quinta-feira, 31 de julho de 2008

Três Derrotas no GP Buenos Aires

por Leando "Stalker"

Poucas pessoas gostam de falar sobre as suas derrotas, mas é com elas que aprendemos e ganhamos experiência. Inúmeros erros podem ser cometidos durante uma partida, e estes erros vão muito além de um ataque errado, uma spell feita num momento inapropriado. Estes são erros macroscópicos, que qualquer um assistindo a partida percebe. Errar na hora de botar o sideboard para a segunda partida, não mulligar uma mão boa, mas que precisava ser mais agressiva, esquecer quais cartas o seu oponente pode comprar e que possa virar a partida são erros mais microscópicos e que normalmente passam desapercebido ou na maioria dos casos é transferido para o fator sorte (Eu ziquei, meu oponente veio com a god hand, aquele token compra muito...). Culpar a falta de sorte não irá te levar a lugar nenhum e para melhorar como jogador você precisa reconhecer isso.

No GP terminei o primeiro dia 5-3, ou seja, fora do top64 e fim de torneio pra mim. Vou contar um pouco do porque dessas três derrotas e como me serviram de aprendizado. Meu deck era o UB Fadas tradicional, e naqueles três slots que todo mundo muda de fadas pra fadas, eu inclui um Warhammer e 2 Damnation.


Round 3 – RG Zvi

Era um companheiro da minha equipe e eu sabia qual o deck dele.

Game 1: Eu tinha ganhado no dado. Minha mão inicial tinha 1 Mutavault, 1 Pendelhaven e 1 Sunken Ruins. Ok Mulligan! Minhas próximas seis cartas eram praticamente as mesmas. As mesmas três lands e uma spell a menos. Dei keep e é claro que não comprei mais nenhuma land o jogo inteiro.


Primeiro erro: Era pra ter mulligado para 5, já que o deck dele era rápido e eu não podia me dar ao luxo de esperar 2-3 turnos para comprar uma land.

Ganhei o Game 2 e perdi para um Magus da Lua de 2° turno no Game3. Mas acho que o que decidiu mesmo a partida foi o este meu descuido no Game 1. O match de fadas contra o RG Zvi, é que nem no Tênis, onde quem saca leva vantagem, que no nosso caso é quem está no play. Entregar de graça um jogo sem esboçar resistência, custa caro no final.



Round 5 – UGW Blink

Era um Argentino, não conhecia o deck dele, a principio achei que fosse um Reveilark, mas depois que ele fez uma wall of roots e fez uma mystic snake anulando minha Ancestral Vision, vi que ia ter que rebolar muito pra virar a partida. Perdi o game 1 e vamos pro Game 2.

Game 2: Fiz uma blossom de 2° turno, e ele fez o Varrefendas no turno dele. Ainda bem que eu não abri de ancestral. Esse game acabei ganhando no rush dos tokens.

Game3: Abro de ancestral, e é claro que eu tomo o varrefendas. O que mais doeu foi que ele me bateu tanto com esse urso cinzento que acabou fazendo a diferença na partida. Perdi depois que ele estabilizou a mesa com um Garruk do seu lado


Segundo Erro: Bom, aqui posso dizer que tiltei na hora do sideboard. Acho que por estar tão no piloto automático nos side-in side out contra os deck do ambiente que na hora que eu pego um deck diferente me perdi totalmente na hora de sideboradear. Tirei as Damnation, achando que o match se desenvolveria como nas partidas contra lark normal e deixei as Ancestral Vision. Ancestral tinha que ter ficado de fora nesse jogo, já que ele teria muitas respostas para ela, com varrefendas, venser e outros counters. Méritos pro meu oponente também, já que os 3 games foram bem disputados, com o controle da mesa mudando todo turno. Ele fez day2 no GP. Para quem ficou curioso, a sua decklist era essa: LINK



Round 7: GW Elves

Aqui, enfrentei sem dúvida a mulher mais bonita do campeonato. Uma Argentina, morena, sexy, capaz de deixar qualquer homem de queixo caído. Provavelmente estava acompanhando o namorado, já que ela tava com uma cara meio séria, provavelmente já saturada de horas e horas de magic.

Fui atropelado Game 1, sem mais palavras para descrever como foi a primeira partida.

Game 2, controlei a mesa, chegando a 8 de vida, e comecei a punir com a Mistbind Clique, tinha alguns tokens e mutavaults para segurar os bixos dela. Ela entrou no topdeck mode e começou a avalanche de Overrun. O primeiro tomou Rune Snag, no turno seguinte ela fez outro que também levou Rune Snag (Nesta etapa da partida eu tinha resolvido meu 3° Ancestral do jogo), no turno seguinte ela fez uma Vanquisher, e eu gastei meu último counter, o 3° Rune Snag no elfo. No meu turno bati pra matar na volta, mas sua próxima draw foi o 3° Overrun (Se eu posso ter 3 rune snag, porque ela não pode ter 3 overrun? Nada mais justo). Este Overrun pumpou o suficiente para me matar em um ataque.


Terceiro Erro: Gastei counter num bixo que não ia influenciar em nada a race, ficando vulnerável a uma das únicas cartas que poderiam virar o jogo a favor da minha oponente (Overrun ou Squall Line). Faltou nesse momento visualizar na minha mente os dois, três próximos turnos, para saber se aquele Vanquisher iria me fazer perder o jogo. E outro erro foi confiar que ela não compraria mais Overrun, já que tinham sido gastos dois nesta partida.



Então da próxima vez que você for derrotado em algum torneio, antes de culpar a sorte, analise suas jogadas, veja o que você poderia ter feito diferente. Treine bastante para não se atrapalhar na hora de fazer o sideboard contra algum deck que você nunca tenha visto antes. Após cada torneio, anote em algum lugar como foram as suas partidas, faça um report nem que seja só para você, descrevendo o que você lembra de cada jogo e quais a jogadas cruciais que você acredita que determinaram o resultado da partida. Com o tempo você perceberá que a quantidade de erros vai diminuir e a relação Vitória/Derrota vai aumentar. Boa Sorte e não esqueça de jogar a moedinha pro porco!

5 comentários:

Danyel Henrique disse...

Excelente post

muitos dos q se axam player preferem culpar a zica que analizar seus proprios erros na partida, e eh analizando esses erros é oq faz um bom player!

parabens pelo blog!

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog, estou gostando bastante.

Mas me diga, não tem uma foto do Round 7 não? hahahahaha

Anônimo disse...

Só pra deixar um comment, estou de olho nos post, o blog está muito interessante, parabéns!

Anônimo disse...

Como já disse no mirc, eu to realmente gostando bastante do blog. Gostei desse texto em especial pois quando eu parei de reclamar um pouco (ainda reclamo bastante) eu melhorei um pouco.

Carlos Alexandre disse...

Como acabei de dizer pro Thorgrim, o blog ta muito maneiro...
E os topicos muito legais e interresantes...
Na vdd ate hoje eu fico reclamando da sorte e tals, mas ja faço muito menos do que antigamente...
= )

Abração ae
By Batutinha