quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Comprei um booster, o que fazer agora?

por Leandro "Stalker"

No blog do chineis dessa semana, ele levantou um ponto interessante sobre as vantagens e desvantagens de se abrir boosters. Podemos filosofar muito sobre este tema que é muito vasto, então resolvi escrever minha opinião sobre isto e também mostrar algumas maneiras para tirar maior proveito dos seus pacotinhos.

Se você é maior de 18 anos pense no booster como uma garrafa de vinho do Porto. Você não enche uma taça e enfia goela a baixo bebendo como um ogro. Existe uma coisa chamada “apreciação”, para ativar nossos 5 sentido: servir o vinho (tato), olhar a taça cheia (visão), sentir o cheiro do vinho (olfato), o brinde (audição) e despertar o sabor na sua língua (paladar). Não estou falando para vocês passaram a língua nas cartas nem ficar cheirando elas, mas sim agregar mais valor a elas, de uma maneira que você possa aprender mais sobre o jogo.

Quando eu estava me preparando para o PTQ Kyoto, além dos treinos no MWS, eu montei bastente pools de deck selados IRL, já que o Ragabash tinha acabado de voltar do GP Kansas, e tinha separado umas 4 pools de cartas, dos PTQs, GP Trials e do GP que ele havia jogado. Aprendi a visualizar, organizar e selecionar as cartas da minha pool. Apesar de viver mais no Dota do que no Magic, esse japonês ainda tem muito conhecimento para passar, pois antes disso eu era um cone completo no quesito limited, e por causa desses treinos e discussões com o Thorgrim, (que sempre acabava montando um deck totalmente diferente com a mesma pool), eu consegui melhorar muitos aspectos do meu jogo, novas maneiras de pensar, além de começar a reconhecer todas as cartas do formato só de olhar a figura. Se o Ragabash tivesse simplesmente aberto essas pools, misturado todas as cartas e guardado na coleção, eu deixaria de aprender muita coisa.

Ok, mas só tem PTQ Limited no final do ano e na minha cidade nem PTQ tem! Tudo bem, para outras épocas do ano e para cidades afastadas dos grandes centros, o ritmo de treino não é tão frenético, mas sempre achamos um jeito para treinar. Que tal usar aqueles booster que você ganhou no campeonato da sua loja para uma causa nobre?

Uma das melhores maneiras de se fazer isso é draftando. Você junta mais 7 amigos, cada um com 3 boosters e faz um draft convencional, daqueles que ocorrem nos Pro Tours, GPs. Esse é um dos melhores treinos que você pode fazer. O mais difícil normalmente é juntar toda essa galera, e com o preço do booster atualmente, não é qualquer um que pode sair torrando R$40,00 só pra se divertir. Tem também aquela preocupação de quem que fica com as cartas depois, mas isso é fácil de se resolver, existem N maneiras de se fazer isso.

Uma segunda possibilidade é outro estilo de draft, Highlander. Você e mais 7 pessoas novamente fazem um draft, só que dessa vez será usado só um booster por pessoa. Me recordo desse estilo, porque foi o primeiro draft que eu fiz na minha vida, logo após ter ganhado alguns booster num FNM. As regras são bem simples e o ganhador leva tudo! No 1° round você começa com 10 de vida e o deck tem que ter no mínimo 20 cartas, quem ganha leva o deck do oponente, no 2° round o limite mínimo são 30 cartas e 20 de vida, até chegar na final onde as regras são iguais a um champ limited normal. Porém, mais uma vez, nem sempre é fácil achar 7 pessoas desocupadas para isso, e nem todos gostam dessa regra do “campeão leva tudo”.

Meu terceiro e último estilo de draft muita gente deve ter visto no Invitational de 2007. O “Winston Draft”. O próprio Richard Garfield que inventou esse estilo, para que pudesse ser jogado entre 2 pessoas o que ajuda bastante nessa questão de achar pessoas disponíveis. É uma oportunidade bacana para conhecer as cartas comuns e incomuns de uma série nova, aperfeiçoar a montagem das bases de mana, além de poder ver cartas ruins em ação e poder medir seu poder, transferindo este conhecimento na hora de montar decks constructed.
Para quem manja de inglês, esse vídeo do Rosewater explica as regras.



No final das contas espero que essas dicas levem vocês a pensar melhor na hora de abrir boosters. Magic não é um jogo barato, e se você puder tirar pequenas vantagens de cada pacotinho que comprar, em breve você terá o retorno desse investimento de tempo/dinheiro. Seus resultados nos campeonatos vão melhorar, e com isso mais premiações você vai acumular ao longo do tempo. Aprendemos muito mais sobre magic jogando limited do que jogando constructed. Prova disso é que muita gente que só joga construído nem sempre vai bem em campeonatos limited, porém pessoas que possuem grande conhecimento sobre selado e draft tendem a ir melhor no T2/T4. É como no tenis, onde o Nadal que era conhecido com um ótimo jogador de saibro por muitos anos, mas só foi se tornar o melhor do mundo quando aprendeu a jogar nas outras superfícies.

Por hoje vou terminar por aqui, até a próxima!

6 comentários:

Fuzzy disse...

Ah véi, sentir o ar da Bélgica quando abre um booster é muito tr00.

RoMeRo disse...

huahauahauha!
podz cre!
meu, qntos boosters sao pra cada um no draft Winston Draft
eu nao conheco nada de limited, entao help me plz!

Leandro disse...

no winston draft você pega 6 boosters, embaralha eles e faz uma pilha de 90 cartas

RoMeRo disse...

vlw!!

Unknown disse...

ja faz um tempinho q quem aprende magic nos nossos papos sou eu obv.


MAAAS se vc quizer falar de dota, pfff..lembra? eu jogando de pernicious? pois eh.

hahaha

Cuekjam disse...

Melhor uso para um booster:
Ache outras pessoas que não tem o que fazer com um booster e joguem um torneio usando-os para a premiação =/.