quinta-feira, 18 de junho de 2009

GP São Paulo - Conte sua História

O blog estará dando espaço para as pessoas que quiserem contar sua participação no GP São Paulo. Para que o seu report seja publicado no Factorfiction, basta enviar um e-mail para o blog com o texto e o seu nome completo.

O primeiro jogador a relatar sua experiencia no GP, foi o Zeh, amigo meu de longa data, grande jogador do passado, que voltou recentemente ao Magic, justamente para jogar o GP.

Apreciem o texto.

PS: Em breve, publicarei o meu report tambem. Aguardem! :D


O meu GP São Paulo

por José Francisco "Zeh" da Silva


Após 3 Semanas de treinos IRL e MWS (recusei fielmente a prestar atenção à qualquer coisa relacionada a Magic antes de fazer o concurso que eu iria fazer no dia 24/5, mesmo sabendo que com isso não teria tempo para jogar os Regionais), com direito à horas gastas em leituras de artigos pela internet e em pesquisa de decklists ao redor de diversos sites de Magic, enfim veio o GP.

Eu me decidi pelo BG Elves, pois achei ser um deck que faria bem meu estilo de jogo e que não teria problema em pegar matchs inteiramente impossíveis, com chance contra tudo e todos, também colaborou com o fato de que o Thorgrim já havia experiência com o deck e já estava pensando em trabalhar em uma lista. Decidi então que jogaria com as mesmas 75 cartas que ele jogaria.

Outro fator de certa forma bastante importante, o fato de que a maioria das cartas de edições mais recentes que eu já havia conseguido obter se encaixariam nesse deck, era o deck que eu estava mais próximo de montar. Além disso, o deck tem algumas cartas que eu gosto bastante, como os Elfos de Llanowar e Thoughtseize (Duress).

Lista que eu joguei no trial:

BG Elves

4 Gilt-Leaf Palace
4 Llanowar Wastes
2 Twilight Mire
4 Treetop Village
3 Mutavault
3 Swamp
3 Forest

4 Llanowar Elves
4 Wren's Run Vanquisher
4 Putrid Leech
4 Imperious Perfect
3 Civic Wayfinder
3 Chameleon Colossus

4 Thoughtseize
2 Terror
3 Maelstrom Pulse
2 Garruk Wildspeaker
3 Profane Command

Sideboard
3 Cloudthresher
3 Deathmark
2 Primal Command
1 Puppeteer Clique
1 Maelstrom Pulse
2 Guttural Response
2 Snakeform
1 Loxodon Warhammer

***** SEXTA

Eu, Rhodner, Pedrinho e o amigo do Rhodner da terra do Araribóia, estávamos no trial 4.

** Não vou me lembrar de detalhes de todos os jogos, joguei 18 matchs com 42 games ao todo neste final de semana prolongado de Magic.

Primeira Rodada - Elementals

Aparentemente ele estava usando o mesmo baralho que o Manuel Bucher.

Ganhei no Dado.

Game1: Todo dano que tomei nesse jogo, foi causado por mim mesmo, fui a 15, 3 de pain land e 2 de Thoughtseize. Sai rápido com Llanowar primeiro turno, Vanquisher segundo, com Leech no terceiro. Ele me segurou um pouco com 1 Path to Exile e com 1 Crib Swap. A única criatura que ele desceu foi um Incandescent Soulstoke, que eu matei com um Profane Command. Um Vault e o Vanquisher pumpeados com uma Perfect finalizaram ele.

Game2: Comecei com Llanowar Elves (de uma Wastes) e Vanquisher no segundo turno. Ele evokou um Mulldrifter no terceiro turno e eu dei um Thoughtseize tirando um Horde of Notions. No meu quarto turno eu desci um Puppeteer Clique pegando o Mulldrifter dele do grave pra comprar 2 cartas, eis que no quinto turno dele, ele comprou outro Horde of Notions, usando as vivid lands que ele tinha e Reflecting Pools, desceu ela e bateu, eu verifiquei novamente que a carta era lenda, bloqueei na Puppeteer Clique, tomei 4 de trample caindo a 10, quando a Clique voltou pro jogo peguei do grave o Horde que eu havia previamente descartado causando ambos a serem destruidos, no turno seguinte ele já não conseguiu segurar meus ataques.

2-0 pra mim

1-0(2-0)

Segunda Rodada - BR Aggro

Perdi no Dado

Game1: Ele saiu de mana Figura do Destino, eu de Llanowar Elves, ele matou meu Llanowar com um Fanatic e pumpou a Figura pra 2/2 e me bateu, eu desci um Putrid Leech no meu segundo turno e pumpeei pra trocar pelo Ram-Gang que ele desceu.

Desci um Wayfinder no meu terceiro, ele tinha outro Ram-Gang, e bateu só com ele me levando a 11. Comecei a estabilizar descendo Vanquisher e mais outro Wayfinder e matando o Ram-Gang com um Profane voltando o Leech. Porém ele desceu 1 Anathemancer me dando 3 de dando me levando a 4 de vida, com 7 lands na mesa ele seria letal caso eu matasse o mancer, ele já havia caido a 10, tive 2 turnos seja para comprar um Profane que iria me permitir um ataque letal (ele só ia ter o mancer pra block) + dano nele, ou um Warhammer para me dar vida. Eles não vieram e eu morri.

Game2: Ambos fomos trocando hits no começo, eu fui tendo mais segurança em atacar pois tinha um Primal Command na mão para me recuperar vida. Quando cai a 5 de vida usei meu Primal Command botando um Acampamento Ghitu no topo dele e ganhando 7 de vida voltando a 12. Ele já estava sem cartas na mão e não conseguiu segurar meus ataques nos 2 turnos seguintes.

Game3: Ambos muligamos, Porém ele parou na segunda land, chegou a segurar dando 2 incinerates seguidos em meus vanquishers, mas quando desci o colosso da minha mão ele não teve como segurar mais.

2-1 pra mim

2-0(4-1)

Terceira Rodada - BR Aggro

Ganhei no Dado

Game1: Eu comecei com Llanowar, ele fritou com Fanatic, eu tinha um Leech no segundo turno, e ele fez uma Figura e pumpeou ela. Eu bati 2 com o Leech e desci uma vanquisher. Ele matou ela com incinerate e bateu 2. Eu bati de novo ca leech e desci um Colosso. Ele matou com Javelin e bateu 2 novamente. Eu parado na quarta land matei a Figura com um Profane voltando a Vanquisher. Ele ainda desceu um Anathemancer me levando a 10 de vida mas não conseguiu segurar meus próximos ataques e morreu.

Game2: Eu muliguei a 6. Porém comecei na ofensiva, porém tomando alguns pontos de dano de pain land. Troquei Leech + 2 de vida por um Ram-Gang enquanto batia com Civic + Vanquisher, eventualmetne comecei a comprar lands demais, porém só desci as básicas. Ele matou minha Vanquisher com Incinerate, e comecei a ter que jogar na defensiva com os Civic, desci uma Imperious perfect, quando ele atacou com um Ram-Gang optei por block com 2 Civic, ele de fato tinha burn pra Imperious e me deixou só com um Civic 1/1 que não segurou a Figura que ele desceu no turno seguinte, pumpeou pra 2/2 e pra 4/4 e no turno seguinte já era 8/8 e não tive como matar.

Game3: Ele teve um Volcanic Fallout pra matar um Llanowar e uma Imperious, pumpeei a Leech pra sobreviver, em seguida desci um Colossus, ele tinha um Javelin pra ele. Quando ele com 6 de vida ficou tapped out com 2 Fanáticos na mesa, eu dei um Profane de 3 nele dando fear para minha Vanquisher para finalizar.

2-1 pra mim

3-0(6-2)

Quarta Rodada - Faeries

Perdi no Dado

Game1: Ele muliga, sai de Biterblossom no segundo turno, eu comecei com elfo e dou Pulso na blossom, em seguida tenho um Leech que pumpeia quando ele desce uma segunda blossom, que eu mato com um segundo Pulso, ele tenta no quinto turno uma Mistbind Clique que é obrigada a trocar pelo Leech pumpeado, mas a vida dele já estava baixa e uma combinação de Treetop e Mutavault matam ele.

Game2: Eu muligo, ele começa com Thoughtseize no primeiro turno, eu tenho Gilt-leaf Palace, Treetop, Llanowar, Civic, Pulso e Terror. Ele tira o Terror, faz blossom no segundo turno, e eu apesar de ter comprado land, era outra Treetop, e não tive como matar a blossom naquele turno.

Ele faz uma Scion no passe do terceiro turno, o que complica a race pra mim, eu ainda deixei ele a 9 de vida mas 2 Mistbind Cliques em seguida (após ele colocar uma no fundo em um clash de broken ambitions) fazem ele ganhar a race.

Game3: Eu saio de Leech no segundo e terceiro turno, ambas morrem pra Deathmark, após eu dar um Thoughtseize nele, tiro um Cryptic Command deixando uma Sower já que eu tinha um terror pra quando ele tentasse roubar meu Colosso que tinha na mão.

Ele topdecka uma Masticore e a desce, eu desço o Colosso, ele tenta a Sower que eu mato com Terror, porém com uma tentativa de "no desespero... Flashfreeze da counter em terror!" ele ficou lockado com a Masticore só com 1 carta na mão, começamos ambos a usar manlands para chump block, até que ele ficou sem man lands, quando ambos tinhamos 5 de vida, dai eu vencil foi um final de jogo tenso, apesar deu esquecer mais detalhes do início da partida.

2-1 pra mim

4-0(8-3)

Final do Trial : Mono White Kithkins

Perdi no Dado

Game1: Eu muligo, no início tomo 3 de dano de pain land mais 2 de Thoughtseize, tirei uma Ajani dele no seize, eu deixei ele a 10 de vida com beats de Civic e Vanquisher antes de tomar Paths nos Vanquisher, quando desci uma Imperious e tentei atacar com um Llanowar contra a mesa vazia dele, tomei um Path na Imperious e ele desceu um Thistledown Liege para matar meu llanowar.

Deixei ele a 10 de vida, quando tive que ficar em modo de defesa pois estava comprando apenas lands, fui tentando sobreviver pois com a quantidade de lands que eu tinha, um Profane Command dando dano nele e fear em qualquer 2/2 meu seria letal, me mantive vivo até ele conseguir a sexta land para pumpear a Figura dele pra 8/8, as minhas últimas draws foram apenas mais Civic Wayfinders e lands.

A Carta do topo era um Warhammer que me permitiria ganhar 1 turno para comprar justamente o Profane Command que era a carta exatamente abaixo. (aqui a carta a menos do muligan fez diferença)

Game2: Muliguei pra 4, primeira mão tinha apenas Twilight mire como land, e as outras 2 sem land alguma. Até lutei bastante no jogo para quem muligou a 4, matei o Wizened Cenn com Deathmark, primeira Procession com Pulse, segunda Procession tentei Pulse mas ele respondeu com path em um dos tokens. Ele desceu uma terceira Procession a qual eu respondi com um terceiro Pulso. Porém eu estava muito atrás em cartas, e os 2 Civic wayfinders que vieram na sequência pouco puderam me ajudar, ele terminou o jogo com 26 de vida.

2-0 pro cara

4-1 em Matches, 8-5 em Games, 2-3 No Dado

Sai devidamente frustrado, muliguei 9x ao longo do Trial, sendo 4x na final, o Bye 3 pareceu tão perto...

Tentei me recompor, apesar de meu jogo ter acabado as 21hrs , só pude chegar em casa quase as 23hrs , acabei tendo menos tempo para durmir do que planejado, mas deixei tudo ajeitado para o dia seguinte para apenas acordar e sair, conversei ainda um pouco com Thorgrim no MSN, aonde ele me deu uma idéia para o que poderiamos mudar para o GP, eu aceitei a idéia e fui durmir, tive ao menos 6 horas de sono.

As modificações para o GP:

Maindeck: -2 Garruk Wildspeaker, +2 Cloudhthresher

Side: -2 Cloudhthresher, -2 Snakeform, +3 Kitchen Finks, +1 Puppeteer Clique

As mudanças fazem sentido, em nenhum match o Garruk me fez algo que tenha valido a pena mencionar (apesar que sei que em algum momento precisei dele para usar ou um Primal Command ou um Profane maior), Fadas era um match tenso que os thresher no main iriam ajudar e isso abriria slot no side para Kitchen Finks que seria bastante útil devido a quantidade de Jund Aggro/BR Aggro que vi por lá. Porém acabei abandonando o Snakeform em favor da segunda Clique, pois a Clique era mais abrangente entrando contra Jund/BR/5CB/Lark, enquanto Snakeform entraria apenas contra Lark e Mirror.

***** SÁBADO

Sábado estava marcado de pegar o Rhodner e a tropa que foi durmir lá as 8, quando cheguei lá (após em auto-mode eu quase errei o caminho, apesar de ser a 3 minutos de casa), eles me dão a informação que talvez agente tivesse que estar as 8:30 e não as 9 no GP, apesar de ser do conhecimento de todos o tamanho atraso de eventos de Magic no Brasil, resolvi entrar em RUN LIKE HELL mode, e em 13 minutos estávamos no local do evento, o qual estava, obviamente, atrasado.

O Local do evento não era o ideal para um evento desse porte, comparando com o Clube Homs do GP São Paulo de 2002, era visivelmente pior, na sexta foi visível que teriamos problemas com iluminação, fora na hora que saiam as rodadas, era impossível o empurra-empurra.

*** Round 1 - Awarded Bye

* Me surpreendi ao saber que poderiamos ficar vendo as partidas, e andar livremente entre elas, minha lembrança dos GPs Curitiba 2001 e São Paulo 2002 era que não podiamos, porém posso estar enganado e de qualquer forma já se passaram 7 anos*

Pude ver um pedaço do jogo do Pedrinho de BW contra Jund Ramp, infelizmente Pedrinho perdeu de 2-1 de virada.

*** Round 2 - William W. Oliveira Rodrigues - Fadas

Perdi No Dado

Game1: Ele muliga a 5, mas sai de blossom segundo turno, eu saio de Llanowar com Treetop e Putrid Leech segundo turno, ele desce uma Scion no passe do terceiro turno, mas eu tinha Thoughtseize no meu terceiro turno com Terror em seguida ,quando ele tentou bloquear com as Fadas 2/2. Ele segurou mais alguns turnos, mas mesmo após ele championar a Blossom ele já estava a 3 de vida e eu ainda estava a 18 e ele não conseguiu segurar o próximo ataque.

Game2: Eu muliguei a 6, ele novamente saiu de Blossom segundo turno, eu comecei de Llanowar no primeiro turno com Vanquisher e Treetop no segundo, fomos trocando hits até ele descer uma Scion no passe e 2 turnos seguidos tendo Mistbind Clique na minha Upkeep.

Game3: Ele muliga a 6, eu estava cogitando o que fazer com minha mão, Forest, Treetop, Vanquisher x2, Thoughtseize e Cloudhthresher x2. Decidi keepar, preciso manter uma mão rápida com algum disrupt contra fadas, talvez essa não fosse a ideal pois eu precisaria de 2 lands (sendo que um precisaria adicionar preto) e um elfo. Eu saio com a Treetop, ele tem um Mutavault, o que poderia mostrar que ele também keepou uma mão duvidosa (porém ele muligou), eu compro um Colossus e faço o primeiro Vanquisher, ele faz um Sunken Ruins, eu compro outro Thoughtseize, bato ele a 17 e faço o segundo Vanquisher perdendo o terceiro land drop, ele perde o terceiro land drop e passa, eu bato ele a 11, ele compra uma Ilha, faz um Deathmark em um dos meus Vanquisher e bate com o Mutavault.

Eu bato ele a 8 novamente sem comprar land porém comprando um Llanowar, desço o Llanowar e passo. Ele compra a quarta land, e dai o jogo começa a ficar tenso pra mim. Ele tem Broken Ambitions para minha outra Vanquisher, e em seguida desce Scion e Mistbind, enquanto eu enfim desço um novo Llanowar e uma outra Treetop.

Quando eu desço um Colossus eu já estou a 13, e ele me bate a 8. O jogo estava quase perdido para mim, porém ele resolveu em dar uma chance, na minha Upkeep ele resolve dar um Cryptic Command voltando o Colossus para minha mão e tapando meus Elfos. eu adiciono mana com ambos e resolvo pensar. Na minha draw step veio uma Llanowar Wastes, eu poderia evocar um Cloudhthresher mandando eu e ele a 6 de vida matando a Scion, porém a Mistbind me bateria de volta a 2 se ele tem qualquer resposta para uma de minhas Treetop eu morreria.

Se eu bato ele com as 2 Treetop levando ele a 2 de vida, eu ainda teria o Thresher para no turno seguinte evocar, se ele me batasse com a Scion e a Mistbind me levando a 2, e fosse responder ao meus ataques com algo eu teria o Thresher para evocar em resposta empatando o jogo, e caso ele fosse deixar ou a Scion ou a Mistbind em pé eu poderia ganhar o jogo. Não sei se foi correto, mas optei por bater com ambas Treetop levando ele a 2. No turno dele ele topdeckou um Puppeteer Clique roubando um Vanquisher para me bater mais do que suficiente para me matar.

Se ele tivesse simplesmente voltado a Treetop para minha mão ao invés de tapar os semi inúteis Llanowar Elves, ele nem se quer teria corrido risco, me deu uma chance, mas o topo do deck dele me tirou, de qualquer forma eu keepei uma mão que não bateu bem com minhas draws.

2-1 pro Cara

1-1 em Matches, 1-2 em Games, 0-1 no Dado

*** Round 3 - Paulo H. Ferreira - Jund Cascade (mais voltado pra midrange e não aggro)

Ganhei no Dado

Game1: Eu comecei na ofensiva com Leech e Civics, balanceando o card advantage dos 2 Bloodbraid Elf que ele desceu, com 2 Profane Command meu, no Midgame eu tinha uma Vanquisher, uma Treetop e um Mutavault prontos para a ofensiva, ele tinha 6 lands e 1 na mão, eu tinha 1 na mão mas era apenas 1 land, ele tinha 10 de vida e eu 16, a carta que ele tinha era um Bituminous Blast.

Ele tomou 1 de dano de Sulfurous pra usar a Blast, que achou o terceiro Bloodbraid Elf que achou um Kitchen Finks, no final sobrou apenas o Kitchen Finks com 1 marcador de Persist e ele subiu a 11 de vida, a carta no topo dele agora era um Warhammer, e eu comecei a perder a race, quando eu cai a 1 de vida enfim matando o Finks dele que estava com o warhammer, não reparei que ele enterrou o Warhammer junto com o Finks, ainda bem que não havia mais carta alguma em meu baralho que me salvasse na situação, apesar de no desespero Warhammer ser um encantamento de 6 manas incolores eu me sentiria muito culpado depois.

Game2: Eu muliguei pra 6 e acabei ficando com uma mão um pouco mais lenta, porém com 3 lands, Leech, Civic e Puppeteer Clique, tinha Leech no segundo turno que foi respondida com um Deathmark, Minhas 2 Civic Wayfinder nos terceiro e quarto turnos forma respondidas por um Kitchen Finks e um Bloodbraid Elf buscando um outro Kitchen Finks.

Ele desceu um segundo Bloodbraid Elf que buscou um Ram Gang, eu forcei trocas entre os Civics e Finks para eu poder buscá-los com Puppeteer para me manter com uma vida razoável. Ele desceu um terceiro Bloodbraid Elf que achou um Jund Charm, ele tentou por 1 marcador +1/+1 em cada, eu falei que nem podia dai ele resolveu por os marcadores no Ram-Gamg, mesmo com o Clique buscando um Finks quando entrou, e outro quando morreu para uma Bitominous Blast que buscou o quarto Bloodbraid Elf que veio com um Anathemancer.

Em seguida eu já estava com Terrenos para dar um Profane Command para matar o Ram-Gang pegando o terceiro Finks que estava no cemitério dele. Porém eu já estava com vida muito baixa. No turno decisivo eu tinha 3 de vida e ele 10, eu precisava comprar ou um Warhammer ou o segundo Profane Command para matá-lo ou um Primal Command para seguir vivo, nenhum veio e um Banefire do topo me matou.

2-0 pro Cara
1-2 em Matches, 1-4 em Games e 1-1 no Dado

Nesse momento eu fiquei bem pra baixo.

/mimimi mode on, perdi a final do trial muligando 4x, perdi pro topdeck do Fadas no round 2, que eu deveria ter ganho o trial e nem se quer estar jogando no round 2. E agora eu tomei mais Bloodbraid Elf do que não sei o que, fora toda Blast vem com Bloodbraid! /mimimi mode off

Ok, nem podia perder mais, teria que ganhar 6 em seguida agora. Sabia que não seria fácil, porém eu tentei voltar e manter o foco, que se não fosse possível passar para o Day2, ao menos não fechar o GP negativo, tentei me lembrar que dessa vez eu de fato treinei para o GP, pode não ter sido meses de treino como a galera que jogou os regionais do começo, ou a galera que joga mol, mas eu me informei, conhecia boa parte dos decks e cartas, e não estava só jogando cartas na mesa, sabia jogar ao menos decentemente (não perfeitamente) com o deck, então era possível, não provável, mas possível.

*** Round 4 - Felipe F. Fontoura - Doran

Fui jogar na mesa 282, totalmente no Limbo, na parte chamada de "Segunda divisão", ter mesas do GP nesse lado demonstrou mais uma vez o quão não preparados eles estavam para um evento de mais de 500 pessoas, pois esse era o lugar reservado para os Paralelos, o que foi um erro grave, pior ainda é pensar que as mesas aqui eram mais confortáveis do que as mesas de dentro, aqui vc tinha muito mais espaço e não eram as mesinhas de bar devir-like da parte de dentro do evento.

Ganhei no Dado

Game1: Comecei com um Llanowar Wastes e Thoughtseize, tomando 3 de dano, tirei um Behemot Sledge deixando ele com Qasali Pridermage, Gaddock, Doran, Pulse e 2 Lands. No meu segundo turno tinha um Putrid Leech e em seguida um Civic Wayfinder, uso um Terror para matar o Qasali e um Pulse para matar o Doran dele, ele toma muito dano de pain land para fazer suas mágicas(Brushland, Murmuring Bosk e Llanowar Wastes) e no fim ele é forçado a usar o Gaddock para Chump-Block e eu tenho um Profane na mão para finalizar, terminei com 14 de vida sendo que foi 2 de Thoughtseize, 2 de Pump de Leech e 2 de Llanowar Wastes.

Game2: Ele muliga e começa com Noble Hierarch porém para na segunda land, eu começo com Llanowar de primeiro turno, com Vanquisher no segundo e Colossus no terceiro, ele tem Path to Exile para meu primeiro colossus e para a minha Segunda Vanquisher, eu tenho Pulse para o Doran dele e Terror para um Gaddock, e ele ainda com 3 Lands e 1 Hierarch concede quando eu uso um Primal voltando uma Treetop (quando ele está tapped-out para evitar ele transformar ela em bixo) para o topo buscando um novo Colossus.

2-0 pra mim

2-2 em Matches, 3-4 em Games, 2-1 no Dado

*** Round 5 - Eduardo Augusto de Abreu Faillace - BW Tokens

Ganhei no Dado

Ainda estava no limbo, porém dessa vez na mesa 201, a primeira do limbo, o que nem é ruim, a mesa 201 é muito mais confortável quanto a mesa 200 e em termos de posionamento é a mesma coisa.

Game1: Ele começa de Windbrisk Heights, indicando que estava ou de Kithkins, de BW ou GW Tokens. Eu sai de Leech no segundo turno e Wayfinder no terceiro, tendo um Pulse para o Procession de terceiro turno dele e um Terror para o Knight of Meadowgrain em seguida.

Ele desce um Cloadgoat Ranger aonde eu desço um Warhammer e começo a bater. Ele volta com Ajani já me colocando um Clock, mas todo turno eu equipo o Warhammer em algum bixo e ataco. Primeiro uma Vanquisher, depois um Civic até vir um Colossus, nesse ponto ele já tem uma Ajani e uma Glorious Anthem na mesa, o Cloadgoat ja é 6/6 e os 2 tokens que estão vivos 3/3, fora isso ele também tem um Knight of Meadowgrain 3/3, porém como eu havia comprado Lands o suficiente ataco com o Colossus equipado tendo 8 manas para pumpear 2x, ele conta a resistência que ele tinha, ve que não tem como sobrevier, ainda bem que ele não tinha um Path nesse turno, pois mesmo com todo life que ganhei, eu já estava a 12 de Vida.

Game2: Esse game ele começou com o Meadowgrain de segundo turno e eu sai de Llanowar e Vanquisher nos 2 primeiros turnos, com Finks no terceiro, ele perde a quarta land drop por 1 turno e eu abro vantagem aumentando minha board de bichos com Leechs, Colossus, tendo Deathmark/Profane Command para matar os blockers dele/passar dano via fear. Quando ele já começa a descer bichos maiores eu já tenho o segundo Profane Command para matá-lo aonde ele já tinha apenas 6 de vida.

2-0 pra mim

3-2 em Matchs, 5-4 em Games, 3-1 no Dado

*** Round 6 - Alexandre Costa - 5 Colors Control

Perdi no Dado

Game1: Saio com Thoughtseize, vendo Reflecting Pool, Cruel Ultimatum, Cryptic Command, Broodmate Dragon, Esper Charm e Firespout, tiro o Cryptic Command pois tinha uma boa ofensiva de Leechs e o Firespout não iria me machucar e como sei que os decks rodam com 26/27 Lands, dificilmente eu iria zicar ele tirando o Esper Charm.

No terceiro turno ele havia comprado a land e da evoke em um Mulldrifter, seguro bichos pro caso dele ter comprado a Wrath. De fato ele da a Wrath, eu volto de Colossus, desço uma Imperious e ataco ele toma e desce uma Plumeveil no passe com um Broodmate no turno dele, desço uma segunda Imperious e ataco com Colosuss e Mutavault, ele a princípio tenta block duplo no Colossus (desespero?) porém apenas bloqueia o Mutavault com o Dragão e chumpeia Colossus ca Plumeveil, voltando com uma segunda Wrath.

Desço o fim de minha mão sabendo do Ultimato que está por vir, ele da o ultimato ficando tapped out indo a 15 de vida, eu sacrifiquei o Civic Wayfinder ficando com um Putrid Leech, na volta bati ele a 5 com 2 Treetops e o Leech pumpado me levando a 7 de vida, ele desce o Broodmate Dragon ficando com apenas 1 land em pé. Tive esse turno para topdeckar uma Removal ou Profane Command para matar, ele não veio e eu morri.

Game2: Eu mulligo, saio com Vanquisher no segundo e terceiro turno, segurando Colossus e Leech para um pós-Wrath, porém estou travado na terceira land, ele evoka um Mulldrifter, usa um Esper Charm para comprar cards, quando ele tenta um Cryptic Command para tapar meus Vanquisher e comprar uma carta eu tenho uma Guttural Response, deixando ele apenas a 5 de vida ele compra e recolhe.

Game3: Começo com Llanowar no primeiro e Vanquisher e um segundo Llanowar no segundo, ele para na terceira land e é obrigado a começar a descartar enquanto os 2 Llanowar e a Vanquisher finalizam, eu estava preparado para uma Mass Removal que não veio.

2-1 pra mim
4-2 em Matches,7-5 em Games, 3-2 no Dado

*** Round 7 - Felipe O. Cavalcante - Bant Aggro

Ganhei no Dado

Nessa rodada estava na mesa 66, que era a mesa exatamente embaixo de uma lâmpada que estava queimada, então como já era depois das 19:00 (talvez até já 20:00 ou mais), estava bem escuro e eu tinha que pegar as cartas de meu adversário para poder ver quais eram, pois estava de fato muito mal iluminado.

Game1: Eu saio com Lllanowar de primeiro, ele vem com Hierarch, segundo turno tenho Vanquisher, ele tem um Rhox War Monk, eu mato com Terror e desço um Putrid Leech, ele tem Path para meu Vanquisher e um Shorecrasher Mimic, eu mato com Pulso, ele já caiu a 5 de vida dos meus ataques, manda minha Imperious Perfect pro fundo com um Bant Charm, e tem outro Path pro meu Leech.

Ele desce um Rafiq que eu tinha um Terror para matar, em seguida eu desço um Colossus, ele da bounce/draw nele por 2 turnos seguidos com Cryptic Command até ter um Bant Charm para mandá-lo pro fundo e desce um Rhox War Monk, eu desço um novo Colossus já com manas sobrando para pumpá-lo, ele com Hierarch e War Monk, desce uma Finest Hour e bate, como estava mal iluminado eu leio bem o Finest Hour e pumpeio o Colossus e defendo, ele sobe a 10 de vida do lifelink e o Rhox War Monk morre, ele ve que o ataque foi meio infrutífero e recolhe.

Game2: Ele começa tomando dano de painland para sair de Hierarch e War Monk, eu tenho um Deathmark pro War Monk e volto com Vanquisher seguido de Imperious Perfect, ele bate 1 com o Hierarch e desce um Mimic, eu tenho uma Vanquisher e um segundo deathmark, ele desce um Rafiq e eu respondo com Pulso, ele tem uma Path pro meu Vanquisher e pro primeiro Colossus também, assim como para o próximo Vanquisher, porém eu desço um Finks e um Leech e acabaram as respostas dele, acabei o jogo com 21 de Vida.

2-0 pra mim
5-2 em Matches, 9-5 em Games, 4-2 no Dado

*nesse momento lembrei, quando eu ainda estava 2-2 eu já estava falando, que eu perca todas, mas que o Guarani vença o Vasco, repeti isso quando estava 3-2 e o jogo já havia começado com o Pseudo-Craque expulso. Como o jogo do bugrão acabou empatado, então pensei "Bom, não se pode ter tudo, mas já que o bugrão não venceu, vamos que vamos, vou fechar o 6-0"*

Estava tentando entre todas rodadas manter o foco, devia estar parecendo um doido falando frases de incentivo para mim mesmo, geralmente frases do bugrão, estava complicado, desde que voltei dos treinos em Atibaia estava gripado e minhas costas resolveram me incomodar desde o dia que fui jogar o regional da Comics para descongelar meu ranking, acho que me desacostumei a ficar tanto tempo sentado.

Minhas costas estavam doendo bastante, já tinha passado Salompas nas costas duas vezes durante o dia, o que podia ser notado pois eu estava andando com cheiro de "Gelol", o que me consola é que em um campeonato de Magic, voce acaba tendo que sentir cheiros de fato bem desagradáveis, que o cheiro de "Gelol" nem é de todo ruim.

*** Round 8 - Aristides S. Camara - Jund Aggro

Ganhei no Dado

Game1: Ambos muligamos, eu dei um Thoughtseize de primeiro turno, optei por tirar um Bloodbraid Elf deixando ele com Puncture Blast e Lands, no segundo turno eu tinha um Putrid Leech, que foi morto pela Puncture Blast dele, segui com Civic e outro Leech, ele desceu um Bloodbraid que buscou um Ram-Gang, troquei o Ram-Gang dele pelo meu segundo Leech com Pump e o Bloodbraid pelo Civic, voltei com um Colossus que bateu um turno junto de um Mutavault, e ele não teve mais resposta.

Quando nós já haviamos sideboardeado e estávamos embaralhando chega um juiz e declara que vamos tomar um Deck Check, a mesa a nossa esquerda também tinha tomado, porém logo antes de começarem o primeiro game. Após uns 10 minutos o Juiz volta, falando que teve um problema com ambos os decks, logo pensei "Poutz o que falta é ambos tomarem match loss e os 2 ficarem fora da chance de jogar pelo day2" porém o problema foi que eles bagunçaram o Separador da deckbox do Aristides e não sabiam de quem era. Ganhamos 9 minutos de Extra-Time.

Game2: Eu saio com Vanquisher no segundo turno que toma um Incinerate no passe, ele desce um Leech no turno dele, eu respondo com um Deathmark e outro Vanquisher, ele desce um Bloodbraid que busca um Terminate e mata meu Vanquisher, caio a 17, eu desço um Leech que morre para um Terminate e em seguida um Colossus.

Eu tinha 17 e ele 22 quando desci meu Colossus, optei por bater com o Colossus, ele toma e cai a 18, deixando meu Leech pra defesa e desço o Warhammer e um Civic Wayfinder, ele no turno dele desce um Bloodbraid Elf e bate com todas criaturas dele. Dos 17 que tinha cai a 4, dai que vi que eu deveria ter deixado o Colossus em pé pois eu precisava apenas segurar até ter manas para equipar o Warhammer pumpeando o Colossus (torcendo para ele não ter snakeform claro).

Ele ainda tinha o Ram Gang, um Bloodbraid, um Finks, uma Treetop e um Leech. Eu podia equipar o Warhammer e bater, me deixando a 11 e ele a 9, porém ele tinha mais do que dano suficiente para me matar. Optei então por usar um Primal Command, pensei nos efeitos, e optei por colocar a Treetop no topo (ele tinha apenas uma na mão, se não fosse outro bixo Haste ou um burn eu sobreviveria para bater com o Colossus pumpeado na volta) e ganhar 7 de vida. A carta na mão dele era de fato um burn, um Anathemancer, então morri. My bad esse game.

Game3: Esse game foi mais tenso, comecei com Vanquisher, ele tinha um Leech, mato o Leech e bato, ele tem um Finks no terceiro turno e no quarto tinha um Bloodbraid que buscou um Ram-Gang. Eu caio a 11 no ataque dele e começo a tentar segurar a partida Meu Puppeteer Clique pega um Finks para me dar 2 de vida, e eu começo a bater 3 pelo alto. Eu desço um Colossus e vou tentando matar os blockers deles, porém dessa vez segurando mais e batendo apenas por cima, ele tem um Vanquisher eu também, não me veio Warhammer porém não veio para ele alguma resposta para o Puppeteer e ele morre.

2-1 pra mim
6-2 em Matches, 11-6 em Games, 5-2 no Dado

Essa partida foi tensa, porém me deu motivação, consegui consertar meu erro do segundo jogo e ganhar a partida. Antes faltavam 6, já havia passado por 5, precisaria de apenas mais uma vitória agora. Tentei manter o foco entre o longo tempo entre as rodadas. Infelizmente nesse momento apenas eu e Thorgrim ainda lutávamos pelo day2, ambos 6-2 precisando da vitória.

Round 9 - Thiago Saporito - Mirror

Ganhei no dado

Eu sabia que essa partida seria tensa, ainda mais após eu e Thorgrim termos tirado os Snakeform do side e também pelo fato do garoto estar treinando a bem mais tempo do que eu, porém eu ainda confiava na estratégia de side que o Thorgrim tinha bolado e eu assinado embaixo. E ganhar no dado já era uma ajuda a não ser que...

Game1: Muligo pra 5. As 2 primeiras mão nem se quer tinham lands, no play nem dava pra considerar keepar elas. A primeira ainda era, Llanowar x2, Vanquisher, Imperious Perfect, Chameleon Colossus e 2 Profane Command. Acabei keepando 4 Lands + 1 Profane Command. Ele começa dando um thoughtseize, eu compro 2 Civic Wayfinder em seguida e são as 2 únicas spells que eu uso no jogo, ele veio com Vanquisher no segundo e terceiro turno e com Colossus em seguida, sem chance.

Game2: Esse game foi mais complicado, por um lado no começo ele tinha parado na terceira land, por outro eu estava comprando lands demais. Eu tentei começar na ofensiva com um Llanowar seguido de uma Vanquisher, mato a primeira Imperious Perfect dele com um Deathmark e a segunda com um Pulso, quando achei que ia estabilizar pra vitória tinha uma opção a fazer, ele ainda tinha 3 Lands, e eu ia usar um Primal Command, optei por Buscar um Chameleon Colossus e atrasar ele um turno voltando uma land para o topo, ele desceu um Kitchen Finks que ele usou para chump blockar o Colossus, infelizmente na segunda ele tinha um Snakeform para matar o Colossus.

A Imperious que eu tinha faz apenas 2 tokens antes de morrer para um Terror. Ele desce um Warhammer e em seguida um Colossus e o jogo trava enquanto ele vai comprando lands e descendo as spells que ele já tinha e eu floodando lands tenho apenas lands na mão, quando me vem um Colossus eu já estou bem atrás, ele com 7 fontes de mana me passa, eu compro um Warhammer, eu e ele temos 18 de vida, eu podia bater nele pumpeando o colossus uma vez, ele provavelmente pararia apenas no Vanquisher(se tanto) tomaria 8 ou 11 e sobreviveria, eu iria a 29, na volta se ele comprasse land podendo pumpear o colosso dele 2x eu morria de qualquer maneira, a minha esperança era então passar torcer pra ele não comprar a land e eu poder dar untap podendo bater pumpeando 3x meu colosso, ele compra a land e eu morro.

2-0 pro cara
6-3 em Matches, 11-8 em Games, 6-2 no Dado

Fiquei triste de terminar assim, ficar o dia inteiro andando no limite para perder na última, mas iria precisar de motivação para o PTQ, meu consolo é que ao menos o Thorgrim conseguiu passar para o day2! \o/


Espero que tenham gostado do meu mega-ultra-gigante Report. Dependendo do meu resultado no PTQ de semana que vem, estarei aqui de novo contando minha tragetória.

Obrigado Thorgrim pelo espaço e até a próxima!

3 comentários:

João de Campo Grande disse...

Ótimo report!
Bateu na trave, hein?

Carlos Alexandre disse...

Pow maneiro o report, ta mo nice mesmo... Gostei da sua historia no GP e tals... Mais seus oponentes SEMPRE ganham vc no Topdeck msm? se for que azar = (
Abração ae

Gabriel disse...

Parabéns pelo blog e boa ideia a sua de postar report dos outros players, é interessante ver como outras pessoas se saíram no GP.