terça-feira, 27 de janeiro de 2009

As Duplas Dinâmicas

Por Leandro "Stalker"

A idéia deste post surgiu após eu assistir o filme Stealth. Filme horrível, com infinitas cenas forçadas, super explosões, computadores com inteligência artificial muito avançada, o único negro do filme morrendo, enfim um roteiro clássico dos filmes hollywoodianos de hoje em dia. Mas a palavra que me chamou a atenção era o tal do “Wingman”, no caso do filme a belíssima Jéssica Biel.

Saindo do termo militar, a Wikipedia eles tem uma definição muito boa para essa palavra:

Wingman é um termo usado para descrever um homem que vai num bar/balada com um amigo acompanhante. O wingman ajuda seu amigo na aproximação com a fêmea. O “piloto” normalmente escolhe a mulher desejada (alvo) e o Wingman tem a função de dar suporte ao piloto, o que tipicamente significa pegar a amiga baranga do “Alvo”.

Eu já fui muito adepto desta estratégia, sem dúvida ela funciona, apesar de que na maioria das vezes eu acabava sendo o wingman da vez. Infelizmente meu piloto começou a namorar e se casou 2 meses atrás. Os tempos de “caça” estão com alguns marcadores de suspend atualmente, pronto para voltar com haste e +3/+3 trample.

Pra quem gosta de filmes, minha dica fica com Swinger(1996), que narra a história de um grupo de caras numa rotina de festas e como tratar as mulheres. Eu sou fã do Vince Vaughn e nesse filme ele ta bem no inicio da carreira. Engraçado que nos filmes de hoje em dia ele ta jogando Playstation e nesse filme entra em cena o bom e velho Mega-Drive.

Voltando ao texto..

Entre uma divagação e outra, comecei a lembrar de parcerias que acabaram ficando famosas na nossa cultura pop. Batman e Robin, Gordo & Magro, Tom & Jerry, Bob Sponja e Patrick, Sherlock Holmes e Watson, House e Wilson. Indo para o lado musical temos Paul McCartney e John Lennon, Blues Brothers, Cássia Eller e Nando Reis, Sandy & Junior além das infinitas duplas sertanejas (Perguntem para o Lucaparroz, ele conheçe o nome de todas as duplas de A-Z). Indo para o mundo esportivo vamos encontrar grandes times que entraram para a história, mas que de alguma forma ficaram lembrados por suas grandes duplas como o Chicago Bulls da década de 90 (Jordan & Pippen), o Santos de Diego e Robinho, a seleção brasileira com Pelé e Garrincha, hmm... Galvão e Arnaldo e Éder e Neto :p

E porque não pensar nas parcerias de sucesso do Magic também. Temos os Irmãos Ruel, Irmãos Carvalho, LSV e Cheon. Apesar deles terem contato com muitos outros grupos de treinos, suas decisões finais acabam sendo tomadas com base na opinão da dupla. No Brasil não conheço muitas parcerias de sucesso internacional, já que PV, Jabá e Willy, os jogadores de maior êxito no pro tour não possuem os tais “Wingmans” associados.

Para finalizar o post separei algumas duplas dinâmicas presentes nos decks de Magic nesses últimos anos. Para os que gostam um pouco de história, um pouco de saudosismo para vocês. Como minha experiência sobre os decks T2 começou só em 2007, preferi não me arriscar a falar besteira dos decks mais antigos.

Menção honrosa para:
-Vesuvan Shapeshifter e Brine elemental
-Windbrisk Heights e Spectral Procession

Segue aqui o meu top5.

#5
Kird Ape & Scab-Clan Mauler

Essa era uma dupla infernal, no play era quase que uma abertura de jogo infalível, causando pânico contra qualquer deck na época. Nas vezes que o adversário conseguia se livrar dos dois, ainda tomava Solifuge na volta. Realmente assustador você começar o segundo turno olhando para um bixo 2/3 e outro 3/3 do outro lado da mesa. Bons tempos esses de mana macaco, mana pugilista.

#4
Teferi & Mystical Teachings

O deck control supremo, terror dos Angelfire, Solar Flare, Tron, DS. Nas mãos do Wafo-Tapa esta dupla ganhou um Pro Tour, sua build realmente era uma obra de arte. Teferi foi a criatura que todo jogador de Draw-Go sempre sonhou, com o auxilio do Mystical Teachings você tinha acesso a praticamente qualquer carta do seu deck. Um dos decks mais difíceis que eu já pilotei e sem duvidas um dos melhores que eu já vi.

#3
Birds of Paradise & Doran

Birds é sem duvida uma das cartas mais famosas da historia do magic e junto com Doran temos outra abertura de jogo muito agressiva. Só de lembrar dessa dupla o Thorgrim sente arrepios por causa do GP Buenos Aires. O deck campeão do mundial de 2007 pode estar em baixa nos dias de hoje, já que o capitão do time (Tarmogoyf) se aposentou recentemente, mas sua força não deve ser desprezada.

#2
Reveilark & Body Double

Essa dupla vinha nas versões combo ou control, mas independente da escolha era uma combinação no mínimo petulante. Junte isso a vários bixos com habilidade de comes-into-play e temos um Tempo-Deck que atrasava todo o desenvolvimento do adversário, para no final matar com um bixo 2/2 fly. Praticamente ataques em doses homeopáticas.

#1
Ancestral Vision & Bitterblossom

Teoricamente as chances de fazer esta jogada no play é de 18% e estando no draw 22%, mas na prática a sensação era de que as porcentagens eram muito maiores. O tempo acabou mostrando que a bitterblossom consegue jogar sozinha, mas essa abertura de Ancestral+Blossom era suficiente para ganhar 99% das partidas.

Para vocês que conhecem mais sobre decks antigos de magic, sintam-se a vontade de citar as suas duplas dinâmicas, recordar é viver!

Errata: Falha minha, Paulo Carvalho e Márcio Carvalho não são irmãos :(

13 comentários:

Anônimo disse...

Recentemente, acompanhamos o romance entre Heritage Driad e Nettle Sentinel :p

Anônimo disse...

Juca ...vc esqueceu da dupla Boi - Fada, Scryb + Force, os mais antigos lembram do Natiral Order com Verdant, Pesadelo Recorrente + Sobrevivência do mais apto, temos duplas clássicas como Serra Angel e Stasis, Ehrnan Djin e Armaggedon, se ficar vasculhando a mente tem muita coisa pra lembrar.....ah..muito show o tópico......abraços

Cauê "Chineis" Hattori disse...

Canal + Fireball

Ritual + Espectro

Fires + Saproling Burst

=)

Felipe Biazi disse...

Duplinhas?

vamos pensar em algumas mais antigas:

Wild Mongrel + Wonder
Psychatog + Upheaval
Mind Over Matter + Tolarian Academy
Mirari + Corrupt (MBC ROX)

isso soh lembrei de cara...:P

Fuzzy disse...

Só esqueceu de Hulk + Flash e Workshop + 3sphere

Anônimo disse...

em SP temos Wingmans sim:

Xiko + Leit + Bertu + Jaba.

Eles treinam para caralho, tanto que quando quero falar com o leit ele ta treinando :D e tentando algo novo, mas sempre em associação com os gringos.

Anônimo disse...

Pariah + Cho-Manno, Revolutionary
Worship + Troll Ascetic

Anônimo disse...

Pedra Ondulante + Ratos implacáveis

Anônimo disse...

Ah e tem tb o tampo + counterbalance :-)

Unknown disse...

Jitte + Bicho qualquer

Hugo e Rato! =P

Ki bostaa

suahsaushuhaushuahush

Anônimo disse...

Fuzzy + Tapa na cara

Não ganham nenhum champ, mas ganham qts reais quiserem :P

Anônimo disse...

tampo + balance :o
explosives + ruins

Anônimo disse...

mirari`s wake + decree of justice,
sismic assault + life from the loam
bem crap mas cho mano + paria
kiki jikki+ pestermite
cadaverous bloom + resources
paladino en-vec + jitte: nossa era o terror...
greater good + yosei
entomb + reanimate
tooth and nail + titan
academy ruins + mind slaver
goblin welder + titan
thrist for knowledge + artfact lands ;)

pow tem muita dupla foda, mas a que eu mais gosto ate hj jah citada acima eh survival of the fittest + reccuring nightmare, gosto tanto de survival que tenho tatuada...