sábado, 16 de maio de 2009

Apresentando o Jund Mannequin

por Rafael "extorquido" Quadros

Olá a todos! Meu nome é Rafael Quadros, mas a galera do Magic me conhece como ''extorquido'', ''storks'' e afins. Sou o mais novo integrante da equipe do Fact or Fiction, espero que vocês gostem das minhas postagens aqui e que elas sejam úteis pra alguém nesse final de temporada de regionais.

Com a chegada de Alara Reborn o Standard mudou completamente. Acredito que desde Morningtide uma edição não teve um impacto tão forte por si só, desconsiderando edições cabeça de bloco como Shards of Alara, que sempre tem um impacto forte e imediato pois entram com a rotação de outro bloco.

Consequentemente, ideias novas de decks acabam surgindo, pois todos estão animados com as cartas novas. 99% dessas idéias serão descartadas pois não são boas o suficiente, mas de vez em quando surge alguma coisa interessante que vale a pena explorar. Jund Mannequin, o deck que vou discutir hoje, é um deck que acredito ter um potencial muito forte.

Provavelmente assim que apareceu na Salvation, Bloodbraid Elf chamou a atenção de todos os jogadores de Magic. A carta é insana, realmente muito forte, e tenho certeza absoluta que surgirá um deck Tier 1 que a envolva. As opções mais óbvias são as mais agressivas, como RG ou Jund Aggro, mas eu não consigo ver vantagem em jogar com um deck que, quando não perde pra ele mesmo (quando compra 1-2 lands a mais... ou a menos) perde pra Burrenton. E Burrenton está em praticamente todo lugar com a ascensão de decks como o BW e o GW, indiscutívelmente os melhores do formato.

Por essa razão eu descartei jogar de qualquer versão agressiva R/x. A solução estaria talvez em um aggro/control ou control. Meu próximo passo foi explorar um Mannequin nas cores de Jund, para abusar de cartas como Kitchen Finks, Shriekmaw e Anathemancer. Além de, claro, Bloodbraid Elf, que embora não funcione com Makeshift Mannequin, ainda assim é muito bom com cartas como Finks, Anathemancer, Maelstrom Pulse, Volcanic Fallout, entre outras.

O jogador Rodrigo Nogueira, mais conhecido simplesmente como Nogueira, jogou de Jund Mannequin no GPT São Paulo e chegou ao Top8. Ele estava também procurando montar uma lista nova de Jund, e quando eu falei pra ele que estava montando um Mannequin ele pediu minha lista. Eis a lista pilotada por ele no GPT:

Jund Mannequin

4 Boggart Ram-Gang
4 Bloodbraid Elf
3 Shriekmaw
3 Anathemancer
2 Cloudthresher
2 Broodmate Dragon

4 Mind Stone
4 Blightning
3 Makeshift Mannequin
2 Terminate
2 Bituminous Blast
2 Jund Charm
1 Volcanic Fallout

4 Treetop Village
4 Savage Lands
3 Reflecting Pool
3 Fire-Lit Thicket
2 Graven Cairns
2 Sulfurous Springs
2 Mountain
1 Twilight Mire
1 Forest
1 Karplusan Forest

Sideboard
4 Thought Hemorrhage
4 Kitchen Finks
2 Infest
1 Volcanic Fallout
1 Shriekmaw
1 Anathemancer
1 Broodmate Dragon
1 Cloudthresher

Rapidamente passando a idéia do deck, o objetivo é acelerar com a Mind Stone se possível e começar uma disputa de atrito com o oponente, tentando sair em cima com as várias 2 pra 1 do deck como Bloodbraid Elf, Shriekmaw (hardcast ou com Mannequin), Blightning, Broodmate Dragon, e Jund Charm/Fallout/Cloudthresher para limpar a mesa.

Os flips do Bloodbraid Elf são sempre insanos, pois no mínimo você vira uma Mind Stone, o que o faz atuar como um Solemn Simulacrum (alguém lembra?), acelerando seu Broodmate/Cloudthresher. Idealmente você vai flipar um Ram-Gang ou um Blightning pra causar 3-6 de dano no oponente e ir desenvolvendo uma posição favorável pra selar o jogo com um Broodmate Dragon ou um Anathemancer.

A escolha dos sweepers de main levou em consideração a velocidade (instant) pra ter um matchup decente contra Fadas, embora Infest seja melhor contra os decks brancos já que mata Burrenton e ignora a indestrutibilidade dada pelo Dauntless Escort. Os Infests estão no side exatamente para esses matchups, reforçando a presença dos Jund Charms e do Volcanic Fallout.

Nogueira perdeu no Top8 pro BG Elves. O BG Elves é um match difícil, principalmente na draw, pois o Jund Mannequin não tem nenhuma play de turno 2 além do evoke da Shriekmaw ou Terminate pra matar um Llanowar/Vanquisher, ou acelerar com Mind Stone. Blightning é uma carta muito pouco relevante, pois o BG cria uma presença na mesa muito rápido e você precisa lidar com ela e não com o Terror/Profane na mão do BG. Era óbvio que a lista tinha que ser revisitada, e eu procurei testar mais um pouco antes de sugerir algumas mudanças. Foi exatamente o que fiz.

De imediato percebi que Mind Stone é o acelerador certo pro deck. Tentei usar mais básicos e Fertile Ground, pra fixar mais a mana e não perder tanta vida pra um Anathemancer, mas flipar um Fertile Ground com o Bloodbraid Elf é muito triste. Mind Stone ao menos cicla, o que é, claro, bastante relevante. As Stones ficam.

Outra conclusão foi que Blightning não é bem uma carta pra esse deck, com certeza não de maindeck. É muito bonito você matar um Ajani e descartar um Cloudgoat Ranger + alguma coisa do jogador de W/x, mas tem horas que nem isso te salva. Como mencionei antes, os decks do ambiente montam uma mesa muito forte muito rapidamente, e é com a mesa que você tem que lidar. A resposta estava na minha frente e nas pastas de todos os dealers:

Maelstrom Pulse

Claro. É uma carta infinitamente superior a Infest pra se usar de maindeck, pois é uma resposta à Bitterblossom, Plumeveil, Runed Halo, Glorious Anthem, além de claro a maioria das criaturas do formato e todos os tokens que compartilham 1 tipo.

Com isso em mente, remontei o deck. Ainda não testei essa nova versão (testei apenas a versão inicial com Solo Fértil no lugar de Mind Stone e Kitchen Finks no lugar de Ram-Gang, e não gostei), então fica como uma sugestão pra quem estiver interessado em testar alguma coisa diferente. Vou procurar testar um pouco dela também, e postar resultados num artigo próximo.

Jund Mannequin 2.0

4 Boggart Ram-Gang
4 Bloodbraid Elf
4 Kitchen Finks
3 Anathemancer
3 Cloudthresher
3 Shriekmaw

4 Mind Stone
3 Maelstrom Pulse
2 Jund Charm
2 Terror
2 Makeshift Mannequin
1 Bituminous Blast
1 Volcanic Fallout

4 Savage Lands
4 Treetop Village
3 Fire-lit Thicket
3 Twilight Mire
2 Reflecting Pool
2 Sulfurous Springs
2 Mountain
2 Forest
1 Llanowar Wastes
1 Swamp

Sideboard
4 Thought Hemorrhage
3 Infest
2 Head Games
2 Broodmate Dragon
1 Volcanic Fallout
1 Anathemancer
1 Cloudthresher
1 Terror

A principal diferença é a saída de Blightning e dos Broodmates (estes movidos para o side). Com esses slots livres passei os Finks pra dentro e upei pra 3 Cloudthreshers, ambos muito bons no formato e não há justificativa para não usá-los. Sobrou 1 slot, e eu cortei também 1 Mannequin (3 era muito em vários jogos) e 1 Bituminous Blast para abrir espaço pros Pulsos. Acho que o deck está muito melhor agora contra os decks chave sem perder viabilidade contra Fadas e Toast (que só melhoram no pós-side). Vou testar o deck no decorrer da próxima semana, e vejo vocês por aqui com essa ou outra idéia no próximo post.

Um abraço e um ótimo final de semana a todos!

5 comentários:

Jacaum disse...

Boa sorte nessa nova empreitada, ja te falei que escreve muito bem. O blog esta muito bem servido!

LeoZeraH disse...

Boa man, muito bem escrito
Sucesso na nova coluna do fact or fiction e precisando de idéias, sparring ou mesmo um ouvinte pros mimimis pode contar comigo =)

takuma disse...

Muito bom :D
só o pequeno detalhe: pulse se importa com nomes, nao tipos :D

Leandro disse...

Seja bem vindo! Fico muito feliz de ver você escrevendo por aqui.

Deixar meus pensamentos aqui:
Eu ainda estou meio por fora desse ambiente novo, mas tenho a minha experiencia jogando de jund ramp antes de reborn. Se você quer ganhar de BG Elves, é só acrescentar siege-gang na lista. Ele+manequin é foda demais.

Victor disse...

Muityo legal. Eu cortaria tbm o Jund charm e usaria Firespout. 3 de dano ao invés de dois faz muita dif. Sei lá , minha opinião só.

Parabéns pelo Artigo.