terça-feira, 14 de abril de 2009

As pessoas não sabem escrever um Report

por Ricardo "Thorgrim" Mattana

Segundo o Aurélio, reportar significa relatar; contar; noticiar. E um Report no Magic é exatamente isso – relatar uma conquista ou resultado no jogo que você se orgulha. Contar para todos qual foi a grande história de sua conquista e quão duro você trabalhou (ou não) para atingir tal resultado.

Como estamos atualmente na época dos Classificatórios, muitas pessoas costumam se animar para escrever esses Reports. Seja sobre sua volta triunfal no jogo, sobre como você se classificou pela primeira vez ao Nacional ou como faltou tão pouco para conquistar o objetivo almeijado.

Diferente de artigos teóricos, Reports costumam ser textos mais leves, de fácil leitura, onde mesmo quem não está muito por dentro do ambiente consegue ler. Porém, como na maioria das vezes os Reports são textos longos, as pessoas poderiam deixar o famoso “internetês” de lado e caprichar um pouco mais no português, relembrando como foi importante prestar atenção naquela aula de redação super divertida da professora Rosinha.

Resolvi escrever esse texto, após perceber que muitas pessoas não sabem escrever um Report. Além do péssimo português, os relatos costumam ser muito pobres e o texto acaba se transformando em apenas um tópico a procura de bajulações e congratulações.

Mais importante do que uma redação nota 10, um Report precisa ser um texto com conteúdo. Ninguém pára para ler um Report para descobrir quantas vezes os seus oponentes muligaram ou como você ganhou facilmente tal game por abrir aquela mão perfeita. Por mais que tais situações aconteçam, o legal de um Report é poder ler qual era o plano de jogo da pessoa para cada partida, que cartas entravam e que cartas saíam, alguma jogada em especial que aconteceu, relatos sobre as histórias entre as rodadas e por aí vai.

Pensando nisto tudo, resolvi listar algumas informações que acredito serem importantíssimas para que tenhamos um Report rico, repleto de conteúdo, valorizando ainda mais a sua grande conquista.

1- Escolha do deck

Um Report nunca estará completo, se você não explicar qual a razão para ter jogado com tal deck. Não importa se você o escolheu por que teu amigo disse que ele era a boa, por que foi o primeiro que você achou no seu armário, ou se os treinos fizeram com que você pensasse que ele era a melhor opção para o evento. Procure sempre relatar o porquê de tal escolha.

Caso você opte por revelar sua lista, será muito importante explicar algumas particularidades que ela possui. Cartas óbvias, como 4 Bitterblossom e 4 Cryptic Command em um UB Faeries, não precisam ser explicadas, já aquela tech do Sideboard ou alguma mudança radical das listas básicas que encontramos na internet, vale a pena mencionar.

Um ponto importante é contar como a sua lista evoluiu até chegar na lista escolhida para o Classificatório. É nesta hora que entram os treinos, histórias de outros campeonatos que você jogou anteriormente com o deck ou até aquele conselho amigo que você resolveu aceitar de última hora. Para quem pretende recomendar o deck para outros jogadores, vale a pena mencionar se você acredita que seja necessário alguma mudança na lista, dependendo de algum ambiente específico ou por que alguma carta que você imaginava que fosse muito boa em tal partida, não se mostrou tão boa assim.

2- Histórias além do evento

Uma das partes que eu mais gosto nos Reports é ler sobre as histórias que acontecem antes, durante e depois do campeonato. Contar como foi o final de semana do evento, se você estava ansioso, se rolou algum perrengue para chegar ao local, se você estava usando a cueca da sorte, se tua namorada só liga nas rodadas que você perde e todas aquelas outras histórias que nós sabemos que acontecem.

Sei que muitos preferem pular essa parte e ir direto para o trecho que conta sobre as rodadas, mas em minha opinião são essas histórias que deixam o texto mais leve, descontraído e agradável de ler.

Outra coisa que muitos se esquecem de mencionar é sobre o local e a organização do evento. Caso você tenha só elogios a fazer, o modelo de organização acaba servindo de exemplo para outros organizadores, mas caso seja necessário fazer críticas, pelo menos você estará contribuindo para que surjam campeonatos mais organizados no futuro.

3 – Plano de jogo e side in/side out

Para quem está interessado na parte estratégica do jogo e no relato sobre as rodadas, essa é a parte mais importante do Report e que poucos jogadores exploram.

Muitos preferem descontar uma derrota em um game por causa do próprio azar ou sorte excessiva do adversário. Enquanto o interessante seria relatar se alguma decisão que você fez durante a partida foi equivocada, se você ficou com uma mão, que deveria ter muligado ou se alguma tech do oponente acabou te surpreendendo.

Mesmo você tendo vencido, é sempre legal ter a humildade de assumir que errou em algumas horas, mas que no momento crucial do evento você aparentou estar mais bem preparado. Contar quais são os seus bad e good matchups e o porquê de você achar isso é interessante.

Algo que poucos fazem, mas que acredito ser muito válido é um pequeno parágrafo contando como é sua postura e qual plano de jogo que você imagina ser o certo contra o deck que você enfrentou em cada rodada. Por mais que seu oponente tenha zicado em ambos os jogos e você tenha ganhado facilmente, vale a pena dizer como você estava preparado mesmo se o jogo tivesse fluido normalmente.

O side in/side out ajuda a mostrar como era sua visão em cada partida e que cartas você acreditava serem ruins ou melhores para tal situação. Como muitas pessoas pecam nessa hora e tiram cartas totalmente equivocadas, é legal contar como você estava por dentro do ambiente e como tua decisão foi a melhor possível naquele momento.

Sei que não são todos que amam escrever e que é muito difícil lembrar-se de todos os jogos detalhadamente, mas se você já está gastando seu tempo escrevendo o Report, vale à pena dar uma caprichada para que seu relato fique o mais completo possível.

4- Agradecimentos

Já que conquistar um torneio deste porte normalmente é motivo de muito orgulho para o vencedor, não custa nada aproveitar o espaço para agradecer todas as pessoas que te apoiaram e tornaram tal conquista possível.

Pode ser sua mãe, que liberou dinheiro para você comprar as cartas para o seu deck, a namorada que deixou você largar ela para jogar o campeonato, os companheiros de treino, o motorista do taxi que não errou o caminho. Não importa quem seja a pessoa homenageada, basta você saber reconhecer que ela foi importante e que um resultado deste porte não se conquista sozinho.


Sei que o intuito principal de um Report é contar para todos que você se sagrou campeão e que é o cara mais feliz do mundo. Mas para que o texto não se torne um tópico onde todo mundo só entra para dar parabéns, vale a pena pegar mais uma hora do seu dia e caprichar o máximo possível.

Salvo alguns jogadores que acabam ganhando sem treinar uma única vez com o deck, é muito legal você deixar registrado tudo que foi preciso para alcançar essa conquista para até futuramente se você precisar de alguma fonte de motivação, basta ler teu texto novamente e se animar.

Por último vou deixar o link de um Report do bertu, contando sobre seu título brasileiro, que em minha opinião é o melhor Report que eu já li nestes anos de Magic e o link de um Report meu, contando como foi ganhar o Classificatório pela primeira vez.

Espero que o texto tenha animado jogadores a capricharem em seus Reports e que em breve eu esteja escrevendo o meu, contando como foi bom ganhar um Classificatório novamente.

Até a próxima!

Um comentário:

Unknown disse...

Serio me agride ler varios reports na ligamagic , nego quer ser pop a qualquer custo ai escreve um monte de merda so para aparecer mesmo


Oiii eu sou o rockerr!!