sexta-feira, 10 de abril de 2009

Fadas no Extended

por Paulo "tte" Cortez

Olá pessoal!

Desculpem a falta de texto da minha parte, esse mês foi bem complicado, com um PTQ atrás do outro ficou difícil sobrar tempo para escrever alguma coisa útil. Então, mesmo fora de temporada, vou escrever sobe o deck que eu joguei toda a temporada extended e que acredito ser o melhor deck do ambiente.

Vou começar pelo primeiro, o PTQ da Devir. Sinceramente, não era um PTQ que eu estava muito esperançoso. Havia treinado menos que o normal, não tinha confiança no deck e quando a lista do Saito saiu um dia antes me deixou mais preocupado ainda. Eu estava decidido a jogar de fadas por ser um deck que teoricamente não tem matches impossíveis, eis a lista:

Ugw Faeries

4- Flooded Strand
4- Polluted Delta
4- Mutavault
3- Riptide Laboratory
2- Breeding Pool
1- Hallowed Fountain
1- Temple Garden
7- Island

4- Spellstutter Sprite
4- Tarmogoyf
2- Venser, Shaper Savant
3- Vendilion Clique

2- Umezawa’s Jitte
3- Engineered Explosive
2- Vedalken Shackles
4- Ancestral Vision
4- Mana Leak
4- Spell Snare
2- Cryptic Command

Sideboard
2- Disenchant
2- Future Sight
3- Path to Exile
1- Engineered Explosive
1- Sower of Temptation
4- Ethersworn Canonist
2- Relic of Progenitus

Até um dia antes do campeonato eu estava jogando com 25 terrenos, sendo 1 Steam Vents para splashar Ancient Grudge no meu sideboard, além de usar Sowers no lugar dos Comandos no main deck. Acabei optando por Disenchant por eliminar de vez uma quarta cor e colocando o 26º terreno pois achava importante no mirror não perder o land drop. Os Comandos pareciam melhores que Sower na maioria dos matches, então acabei fazendo a troca.

Acho bom comentar um pouco sobre essa lista, pois apesar de não ser nenhuma novidade ela é diferente das listas mais usadas. A principal diferença é que Tarmogoyf é muito bom em um ambiente em que a maioria dos decks são aggros. Além do mais, me incomodava no deck o fato de não ter um clock rápido. O único match que ele deixa a desejar é contra elfos, mas mesmo assim parecia uma boa escolha. Com a adição de uma segunda cor, a terceira foi fácil. Path to Exile é uma carta que eu nunca fui um grande fã, e não achava necessário usá-la no main deck, já que eu não esperava tantos Nayas e sim bastante mirror.

Chegando no dia do campeonato algo que eu não esperava aconteceu: Naya era um dos decks mais populares do ambiente. Depois de abrir 2-0 acabei enfrentando 2 Nayas seguidos e fechando o PTQ 2-2. Apesar de saber que a chance de eu ir mal era muito grande, acabei ficando bem decepcionado com o resultado, então resolvi trabalhar mais na lista nos PTQs que viriam.

Meu choque foi tão grande com a derrota contra os Nayas que eu decidi mudar bastante a estratégia do meu deck. Na minha cabeça, o jeito que eu estava jogando contra Naya não era nem um pouco eficiente. Eu não podia me tapar, pois se não ele fazia um Thoctar que eu não conseguia remover e eu dependia muito de ter Explosivo na minha mão inicial.

Vou colar a lista que eu acabei usando nos outros 2 PTQs, parece ter mudado pouca coisa, mas garanto que o pouco que mudou fez toda a diferença:

Ugw Faeries

4- Flooded Strand
4- Polluted Delta
4- Mutavault
3- Riptide Laboratory
2- Breeding Pool
1- Hallowed Fountain
7- Island

4- Spellstutter Sprite
4- Tarmogoyf
2- Venser, Shaper Savant
3- Vendilion Clique

2- Umezawa’s Jitte
3- Engineered Explosive
2- Vedalken Shackles
4- Ancestral Vision
4- Mana Leak
4- Spell Snare
3- Path to Exile

Sideboard
2- Disenchant (1- Krosan Grip/ 1- Naturalize)
2- Future Sight
3- Circle of Protection: Red
1- Path to Exile
1- Engineered Explosive
4- Ethersworn Canonist
2- Relic of Progenitus

Tem alguns truques que você precisa aprender para jogar contra Naya. O primeiro é saber quando baixar seus terrenos. Parece simples, mas não é. Vou falar como funciona no geral:

Se você estiver na play, sempre baixe a fetch land (ou Dual) primeiro. Você nunca vai anular nada no primeiro turno, assim podendo tutorar a Dual tomando apenas 1 de dano.

Se você estiver na draw, baixe a ilha primeiro se tiver o Spell Snare na mão. Assim, não precisara tomar 3 pontos de dano caso seu oponente faça uma mágica de custo 2. Assim como se você tiver a Mana Leak/ Spellstutter deixe para baixar a fetch land apenas no terceiro turno.

Claro que a regra muda dependendo de quantas fetch lands você tem na mão, ou de como está distribuído o número de terrenos, se veio dual na mão inicial, etc. Mas uma coisa é importante lembrar, evite ao máximo tomar dano dos seus terrenos, isso com certeza vai decidir o jogo.

Evite baixar o Tarmogoyf sem protegê-lo de um Path to Exile. Ele é uma carta chave nesse match, além de ser o seu finisher. Outra coisa que comentaram comigo é se eu faço o Ancestral Vision ou se eu guardo o terreno para o Spell Snare. Eu acho que no meu deck, eu vou preferir fazer o Ancestral Vision a maioria das vezes. Diferente de um Fadas mono blue, meu deck pode se dar o luxo de tapar os terrenos no seu turno, pois com o Path to Exile eu posso remover a carta que eu deixei de anular. Para terminar, evite gastar counter sem necessidade por mais besta que isso possa parecer. Nem sempre é necessário anular aquele Kird Ape no late game quando se tem 3 de vida.

Eu acabava sideando assim contra Naya:
-3 Vendilion Clique -2 Venser, Shaper Savant
+3 Circle of Protection: Red +1 Path to Exile +1 Engineered Explosive

Parece loucura tirar os Vensers, mas se alguém tiver uma sugestão melhor do que tirar pode me avisar. Eu gosto muito de Shackles, mesmo ele entrando com Ancient Grudge ela é uma carta que define o jogo caso ela fique online. Me sugeriram tirar os Ancestral Vision no draw, no começo parecia uma idéia boa, mas quanto mais você joga com o deck, mais você percebe o quanto Ancestral Vision é importante no match, e com Path to Exile eu posso faze-lo no turno 1 sem ter que ficar aberto para o Spell Snare. COP red é uma carta excelente, evita os Thoctars e te protege dos burns do topo.

Quanto aos outros matches acho que não tem muito segredo, então vou comentar um pouco por cima. Contra TEPS tente manter uma pressão inicial e anular apenas as cartas chaves como Lótus Bloom ou Peer Through Deeps. Vendilion Clique é muito importante no match, mas não acho certo segurá-la na mão até o combo para tentar tirar o Desire quando ele fizer o último ritual, mas tenha em mente que é uma boa alternativa caso ele comece a combar.

+4 Ethersworn Canonist +3 Circle of Protection: Red
-3 Path to Exile -2 Vedalken Shackles -2 Umezawa’s Jitte

Pós sideboard o jogo fica ainda mais facil. Canonista quase nunca é esperado, e provavelmente ele terá muito poucas respostas para ele. COP red é uma excelente carta contra a possível Akroma e também é algo que ele certamente não irá esperar. Não se esqueça de sempre que possível blefar o Stifle, como anular uma das cópias do Gigadrowse com a Spellstutter para ter uma ilha desvirada.

Contra elfos o segredo é anular apenas os elfos importantes e a Glimpse. Sempre fique atento com o número de elfos desvirados e terrenos, pois se ele não atacou nesse turno certamente ele irá fazer um Chord of Calling. Normalmente o jogo vai acabar quando você conseguir com que uma Jitte fique na mesa.

+4 Ethersworn Canonist +1 Path to Exile +1 Engineered Explosive +1 Krosan Grip +1 Naturalize
-4 Tarmogoyf -2 Vedalken Shackles -2 Venser, Shaper Savant

A carta que você deve ter mais medo é o possível Choke, então é necessário colocar respostas para ele. Uma coisa que eu só fui perceber no PTQ de Porto Alegre é que colocar respostas que usem verde é muito melhor em comparação com as que usam branco. Você, por exemplo, pode fazer um Canonista ou um Path, e se ele fizer um Choke você ainda pode destruir o temido encantamento.

BGw loam é um deck que eu nunca tive dificuldades, até perder para um no Top 8 do Rio de Janeiro. Ter Tarmogoyf no deck é uma grande vantagem, já que ele não morre para Darkblast. Tente ser bastante agressivo, pois ele não poderá perder tempo “combando” com o Life from the Loam e combatendo suas criaturas. Tome cuidado para não buscar todos seus terrenos coloridos de uma vez, pois ele pode acabar com sua fonte de mana com Ghost Quarter.

+2 Future Sight +2 Relic of Progenitus
-3 Path to Exile -1 Spellstutter Sprite

Não sou muito fã de Spelltutter nesse match, então acabo tirando uma por falta de opção. Tirar Path to Exile parece certo pois um Ghost Quarter na sua Dual pode fazer com que você tenha 3 cartas mortas no deck.

Mirror

As cartas chaves no mirror são Ancestral Vision e Vedalkean Shackles. Tarmogoyf é uma carta que eu gosto muito nesse match também, pois ele impõe pressão e faz com que seu oponente seja obrigado a conseguir alguma resposta para ele.

+2 Future Sight +1 Krosan Grip +1 Naturalize
-3 Path to Exile -1 Engineered Explosive

Com essa nova lista acabei fazendo Top 8 no PTQ do Rio de Janeiro e final do PTQ de Porto Alegre. O fato de não ganhar a passagem para Honolulu me deixou bem chateado, mas Magic é assim, nem sempre a gente consegue o que quer. Mais importante que aprender a ganhar é aprender a perder no Magic, pois em um campeonato como o PTQ apenas o primeiro lugar importa e com isso você irá perder muito mais que ganhar.

Minha cabeça mudou muito desde que eu escrevi o “Motivos para se odiar o extended”. Entendi que o formato não é nem um pouco como eu pensava e que uma boa preparação sempre acaba com esse medo de “formato só sorte”. Espero ter ajudado quem ainda tem algum campeonato extended pela frente, ou apenas quem gosta de ler sobre esse formato. E que venham os Regionais!

7 comentários:

Eduardo Borges disse...

tirar venser e botar naturalize contra elfos n faz sentido pra mim :(

d resto ficou bom :)

Unknown disse...

sobre o post anterior... o naturalize é contra o choke, que quebra as pernas do fadas... mas eu tb não tiraria venser...

path MD é bastante eficiente e até inesperado... mas sobre vc estar no draw e optar por baixar a AV e não deixar a mana pra spel snare(ou pro blefe), abre caminho pr aum jitte q será equipada no bixo q foi drop 1 do naya... tendo q gastar sua jitte ou um path num bixo q não é o goyf nem o toctar... mas de resto eu concordo!

Paulo, parabéns pelo report/artigo... mto bem escrito!

E não esquenta não, uma hora vc bate na trave e na outra leva a taça...

Boa sorte ao brunilks...

Eduardo Borges disse...

eu sei q eh contra choke ¬¬
E pelo jeito vc eskeceu d sword of fire/ice, q tbm causa mtos problemas. No ultimo caso venser eh mto melhor, e contra choke vc faz venser e volta d counter anyway (afinal vc tem lab, n vão faltar stutters).

E jitte eh side out contra fadas com o naya, logo o q vc falou n faz mto sentido :<
Se ele deixar melhor pro fadas, dai ele equipa e vc faz a tempo advantage infinita com path no bixo ekipado e desvira com a mesa limpa no turno 3.

Unknown disse...

LOL so pode tar de brinks Tirar Path contra o BGW loam , pelo visto vc treinou bem esse match mesmo.. ... e ainda jurava de pé junto que era Good... , Rala os explosivos na verdade... e me Irrita vc dizer que o bagulho nao é so sorte... e de resto nao vejo nada de necessario em ver esse artigo Depois da temporada extended , Dulh... uahhuas

PaUl0_tte disse...

Eu acho que contra o Teta especificamente eu tenho que deixar os Path to Exile porque o BGw dele é muito diferente dos normais, e foi o que eu fiz no top 8 do Rio. Você tá falando isso porque você treinou especificamente contra uma pessoa e uma lista de Loam, porque normalmente o que eu tenho medo pos sideboard são as bitterblossom. E eu ainda acho que é good match, alias, como a maioria das pessoas se voce for ver bem. E te irritar falar que não é "só sorte" é meio obvio, mas se eu falar aqui vão pensar que eu to te tirando alguma coisa assim, então eu falo por msn... :P

Anônimo disse...

tte aqui é o Diego de porto alegre (unknown). Joguei contra vc na 1a rodada do ptq de bloco de lorwyn aqui :(

Espero que você leia o meu post porque gostaria que soubesse que achei seu post um dos melhores que li.

simples assim.

PaUl0_tte disse...

Fico muito feliz de ler comentários como este, realmente me motiva a escrever :)

Obrigado!