quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Stalker visita o Extended

Por Leandro "Stalker"

Nesta época do ano temos muita novidade, série nova chegando, mas poucos campeonatos ocorrendo. Em meio a todo este tédio eu me empolguei em jogar um campeonato extended, desses online onde os jogos são via mws.

Eu reconheço, não sei nada de T4 e não tenho cartas irl pra jogar extended (Isto foi uma decisão minha e do Thorgrim quando resolvemos levar o jogo mais a sério, priorizamos o T2, e para poder fazer isto tivemos que passar todas as nossas duals, fetchs e etc..), mas magic é magic, e estamos ai pra o que der e vier.

Sobre o campeonato:
Bom, antes de fazer meu deck, dei uma olhada no deckcheck para ver quais eram os principais decks do T4, acabei escolhendo o Boros e fui fazer as minhas modificações. Minhas alterações foram principalmente aumentar em 22 o número de lands, tirar os paladino en-vec e colocar Kitchen Finks no lugar. No sb eu chutei o pau da barraca, e coloquei 4x runed halo meio perdidos, mas meio que pensando nos matchs contra combo, já que eles normalmente só tem 1-2 win conditions. Outro slot no sb que eu quis experimentar foi o Duergar Hedge-Mage, o bixo é a cara do boros :). Sem dúvida os deathmark parecem esquisitos. Porque não usar Smother? Bom, meu medo eram os Tarmogoys, Doran e o zoo em geral. E como eu queria matar bixo a um custo de uma mana, optei pelos deathmark.

Minha lista final acabou ficando assim:

Lands

Creatures

Spells
2 Char

Sideboard
SB: 3 Deathmark

Aos jogos:

Round 1:
UW Merfolk

É, isso mesmo. Era praticamente o merfolk do T2, a única coisa diferente que eu vi foram os Shackles. Ganhei no dado e atropelei no g1. G2 meu gás acabou cedo, os condenm vindo do SB dele me atrapalharam bastante e as draw do silvergill adept fizeram a diferença. G3 foi o mais complicado de todos, já que tomei 2 condenm logo cedo. O jogo ficou travado mas ele já estava na red zone, com 4 de vida e eu com 2 mogg fanatico na mesa. Pro meu azar ele tem um revilark na mesa, da counter no meu soltari priest que ganharia o jogo e da bounce no lark, voltando 2 lords, que junto com outros 2 lords fazem todos os merfolk estarem 5/5 mais uma mutavault 6/6. Ainda sim ele não consegue me matar. No meu turno eu topdecko uma Lighting Helix no melhor estilo Craig Jone e ganho, já que ele só tem lands na mão.. ufa!

2x1

Match 1-0

Round 2:
MonoR

Bom, o match aqui pode ser resumido em Lighting Helix>>MonoR. Bonus extra para o Hedge que veio do sb destruindo uma Great Furnace. Meu oponente ficou irritado, mas sorte a dele que ele nem chegou a ver os kitchen finks.

2x0

Match 2-0

Round 3:
Affinity

Affinity, affinity.. desde que eu voltei a jogar magic eu escuto essa palavra.. O arquetipo que fez muita gente abandonar o magic de tão chato que era o dominio do affinity. Bom, aqui tive a minha primeira oportunidade de jogar contra um Affinity. Game 1 eu vi ele vomitando aquele monte de artefato na mesa, vendo o 2xcranial plating.. tenso! Acabei ganhando game1 graças ao Silver Knight e sua habilidade de iniciativa, outra peça importante foi o mogg fanatico que impedia o Nexus de atacar, Kitchen Finks também foi legal, por ser pelo menos 2 chump block para o Ravager. E para dar o clock uma das melhores cartas durante todo o campeonato: Soltari Priest. Game 2 foi mais tranquilo, já que eu vim com um Kataki na mão, ai foi fazer 2 mana kataki e gg. Para quem joga de affinity, este meu oponente estava usando Soul's Fire, creio que no lugar do Fatal Frenzy.. idéia muito boa por sinal.

2x0

Match 3-0

Round 4: BG Deathcloud

Que pesadelo que foi esse match, vendo Goyfs enormes, Garruk.. Game 1 foi basicamente isso, sem chance para o meu pobre boros. Game 2 no desespero botei os runed halo e deathmark, praticamente em vão, já que smother+witness foram matando meus soltari priest. 2 Kitchen Finks do lado dele me rushando. Para diminuir um pouco a dor eu tinha 2 runed halo na mesa, um para goyf e outro para treetop e quando parei de sangrar ele me finalizou com um deathcloud de x=8, nunca tinha visto a carta, só li a parte "Each player loses X life...", como eu tava a 7 de vida foi GG. Bom 3-1, ainda tinha alguma chance de fazer top8.

0x2
Match 3-1

Round 5: Zoo

Eu estava no draw, e resolvi keepar uma mão que só tinha uma fetch land, mas 2 isamaru, figure, mogg. Tomo stifle na fetch, ele volta de tarmogoyf, não compro land, ai foi gg. Simples assim. Game 2 ele mulliga pra 3 e ai fica fácil :). Game 3. Ele abre de montanha e faz Kird Ape, sem perder tempo eu faço mogg e ja mato o Ape. Ele faz dual UG tomando 2 e passa. Stiffle denovo? Bom, eu não arrisco fazer meu silver knight e jogo um figure of destiny de isca, nada acontece. No turno dele ele faz o Nacatl 3/3. Ai que vem minha tech torta. Tento dar Helix no bixo 3/3, tomo mana leak, com ele todo tapado, estouro uma fetch buscando a dual BW, e deathmark! Ha pegadinha do Malandro! Mas ainda tinha muito jogo pela frente, meu Silver knight+Mogg travava os atacantes dele, e para o Tarmogoyf dele eu tinha uma resposta:
"0:04:40 [Stalker] Stalker plays Runed Halo from Hand
0:04:50 [Stalker] Runed Halo's note changed: tarmogoyf"

Faltava vir o meu artilheiro, Soltari Priest, que bateu todos os pontos de dano necessário para que eu ganhasse. O melhor era ver o a Jitte do outro lado praticamente inutil, já que eu tinha proteção contra Goyf e o resto dos bixos paravam no First Strike do Silver Knight.

2x1

Match 4-1

Round 6: Zoo

Outro zoo, e que match complicado! A diferença desse match para o da rodada anterior é que ele tinha resposta para o meu artilheiro na forma de oblivion ring, ai quando eu consigo parar de sangrar tomo uma chuva de burns na forma de Tribal Flames+Lighting Helix+Selo do Fogo. Bom, a esperança é que meus runed halo salvem no G2. G2 estava no meu controle com silver knight e runed halo para o Nacatl. Pro meu azar ele trouxe do sb dele os Unicornio de Ronon e fez meu plano ir por água abaixo. A jitte eu consegui lidar via o Hedge, mas ele foi enchendo a mesa de bixos, baixou um Bob e botou pressão em mim. Para me salvar eu tinha a minha jitte e o Soltari Priest. Consegui bater uma vez com a jitte e cometi talvez o meu grande erro deste campeonato. Após o meu ataque meu oponente foi a 3 de vida. Ele revela a carta do topo pro Bob (Tarmogoyf) e vai a 1. Alpha strike dele (estou a 8 de vida), tenho só o silver para bloquear, e vejo 2 kird Ape, 1 Nacatl e 1 Bob. Tiro um marcador da jitte para ir a 10 de vida, e o outro para matar o bob. Bloqueio o Nacatl, toma 4 dos apes, e caio a 6 de vida. Na minha cabeça eu estava seguro que matava na volta com o Soltari.. isso até o momento que ele vira 3 manas e faz oblivion ring no soltari.. :(. Ai vejo o grande erro, que foi ter matado o Bob, mas realmente não passava pela minha cabeça perder o soltari priest. Precisava topedeckar um qualquer burn ou um fanatico qualquer, comprei land. Caso o Bob estivesse vivo talvez ele revelesse algo não-terreno e perdesse.

0x2
Match 4x2 Drop

Bom, valeu pela experiencia, ainda mais sabendo que eu perdi para 2 oponentes que fizeram top4 neste campeonato. Se eu fosse modificar o deck sem dúvida eu tiraria os Rift Bolt, que saiu do deck em TODAS as partidas, a única coisa boa dele era saber o que tirar para botar o sb. A única modificação no sb acho que seria tirar os 3 deathmark e colocar 3 firespout, já que zoo parece ser um deck que tende a se popularizar no ambiente, e com os paladinos+soltari você limpa a mesa e continua atacando, não sei, meu conhecimento vem praticamente do T2, deve existir algo melhor para esses matches de aggro x aggro. E Runed Halo, eu adoro esta carta, é incrível a quantidade de jogos que eu ganhei com ela.

Quem sabe eu não me animo e começo a correr atrás de um deck T4 para a próxima temporada. Alguém com Dual e Fetchs para emprestar? :)

Até a próxima!

3 comentários:

xiko disse...

legal o report, gostei

Anônimo disse...

pelo menos agora vc já sabe.
Na próxima vai de zoo :P

Anônimo disse...

hauahua...Jogando Master.. é o seu primeiro?
Bom... se eu foc jogar o master coisa que naum pude pois estava na casa da namorada...eu iria de NLB com Firespout no SB = )
So pode ser bom... = )

Mais ficou maneiro o post ae...
Abraçãooo