quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Blogueiro por um dia - Matheus "Joker" Hruschka

Equações Magemáticas

Magic: The Gathering foi um jogo criado há vários anos por um Sr. com sobrenome Garfield, que apesar do nome, não tem nada a ver com o gato gordo e preguiçoso dos cartoons. Mal imaginava ele que esse joguinho de cartas que salvou a Wizards of the Coast fosse chegar ao número absurdo de 10 edições e mais de 16000 cartas e se tornar tão, mas tão competitivo.

São nos campeonatos que fica mais evidente o quanto Magic tem a ver com números. Probabilidades de sair com 4 lands na mão, probabilidades X de drop 1, até a probabilidade de ganhar no dado influenciam o jogo. Mas existe uma discussão fundamental sobre qual o fator predominante no Magic: o Deck; o Player /Jogador (porque piloto dirige avião e carro de corrida) ou se essa tal de sorte.

Seria muito fácil diagnosticar esses 3 fatores preponderantes e dividir por 3. Mas como 100 não é divisível por 3 teríamos uma dizima periódica infinita no valor de 33,33%. E no Magic aquele 0,000…..00001% pode fazer a diferença num campeonato ou numa partida.

Por isso atribui valores arbitrários para os fatores da equação, atribuindo da seguinte maneira:

50% Deck

A escolha de um deck pode ser fundamental tanto para a diversão quanto para se conseguir um Top 8. Geralmente a escolha deve partir do princípio que o deck escolhido seja bem construído, equilibrado e sinérgico. Logo este se estabelecem como tier 1 ou deck to beat e as vezes são as escolhas mais óbvias para se chegar a uma final de campeonato.

50% Player

Existem N tipo de jogadores de Magic. Mas para se encaixar nesta categoria o jogador de Magic , você tem que ter skill (adquirida por treinos e mais treinos) ou simplesmente um DOM (este um pouco mais raro). Mas digamos que o cidadão é realmente um good player, uma pessoa que estuda as sinergias das cartas, entende como o jogo funciona, conhece a fundo o ambiente em qual participa, sabe como jogar contra o deck X quando ele esta de Y, sabe a maneira correta de colocar o sideboard contra os adversários, tem até techs exclusivas para os mirrors. Este é um really good player e por isso merece estar nesta categoria.

50% Sorte

Não adianta o Player saber exatamente como o deck roda. Que horas têm que jogar determinada mágica, baixar tal criatura ou simplesmente fazer um mulligan estratégico quando os “Deuses do Magic ” simplesmente resolveram sentar do outro lado da mesa. Esquece! Não adianta apelar pra santo, mesmo porque Deus é mais forte que Santo. Não tem jeito, o cone a frente entra no auto-play mode ON, dá draws perfeitos e mesmo jogando errado vai surrando seu oponente, o famoso Best Player of the year, que vê seu ser derretido por aquele ser insolente sem shield, enquanto ele compra a vigésima land seguida.

Claro que ainda existe os famosos e irritantes (pro adversário que perdeu) “top decks”, que tem o poder de virar uma partida perdida, que tem um nome auto explicativo e dispensa comentários.
No fator sorte em campeonato ainda tem o tema: Path! Ou o caminho que um deck tem que percorrer até a final. As vezes um deck tier 1 não ganha nem com reza braba (já disse que não adianta apelar para os santos) de um deck que é tier 2. E naquele campeonato, dependendo de uma vitória, encontra esse deck que ele não vai ganhar. Por mais que saia com a god hand, saiba rebolar, segurar o jogo, blefar, simplesmente não dá. Cinquenta minutos depois “The Good Player” é derrotado por um deck mediano, com um jogador mediano.

Apresentados as variantes. Vamos as equações Magemáticas. Vejamos:

A) Se Jogador A tem (50% Deck + 50% Player) e Jogador B tem apenas (50% sorte), o resultado é igual a:?

B) Johnny C tem (50% Sorte + 50% Deck) irá disputar uma partida contra Johnny D com (50% Deck + 50% Player), qual o resultado da partida?

C) Na disputa da final do campeonato Champs E (50% Deck + 50% Player) se enfrenta com Champs F (50% Deck + 50% Player) eliminando a variável Sorte, quem será o campeão?

E por aí podem ser apresentados inúmeros fatores, micro variáveis dentro dos fatores que irão influenciar o resultado. Mas ai você se pergunta e se determinado dia, enfrentar o Adversário M (50% Deck + 50% Player + 50% Sorte) tenho chances de ganhar? Ninguém disse que Magic é uma ciência exata, muito menos, Justa.

5 comentários:

Anônimo disse...

legal isso, mas nao entendi muito ese post...
mas tudo bem, eu acho que o jogador que e 50% deck e 50 player e o melhor, talves 30 deck, 50 player e 20 sorte!

Anônimo disse...

Magic com certeza n é justo aheuhauhae.
Mas, no fim das contas, é bem provavel q sejamos viciados neste jogo por causa disso, não?
O melhor player do torneio sempre será aquele q conseguir somar mais nos 3 fatores, portanto, tem sempre q buscar estar com o melhor deck possivel para o ambiente e jogar o melhor possivel, pois sao as 2 variaveis onde a pessoa consegue interferir :D (salvo contratos com o demo)

Unknown disse...

Não consegui entender algumas coisa. + a ideia do texto é legal.
Parabens.

Anônimo disse...

Gostei da introduçaum do texto e do desenvolvimento, soh axei q faltou a conclusaum.

Cuekjam disse...

51% sorte, 25% deck, 24% player seria mais honesto.