domingo, 28 de setembro de 2008

Pré-Release de Shards of Alara – Primeiras Impressões

por Ricardo "Thorgrim" Mattana

Depois de um bom tempo sem jogar um pré-release, ou até mesmo um campeonato limited, resolvo ir prestigiar o Pré-Release de Shards of Alara na Magic Domain.

Por falta de tempo, acabei não conseguindo simular uns selados ou até mesmo jogar alguns drafts no Magic Workstation. Aliás, a boa antes de qualquer Pré-Release é pegar esses patchs manuais que sempre circulam pela internet, dias após ser liberado o spoiler completo da nova edição e dar uma brincada.

O máximo que consegui fazer foi dar uma boa olhada no spoiler para tentar decorar algumas comuns e não ser surpreendido por algum combat trick. De cara já me deparei com Sigil Blessing. O Giant Growth da edição é muito forte, pois além de ser um excelente combat trick, ele ajuda você a lidar com cartas como Branching Bolt e Caldera Hellion.

Ao abrir minha pool de cartas, me deparo com Cruel Ultimatum, uma das maiores bombas da edição, além de Grixis Charm e ambos os terrenos do plano. Confesso que ao ver o Cruel Ultimatum, parecia muita burrice não jogar com ele, portanto como não pretendia jogar de five colors, fiz um grande esforço para abrir mão das cartas verdes e brancas da minha pool.

Durante o campeonato, pude ver com mais calma minhas cartas e percebi que além do plano de Grixis, Naya também apresentava uma pool de cartas bem satisfatória. No fim das contas acabei jogando de Grixis mesmo, mas podia ter feito um grande resultado jogando de Naya também.

Segue o deck que eu joguei o Pré-Release:

Lands (17)

4 Island
6 Swamp
5 Mountain
1 Crumbling Necropolis
1 Grixis Panorama

Creatures (14)

2 Skeletal Kathari
1 Scourge Devil
1 Kathari Screecher
1 Rockslide Elemental
1 Shore Snapper
1 Thoughtcutter Agent
1 Thunder-Thrash Elder
1 Tidehollow Strix
1 Viscera Dagger
1 Caldera Hellion
1 Incurable Ogre
1 Cloudheath Drake
1 Goblin Deathraiders

Spells (9)

2 Resounding Thunder
1 Magma Spray
1 Obelisk of Esper
1 Infest
1 Agony Warp
1 Courier's Capsule
1 Cruel Ultimatum
1 Grixis Charm

O deck inegavelmente tinha duas bombas: Cruel Ultimatum e Caldera Hellion. Assim que o campeonato acabou, o arrependimento por não ter jogado de Naya foi bem menor, já que o Ultimatum foi claramente o MVP do deck, me fazendo ganhar diversos games. Era praticamente “sete manas vira (ou ganha) o jogo”.


Já o Caldera Helion, juntamente com o Infest, eram minhas duas maneiras de resetar a mesa. Quando eu vi esse Caldera Helion nos previews da edição, a primeira carta que me veio em mente foi o Desolation Giant.

Ambas as cartas possuem um efeito parecido e essa idéia de resetar a mesa e ainda por cima passar o turno com um bicho grande é tudo que o plano de Grixis precisa.

Quando separei as cartas das cores de Grixis, percebi que as mágicas estavam muito fortes enquanto as criaturas tinham lá seu potencial, mas não eram as melhores possíveis.

Minha primeira versão do deck possuía apenas onze criaturas, mas como estava acostumado a jogar com no mínimo quatorze nos drafts de Shadowmoor/Eventide, acabei abrindo mão de umas spells bem interessantes como Cancel, Call to Heel e Resounding Wave para encaixar mais criaturas.

Se eu fosse jogar novamente com o deck, provavelmente tiraria o Thunder-Thrash Elder, que apesar de ser uma criatura com potencial, no meu deck não funcionou nada bem e colocaria em seu lugar Call to Heel para combar com o Caldera Hellion.

O Thunder-Thrash Elder merece um parágrafo a parte, pois apesar de não ter funcionado no meu deck, ele me parece uma criatura muito boa para os planos de Naya e Jund. Fazer de segundo turno Dragon Fodder e em seguida entrar com o Elder 7/7 deve ser fantástico.

Outra mudança que eu faria certamente seria colocar o Obelisk of Jund no lugar do Obelisk of Esper. A fonte verde que eu abri mão de colocar no deck, no fim das contas acabou fazendo muita falta, pois eu tinha dois Resounding Thunder e sem tal fonte não tinha como eu fazer o seu cycling, que por sinal é muito bom.

Na realidade eu nem ponderei tal idéia quando fui montar o deck, pois achava que dificilmente teria as manas necessárias para o cycling e o fato da carta ser uma instant que causa três de dano no jogador ou na criatura alvo já era motivo suficiente para colocá-la no deck.

Vale acrescentar que o ambiente me parece bem lento se formos comparar com o último formato limited, e as bombas na maioria dos casos definem o rumo do jogo. Tinham vários games que eu estava com a mesa controlada, quando de repente o oponente fazia uma bomba e virava totalmente o jogo. Como no Pré-Release cada jogador recebia um deck e três boosters da edição, dificilmente alguém não teria uma rara apelona em seu deck.

Aliás, durante o campeonato percebi que a boa era fazer com que o oponente começasse. Como meu deck era bem mais control do que planos como o Naya, era muito importante não perder land drop e um mulligan no play seria quase fatal.

A idéia principal era abusar das cinco criaturas evasivas que o deck possuía, enquanto as remoções iam limpando o caminho ou segurando as principais ameaças do oponente.

A habilidade Unearth me pareceu muito boa também, não sei por que, mas me faz lembrar um pouco do Persist. Não foi cena rara no campeonato, eu limpar a mesa com o Helion e no turno seguinte bater pesado com ele e mais as criaturas Unearth que vinham do cemitério.

Outra habilidade que provavelmente jogará muito no formato é o Exalted. Infelizmente meu plano não explorava muito tal habilidade, mas pude ver interações durante o evento bem legais com ela, portanto vale a pena olhar com mais atenção suas cartas Exalted.

Senti uma pequena lacuna no drop 3 e 4, pois parecem existir poucas criaturas boas comuns com esse custo na edição. De qualquer forma, nestes turnos os jogadores normalmente estavam descendo os seus Obeliscos ou utilizando cartas como Courier's Capsule e Gift of the Gargantuan, que por sinal são muito boas.

Acabou o Pré-Release e eu fiquei em segundo lugar, fazendo 5-1, perdendo apenas para o Rodrigo Nogueira, o campeão do evento. Resumindo um pouco, o formato me parece bem divertido e exige bem mais skill na formação dos decks do que o formato passado.

De certa forma acaba sendo um choque partir de um formato onde se podia facilmente jogar de mono color, para adentrar em um formato que dificilmente você vai querer jogar com menos do que três cores. Pelo que andei lendo, muita gente vem dizendo que o formato se parece um pouco com o de Ravnica.

Enfim, o texto tinha como intuito contar um pouco como foi essa minha experiência no evento, quais as minhas primeiras impressões do formato e como desenvolvi minha lista. Espero que tenham gostado e sirva de ajuda para quem for jogar o Pré-Release apenas semana que vem.

Até a próxima!

7 comentários:

Anônimo disse...

OMG, que ingrato, cadê os props pro MBC e pro Meili que foram comentar o seu deck lá no mac (e te mostrar que vc tinha que ter usado as fontes verdes).
E vc esqueceu de falar que vc tinha a tap land BGR e que não tava usando, mas a gente viu depois que vc devia ter usado.

Unknown disse...

Nus parabens cara, eu jah comomorei antes de começar...
com sarkhan que joga sozinho + mana plasma e altos removel vermelho foi Eaaasy alot...me diverti no pre : D!

mass o dragao que entra tipo "yu-gi-ho" éehhh MTOOO FODA!
2 turno e GG!

Leandro disse...

Props pro Thorgrim.. Mano, vocês não sabem como que é chato linkar o nome das cartas com o site da Wizards (Ok, o mini-indie sabe!)

Selado de Alara é bem divertido, e aprender a draftar isso vai ser foda, principalmente na hora de priorizar quando você deve dar os picks nos fixers.

Ricardo Mattana disse...

MBC: tem razão! Esqueci de comentar sobre a outra land que tinha na pool de cartas e eu deveria ter colocado hehe

Relaxa, que você e o Stalker são sempre muito úteis! \o/

Anônimo disse...

Pow cara, assim eu vou jogar o pre na semana que vem e espero me dar bem sim, e alguma das dicas que vc deu vão ser muito importantes...espero poder pegar mais dicas com vc sobre limited...ja que no constructed é ao contrario =p
Abração ae

Tiago Nhoque disse...

GHostei muito do formato.. jogando com 1 deck e 3 boosters naum faltaum remoção e bombas emt todos os deck..
O que chatiou fou abrir uma poll com esse 3/3 que devora e causa 3 em tudo, 3 oblivios rings, 2 danos vermelhos com reciclar e se puchar pro preto tinha 3 artefatos que destroi a criatura não preta, e ter que ver um cara fazendo um deck azul verde e branco..
Peguei um poll muito estrannha, mais o deck tenha suas remoções e o dragaum 8/8 voas, impeto etc, como bomba..
Ganhava minhas partidas, saindo pro rush, depois que o cara controlava eu removia as flys e fazia dragão par ganhar..
Na ultima rodada estava 4-1 em terceiro lugar.. perdi a ultima pra um cara com um deck cheio de bombas e terminei em 10, premiação pro top 8... mais no final a diversão desse evento valew apena.

Anônimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!