terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

Fábula das fadas e da barreira

Por Leandro "Stalker"

Aqui no Fact or Fiction o Thorgrim já escreveu sobre diversos assuntos que afetam o controle emocional durante as partidas. Acho que pela minha formação ter sido na área de exatas eu acabei me apegando com os números envolvidos durante as partidas, e por causa de uma discussão sobre a maneira correta de atacar eu resolvi escrever este post.
A situação é a seguinte: Suponha que você tem uma Bitterblossom na sua mesa e que seu oponente tenha uma Plumeveil do outro lado. Com quantos tokens você precisa atacar por turno para levar seu oponente de 20 a 0 de vida no menor tempo possível?
Por hipótese, vamos assumir que nenhuma outra carta influencie nessa “race”, jogadores sem cartas na mão só comprando terrenos todo turno.

Num primeiro exemplo vamos supor que tenhamos 1 token atacante e 1 token enjoado. Vou adotar este como sendo nosso instante 0, ou T0. A barreira vai bloquear e matar este atacante e o número de turnos para matar o oponente tende ao infinito (ok, antes disso você morre para a blossom , library, tempo...). Parece bem estúpido o que eu falei agora, mas vai ajudar a entender o meu raciocínio. No segundo caso, no T1, você foi um pouco mais esperto e esperou mais um turno, para poder atacar com 2 tokens por vez, sendo 1 token bloqueado pela barreira e o outro conseguindo passar e causar 1 ponto de dano no oponente. Desta maneira, você levaria 21 turnos para matar seu oponente (20 ataques +1 turno que você não atacou para aumentar o numero de atacantes). Nos outros casos temos 3,4,5 atacantes... É aqui que entra a matemática da história. Se você nunca entendeu porque as pessoas calculam derivadas de funções esse é o melhor exemplo prático que você pode ter.

Vou chamar de f(x) a função que vai calcular o número de turnos necessários para ganhar o jogo de acordo com o número de atacantes.
x- Número de atacantes que não são bloqueados
P- Número de pontos de vida do oponente.

Usando a teoria de “clock”, onde um bixo 1/1 leva 20 turnos para dar 20 de dano, e um bixo 2/2 leva 10 turnos para dar 20 de dano, temos a seguinte função para f(x):

onde o primeiro termo representa o “clock” dos atacantes (no nosso exemplo, tokens de fada 1/1) e o segundo termo representa o número de turnos que você deixou de atacar para aumentar a quantidade de atacantes. Para um valor de 20 pontos de vida, temos o seguinte gráfico:



É agora que entra o cálculo da derivada da função. Para encontrarmos o valor mínimo vamos derivar f(x), encontrando assim f'(x):

o mínimo de f(x) será obtido quando f'(x)=0, ou seja .


Dessa maneira,
para P=20 pontos de vida, temos:

Como não estamos no mundo de Unhinged nem de Unglued, temos que aproximar este valor para um número natural mais próximo. Neste exemplo, por coincidência, para valores de x= 4 e 5 o número de turnos necessários para vencer o jogo é o mesmo: 9 turnos.

Por via de regra, para casos onde todos os seus atacantes são criaturas 1/1 você pode fazer o seguinte cálculo para descobrir a melhor forma de ataque. Pegue o número de pontos de vida do seu oponente e tire a raiz quadrada. Por exemplo, se seu oponente tiver 9 pontos de vida, o valor ótimos será de 3 atacantes não bloqueados, se o número de pontos de vida inicial for 25, o valor ótimo muda para 5 atacantes não bloqueados. Se não tiver raiz real aproxime para o número natural mais próximo.

Bom, o post de hoje teve grande inspiração nos artigos do Frank Karsten, que sempre trás uma abordagem cientifica por trás de suas decisões. Acho que muita gente acabou boiando hoje, mas o assunto é relativamente simples para quem tem certa afinidade com essa área matemática. Qualquer coisa é só aplicar o que eu falei no penúltimo parágrafo que você estará fazendo a melhor jogada.

Até a próxima!

PS: A partida que deu origem a esse post foi entre o Paulo_tte e o Batutinha

12 comentários:

Unknown disse...

muito boa a análise!
e é uma situação q a maioria dos jogadores se depara com freqüência
me senti nas aulas de planejamento e controle da produção de novo =]
análise de pedidos por ponto ótimo
hahahha
parabéns ae!

Unknown disse...

Mto massa o Tópico de Hj

Todos são muitos bons...

Mas esse ainda a pessoa que não param para pensar a respeito disso :D


Parabenss !!


Obs: Se eu compro uma Scion divide por 2 =p

^^

Unknown disse...

Nossa... pensei que eu tava de ferias e nao veria isso por um bom tempo.. =\ MALDITO STALKER!!! eh uma otima analise mas acredito q nao se pode basear muito nela pela kestao de variaveis externas no jogo.. mas axu que isso no limited acaba tendo uma aplicacao muito boa... Magic tb é cultura, ciencia e so um POUQUINho de sorte... =p

Flws,Koroa

Tadeu disse...

Gostei, Gostei e gostei!!!!!

Anônimo disse...

Passei um ano estudanto estatisticas, e se encaixa perfeitamente em magic e ainda mais em POKER :D

nice artigo, congratz!

Fuzzy disse...

Dessa vez, sir, o senhor ganhou a Internetz.

Eu imaginei que a resposta fosse ou 4 ou 5 por serem múltiplos naturais de 20, 6 se considerassemos 2 de dano de Pain Lands e/ou caso o dono do Plumeveil fizesse isso na fase de ataque dando block na primeira fada atacante, mas nem imaginava a razão EXATA desse valor.

Fuzzy disse...

Ah sim, eu preciso comentar: Ninguém percebeu que o gráfico é igual o símbolo da Nike?

RoMeRo disse...

Ah sim, eu preciso comentar: Ninguém percebeu que o gráfico é igual o símbolo da Nike?


uashsauhushauhsuhssuh!!
eu ri!!!!
parabens, otimo post!!

Tiago Nhoque disse...

Nice post, achei uma utilidade para algumas matérias da faculdade.... HAuhUHAa, e eu achava que erá inutil ficar calculando produção margila, ponto de ótimo e saturação... HAUhaua...

Anônimo disse...

Ainda não li o artigo pois acho q nem vou entender nada, mas só pelos comentários, parece que vc está mandando bem, então a pergunta que não quer calar:
Como vc vive de DP na porra da faculdade??

Qdo um prof te pergunta algo vc responde "essa eu sabia com fadas e saprófitas..."?

Leandro disse...

Qdo um prof te pergunta algo vc responde "essa eu sabia com fadas e saprófitas..."?

KKKKK.. ri alto aqui!

Muito obrigado pelos comentários de todos. Agora que meus tempos de faculdade acabaram (sim, eu matei minhas 19 DPS que eu peguei ao longo do curso) eu tento por alguns dos meus conhecimentos em prática :)

Anônimo disse...

Lembrando que se você for ignorante para matemática, que nem eu, você pode resolver o problema simplesmente por contar "na marra" qts turnos demoraria para cada numero de atacantes... demora um pouco, mas nem tanto assim.

Algo que também deve ser considerado é que, as vezes, você não espera que todos os tokens vão ficar vivos até o fim do jogo.

Por ex, as vezes é melhor você bater com 3 atacantes na wall porque você sabe que o oponente está quase com mana pra Thresher e você não tem counter... nesses casos, é melhor passar o máximo de dano antes dos tokens serem varridos do que deixar eles sem atacar enquanto espera a massa crítica do ponto ótimo.