segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Preparativos para Berlim

por Leandro "Stalker"


Semana que vem acontece mais um Pro Tour, dessa vez no formato extended. Nossa delegação parece que será maior dessa vez, já que além das figurinhas carimbadas do PV, Jaba e Edel, teremos nossos 4 representantes ganhadores dos PTQ de SP, RJ, POA e BA (Nariz, Leit, Brunilsks e Elton respectivamente), além de outros brasileiros que tem vaga por ranking e outros por terem feito top16 no GP Buenos Aires. Reza a lenda que Bolovo também estará em terras germânicas. Para todos os brasileiros que irão competir, boa sorte!

Sobre o formato, este será o primeiro grande evento T4 com a nova rotação. Alguns decks sumiram do mapa, outros se fortaleceram, mas o espaço para novas idéias é imenso e é isto que eu espero que aconteça neste pro tour. Historicamente os franceses se dão muito bem neste formato, já que eles ganharam os últimos 3 PT Extended e eu não acredito que isto seja mera coincidência. Os japoneses vêm logo atrás. Dificilmente o top8 não terá um representante da França e do Japão. Os melhores deckbuilders vêm desses países e a possibilidade deles “quebrarem” o formato é grande. O Brasil não é muito reconhecido por criar decks novos, mas tem uma fama boa de aperfeiçoar os existentes. Como exemplos acho que posso citar o Psychatog que levou o Jaba ao título do mundial em 2002, o Boros no mundial de 2006 que fez 6-0 no day1 nas mãos do PV e do Edel, e o GW no GP Montreal, onde o Celso Zampere se sagrou campeão.

Para quem vai acompanhar o Pro Tour neste próximo fim de semana, segue aqui os principais decks que vem aparecendo neste novo ambiente extended. Assim, quando você estiver acompanhando o coverage, não ficará tão perdido e saberá mais ou menos o que cada deck faz.

Domain zoo: É um dos decks aggros mais rápidos do formato, conseguindo matar em média no 4-5 turno. A estratégia é fazer bixos nos turnos 1, 2 e 3 e dar o restante de dano com os burns. O “domain” no nome vem do fato de ele usar as 5 cores, para pode fazer o tribal flames com sua força total. Cartas chave: Wild Nacatl, Dark Confidant, Stifle, além de toda a base de mana, com duals e fetchlands.

BG Deathcloud: Com a rotação o deck perdeu o Pernicious Deed, mas mesmo assim continua sendo um deck forte neste ambiente. Com os disrupts (Thoughtseize e Raven’s Crime) para lidar contra os combos e control, e Sakura para atrasar os aggros. Finaliza o jogo muitas vezes com um Garruk+Cloud, que limpa a mesa e a mão dos 2 jogadores, fazendo um beatdowns de bestas depois q a poeira abaixa. O BG Deathcloud é o clássico “The Rock”, que não possui bad matchs, mas também não tem good matchs, tudo beirando os 50/50. Cartas Chave: Sakura, Tarmogoyf, Garruk, Death Cloud.

Affinity: O deck de artefatos que parece nunca sair de moda, descarregando a mão no 2,3° turno. Com Shards o deck ganhou algumas nova possibilidades com o Master of Etherium e o Salvage Titan. Seu grande ponto fraco está nos jogos pós side, com o hate do sideboard dos oponentes. Kataki, Oxidize, Ancient Grudge, Hurkyls Recall. Cartas Chave: Cranial Plating, Ravager, Nexus

Storm: Aqui é a seção dos decks combos. A idéia central é fazer um monte de mágicas no mesmo turno usando os Dark Ritual permitidos no formato e tutores, dando cast no Mind’s Desire e fazendo mais um monte de mágica “de graça”. Normalmente isto acontece lá pelo 4° turno, mas eu já vi acontecer do deck combar de 2° turno, ou as vezes até de primeiro. Os jogadores tem optado por usar como kill condition Grapeshot ou Tendrils.
Cartas Chave: Mind’s Desire, Grapeshot/Tendrils, Peer Through Depths

Fadas: Um deck que dominou o formato block e o T2 recentemente, conseguiu fazer sua transição para o extended. Se já era difícil jogar contra fadas quando eles só tinham acesso a Rune snag, imagine agora que tem Spell Snare, Mana Leak e Remand.
Cartas Chaves: Spellstutter, Spell Snare, Vendilion Clique.

É claro que muitos decks deixaram de ser citados, mas como a varieadade de decks é imensa, alguém sempre vai ficar de fora. O metagame de Berlim não deve fugir muito destes deck aqui citados, mas como eu já disse o espaço para se quebrar o ambiente é grande, e a minha expectativa é que apareça um deck totalmente novo surpreendendo geral.

4 comentários:

Anônimo disse...

Legal, para quem não acompanha o formato, já deu para entender como vai ser mais ou menos.

Será que rola um comparativo do que ganha do que? Tipo aquele esquema papel-pedra-tesoura??

Vlws

Carlos Alexandre disse...

Anotem o que eu to dizendo, ou Faeries(o melhor deck forever)<3... ou NLB vão levar o PT Berlim...
Pena daqueles que não quiseram me escutar... e o Leit que me ganhou no top4, fica o mimimi = ) se não eu iria jogar e mandar super bem = )

Parabens ae + 1 vez pelo blog, muito legal o blog...

Abração ae Stalkavera e Thorgordo =p

Anônimo disse...

Brunilsks vai de NLB então espero que se for pra esse deck dominar que seja o dele \o/ torcida enorme pra todos os brasileiros la

Unknown disse...

Não manjo muito de extended, hahaha, mas aposto minhas fichas no U/W Faeries...
Parabéns pela iniciativa, o blog é muito completo, keep up the good work!!