quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

O ano do Standard

por Ricardo "Thorgrim" Mattana

Dois mil e nove será o ano do Standard. Além dos tradicionais FNMs e dos concorridos Regionais, nós teremos ainda a volta de um grande evento ao país, o GP São Paulo, sem esquecer outros diversos eventos T2 que ainda ocorrerão como os GP Trials, o FFA (Free for All), o Nacional e ao que tudo indica uma temporada de PTQs.

Se no mundo do futebol, ano de Copa do Mundo é um ano mágico, onde todos gostam de arrumar uma desculpa para sair mais cedo do trabalho, cabular aquela aula de Matemática ou organizar uma festa, tudo em pró de um dos eventos esportivos mais importantes do mundo, ano de GP no Brasil tem quase a mesma importância para os jogadores. É cara que parou de jogar, voltando; gente que mora do outro lado do país juntando as economias para viajar para o local do evento; jogador de Legacy prometendo montar deck T2 e por aí vai.

Eu até pouco tempo atrás, nunca tinha jogado um evento de tal magnitude. Ano passado tive a oportunidade de jogar o GP Buenos Aires e posso afirmar para vocês, que todo esforço para jogar esse tipo de evento é válido e vocês com certeza não se arrependerão.

Mas enquanto o GP São Paulo ainda está longe de ser realizado, para quem gosta de jogar T2, nós teremos no próximo dia 14, a realização de outro GP que fazia tempo que não participava do calendário de eventos do Brasil, o GP da Ligamagic.

Se você é jogador de Magic brasileiro e tem acesso a internet, com certeza conhece a Ligamagic e a importância que o site tem para a comunidade. Seja pela divulgação de eventos, pelo mercado de cartas ou agora novamente pelos torneios online.

Já que o GP da Liga também será no formato Standard, achei interessante escrever como o ambiente mudou do Mundial para cá, quais serão os prováveis decks a serem batidos e quais cartas de Conflux vocês poderão encontrar pela frente.

Como já faz mais de um mês que foi realizado o Mundial e o próximo grande campeonato T2 será o Pro Tour Kyoto, se você quiser se manter atualizado no formato terá que recorrer as listas que saem no Deckcheck.com ou nos Premiere Events do MOL.

Não sei se todos sabem, mas já faz algumas semanas que o Magicthegathering.com publica todas as listas e nicks dos jogadores que fazem Top 8 nos Premiere Events (para quem se interessar, segue o link). Toda quinta-feira saem as listas de decks que fizeram Top 8 durante a última semana.

Nesta última quinta foram publicados os Eventos de 19/01/09 até 25/01/09. Para facilitar para vocês, fiz um pequeno gráfico onde o total de bolinhas é o número de vezes que o deck apareceu no Top 8 durante a semana, enquanto as bolinhas vermelhas correspondem ao número de Premieres que o deck ganhou.


Fadas voando baixo

Como podem ver o Fadas continua sendo um dos principais decks a serem batidos. Apesar de aparecer dezessete vezes nos top 8 dessa semana, o Fadas começou a perder um pouco de espaço para o RW Reveillark, antes mesmo da entrada de cartas como Volcanic Fallout e Scattershot Archer no ambiente.

Mesmo com o ambiente sendo ligeriamente modificado desde o Mundial para cá, as listas encontradas no MOL continuam sendo bem parecidas com a daquela época. Como por exemplo a lista do Tachikoma, vencedora de um dos Premieres:


UB Faeries
by _Tachikoma

2 Faerie Conclave
6 Island
4 Mutavault
4 Secluded Glen
3 Sunken Ruins
2 Swamp
4 Underground River
25 lands

4 Mistbind Clique
4 Scion of Oona
3 Sower of Temptation
4 Spellstutter Sprite
15 creatures

4 Agony Warp
4 Bitterblossom
3 Broken Ambitions
4 Cryptic Command
1 Ponder
2 Remove Soul
2 Thoughtseize
20 other spells

Sideboard
2 Flashfreeze
4 Infest
3 Jace Beleren
2 Negate
1 Oona, Queen of the Fae
1 Remove Soul
2 Thoughtseize

Antes de comentar sobre as cartas de Conflux, quero deixar bem claro que acredito que o Fadas continuará sendo um dos principais decks do ambiente e não será um ou dois hates que fará com que o deck acabe. Quem não se lembra do pré release de Shadowmoor e como muitas pessoas cravaram que todos os decks verdes do ambiente iriam utilizar Raking Canopy e era o fim do Fadas.

Provavelmente o deck deixará de ter aquela supremacia que tinha sobre os outros decks do ambiente desde a rotação do formato no mês de Outubro do ano passado. Mas por enquanto guardem seus Wispmare e Cloudthreshers do seu Sideboard muito bem guardados, por que vocês certamente irão precisar.

Boros está de volta

Se o Fadas já não está mais com a mesma moral de tempos atrás, um dos decks que prometem abalar o formato e marcar presença no PT Kyoto é o RW Reveillark. Também conhecido como RW Cruise, o deck teve uma de suas primeiras aparições em um campeonato da SCG que dava vaga para o Cruzeiro de Magic que será realizado ainda neste mês, mas ganhou realmente destaque nas mãos do australiano, Aaron Nicastri, fazendo nada menos do que 6-0-0 na parte Standard do Mundial.

Para quem entende inglês, segue o vídeo do Nicastri comentando um pouco sobre algumas particularidades de sua lista, de onde surgiu o deck, e os principais motivos para ele ter feito o 6-0-0.



Como o RW Reveillark vem sendo um dos decks mais populares no MOL, as listas tiveram que ser atualizadas e mudanças como a aparição do Balefire Liege no main deck já são facilmente encontradas. Para quem estava com saudade de jogar com o Reveillark, além do novo deck sensação, existem alguns jogadores que preferem jogar com uma versão de Esper Lark. Para representar o deck campeão da semana, segue a lista vencedora de um dos Premieres, criada pelo duotianshi203:

RW Reveillark
by duotianshi203

4 Battlefield Forge
5 Mountain
3 Plains
3 Reflecting Pool
4 Rugged Prairie
4 Windbrisk Heights
23 lands

2 Balefire Liege
1 Burrenton Forge-Tender
3 Figure of Destiny
1 Flamekin Harbinger
4 Fulminator Mage
3 Mogg Fanatic
3 Ranger of Eos
3 Reveillark
3 Siege-Gang Commander
23 creatures

2 Ajani Vengeant
4 Flame Javelin
4 Mind Stone
4 Spectral Procession
14 other spells

Sideboard
2 Burrenton Forge-Tender
3 Guttural Response
3 Magma Spray
3 Wispmare
4 Wrath of God

Em Conflux cartas como Path to Exile e Banefire devem ganhar o seu espaço nas futuras listas de RW, entre outros decks brancos ou vermelhos. Interações entre o Path mais o Knight of the White Orchid e o novo Memory Lapse já estão sendo estudadas por diversos jogadores.

A união das cores faz a força

Para quem sempre optou pelo deck Control do ambiente, a melhor opção definitivamente é o Quick´n´Toast (também conhecido como 5cc ou Cruel Control).

O terceiro deck mais popular da última semana no MOL apareceu no Top 8 dos Premieres por quatorze vezes, conquistando dois eventos. Por ser um deck de cinco cores, as listas variam bastante e cada jogador tem suas preferências.

Para representar o Toast, escolhi a lista do omniknight, que venceu um dos Premieres e possui cartas que me agradam bastante como Ajani Vengeant e Plumeveil.

Quick´n´Toast
by omniknight

1 Battlefield Forge
3 Flooded Grove
2 Island
1 Mystic Gate
4 Reflecting Pool
3 Sunken Ruins
4 Vivid Creek
3 Vivid Grove
3 Vivid Marsh
2 Vivid Meadow
26 lands

2 Broodmate Dragon
2 Cloudthresher
4 Mulldrifter
3 Plumeveil
11 creatures

2 Ajani Vengeant
4 Broken Ambitions
2 Cruel Ultimatum
4 Cryptic Command
4 Esper Charm
2 Pyroclasm
2 Terror
1 Tidings
2 Wrath of God
23 other spells

Sideboard
1 Ajani Vengeant
1 Broodmate Dragon
2 Cloudthresher
3 Condemn
1 Firespout
3 Negate
4 Vexing Shusher

Com a chegada de diversas cartas multi coloridas em Conflux, sempre que pensam em algum deck para encaixá-las a primeira opção é o Quick´n´Toast. Ainda não parei para estudar o spoiler de Conflux como deveria, mas provavelmente cartas como Volcanic Fallout e a Wall of Reverence prometem fazer parte de possíveis listas.

Não subestimem os Elfos

Para minha surpresa, um dos decks mais populares no MOL tem sido o BG Elves, conquistando inclusive mais posições no Top 8 dos Premieres do que decks mais comentados como o BW Tokens e o WW Kithkins.

O deck continua sendo bem parecido com as listas pré rotação, sendo que a principal diferença é a entrada do Wolf-Skull Shaman no lugar do lendário Tarmogoyf.

Uma das prováveis explicações para o deck continuar sendo um dos mais jogados é que o deck possui um matchup bem justo contra o UB Faeries e cartas como Thoughtseize mais Mind Shatter suavizam um pouco a partida versus o Quick´n´Toast.

Para representar a tribo dos Elfos, resolvi publicar a lista do Bolovo que conquistou dois Top 8 com o deck, além de um Top 8 no PTQ Kyoto no final do ano passado.

BG Elves
by Bolovo

3 Forest
4 Gilt-Leaf Palace
4 Llanowar Wastes
4 Mutavault
2 Swamp
4 Treetop Village
2 Twilight Mire
23 lands

4 Chameleon Colossus
2 Civic Wayfinder
4 Imperious Perfect
4 Llanowar Elves
4 Wolf-Skull Shaman
4 Wren's Run Vanquisher
22 creatures

3 Eyeblight's Ending
3 Garruk Wildspeaker
2 Nameless Inversion
3 Profane Command
4 Thoughtseize
15 other spells

Sideboard
4 Cloudthresher
2 Guttural Response
4 Infest
2 Mind Shatter
2 Primal Command
1 Stillmoon Cavalier

A ira dos cabeçudos

Outro deck que continua marcando presença nas cabeças é o WW Kithkins. Se você é amante dos decks aggros, sua primeira opção para jogar o GP da Liga certamente será os cabeçudos. Suas mãos explosivas e a velocidade com que o deck recompõe a mesa seja com o Ranger of Eos, Spectral Procession ou com o Cloudgoat Ranger fazem com que o deck seja um dos melhores do ambiente e tenha conquistado o sexto lugar em termos de populariedade no MOL está semana.

Apesar de ter ficado atrás em populariedade para decks como o BW Tokens, o Kithkins conquistou dois Premieres nesta última semana e uma das listas vencedoras foi a do Utrystle.

WW Kithkins
By Utrystle

18 Plains
3 Rustic Clachan
4 Windbrisk Heights
25 lands

2 Burrenton Forge-Tender
4 Cloudgoat Ranger
3 Figure of Destiny
4 Goldmeadow Stalwart
4 Knight of Meadowgrain
2 Ranger of Eos
4 Wizened Cenn
23 creatures

1 Ajani Goldmane
3 Glorious Anthem
4 Spectral Procession
4 Unmake
12 other spells

Sideboard
1 Burrenton Forge-Tender
4 Oblivion Ring
2 Ranger of Eos
3 Reveillark
2 Runed Halo
3 Wispmare

Apesar do BW Tokens e do BR Blightning não conquistarem tantos resultados como eu imaginava e não serem tão populares no MOL, acredito que ambos os decks são boas opções para o GP e completam essa lista de decks a serem batidos.

Portanto se você está treinando para o GP da Liga e não sabe exatamente o que esperar pela frente, comece a planejar seus treinos contra os decks citados. Mas caso você não pretenda jogar com os decks “to beat” e o fator surpresa é o seu principal aliado, basta dar uma boa pesquisada nas listas dos Premieres, que muito deck diferente vem surgindo e podem ganhar espaço no ambiente assim como o RW Reveillark ganhou.

Boa sorte a todos que forem jogar o GP e até a próxima.

6 comentários:

RoMeRo disse...

legal!
gostei da review dos decks!
parabeenss!
gogo fact or fiction!

Anônimo disse...

mto boa a analise!!

ta de parabens... soh n gostei do ww com 3 figures... mas kd um na sua lista...


mas o q n da pra negar eh o preços do t2... hj eu tenhu um ww soh por causa do gp!

ps: eu sou um player de legacy q c encaxa na sua descriçao!

abço a todos e parabens!!

Marquinhus- Jublay Wins Team- Jundiai- SP

Unknown disse...

Aeee.. trabalhou bastante hj em?! eheh.. saiu bem legal o artigo.. vi vc fazendo a peskisa mas nao esperava que sairia tao bom... o Gp da Liga promete .. continua o bom trabalho que eu paro de enxer o saco =p!

Abração, Koroa

Unknown disse...

Bem legal o artigo, só queria saber pq o BR eo BW tokens não foram analisados?

Ricardo Mattana disse...

Fala ae Hugo!

Não é que eles não foram analisados, mas eles andam tão em baixa em termos de resultados no MOL, que achei que não valesse a pena.

Anônimo disse...

Eu nao tenho tix pra comprar a 4 figura! =D
heueheue
Parabens pelo blog!! Muito bom!

Marco - Utrystle