada T2 e o surgimento do deck de fadas como um deck tier1, capturando o 1° e 2° lugar.

5) GP Vienna
Segundo revés consecutivo, ficando a uma vitória para fazer o corte para o day 2. O formato do GP foi Extended, onde Dredge apareceu como o deck dominante, mas no final NLB levou mais uma vez o troféu para casa.

6) GP Philadelphia
Aqui, tanto Saito quanto Nakamura não fizeram a viagem para a terra de Rocky Balboa, já que foi no mesmo fim de semana do GP Vienna.

7) GP Brussels
Pelo 3° GP consecutivo, Nakamura não faz day 2, mas dessa vez culpa dos tiebreakers. Formato era Shadowmoor Limited. O top8 foi dominado pelos franceses (5), mas quem levou o troféu dessa vez foi o holandês Kamiel Cornelissen.

8) PT Hollywood
Pro tour que ficará marcado como a estréia do Leit no circuito proffisional, e estreando bem ao fazer day2. Shuhei Nakamura faz mais um top8 e um jogo de quarta-de-final para ficar na história, principalmente quando seu oponente é o PV. 3° Lugar, e U$15.000 no bolso, sem contar 16 pro points e a liderança na corrida pelo Player of the Year.

9) GP Birminghan
O bom resultado em Hollywood faz Nakamura tirar a zica nos GPs também, conquistando um 10° Lugar. O formato foi Lorwyn/Shadowmoor Block. U$600,00 e 3 Pro Points. Deck pilotado por ele? Fadas, o arquetipo que dominava tanto o T2 quanto o formato block.

10) GP Indianapolis
Outro GP sem conseguir fazer day2, formato Shadowmoor Limited. A boa notícia foi o 14° Lugar do PV neste GP.

11) GP Buenos Aires
A invasão brasileira na terra dos hermanos, Xico do RJ levou, Fanfarrão ficou no quase e o Nakamura ganhou mais uns pontinhos na corrida, com 2 Pro Points + U$500,00. Ele e o Saito mostraram ao mundo mais uma obra-prima made in japan, o tal do MonoR com Demigod que chegou para tirar o sussego das fadas. Esta primeira versão do deck foi lapidada posteriormente pelos americanos/franceses que inseriram a base snow, dando acesso ao poderoso Skred e com a chegada de Eventide, o capeta na forma de Guri "Figure of Destiny".

12) GP Madri
Formato Sha/Eve, mais uma vez Nakamura fica fora do day 2. Parece que ele não tem dado muita sorte ao abrir as pools do selado.

13) GP Kobe
Mais um GP, dessa vez entrando la pela porta dos fundos, conseguindo um top64 e 1 pro point.
Formato foi block já valendo Eventide, e mais uma vez fadas leva o 1° lugar.

14) GP Denver
Mais um formato block, depois de 11 GPs consecutivos, Nakamura tira o fim de semana para descansar.

15) GP Copenhagon (Vulgo GP Chocolate)
Um bom resultado dessa vez, 4° lugar U$2.000 e 6 Pro Points. Um top8 muito forte por sinal, com Saito, Wafo-Tapa e Medevoort. Formato T2, que foi uma grande referência para o ambiente brasileiro, tanto para o FFA, como para o Nacional.

16) GP Manila
O top8 na Dinamarca parece ter dado energias para o japones, que emendou mais um bom resultado, fazendo um 13° lugar e mais 3 pro points.

17) Nacional Japonês
Um 18° lugar.. nada mal para quem jogou o nacional considerado por muitos como o mais difícil do mundo.


Pra finalizar, esse tal de Shuhei Nakamura carrega a bandeira dos Pro Players. Ele viaja o mundo inteiro aproveitando seu level 7 no Pro Players Club. Já garantiu level 8 para o ano que vem e sem dúvidas é um forte candidato para o Hall da Fama nos próximos anos. Eu tive a oportunidade de conhece-lo pessoalmente em Buenos Aires e o que eu posso dizer é que ele foi muito simpático sem nenhum estrelismo.

Nós aqui do Fact or Fiction temos nossos contatos, e quem sabe em breve conseguimos uma entrevista com o Shuhei aqui no Blog.

7 comentários:

Unknown disse...

humpfs...to 100% contra esse cara ae..ele treme se me pegar pela frente.



=D

Anônimo disse...

Pow, mamakina isso ehm... pow esse negocio de conseguir uma entrevista com ele ia ser muito maneiro, muito maneiro mesmo...
Abração ae all

Unknown disse...

Nuss, deve ser mto chapado viajar pra altos lugar pra jogar magic.
enfim, 100% contra o japa tb XD!

Anônimo disse...

parabens pelo trabalho ae, a galera vai empolgar com uma possivel entrevista com ele...

Carlos "Jaba" Romão disse...

Fala rapaz
Muito bom teu post
Com direito a gráfico!!!! Belo trabalho de pesquisa e ultimamente os japoneses são os caras a serem batidos... seguindo essa linha, eu sou japones e espero que o próximo ano seja meu hehe abraco e valeu pela força que voce ta dando pro meu blog

Anônimo disse...

Tá muito bom o blog Meili!! Essa pesquisa sobre a jornada dos caras ficou muito boa!

E uma entrevista com os prós(não necessariamente japoneses) seria bem legal também.. Com o Jabaiano ou o PV, por exemplo...

Continuem assim, que o blog tem futuro o/

Abraço

Anônimo disse...

Po,eu conversei bastantecom um amigo meu portugues e ele me disse uma coisa,pra voce ser lvl 8 e concorrer a PoY voce não precisa ser necessariamente o melhor,voce simplesmente rpecisa jogar + campeonatos q todo mundo...tai a prova ele jogou infinitos gps e foi colcionando pontinho por pontinho,OBVIO q ele é bom,mas se voce joga 20 campeonatos a chance de fazer top8 é muito alta,ainda mais se voce jogar bem! ta ai minha opinião!