sábado, 11 de outubro de 2008

A Rampa de Mana, Parte 2

Por Leandro "Stalker"

Após mais uma semana de testes com este Ramp, pude tirar uma amostra dos decks que estão rodando neste novo ambiente.

Fadas e Kithkin por terem sido os decks mais fortes na temporada block, continuam predominando. Em menores quantidades estão aparecendo alguns QnT, BR tokens, Bant, RG Warriors. BG elves parece que nunca saiu de moda também.

Eu fiz algumas alterações nas listas que eu postei no começo da semana.

Retirei os finks porque nos meus testes ele não era tão impactante para me ajudar a controlar a mesa. Para controlar melhor os primeiros turnos de jogo achei melhor colocar 2 terror. A Oona estava meio perdida no deck como vocês perceberam no deck e por isso adicionei 2 Cloudtresher (Boa Estorquido!). O que me fez ter que tirar um Siege-gang também para não ficar com tantas mágicas de custo 5+ no deck. Com o Tresher no main deck agora e sem Finks para me ajudar a ganhar vida, o Warhammer tinha que ser acrescentado, já que eu teria muitos alvos para eles. Os tokens de saprofita do Sprouting Thrinax, os tokens do Siege-Gang, Tresher, Colosso Camaleão.

Alterei um pouco os terrenos também, tirando 2 florestas e colacando +1 filter BG e +1 filter RG, principalmente por causa dos Infests e Spitebelows que eu tinha no sideboard.

O sideboard ficou assim:

1 Cloudthresher
2 Infest (kithkin)
2 Naturalize (Blossom, oblivion rings..)
3 Spitebellows (Camaleão e outros bixos estupidos)
4 Thoughtseize (fadas, Toast)
3 Kitchen Finks (Decks com burn)

Com essas alterações fui botar o deck a prova no FNM da Domain desta semana. Segue aqui um breve report.

Round 1: Kithkin

G1 Perdi no dado e mulligo para 6. Acabei ficando com uma mão razoável, com acelerador, terror e Cloudtresher. O kithkin vem explosivo, descarregando Figure of Destiny, Knight of Meadowgrain. Quando estou prestes a controlar a mesa, ele faz Light from Within, me leva a 3 de vida e não consigo mais voltar pro jogo.
G2 Faço camaleão de 3° turno, ele se apressa em tentar ativar a Windbrisk Heights colocando 2 Figure of destiny e 1 knight of Meadowgarin na mesa. Bato com o Camaleão, ele não bloqueia e depois faço infest levando seus 3 bixos. A vantagem é muito grande e vamos para o G3.
G3 Consigo segurar o começo do jogo com um firespout de 3° turno, voltando de Camaleão, Shriekmaw, Garruk e outro Camaleão. Tiro 4 marcadores do Garruk e ganho o jogo.

Side in: 2 Infest, 1 Cloudtresher
Side out: 1 Camaleão, 1 Solo Fértil, 1 Loxodon Warhammer

Tirei o Camaleão porque sempre tem 1 token bloqueando ele, e o Tresher tem a utilidade de lidar com os tokens do Spectral Procession.

1-0

Round 2: Naya Beats
G1 Perco no dado e mulligo pra 6 novamente. Vamos trocando bixos até o momento que ele faz um Oversoul of Dusk. Eu sabia que estava em uma péssima situação, pois meu deck ainda não tem respostas para esta criatura. Acrescente um Loxodon Warhammer na mesa do oponente e minha vida foi embora rapidamente.
G2 Mulligan para 6 novamente, fui tentando sobreviver novamente, mas outra vez me deparei com Oversoul e não tinha jeito, fui disciplinado outra vez por ele.
1-1

Side in: 2 Naturalize 1 Tresher, 2 Spitebelows
Side out: 1 Cruel Ultimatum, 2 Terror, 2 Shriekmaw

Camaleão e Oversoul eram os dois bixos que mais me causavam problemas, então Maw e Terror eram cartas mortas na minha mão. Ultimato eu poderia tirar todos, mas acabei deixando para poder lidar com warhammer, Oblivion Ring e Garruk do outro lado.

Round 3 : 5 colors, com Doran e Reveilark
G1 Perco no dado novamente, e ao invés de mull para 6, foi mull para 4. Não durei muito tempo e apanhei rapidamente para 1 Kitchen Finks e 1 Camaleão.
G2 Coloquei os Thoughtseize do sideboard, que me ajudam a tirar um Cryptic Command e um Mulldrfiter da mão do meu oponente. Ai fui batendo com Thrinax, Camaleão e levei o game.
G3 Ele abre fazendo 2 Birds of Paradise em seqüência. Quando vou tentar um Cloudtresher, tomo Broken Ambitions, mas com Manequin de backup trago o Tresher de volta e ele finaliza o serviço

Side in: 1 Tresher, 4 Thoughtseize, 3 Spitebelows
Side out: 1 Warhammer, 2 Firespout, 2 Garruk, 1 Cruel Ultimatum, 2 Terror

2-1

Round 4: Kithkin
G1, finalmente ganhei no dado e abri a melhor mão do campeonato. Solo fértil, Garruk, desviro 2 terrenos e faço Thrinax. No turno seguinte faço Siege-Gang. Meu oponente responde no turno dele ele fazendo Spectral Procession, eu faço a 6° mana Tresher, que mata os tokens de espirito e isso é game.
G2: Keepei uma mão de uma Savage lands, Rampant Growth e Infest. Comprei outra Savage Land, e enquanto isso meu oponente abre fazendo Burrenton Forge-Tender, Wizened Cenn e Procession. No meu 3° turno perco outro land drop, mas ainda havia uma esperança para mim. Meu oponente vira 3 lands e eu penso, se for outro procession eu estou vivo, infelizmente era uma Antífona Gloriosa. Ele bate, me leva a 2 de vida e eu recolho.
G3 Mull para 6 cartas. Acabei ficando com uma mão horrorosa, mas preferi não arriscar um mull para 5. A mão tinha 5 lands e 1 camaleao. Land vai , land vai, land vai, Land, Camaleão. Equanto isso, do outro lado ele começa de Goldmeadow Stalwart, Burrenton. Meu turno faço mana Rampant Growth e Warhammer, oponente responde com Cloudgoat Ranger. Faço land, e graças a esse flood, equipo o Camaleão e bato 14 levando o adversário a 6 de vida e eu a 29. Ele faz mirrorweave no meu Camaleão, mas como 6x4 normalmente da 24, eu ainda tinha 5 de vida e ganho na volta.. ufa!

Sideboard igual ao Round 1

Round 5 RG Warriors
G1 Ele abre muito bem, com Tattermunge Maniac, Paragon, Crusher, Garruk, Rip-Clan Crasher. Tento segurar o sangramento com Camaleão e Siege-gang. Quando parece que vou virar o jogo, ele compra o Furgão. Isto acaba com com as minha matematica do jogo e eu não tenho tempo de fazer o Ultimato.
G2 Dessa vez eu abro bem , dando Firespout que limpa a mesa, voltando de Garruk e Thrinax, ele recolhe e vamos para a 3° e derradeira partida
G3 Fico com uma mão boa, tenho terror para os bixos do começo do jogo,finks para ganhar alguma vida e ainda tenho camaleão e warhammer na mão, mas sou surpreendido por um Manabarbs que selou a partida.

Side in- 1 Solo fértil, 1 Ultimato, 1 Tresher
Side out- 3 Finks

3-2

Apesar do resultado, fiquei contente com o deck, porque ele funcionou do jeito que eu queria. Ele precisa de mais alguns ajustes, talvez acrescentar a 24° land e tirar o 2° warhammer. Sobre o sideboard, minha grande preocupação tem sido Oversoul of Dusk, pois alguns Kithkins estão usando ele no sideboard e está carta é praticamente auto-win contra o Ramp.

Após o término do campeonato, eu e o Thorgrim fizemos um brainstorm para esse slot do sideboard que pudesse lidar tanto com Camaleão quanto com Oversoul, diversas cartas foram citadas, Lignify, Trip Noose, Grim Poppet. Até que o Fuzzy apareceu e deu a melhor idéia até então, Mercy Killing. Solução elegante, pois eu poderia lidar com os tokens posteriormente via o Firespout. Caso alguém tenha alguma idéia melhor, me avise que eu testarei.

Até a próxima!

3 comentários:

Unknown disse...

finks nem é a boa contra burn.

1 magma spray GG finks!

gostei do report!

Alex disse...

Grande Leandro, Stalker, Meili, Juca(add nick a sua escolha aqui) continua melhorando o deck :) chato foi voce nao ter usado nenhum ultimato, teh a proxima garoto

Fuzzy disse...

Sim, eu pensei nisso sozinho sozinho! =D