Semana que vem acontece mais um Pro Tour, dessa vez no formato extended. Nossa delegação parece que será maior dessa vez, já que além das figurinhas carimbadas do PV, Jaba e Edel, teremos nossos 4 representantes ganhadores dos PTQ de SP, RJ, POA e BA (Nariz, Leit, Brunilsks e Elton respectivamente), além de outros brasileiros que tem vaga por ranking e outros por terem feito top16 no GP Buenos Aires. Reza a lenda que Bolovo também estará em terras germânicas. Para todos os brasileiros que irão competir, boa sorte!
Sobre o formato, este será o primeiro grande evento T4 com a nova rotação. Alguns decks sumiram do mapa, outros se fortaleceram, mas o espaço para novas idéias é imenso e é isto que eu espero que aconteça neste pro tour. Historicamente os franceses se dão muito bem neste formato, já que eles ganharam os últimos 3 PT Extended e eu não acredito que isto seja mera coincidência. Os japoneses vêm logo atrás. Dificilmente o top8 não terá um representante da França e do Japão. Os melhores deckbuilders vêm desses países e a possibilidade deles “quebrarem” o formato é grande. O Brasil não é muito reconhecido por criar decks novos, mas tem uma fama boa de aperfeiçoar os existentes. Como exemplos acho que posso citar o Psychatog que levou o Jaba ao título do mundial em 2002, o Boros no mundial de 2006 que fez 6-0 no day1 nas mãos do PV e do Edel, e o GW no GP Montreal, onde o Celso Zampere se sagrou campeão.
Para quem vai acompanhar o Pro Tour neste próximo fim de semana, segue aqui os principais decks que vem aparecendo neste novo ambiente extended. Assim, quando você estiver acompanhando o coverage, não ficará tão perdido e saberá mais ou menos o que cada deck faz.
Domain zoo: É um dos decks aggros mais rápidos do formato, conseguindo matar em média no 4-5 turno. A estratégia é fazer bixos nos turnos 1, 2 e 3 e dar o restante de dano com os burns. O “domain” no nome vem do fato de ele usar as 5 cores, para pode fazer o tribal flames com sua força total. Cartas chave: Wild Nacatl, Dark Confidant, Stifle, além de toda a base de mana, com duals e fetchlands.
BG Deathcloud: Com a rotação o deck perdeu o Pernicious Deed, mas mesmo assim continua sendo um deck forte neste ambiente. Com os disrupts (Thoughtseize e Raven’s Crime) para lidar contra os combos e control, e Sakura para atrasar os aggros. Finaliza o jogo muitas vezes com um Garruk+Cloud, que limpa a mesa e a mão dos 2 jogadores, fazendo um beatdowns de bestas depois q a poeira abaixa. O BG Deathcloud é o clássico “The Rock”, que não possui bad matchs, mas também não tem good matchs, tudo beirando os 50/50. Cartas Chave: Sakura, Tarmogoyf, Garruk, Death Cloud.
Affinity: O deck de artefatos que parece nunca sair de moda, descarregando a mão no 2,3° turno. Com Shards o deck ganhou algumas nova possibilidades com o Master of Etherium e o Salvage Titan. Seu grande ponto fraco está nos jogos pós side, com o hate do sideboard dos oponentes. Kataki, Oxidize, Ancient Grudge, Hurkyls Recall. Cartas Chave: Cranial Plating, Ravager, Nexus
Storm: Aqui é a seção dos decks combos. A idéia central é fazer um monte de mágicas no mesmo turno usando os Dark Ritual permitidos no formato e tutores, dando cast no Mind’s Desire e fazendo mais um monte de mágica “de graça”. Normalmente isto acontece lá pelo 4° turno, mas eu já vi acontecer do deck combar de 2° turno, ou as vezes até de primeiro. Os jogadores tem optado por usar como kill condition Grapeshot ou Tendrils.
Cartas Chave: Mind’s Desire, Grapeshot/Tendrils, Peer Through Depths
Fadas: Um deck que dominou o formato block e o T2 recentemente, conseguiu fazer sua transição para o extended. Se já era difícil jogar contra fadas quando eles só tinham acesso a Rune snag, imagine agora que tem Spell Snare, Mana Leak e Remand.
Cartas Chaves: Spellstutter, Spell Snare, Vendilion Clique.
É claro que muitos decks deixaram de ser citados, mas como a varieadade de decks é imensa, alguém sempre vai ficar de fora. O metagame de Berlim não deve fugir muito destes deck aqui citados, mas como eu já disse o espaço para se quebrar o ambiente é grande, e a minha expectativa é que apareça um deck totalmente novo surpreendendo geral.
4 comentários:
Legal, para quem não acompanha o formato, já deu para entender como vai ser mais ou menos.
Será que rola um comparativo do que ganha do que? Tipo aquele esquema papel-pedra-tesoura??
Vlws
Anotem o que eu to dizendo, ou Faeries(o melhor deck forever)<3... ou NLB vão levar o PT Berlim...
Pena daqueles que não quiseram me escutar... e o Leit que me ganhou no top4, fica o mimimi = ) se não eu iria jogar e mandar super bem = )
Parabens ae + 1 vez pelo blog, muito legal o blog...
Abração ae Stalkavera e Thorgordo =p
Brunilsks vai de NLB então espero que se for pra esse deck dominar que seja o dele \o/ torcida enorme pra todos os brasileiros la
Não manjo muito de extended, hahaha, mas aposto minhas fichas no U/W Faeries...
Parabéns pela iniciativa, o blog é muito completo, keep up the good work!!
Postar um comentário