sexta-feira, 25 de julho de 2008

Reflecting Troll #1

Como todo bom site de magic, aqui estarei compilando as dúvidas mais freqüentes e jogadas interessantes que ocorrem durante os campeonatos. Apesar de eu não ser juiz, regras é uma parte do jogo que eu entendo bem e acredito ser um dos passos para se tornar um melhor jogador.

O tema de hoje serão 2 comandos de Lorwyn (verde, azul), Muitos jogadores não os lêem com tanta atenção e acabam perdendo jogos por errinhos bobos, ou por não saberem que tal jogada podia ser executada.. Quem sabe lendo este texto você não descobre o que você pode e não pode fazer da próxima vez que um oponente jogar um desses comandos.

Primal Command:
Seus modos:

- Jogador ALVO ganha 7 de vida
- Coloque a permanente ALVO que não seja criatura no topo do baralho do seu dono
- Jogador ALVO embaralha o seu grimório
- Procure por uma criatura no seu grimório e coloque na sua mão

Eu deixei em letras grandes a palavra alvo por um motivo. Você já deve ter ouvido falar que uma magica que perde o seu alvo falha certo? Mas se a mágica tiver 2 alvos e um deles se tornar inválido, a mágica resolve, já que ainda possui um alvo válido.

Vou falar de uma situção que ocorreu no top8 de um regional este ano. Mirror de GW Ramp. Para tentar ganhar a batalha do topdeck, jogador A fez um Comando Verde. Os modos escolhidos foram colocar a permanente não criatura no topo e buscar um bixo. Infelizmente a permante escolhida foi uma treetop village. Jogador B, exímio conhecedor das regras transformou sua treetop em criatura. O que acontece agora?
- O Comando verde falha, pois o seu único alvo passou a ser uma criatura. O modo “buscar uma criatura” não tem alvo. Fim de papo, em campeonato não tem essa de voltar jogada, errou meu bem.. Créu!

Cryptic Command:
Seus modos:

- Anula a mágica ALVO
- Devolva a permanente ALVO para a mão do seu dono

- Vire todas as critaturas que seus oponentes controlam
- Compre um card




O comando azul possui dois modos que dão alvo. A jogada mais comum era o efeito “Fog” tapando todos os bixos e dando bounce em alguma man-land. Desta situação da pra se tirar alguma vantagem. Imagine o cenário, você está jogando de BG elfos e seu oponente de Fadas. Na mesa temos a hipotética situação onde você tem um Tarmogoyf 4/5, um Camaleão e um Civic Wayfinder. Seus terrenos são n lands e uma treetop village. Seu oponente não possui bloqueadores, e está com 3 de vida. Para deixar a situação mais dramática se você não ganhar neste turno, você perde o jogo “haja coração” !!! Você declara seus atacantes, ainda sem transformar a treetop em bixo. O oponente faz o comando azul, virando suas criaturas e voltando a treetop para a sua mão. O que fazer, como ganhar o jogo? Basta você ter alguma removal na sua mão, até nameless inversion serve. Você mata a sua treetop (não precisa ter dó dela). Agora, se voltarmos para o nosso Comando Azul, ao matar a treetop você torna invalida o único alvo do comando, que era o bounce. Como virar as criaturas não da alvo, este efeito falha também, Tarmogoy, Camaleão e o Civic não viram, e podem atacar rumo a vitória!

Esta jogada pode parecer impossível de ocorrer, mas não é tão raro assim. No GPT, eu estava jogando um mirror de fadas, e uma jogada semelhante aconteceu. No meu caso, eu tinha uma mesa com vários tokens de blossom e uma Scion. O oponente deu um comando azul, virando minhas criaturas e voltando uma Faerie Conclave para a minha mão. Eu transformei a Conclave em criatura, e devido ao fato da Scion dar manto para as minhas outras fadas, eu consegui “anular” o comando e ganhei um jogo praticamente perdido. Óbvio que isto ocorreu no game1 e nos games 2 e 3 eu mulliguei infinitas vezes e perdi.. (hora do mimimi).

3 comentários:

Unknown disse...

No caso do comando azul,se eu der Tap as criaturas e um draw num tem como a magica pifar

Tiago Nhoque disse...

Tah muito bom esse blog, esse post foi muito esclarecedor.. parabens...
Continuem postando sempre..

Unknown disse...

parabens pelo trabalho cara, mto bom o blog, continue assim sempre atualizando.