quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Blogueiro por um dia - Felipe "MBC" Madeira

por Felipe "MBC" Madeira

Este texto foi baseado no artigo do Ted Knuston sobre o assunto, e nos artigos citados no mesmo.

O maior dilema ao se falar sobre cheating é que tudo que se é falado sobre o assunto pode ser usado por pessoas mal intencionadas, já que não tem como falar sobre o assunto sem explicar como a infração ocorre, mas é consenso que quanto mais pessoas souberem como o roubo acontece, e como previni-lo, menos as pessoas se sentirão estimuladas a fazê-lo, já que os riscos de ser pego tornam-se maiores.

Neste artigo eu vou falar sobre os métodos mais comuns de roubo, situações que possibilitam que seu oponente roube e como evitá-las.

Sempre embaralhe o grimório dos seus oponentes

É impressionante o número de pessoas que eu vejo em campeonatos que não embaralha o deck do oponente, tanto no começo do jogo quanto no meio.

Qualquer um que já viu um show de mágica sabe o que pode ser feito com um baralho nas mãos, mesmo não sendo mágico é muito fácil manipular um grimório, por isso SEMPRE embaralhe o deck do seu oponente SEMPRE que ele manipulá-lo. Alguns jogadores gostam de jogar com um número elevado de cartas que buscam terrenos (Sakura-Tribe Elder, por exemplo), pois cada vez que eles usam essas cartas eles ganham um Vampiric Tutor gratuito.

Uma coisa muito importante a ser feita também é olhar como o seu oponente embaralha o deck. Muitas pessoas embaralham os seus grimórios de maneira a parecer que estão colocando ele numa ordem aleatória quando, no entanto estão apenas preservando uma ordem pré-definida.

Dividir o deck em pilhas (pile shuffle) sozinho não é um método de embaralhamento. Um jogador treinado, dividindo o deck em pilhas consegue colocar cada carta no lugar onde quer, mesmo que o pile shuffle seja combinado com o riffle shuffle (que é quando o jogador separa o deck em 2 pilhas e as empurra para baixo, juntando-as).

Numa quantidade pequena de vezes também não é considerado embaralhamento, pois mesmo o rifle shuffle pode preservar a ordem se bem feito. Caso você suspeita que o seu oponente esteja fazendo um maço propositalmente você não deve embaralhar o deck dele, e sim chamar um juiz imediatamente.

Mesmo usando o embaralhamento normal, alguns jogadores podem fazer o chamado “Fake Shuffle” que é quando alguém está embaralhando o deck, mas mantém uma das partes sempre intacta, normalmente o topo ou o fundo. Fique atento a isso.

Você durante o jogo pode (e deve) reparar caso o seu oponente “acaricie” muito o baralho, isso pode ser um sinal de que ele está tentando descobrir se tem alguma carta foil ou marcada no topo. Outro roubo muito comum é o oponente olhar o seu deck enquanto ele embaralha, o correto é o oponente embaralhar o seu deck olhando para o outro lado, o que é complicado devido ao risco das cartas caírem, mas fique atento a possíveis olhares maliciosos e avise o juiz no caso de qualquer suspeita.

Observe seu adversário enquanto ele compra cartas

É muito fácil roubar enquanto se está comprando cartas, por isso deve-se ter uma atenção especial nesse quesito. Sempre que um efeito mandar um oponente comprar mais de uma carta, peça para seu adversário realizar cada compra separadamente (que é o que a regra manda), também pergunte a ele periodicamente o número de cartas em sua mão. Além da vantagem estratégica que essa informação te passa e de monitorar o número, isso ajuda a mostrá-lo que você está atento ao jogo.

Também se deve prestar muita atenção em de que lugar o seu oponentes está comprando cartas, já ouvi inúmeros casos de jogadores comprando cartas de seus cemitérios e até de seus sideboards.

Outra coisa muito perigosa também são os jogadores que propositalmente deixam de comprar cartas para depois poder dizer ao juiz que seu oponente comprou uma carta a mais intencionalmente, fazendo com que o juiz desqualifique o mesmo do torneio injustamente.

Além disso, outro método de roubo é usar cartas no colo/bolso ou outro lugar qualquer, alguns desses casos ficaram famosos como Mike Long jogando com peças do seu Cadaverous Bloom no colo, ou Gaetan Lefebvre que foi pego no PT Berlin numa situação parecida. Por isso, NUNCA deixe que seu oponente coloque as cartas abaixo da linha da mesa, ou em qualquer lugar que você não possa ver, a regra diz que as cartas da mão dos jogadores devem permanecer em locais visíveis, então, a faça valer.

Outro modo perigoso de comprar mais cartas do que permitido é usar cartas com efeitos na manutenção, como Bitterblossom. Funciona da seguinte maneira; O jogador compra a carta e “percebe” que se esqueceu da habilidade da blossom, ele volta para a manutenção, realiza o efeito da carta e prossegue o jogo, comprando de novo uma carta. Essa situação é perigosíssima por que pode acontecer até mesmo sem intenção, fique atento a isso.

Fique muito esperto também com os terrenos de seus adversários, é muito comum jogadores tentarem baixar mais de um por turno, levando a grandes vantagens. Outra coisa muito perigosa é jogar mágicas com as manas erradas ou com menos manas que o necessário. Isso é muito comum em mágicas com custos muito específicos, como Cryptic Command ou com custos altos, como Dragonstorm.

Sempre conte o seu deck e o do oponente

Sempre que você estiver embaralhando você deve fazer pile shuffle no seu deck e no do oponente. Além de verificar se ambos os decks estão com o número certo de cartas (o que pode te fazer ganhar/deixar de perder alguns jogos) você pode analisar se os shields dos seus oponentes apresentam algum tipo de marca. Cartas marcadas são um problema seríssimo, então você tem que ficar de olho nisso.

Isso também evita um outro tipo de roubo, alguns jogadores, enquanto estão embaralhando o deck do oponente simplesmente deixam uma das cartas cair propositalmente e empurram-na para o lado do oponente para assim fazê-lo ganhar um game loss por ter um deck incompleto. Contando o seu deck previamente você pode mostrar ao juiz que seu deck tinha o número de cartas correto.

Sempre anote as vidas com papel e caneta

Um dos modos mais fáceis de roubar no Magic é manipular a vida, muitos jogadores não levam papel e caneta para os eventos e ficam a mercê da marcação de seus oponentes, o que é um tanto perigoso, principalmente por que caso haja alguma desavença, você não terá como provar ao juiz que você está certo. Métodos eletrônicos não são bons nesse ponto por que eles não guardam o histórico dos pontos de vida, impossibilitando que o juiz averigue quem está falando a verdade.

Algo muito importante de se salientar aqui é que os jogadores precisam tomar mais cuidado com pain lands, foram inúmeras as vezes que mesmo eu anunciando que estava tomando dano das pain lands o meu oponente não marcava o dano na folha dele.

Magic é um jogo extremamente complexo, e por isso, dá muitas brechas para pessoas desonestas tirarem proveito disso. Com certeza o maior conselho que eu posso dar a qualquer jogador de Magic é que sempre que ele ache necessário ele DEVE chamar o juiz. Os jogadores de Magic não devem ter motivo algum para terem medo de nós juízes, toda vez que você tiver alguma dúvida ou que estiver desconfiado solicite a nossa presença.

12 comentários:

Unknown disse...

Faltava MBC para dar um requinte ao blog ;) hsuahuhsuhauhsuha

ainda vou ler...

Unknown disse...

Ótimo artigo!

contratem o MBC!

Anônimo disse...

gostei bastante, é bom pra quem é mais novo no jogo, ficar esperto com situacoes q mtos jogadores fazem no decorrer da partida

parabens

Unknown disse...

acho engraçado como muito jogador tem medo de chamar o juiz, até jogando friday com amigos, eles acham que isso é motivo de um desconfiar do outro. acho que sempre que ouver uma duvida deve ser chamado o juiz, até por que é o jeito mais facil de se ter uma confirmação na hora.

Anônimo disse...

ta faltando post do Batutinha aki pra falar d experiencias d cheating em top8 d ptq,etc... :D

Legal o artigo

Unknown disse...

eu mandei uma sugestao para um juiz gringo uma vez de ser OBRIGATORIO criar uma zona para o land drop do turno. ou abaixar ela na red zone de combate.

(eu nao obtive respostas obvio)

na minha opiniao eh uma das coisas mais roubaveis e nao ha como o juiz interver ou provar.


zona pro land drop now!!!


mas da pra escrever umas boas 5 paginas de maneiras de roubar hein.

Anônimo disse...

Otimo post, ficou muito claro e muito bem escrito...
Isso é muito bom para alertar jogadores iniciantes...
Bom, tomei muito cuidado, magic é tbm um jogo d muita atenção

SkaTisTa disse...

Concordo com tudo e como já falei no mtg.br só faltou a parte q fala sobre torneios selados q os ladrões trocam as cartas. ;/

Parabens. Pena que amanhã vc não é mais Blogueiro. asdhuHAUAHA

Jublay Team disse...

Muito legal a ideia de chamar players pra contar suas experiencias!!

mto bom o topico!!


cara, vo aproveita pra faze uma propaganda do meu blog...

http://jublayteam.blogspot.com/

fala de magic aqui na regiao de jundiai-sp e eu gostaria mto q vcs nos visitasse... estamos soh começando, mas as coisas vao melhorando!!

vlw admiro mto seu blog e ja o adicionei!!

abçoos

Unknown disse...

UHAuhaua... Mto bom MBC previnindo a galera pra detalhes de jogo que sao essenciais... axu que tomar cuidado com fichas e tal tbm , muita gente usa dado e isso da um rolo doido qdo tem discussao... Continua assim e gogogo Thorgrimzinhu!!

Koroa!

Henrique disse...

Curti muito o post, nem tinha pensado em alguns metódos que podem usar para roubar msm... Parabéns aew, flw

LeoZeraH disse...

NICE ARTICLE !!!