segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Living the Dream - 1ª parte

por Paulo "tte" Cortez

Vocês já pararam para pensar quais são seus objetivos no Magic? Eu conheço pessoas que jogam pelos mais variados motivos: diversão, amizade, dinheiro e aqueles que jogam por algo a mais. “Play the game, see the world”, não parece um slogan fantástico? Eu quero jogar o jogo, e eu quero conhecer o mundo! Eu quero estar no hotel na meia noite antes do Pro Tour discutindo por que Scepter of Fugue é melhor que Vexing Shusher no mirror de 5cc. Também quero descobrir aquela tech pro mirror de RW que só os americanos sabem, e acima de tudo eu quero jogar Magic que nem os melhores.

Há poucos anos atrás, em um dos tópicos da ligamagic, um usuário escreveu em um tópico “Magic não é só um jogo, Magic é um estilo de vida”. Na época eu, como muitos outros usuários, achei aquela frase ridícula. Como considerar um jogo qualquer um estilo de vida? Mas o tempo vai passando e você vai percebendo como a frase fala por si mesma. Quanto mais você se aprofunda no Magic, mais ele vai fazendo parte da sua vida. Quantos amigos seus jogam Magic? Quantos deles não jogam Magic muitas vezes é até mais fácil de responder.

Então, depois começa a surgir assunto de Magic em todo o lugar possível como balada, bar, praia e assim vai. O próximo passo é você usar gírias do Magic pra qualquer coisa, e por incrível que pareça elas vão se encaixar perfeitamente em todas as situações. Bem vindo, você é mais um no “Magic life style”!

Minha introdução foi apenas para vocês leitores perceberem como o Magic é significativo na minha vida, assim como ele deve ser na vida de vocês, cada um na sua proporção. Quando acabei meu ensino médio, eu não imaginava o que eu queria fazer da vida, até hoje não sei bem, mas de uma coisa eu tinha certeza: eu queria jogar o Pro Tour. Gostaria que vocês pudessem sentir o que eu senti quando consegui a minha vaga, e quanto eu sofri com a demora do visto. Na volta para Taubaté, eu passei uma hora no ônibus olhando para ele, como era boa a sensação de tudo certo.

Bem, agora ao que interessa. Vou comentar um pouco sobre meus treinos para o Pro Tour que está chegando, e também claro para o não menos importante GP Rotterdam. Eu acredito que o limited de alara – alara – conflux não mudou muito do triplo de alara, claro que algumas diferenças precisam ser levadas em conta. Admito que esse não é um formato que estou me dedicando muito, mas por ter certa experiência com AAA estou tranqüilo. Verde, na minha opinião, é a melhor cor de conflux e só reforça a minha idéia de tentar sempre que possível cair em Naya ou Jund, sem deixar de ser flexível claro.

Acredito que Esper tenha ganhado muitas cartas boas, e uma versão mais aggro do deck o torna mais viável, mas é um arquétipo que sofre muito para incomuns como Infest, Jund Charm e Volcanic Fallout. Grixis também melhorou muito, e de guilda inviável a meu ver já é uma boa opção. O único que ainda deixa a desejar para mim é Bant, pois a falta de removals me preocupa, e nisso conflux não ajudou muito.

Agora o formato que está ocupando a maior parte do meu tempo, o Standard. Está sendo muito difícil escolher um deck para o Pro Tour, e vou tentar explicar os motivos. Eu tenho em mente que os decks mais jogados serão 5cc, fadas e os x/W (RW, BW, WW) e essa trindade é o pedra/papel/tesoura do atual t2, que por sinal é uma característica do formato. Fadas ganha de 5cc, que ganha de x/W que ganha de fadas.

O problema é que fadas já não ganha mais de 5cc como ganhava antigamente, muito menos os x/W estão ganhando de fadas mantendo claro as proporções de suas variações. Isso deixa o formato uma grande incógnita, pois qualquer deck parece bom, ou ruim dependendo do caso. As variações nos treinos estão atrapalhando mais ainda, pois o mesmo deck que faz 5-0 hoje faz 0-5 amanhã.

Fadas é um deck que não me sinto confortável jogando, apesar de ser um deck que eu apostei ano passado em todos os campeonatos possíveis. A cada nova edição o deck piora e nada nele é acrescentado, enquanto todo o resto do ambiente melhora. Scattershot Archer e Volcanic Fallout são os hates mais notáveis, mas também vale lembrar o Path to Exile que acrescentado nos x/W é uma boa resposta a Mistbind Clique.

Essa é apenas uma visão geral que eu tenho dos formatos, no decorrer da semana pretendo escrever mais sobre o GP, o PT e atualizar sempre que possível com as novidades do campeonato. Quarta-feira eu saio do Brasil e chego quinta, dia 19, em Amsterdã para jogar o GP. Até lá!

12 comentários:

RoMeRo disse...

boa sorte la!

a proposito, tem uma cois aque eu nunca entendi!

qual o "caminho" pra chegar ao worlds, qual e a ordem, ou seja, oque vem primeiro, o GP, o PT, como e que e??


vlw!

Anônimo disse...

Fadas precisa d um reshape.
Algo me diz q tem alguma versao foda dormindo, esperando alguem encontra. Infelizmente acho q n vou encontrar, mas se tu acha, me avisa :D

Unknown disse...

fadas slpash red pra firespout md e vithian stinger sb!!! =D

Felipe Biazi disse...

como não chegou removal p/ bant...

path to exile q vc mesmo citou...
ateh akele q remove permanente red/black estes 2 são removals muito bons!

Anônimo disse...

Bem, tem Path to Exile mas ela é incomum, então não é bom contar com ela, a mesma coisa para Celestial Purge.

Fuzzy disse...

Com "gírias de Magic em qualquer lugar" você tá falando em dar um Dragonstorm na balada ou dar tap na namorada pra ir treinar?

Leandro disse...

continuando o pensamento do fuzzy.. "tomar Take Possesion da Patroa", "tomar um energetico e ganhar +3/+3"...

Anônimo disse...

nossa falou tudo nesse post "magic life style" tu pensa igualzinhho a mim e a muita gente que fala que nada!!, eu conto nos dedos quantos amigos tenho off magic, mesmo muitos que jah nao jogam eu conheci por causa do jogo, ou ate os que nunca jogaram, eu conheci via alguem que joga/jogou, girias de magic tb rondam minha vida, e na balada, praia, etc... com a galera sempre acaba rolando um assunto sobre magic, caralho tb amo a merda dessas cartinhas, MGL no GP e no PT mlk!!

Anônimo disse...

Broken esse texto, haha!

- bertu

Anônimo disse...

bom, eu ja disse que minha mãe tem furia4, trample, haste, double strike, ataca todos os turnos se apta, vira pra dar X de dano? Meu irmão tem haste, tb, e meu pai entra em jogo virado, e não desvira nunca.

Anônimo disse...

HAUhauHAUAHUA..bem legal o post, achei legal isso d Magic, estilo de vida...
Bom é isso ae
Gl no GP e no PT...
Lembrando que a boa é Swans = )
Mais vc nunca acredita em min

Anônimo disse...

Fico feliz pelo Paulo ter lembrado da minha celebre e mundialmente copiada "magic é mais que um jogo, é um estilo de vida" que gerou tanta polemica há um tempo atrás, mas que hoje boa parte da galera compreende.

Boa sorte no pt paulo!!

Wendell