sábado, 14 de fevereiro de 2009

Elves! Não morreu

por Leandro "Stalker"

Desde o fim do ano passado, eu tinha ficado meio desanimado. Passada a temporada limited, eu fiquei sem muita motivação para treinar T2, muito pelo fato de que em breve Conflux chegaria e com isso mudaria um pouco os decks do ambiente. Sem treinos eu acabava indo jogar os campeonatos com um deck qualquer, ou porque eram criações minhas (Ramp) ou porque pareciam ser divertidas (ElfBall). Sem treinos e sem saber fazer o sideboard direito, os resultados foram bem ruins. As coisas começaram a mudar umas 2 semanas atrás quando o Thorgrim resolveu sair da “aposentadoria” e me chamar pra treinar.

Fazendo uma pesquisa dos principais decks do MOL e da M-L, definimos os arquétipos que iam fazer parte dos nossos treinos: RW Lark, Fadas e Toast. Thorgrim já estava bem convicto que jogaria de RW nos próximos campeonatos e como eu ainda não tinha decidido meu deck, servi de sparring nos treinos.

RW x Fadas

Na teoria o fadas deveria ganhar, já que a maioria das spells do RW são de custo 4+, porém nos treinos encontrei mais dificuldades do que o normal, já que a lista que eu estava usando só tinha Agony Warp, então um Figure of Destiny 4/4 era praticamente gg. Eu não fiz a contagem, mas os resultados finais foram 50/50, mas com 1-2 games de vantagem para o RW. A carta chave no match era a Misbind, pois o RW só conseguia tirar ela da mesa com o Flame Javelin. Isto, mais alguns backups de counterspells faziam o jogo fluir tranqüilo. Se eu não tivesse Mistbind, ou tivesse ela, mas sem um alvo muito bom para dar champion a partida ficava muito complicada, porque você tem que dar counter em praticamente todas as spells do RW, ai quando os counters acabam, um Reveilark cai na mesa e volta aqueles Siege-Gang de 2 turnos atrás e você simplesmente perde :(

RW x Toast

Aqui podemos dividir o treino em 2 partes: RW sem Fulminator e RW com Fulminator. Na primeira parte os jogos foram 50/50, basicamente eu perdendo jogos onde o Thorgrim abria de Figure e eu não tinha Terror, só uma Plumeveil para fazer chump block e ganhando jogos onde eu conseguia chegar nas 7 manas e fazer o Cruel Ultimatum. Na segunda parte, o RW usando Fulminator MD, o match ficou praticamente impossível. 5-0 a favor do RW, pois meu único counter na curva 2 era o Broken Ambitions, e o RW no play se esquivava muito bem, fazendo Mind Stone no 2° turno com Fulminator/Procession na volta, tendo 1 mana aberto para pagar o Broken Ambitions.

Cheguei na conclusão que eu continuava sem saber com qual deck jogar. Não tinha gostado nem do Fadas, nem do Toast, e o Jund Ramp que era o meu xodó desde que Shards chegou parecia uma péssima escolha também, pois perdia pra fadas, e perdia para Ajani RW. Ok, muita gente não acredita, mas o deck, pelo menos na mnha mão, ganhava de Toast.

No meio de tanta indecisão eis que surge uma luz no fim do túnel. O deck de elfos que o Bolovo estava usando para fazer top8 nos premiere events do MOL. Havia 2 listas distintas, uma usando Shaman Caveira e Imperiosa e outra um pouco mais BG rock, onde entravam Kitchen Finks, Murderous Redcap e Cloudtresher (A causa e solução dos nossos problemas no atual T2). Depois de alguns testes acabei optando pela versão com Cloudtresher, já que com exceção do toast, todos os outros decks usam Bitterblossom ou Spectral Procession. Outra vantagem eram a combinação Persist+man-lands, ou seja meu deck era praticamente imune as mass removal, o que faz o match contra 5cc parecer mais justo.

Claro que nos dois decks a um dos melhores drop2 do standard atual estava presente, Vanquisher. Tenho muitas razões para gostar dela, é barata pelo custo, consegue trocar com qualquer bixo maior que ela, como Rhox War Monk, Broodmate Dragon, Figure of Destiny. Você volta ela com Profane Command. É uma ameaça constante enquanto estiver na mesa.

Hora da revanche, que venha o RW!

RW x Elves!

Nas palavras do Thorgrim 90% dos meus jogos eram ganhos na base de Cloudtresher eot+Profane Command dando fear e Fireball gg. Sim, o fim de jogo normalmente era esse mas isso não explica a match todo. O Elves! sempre vem mais agressivo que o RW. Eu tenho uma Vanquisher que bate pra cima de Mogg Fanático, Figure, Procession. Thoughtseize ajudava bastante, dando o disrupt no early game, impedindo que Procession ou Ajani caíssem na mesa. Procession é uma carta chatinha, pois faz o RW ativar as Windbrisks e dessa porta dos desesperados sempre saia um Siege-Gang pra comer os elfos com farofa. Com alguns danos no early game e com o Civic Wayfinder fazendo meus lands drops todo turno eu conseguia fazer 6 lands com uma certa facilidade e assim realizar a jogada do Tresher+Profane. Falando assim parece que é um super-good match, mas nem sempre o elfo vem curvado, uma Procession cai na mesa e não consigo lidar com ela, ou o RW ganha tempo com a Ajani na mesa e infinitos zagueiros dando chump block até conseguir fazer Siege-Gang e começar a matar toda a minha mesa e/ou destruindo todos os meus terrenos. Como todo BG que se preze, este também não tem nenhum bad/good match. Mas senti que o match contra RW não é tão desesperador como o Bolovo tinha me alertado. Eu fico bem dependente dos Thoughtseize, e sem eles o match é mais difícil, já que você vai ter que rebolar pra tirar os processions e a Ajani que aparecerem do outro lado.

Bom, esse post já ficou maior do que eu esperava, então vou deixar para escrever um breve report nos próximos dias, só que focando mais numas jogadas interessantes que aconteceram do que propriamente nas partidas em si. Só pra dar um spoiler, nos últimos 2 FNM da Domain (30+ jogadores), ficamos em 1° e 6° lugar, e ontem 1° e 2° lugares.

11 comentários:

Unknown disse...

Graças a Deus alguem disse q o BG tem chances no atual T2!!

Como a grana ta apertada pra fazer um novo deck, vou ter q reutilizar oq sobrou do BG Elves do regional passado.... estava até meio mal com um monte de gente falando que ele deixou de ser Tier 1, que não era mais problema e coisas do tipo...

Gostei da análise do match contra o RW, pois esse deck se proliferou imensamente de um tempo pra cá...
Quem sabe não rola uma análise contra outros decks do formato tb??
Dicas de sideboard, e de cartas chaves em cada partida, igual vc fez nesse post...

Abraços, e continuem com o ótimo trabalho que estão fazendo no Blog!

Anônimo disse...

bG ruliz :D viram os outros matchs nos proximos posts né? :D
Blog show d bola, todos vcs escrevem muito bem e com clareza, ta na hora d se inscreve nos concurso e capitaliza a coisa :D
Ja testo com o scattershot archer? morre easy pras removals - fanatico, mas ja incomoda hehe.

Anônimo disse...

Corrigindo, virão, viram é passado hehe

RoMeRo disse...

legal!
BG destroi!
poe scattershot!
e bom contra fadas!
otimo post, como sempre!

Unknown disse...

Bem legal o post!

claro q não está ao nível do antológico " fabulas da barreria e das fadas" , mas está bem bom

Só sei q Garruk na tua mão tá causando hsuahshahsuah


ps. Tá empolgado com o deck eim? ;)
9-0

Unknown disse...

mto bom o deck dele...ultimo round do GP Ligamagic eu joguei contra ele (eu tb tava de bg elves...)
foi mt legal ver ele fazer 3 llanowar elves e bater no 5° turno com os 3+treetop village sacrificando garruk...mamakina!

Unknown disse...

a proposito, quem quiser comprar elfos eu to vendendo aiushaisuhaisuh.. Tambuco na ligamagic!

Anônimo disse...

Tem como passar a lista Stalker?

Leandro disse...

A lista eu passo no próximo post

Unknown disse...

Num passa o list pra ninguém não!

Só para clientes FOF PREMIUM ;)

se não guarda no cofre

Unknown disse...

heauhuaehueauha


FoF premium, faça já a sua assinatura.