quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Conflux preview - Fusion Elemental

por Leandro "Stalker"


Ao olhar para essa carta, acho que a primeira coisa que me veio a cabeça foi o Spectral Force. 5 manas, 8/8. O “boi” como a gente costumava chamar na época em que Ravnica ainda era T2. Nosso primeiro encontro foi num regional em Sorocaba. Meu oponente jogando de Scryb&Force e eu com um Gruul nada convencional (Stormbind, Fiery Temper, Radha...). Um dos games se resumiu em 3 jogadas:

1° Turno- Floresta, Birds of Paradise
2° Turno- Floresta, Scryb Ranger,
3° Turno- Floresta, tap 3 florestas+birds(GGGG no Pool), volta floresta pra mão, desvira a birds, tap birds de novo e SPECTRAL FORCE! É, Spectral Force de 3° turno não é algo que você fica muito feliz de ver do outro lado da mesa, e óbvio que eu perdi este jogo rapidamente.

Minha segunda experiência com o “boi” foi um pouco melhor. Durante o regional da Comics no mesmo ano (2007). Eu enfrentei um mirror de Gruul, e no 3° game, meu oponente começa fazendo a dupla dinâmica (Kird Ape + Scab-Clan), eu mulliguei uma mão de 6 cartas, 3 terrenos (2 Karplusan Forest e 1 Skargg, the Rage Pitts), 2 Llanowar Elves e o Spectral Force, a tech do meu sideboard!. Que agonia esse jogo, pois cada dano de painland abria um sorriso na cara do meu oponente. Apesar dos pesares, consegui a proeza de fazer o Spectral Force no 3° turno e a partir daí ganhei o jogo.

Em que ponto eu quero chegar? Eu sei que o TRAMPLE faz muita diferença, mas o ponto de convergência é a característica de 5 manas 8/8, mesmo o elemental tendo as 5 cores. No T2 atual, acredito que fazer um bixo 8/8 de 3° turno seja até mais fácil que antigamente. Para quem gosta de jogar de elementais, essa carta pode ser aquele bixão que faltava para você trucidar seu oponente. Se antes tínhamos Birds e Scryb Ranger, hoje temos Flamekin Harbinger e Smokebraider para fazer o papel de drop1 e drop2.

O Harbinger seria o seu “coringa”, podendo tutorar tanto o Smokebraider quanto o Elemental da Fusão, o que possibilita você a fazer o 8/8 no 3° turno com muito mais frequência. É praticamente jogar com 8 Smokebraider e 8 Elemental da Fusão no deck. Nos deck de Cruel Control, esta criatura tem uma competição dura, pois compete diretamente com o Cloudthresher pela posição de atacante titular, e 10 em cada 10 jogadores vão falar que thresher é melhor.

Para quem joga draft, este elemental é muito interessante, já que ele recompensa os jogadores que optaram por draftar 5 cores. Já que o Elemental vai rodar bastante na mesa, pois só quem estiver o full Domain vai dar pick nela. Quem jogou bastante limited de Alara sabe o sufoco que é para tirar um bixo x/4 da mesa, tirar um 8/8 então é tarefa muito mais difícil.

Com essa Keyword “Domain” acredito que Conflux trará muitos fixers, o que ajuda essa estratégia de 5 cores. Estou bem animado com o novo draft deste bloco, Conflux vai mudar muito a dinâmica dos picks, com essa nova estratégia de ficar na sua shard ou ir com tudo para as 5 cores.

Amanhã tem mais preview, aguardem!

5 comentários:

Fuzzy disse...

Tá bom, mas eu ainda não sei porque é melhor pegar isso do que a Horde of Sem-Notions e ganhar o jogo logo de uma vez.

Baleia = Yawg'Win.

Leandro disse...

Porque o flavor text do Elemental da Fusão é muito mais Rox :p

André Dembitzky disse...

Meile, na Salvation o flavor ta difernte, o de vc é muito mais consistente com o universo de alara. O da salvation é sobre como cavalgar em um ponei do inferno... hehehe

O d vcs é direto da Wizards?

Ricardo Mattana disse...

É direto sim Fox!

Anônimo disse...

e pq e acarta e fake, entao acho q o flavor tbm!!
ahh, se nao for sei lah!
o horde of notions e melhor do q o ponei do inferno!