segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O Natz na visão dos juízes

Por Leandro "Stalker"

Bem, nesse últimos tempos eu comecei a levar um pouco mais a sério essa coisa de ser um juiz de magic, principalmente após alguns campeonatos onde eu percebi que eu conhecia muito mais de regra do que alguns juízes.. "se esse cara aí é juíz, porque eu não posso ser?"

Conversei com o juiz Fox aqui de SP sobre essa carreira de juiz, e ele me deixou com o seguinte dilema: Escolher ser jogador ou ser juiz. Escolha díficil, principalmente quando você ainda tem o sonho de ganhar um PTQ, jogar o Natz. Mas como ainda estou no começo, ainda da pra dividir o tempo jogando uns campeonatos e apitando outros

Apitei meu primeiro FNM, e foi bem tranquilo.. sempre aquelas dúvidas de sempre, nameless inversion no goyf e tem um sorcery no grave.. morre ou não morre, burrenton pode prevenir o dano causado pelo blood knight. Interpretar regra é uma coisa simples, mas o dífcil quando você é juíz é tentar consertar as cagadas que os players fazem e que não estão no livro de regras, um pouco mais sobre isso no decorrer deste post.

Graças aos juízes Fox e Henrique, eu pude estar presente no nacional deste ano, não como jogador (é, fui fumed no FFA, maldito critério de desempate por vida!), nem como juíz, mas sim como um sombra, no melhor estilo soltari priest. Eu podia ver os jogos, escutar as conversas com juízes mas de maneira alguma poderia me comunicar com os jogadores. Foi uma experiencia muito interessante para mim pois além de poder ver os melhores jogadores do pais jogando, eu aprendi muito com os juízes e as maneiras que eles interpretavam certas jogadas. Jogador A revelou duas cartas do topo ao invés de uma, como consertar isto? Jogador B esqueceu de atacar com o maniac no turno passado, e o oponente só percebeu isto no turno dele.. o que acontece?

Ao longo dos 2 dias de campeonato as pérolas vão se acumulando, jogadas geniais, jogadas bizarras, topdecks incríveis, players que não tomaram DQ por questões de milimetros. Ser parte da Staff faz a gente saber de tudo o que acontece no campeonato, coisas que os jogadores nunca saberão que aconteceu.

E almoço? Os juízes comem também, sabiam disso? Tem toda uma logistica de revezamento.. os lanches do Mc chegam por volta de meio-dia e lá pelas 17hs o último juiz do rodizio faz o seu lanchinho, comendo aquela batata com gosto de areia ou o nuggets com gosto de borracha. Se você imaginar que o prazo de validade de uma lanche do Mc dura 5 minutos.. comer ele 5 horas depois que ele ficou pronto.. yumy yumy :)

Ainda pude assistir a final entre Leit e Casatti de camarote. Que jogo! Nunca tinha visto um nacional de perto, foi emocionante. Como diria o Thorgrim, "eu jogo magic, esses caras jogam outro jogo" Não dúvido nada que o Leit seja nosso próximo pró player a despontar no cenário internacional.. Berlim será muito difícil, já que o ambiente é T4, e esse é território de domínio europeu dos últimos 3 anos, mas no worlds creio que ele terá mais chances, ainda mais jogando o legacy no formato de equipes do worlds.

Pra finalizar algumas "pérolas" no nacional deste ano:

Jogador A tem um Teferi e um Anjo de Platina na mesa e tem alguns counters na mão. Jogador B está de kithkin, e faz um mirrorweave dando alvo no cenn.. ele bate com mais dois bixos, o jogador A toma todo o dano de combate. Como o dano foi letal, o jogador B fala, você morreu.. Jogador A fala, não, eu tenho o platina.. Jogador B responde.. o seu Platina é um Cenn.. CRÉÉÉUUU!!!

1° round do Nacional, PV jogando de Fadas, enfrenta um Mono Black control.. estamos no game3 e o monoB está no play e mulliga para 5. Ele abre de mana seize, tira o seize do PV. O fadas faz mana vai, monoB faz mana blossom.. só sorte esse tal de magic. Continuando o jogo, o monoB tenta encaixar um Demigod que toma counter, turno seguinte PV faz vendilion na draw phase do oponente e ve outro demigod, que vai direto para o fundo do deck. No mesmo turno, o cara sacrifica a mind stone, compra outro demigod, e ainda tem 5 manas para faze-lo e trazer o outro do grave..é, bad beats acontecem!

Agora a coisa mais bizarra que aconteceu no campeonato foi num round do draft, quando um tal jogador chamado Paulo_tte estava enfrentando o Wendell.. era o game2, tte com 9 de vida e wendel, se nao me engano a 4.. wendell tem alguns bixos na mesa precisa topdeckar alguma coisa para não perder o jogo, puxa a carta do topo e revela um Corrupt (7 pantanos na mesa), Wendell fala "Acabou?!", tte confirma, "É, acabou.", wendell recolhe, tte recolhe e vai assinar a slip.. wendell fala, "Não, game3, você nao recolheu?", "Não, você que recolheu".. ai a confusão foi instaurada.. 15 minutos de conclave entre os juízes para decidir como consertar essa cagada felomenal... milagrosamente os 2 conseguiram refazer a mesa de jogo e prosseguiram a partir dai.

Por último, vou fazer um merchan do blog do robina, nosso concorrente direto nos blogs brasileiros de magic. Muito boa a coverage desse natz, quem sabe ano que vem a gente não faz um coverage em conjunto, postando direto no site da wizards. Se um brasileiro ganhar o Worlds este ano, aposto que a gente consegue isto.

É, fim de temporada agora.. e que venha Shards of Alara!

4 comentários:

Anônimo disse...

Noussa, essa parada do Paulo_tte ai eu morri de rir...caraiii que bizarro
hauahauhauaha
Pow Stalker, me deu mo inveja, tanto é que eu perguntei, como vc tem livre acesso? heeheee

Pow maneiro conhecer vc e o thorgrim... e o blog ta ae...cada x mas maneirooo
abração ae

Anônimo disse...

Jogador B está de kithkin AUHaUHaUHauh esse sou eu =), Bones ...
O cara que tava jogando comigo joga 10!!!!!!!

Anônimo disse...

Props pro Mini Indie ninguem dá ne fdp de merda, rs

Fuzzy disse...

Você esqueceu de me citar em 2 pontos: Eu te corrigindo no FNM que você apitou, e do meu DQ no FFA, que é melhor do que a final! =P