sábado, 7 de fevereiro de 2009

Top 10 Conflux

por Ricardo "Thorgrim" Mattana

Ontem ao ir para a Magic Domain, tive uma grata surpresa, tanto a loja quanto a maioria dos dealers que a frequentam já estavam com infinitas cartas de Conflux. Não sei que mágica que eles fizeram, mas eu pensei que ia demorar muito mais para ver uma carta da nova edição pessoalmente. Só tenho a agradecer a eles, por que se não fossem pelos dealers seria capaz de nós ainda estarmos jogando Standard só com cartas de Lorwyn e Morningtide.

Como ando mais familiarizado com o Standard do que o Extended, resolvi fazer um top 10 com as dez cartas que eu acredito serem as que mais vão jogar nesse início de Standard com Conflux. É bem provável que eu quebre a cara em uma escolha ou outra, ou que em Kyoto os pros apareçam com aquela carta que você nem imaginava que existia na edição, mas acredito que as minhas escolhas não são tão absurdas.

Antes de começar com a lista, queria dizer que gostei muito da edição e algumas cartas que ficaram de fora desse top 10 como Wall of Reverence, Shambling Remains, Maelstrom Archangel, entre outras merecem uma atenção especial e vocês certamente encontrarão elas jogando em algum deck daqui para frente.

O critério para escolher se a carta iria ficar mais no topo ou no final da lista, era o número de decks que poderiam comportar a carta e qual o verdadeiro impacto dela no ambiente. Não é por que carta y ficou em terceiro lugar e a carta x ficou em décimo é que uma carta é melhor do que a outra. Como você vai comparar, por exemplo, uma Reflecting Pool com uma Wrath of God? Ambas as cartas possuem funções totalmente diferentes e a comparação é imcabível.

Vamos enfim ao meu Top 10 de Conflux para o Standard:

10 - Scattershot Archer

A princípio a carta deve brigar por um slot no sideboard dos decks verdes do ambiente, fazendo a função que por enquanto o Cloudthresher e o Hurricane procuram fazer. Por outro lado a carta pode alavancar o crescimento de algum Elves! no formato ou ganhar seu espaço no famoso BG Elves.

Antes mesmo da entrada de Conflux no ambiente o BG Elves já vinha conquistando seu espaço no Magic Online e listas de Elves! com Garruk Wildspeaker e Overrun apareciam uma vez ou outra no top 8 dos Premiere Events.

Se formos pensar nos principais decks do ambiente, praticamente todos usam Bitterblossom e/ou Spectral Procession, de cara posso mencionar o BW Tokens, WW Kithkins, RW Reveillark, UB Faeries e o BR Blightning.

Por essas e outras que eu encaro o Archer como uma das boas novidades de Conflux, conquistando o décimo lugar na minha lista.

9- Celestial Purge

A carta claramente é uma opção para o sideboard e nunca será vista no main deck, mas por ser uma carta que certamente entrará no side de todos os decks do ambiente que podem ter acesso ao branco, Celestial Purge entra no meu top 10 no nono lugar.

O fato de você por duas manas apenas poder lidar com qualquer carta vermelha ou preta de forma instantânea faz com que Celestial Purge seja quase que uma obrigação em qualquer sideboard de deck branco. É evidente que a carta é perfeita contra o BR Blightning e trabalha removendo da Bitterblossom até o Demigod of Revenge.

Mas uma das grandes proezas da carta é o fato dela remover uma permanente preta ou vermelha. Além de fazer com que o Demigod volte nunca mais ao jogo, ela é uma ótima opção contra o RW Reveillark por remover cartas como Figure of Destiny e Siege-Gang Commander de jogo, sem que o oponente as traga de volta para a mesa com um Reveillark e se não bastasse a carta ainda consegue remover a Ajani Vengeant.

Eu ainda não vi nenhuma lista concreta, mas correm boatos que agora com a edição de Conflux um novo deck BR mais agressivo do que o BR Blightning, que abusará de cartas com Unearth como Hell´s Thunder e Shambling Remains ganhará espaço no Standard, portanto mais uma razão para Celestial Purge ser uma das cartas que você mais encontrará nas mesas dos Regionais.

8- Bloodhall Ooze

Uma das razões para o surgimento de um possível BR Aggro que eu comentei acima é definitivamente o Bloodhall Ooze. Por Shadowmoor possuir diversas cartas híbridas, e as novas edições estarem focando tanto em cartas douradas, não será impossível montar um Mono Red ou BR que abuse tanto de cartas verdes como de cartas pretas.

Para quem acha impossível tal situação, imagine você jogando de BR e fazer o Ooze no primeiro turno, seguindo com Bitterblossom e depois Boggart Ram-Gang. Em apenas dois turnos após o Ooze estar na mesa, ele já poderá ganhar o seu bônus máximo todo turno. Além das cartas citadas, outras ótimas opções de cartas verdes ou pretas para esse tipo de deck são: Vexing Shusher, Shambling Remains, Ashenmoor Gouger, Sygg, River Cutthroat e muitas outras.

Por acreditar que o deck deverá aparecer de maneira mais concreta no PT Kyoto no final deste mês, Bloodhall Ooze entra em oitavo lugar na minha lista.

7- Noble Hierarch

Noble Hierarch certamente é uma carta com potencial, mas infelizmente não consigo imaginar, por enquanto, nenhum deck que o possa utilizar sem que seja alguma espécie de Bant Aggro. Não que eu acredite que o deck possa ser uma opção viável nesse ambiente que se forma, mas antes da entrada de Conflux já tinha observado algumas listas no MOL, como esta que ficou em oitavo em um dos Premieres da semana passada.

Quem sabe agora com as excelentes cartas brancas que Conflux trouxe, e com a possibilidade de um War Monk bater 4 lifelink no terceiro turno, o Bant Aggro não comece a ganhar espaço e jogue mais do que eu imagino que possa jogar.

Apesar de eu não ser muito fã da habilidade exalted no Constructed e não acreditar muito em decks que não sejam os principais do ambiente, Noble Hierarch conseguiu conquistar um lugar no meu top 10, assumindo portanto o sétimo lugar.

6- Scepter of Fugue

Scepter of Fugue ao meu ver é uma das melhores cartas da edição e por enquanto eu vi poucas pessoas comentando sobre o seu potencial. Descarte sempre foi uma das mecânicas que eu mais gostei de jogar no Magic e quem sabe agora com o Scepter, Blightning e Raven´s Crime, não surja algo para o Standard.

Mas a principal razão para o Scepter entrar nessa lista é o provável estrago que ele deve fazer em uma partida contra Quick´n´Toast. Por custar apenas duas manas e o deck não possuir muitas respostas contra artefato, o Scepter promete ser uma boa opção para decks que tem problemas contra Toast.

Para ser sincero ainda não testei o Scepter suficientemente, mas acredito que ele possa ser melhor do que Mind Shatter ou Liliana, por exemplo. Por enquanto o Scepter deve marcar presença no sideboard de decks como o UB Faeries e o BR Blightning.

Portanto por acreditar que o Quick´n´Toast será um dos principais decks do ambiente e o Scepter é uma ótima opção contra o deck, eis que descobrimos o sexto lugar do top 10.

5- Nyxathid

O Nyxathid sofre do mesmo mal que o Noble Hierarch, uma carta com excelente potencial, mas que por enquanto não consigo encontrar nenhum deck onde eu possa encaixá-lo. Como o meu forte nunca foi criar decks, prefiro deixar para que os amantes do Mono Black da Ligamagic ou algum pro player em Kyoto consiga criar algo que possa abusar do potencial do Nyxathid.

Talvez o Nyxathid nem venha jogar tanto no Standard e o seu lugar seja mesmo o Extended ou o fundo das pastas de dealers, mas achei a carta bem interessante e em um deck apropriado pode causar muitos pesadelos ao seu oponente.

Quando uma nova edição sai é natural pensarmos primeiramente em cartas que possam encaixar nos decks que já estão jogando, para depois pensar em novos decks e como abusar de novas mecânicas. O Nyxathid entra na minha lista na quinta posição por eu achar que a carta tem bastante potencial e que possivelmente ela mostrará as caras em Kyoto.

4- Volcanic Fallout

Uma das cartas mais comentadas quando o Spoiler de Conflux foi revelado, Volcanic Fallout está longe de decretar o fim do UB Faeries, mas certamente ajudará com que o deck não seja tão impossível de ser batido, como foi na temporada Block.

Quando uma carta nova surge, é natural que peguemos ela e comparemos com cartas semelhantes, para entender melhor o seu potencial e se elas valem realmente a pena. No caso do Volcanic Fallout, muitos jogadores a compararam com Jund Charm e Pyroclasm, pelo fato das três cartas causarem dois pontos de dano em todas as criaturas da mesa.

A vantagem de Volcanic sobre as outras duas me parece um pouco óbvia quando pensamos em colocar a carta no Quick´n´Toast. Apesar de Jund Charm ser mais versátil e poder remover o cemitério do oponente de jogo (algo importante contra RW Reveillark), o Volcanic é uma carta chave para controlar a população do UB Faeries, possivelmente o pior match para o Toast. Quem sabe agora com o deck utilizando Cloudthresher e Volcanic Fallout, vitórias sobre o Fadas sejam mais corriqueiras do que antigamente.

Sem contar também, que até para decks mais agressivos, Volcanic pode ser uma boa aposta contra Faeries, simplesmente pelo fato de causar 2 pontos de dano no jogador sem poder ser anulado. Cansei de ver jogos onde o Mono Red deixava o Faeries na red zone, mas o jogo já estava tão controlado para as fadas, que não havia mais nada a ser feito.

Por ter sido tão comentada nas semanas pré lançamento de Conflux e por ser uma ótima carta contra o UB Faeries, Volcanic Fallout entra no top 10 ocupando a quarta posição.

3- Banefire

Esta aí uma das cartas que eu mais gostei da edição. Cartas que causam x pontos de dano sempre me atraíram, como, por exemplo, no ano passado em que joguei grande parte da temporada de BG Elves, que utilizava cartas como Profane Command e Squall line.

Cartas que causam x pontos de dano podem tanto matar uma criatura inconveniente no early game, como servir de finisher no late. Óbvio que Profane Command e Squall line jogaram bastante no ano passado devido também as suas outras habilidades e cartas como Blaze e Fireball nunca jogaram como deveriam.

Mas Banefire consegue ser uma opção muito viável para o Standard pelo fato que por seis manas você consegue causar 5 pontos de dano no oponente sem que ele consiga anular. Sabe aqueles jogos contra UB Faeries e Toast, que você deixou o oponente na red zone, mas ele controlou de uma forma que não há mais nada a ser feito? Então... agora há - Banefire!

Só tomem cuidado ao "guardar" o seu Banefire para o final do jogo, pois o Toast pode de repente imaginar que você tem um na mão e descartá-lo com um Esper Charm ou Cruel Ultimatum. De qualquer forma, Banefire continua sendo aquele top deck no late game que os decks aggros não costumavam ter.

Por enquanto consigo imaginar o Banefire em decks como o BR Blightning e o RW Reveillark, mas pode ser que o Jund Ramp ganhe espaço no ambiente agora com a adição do novo Demonfire.

Por ser uma carta tão versátil e uma das minhas preferidas na edição, a medalha de bronze vai para Banefire.

2- Martial Coup

Martial Coup provavelmente é a melhor carta de Conflux ou pelo menos a que possui maior potencial para virar uma partida ou começarem a surgir decks ao seu redor. Por enquanto eu ainda não vi nenhum deck que abuse dela, mas arrisco dizer que 1 ou 2 cópias no Toast merecem ser no mínimo testadas.

O que muitos esquecem é que Martial Coup é excelente quando ela consegue fazer o efeito de uma Wrath of God, mas se por acaso você não possuir terrenos suficiente e precisar fazer um Coup menor, ela continua sendo muito boa.

Já ouvi gente dizendo em fazer um GW Ramp abusando da interação entre Martial Coup mais Garruk Wildspeaker, pessoas querendo colocar no Toast e até mesmo outros decks como um UW Control. Não sei exatamente onde esta carta vai jogar, mas boto muita fé nela e é muito provável que ela apareça por Kyoto.

Branco já vem sendo uma das cores mais jogadas no formato faz um bom tempo, mas agora com Conflux, branco que para mim sempre foi a pior cor do Magic, está mudando totalmente meu ponto de vista.

Enfim, por ainda não existir nenhum deck óbvio para utilizar o Martial Coup, ela levará somente a medalha de prata, correndo o risco de ganhar mais para frente a medalha de ouro, se for confirmada todas as espectativas que eu tenho com a carta no PT Kyoto.

1- Path to Exile

Assim como no top 10 de muitos outros escritores, Path to Exile ganhará a medalha de ouro, como a melhor carta da edição na minha opinião. Até Conflux sair do Standard, é bem provável que praticamente todos os decks brancos utilizam Path em suas listas.

O novo Plowshares, como tem sido chamado o Path, é fantástico e muito versátil, se pensarmos que a carta ajuda a lidar com a Mistbind do Faeries, o Demigod do BR, entre tantas outras ótimas criaturas do ambiente por apenas UMA mana.

O fato do oponente buscar por um terreno básico não é tão absurdo se formos pensar no late game ou contra decks que acelerar um turno não faz tanta diferença quando a melhor criatura da mesa foi removida de jogo.

Muitos jogadores gostam de comparar o Path com Condemn, mas só pelo fato dele conseguir lidar com criaturas que não estão atacando ou que trabalham muito bem sem precisar atacar, como o caso da Oona fazem com que o Path ganhe essa "briga".

Além disso tudo, Path possui uma excelente interação com o Knight of the White Orchid e já vi algumas pessoas comentarem dele mais o Lapse of Certainty. Agora com a adição de Path no ambiente, uma mana branca aberta será sempre motivo de preocupação.

Espero que com esse top 10 vocês tenham conhecido um pouco melhor das principais cartas de Conflux e começaram a entender qual o impacto que elas devem causar no ambiente. Gostaria de repetir que o top 10 foi baseado nos critérios que eu citei no começo do texto e provavelmente muitas pessoas vão considerar que tal carta tem um peso no ambiente um pouco maior do que eu avaliei e etc.

Mas em todo caso, acredito que essas devam ser as dez principais cartas da edição no momento e que o PT Kyoto confirme algumas das minhas apostas, além é claro de apresentar novos decks e interações para os mortais testarem nos Regionais.

Tenham um ótimo domingo e até a próxima!

10 comentários:

André Dembitzky disse...

Thorgrim, há outros MVCC (Mos Value Common Cards) em conflux, pelo menos no que diz respeito a procura. É sempre bom lembrar que novos decks surgem com novos card.. assim de bate pronto de
Lorwyn: Fadas e Kithkins
Alvorecer: Larks
Alara: Cruel Control (ou Qnt v2.0)
Entardecer: MonoRed (figure)

Entre outros.

no caso do Nixatid? na sequecia:
Blightning
Ravens Crime
Ratos
Hideway Preta

PQ não a volta de um descarte consistente?

Fox

Anônimo disse...

Thorgrim excelente artigo, mas eu tenho que dizer que vc está redondamente enganado sobre Bloodhall Ooze. A carta é crap. De qualquer forma 9/10 é mto bom se de fato suas previsões se confirmarem, então tá sussa.

Abraço!

Ricardo Mattana disse...

Valeu pelo elogio Extorquido.

Eu juro que já vi o Ooze em ação e não achei ele tão crap assim. Mas eu também não testei ele o suficiente para colocar minha mão no fogo pela carta. :P

Boa sorte com o novo blog ^^

Anônimo disse...

concordo com o top10, soh n com a ordem, mas isso jah t falei neh sr. ricardo xP

RoMeRo disse...

cara, concordo com o top 10, + otra carta que eu gostei mto foi a
scarland thrinax, pra mim e melhor do que nankuto, sem flar que com o sprouting thrinax, hissing e torrent of souls vai ser animal!
ja garanti meu set!

Anônimo disse...

Muito bom, concordo com praticamente tudo, mas pelo menos pra mim, quando chega ali pelo 8-10 posições, tem muitas coisas q começam a empatar e q n estao na lista hehe.

O ooze é fodinha pelo fator multiplos, 1 tarmogoyf n assustava ninguem, 2 ja incomodava, 3 ja era puta merda.
1 figura n da nada, 1 figura e 1 mog enche o saco, 12 turn 1 drops bons é filha da putagem :D

Anônimo disse...

Path to Exile Ouro ?? a carta dah um terreno para o oponente ajudando ele ..essa carta só vai jogar nos controls ..

Anônimo disse...

Eu colocaria noble hierarch e celestial purge mais altos nessa lista!

Meu top 5 seria noble, banefire, path, celestial purge e volcanic fallout, só não me pergunte a ordem.

- bertu

xiko disse...

qtos que os dealers pagaram pra colocar o ooze ae? cade o ziggurat na lista?

Anônimo disse...

Ooze eh bom. : P

E o bicho 4U 4/4 Visara é muito bom também!

- bertu