quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Entrevista: Luiz "Leit" Michielli


por Ricardo "Thorgrim" Mattana

Para quem estava com saudades das minhas entrevistas, aproveitei esta terça-feira para entrevistar um dos melhores jogadores do Brasil na atualidade, o Leit.

O Leit é um jogador que eu admiro bastante e desejo toda a sorte do mundo para que ele mande bem no Mundial no final do ano e conquiste seus objetivos. A entrevista foi bem descontraída e ocorreu tudo numa boa.

Espero que gostem e que através dela, vocês consigam conhecer um pouco melhor da vida e da carreira de jogador do Leit. Quem sabe não esteja pintando mais um pro player brasileiro este ano.

Vou aproveitar o post para pedir sugestões de entrevistados. Já que o Jabaiano está entrevistando os pro players gringos, eu irei entrevistar os brasileiros.

Vamos a entrevista...

Thorgrim:
Primeiramente, gostaria de agradecer por conceder essa entrevista aqui para o nosso blog. Até onde eu sei, essa é sua primeira entrevista, correto?

Leit: Sim, apesar de eu ter pedido umas quatro vezes para o usuário Makarraum da Ligamagic me entrevistar e ele não me entrevistou. Essa é uma das grandes decepções da minha vida (até agora) hehe
Ahh... Além disso, eu pedi para o Jabaiano me entrevistar em Berlin e ele não quis.

Thorgrim: Antes de qualquer coisa, para quem ainda não te conhece, fale seu nome, idade e o que faz fora do Magic.

Leit: Luiz G. Michielli, faço 19 anos nesta sexta-feira, dia 14 e trabalho faz três anos em um escritório familiar, auxiliando na parte administrativa.

Thorgrim: Como você conheceu o jogo? Desde quando que você joga competitivamente?

Leit: Quando eu era viciado em figurinhas, acabei comprando meu primeiro booster (de Ice Age) em uma banca de jornal.
Aprendi a jogar em uma loja na Mooca com uma mulher que até pouco tempo atrás ainda jogava, lembro que comprei um deck de Máscara de Mercádia e passei o final de semana inteiro lendo várias vezes os flavors.
No 12°EIRPG, se não me engano, foi o lançamento de Quinta Aurora e quando comecei a jogar competitivamente, montei um Affinity e jogava com ele quase todo final de semana. Depois comecei a freqüentar a Rolemasters e por ai foi...

Thorgrim: Para quem não conhece o seu histórico no jogo, além do vice-campeonato brasileiro neste ano, quais são seus principais resultados?

Leit: Eu ganhei o Pré-Release de Morningtide e o de Shadowmoor este ano;
Ganhei dois Regionais e fiz top 8 em diversos;
Fiz top 32 três anos consecutivos nos nacionais de 2005, 2006 e 2007;
Ganhei o PTQ Hollywood em SP e fiz day 2 no PT;
Ganhei o PTQ Berlin e fui fumado no PT;
E agora estou treinando para o Mundial que ocorrerá no meio de Dezembro.

Thorgrim: Em termos de resultados, este tem sido um ano mágico. Ao que você credita essa série de conquistas?

Leit: Nos últimos dois anos me dediquei bastante ao jogo, jogando muito Magic Online e treinando muito na vida real também. Ano passado bati várias vezes na trave, perdendo uma final de PTQ e fazendo top 4 em outro, além de fazer top 16 em quase todos os outros PTQs da temporada.
Eu sempre tive “talento” para jogos de raciocínio, com 8 anos eu jogava tranca com meus avós, mas este ano, além de estar jogando bem, estou em um bom ano de acordo com a numerologia cabalística, estou no 8° ano do ciclo, chamado Ano da Colheita. Tem muitas pessoas que não acreditam em superstição, mas eu acredito e acho que não estou tão errado assim, espero fechar bem o ano para poder aproveitar os privilégios do Pro Players Club ano que vem.

Thorgrim: Como é sua rotina de treinos quando se aproxima um campeonato importante, como PTQ, Nacional e agora os Pro Tours?

Leit: Depende de como está a minha vida pessoal. Para o PTQ Hollywood, eu treinei com o Xiko de SP e com o Bertu na casa dele. Para o PTQ Berlin no Rio, eu não treinei nada, por que estava meio de saco cheio do Magic. Pro Nacional deste ano, eu treinei MUITO com o Xico e com o Jaba. Tento sempre jogar o máximo possível, agora mesmo estou entrando em um 8man T2 para testar novos baralhos para o Mundial.

Thorgrim: Qual seu formato preferido e por quê?

Leit: Eu não tenho um formato PREFERIDO. A maioria dos jogadores não gostam de Limited no começo porque é o formato mais difícil, eu estou começando a gostar. O T2 é muito variável, tem temporadas boas e ruins. Eu gosto de Extended, mas o atual não me agrada muito.
Além disso, sou um dos poucos jogadores que joga Legacy. Eu me divirto bastante com o pessoal de São Paulo que viaja pros campeonatos, mas se eu tivesse que escolher um formato preferido hoje seria o Cube Draft.

Thorgrim: Qual o deck mais divertido que você já utilizou nestes anos como jogador?

Leit: Hummm... Essa é difícil. Acho que o Teen Titans, para quem não conhece era um deck q ia Reanimate, várias criaturas artefato grandes e Goblin Welder. Joguei um PTQ Extended com ele, era bem legal fazer Goblin Welder no 1° turno e no 2° turno jogar um Estudo Cuidadoso e trocar um Sundering Titan por um terreno artefato.

Thorgrim: Dentre todos esses campeonatos e conquistas recentes, alguma partida inesquecível?

Leit: Têm várias, mas uma em especial me vem à cabeça agora. Foi contra o Rato do Baruba Team, eu estava jogando de Ideal, no PTQ Hollywood e jogando três anos com o deck eu só havia combado no 2° turno uma única vez, com mana Mox, Pentad Prism, mana Seething song, Ideal. Contra ele foi isso, só que um detalhe, ele estava de Affinity e se eu não tivesse combado no 2° turno, ele me mataria com um Atog + Fatal Frenzy, ambos estavam 4-1 e se eu perdesse estaria fora, era o 3° game, 1-1.

Thorgrim: Além da oportunidade de viajar para outros estados e outros países, quais outros fatores te atraem no Magic?

Leit: A amizade. Eu pelo menos tenho cerca de 80% dos meus amigos vinculados ao Magic, se não for mais. Eu não me encontro com eles só pra jogar, mas pra ir para baladas, assistir filmes, etc.

Thorgrim: Você possui alguma superstição quando vai jogar algum torneio?

Leit: Hummm...bem...sim, mas não é bem superstição, eu sempre vou com a mesma cor de roupa nos campeonatos.

Thorgrim: Como foi a experiência em Hollywood? Muito nervosismo por se tratar do seu primeiro Pro Tour?

Leit: Então, foi estranho, eu não treinei muito e um amigo me aconselhou a ir de Mono Red. Eu fui, estava bem tranqüilo no 1° dia, e tive um bocado de sorte, fiz 6-2 mas no 2° dia quando caiu a ficha eu tremi ,fiquei MUITO nervoso e o 1-5 foi a conseqüência.

Thorgrim: Apesar de se tratar do seu primeiro Pro Tour. Você conseguiu passar para o day 2. O resultado te surpreendeu ou você esperava mais ainda?

Leit: Assim, todos me disseram que era difícil e que se eu não passasse não era pra ficar chateado. Eu fui desencanado, joguei e consegui passar bem pro segundo dia. Não posso dizer que eu esperava mais, por não ter treinado, mas em compensação em Berlin foi uma tragédia, eu esperava top 50 por ter treinado MUITO e fiz 1-4 drop.

Thorgrim: Recentemente você disputou o PT Berlin. Desta vez mais familiarizado com este ambiente profissional, por ter jogado o PT Hollywood e o GP Buenos Aires. No que essa experiência te ajudou?

Leit: Ajudou-me saber que não era nenhum bicho de sete cabeças. Você enfrenta pessoas normais, só que de países diferentes, no mais, são só jogadores que erram, zicam e floodam igual qualquer jogador de Magic.

Thorgrim: Por que você acha que as coisas não deram muito certo em Berlin?

Leit: Como eu disse, sou supersticioso. Senti que aquele final de semana não era um bom final de semana para Magic, não deu nada certo, não ziquei, não floodei e mesmo assim todos meus oponentes compraram melhor que eu, abri uma pool roubada no PTQ do dia seguinte, com direito a Mycoloth e o Anjo exalted e fiz 2-2 drop. Não era para ser mesmo.

Thorgrim: Por que jogar o PT de Zoo, mesmo sabendo que seria o deck em que todos estavam se preparando contra?

Leit: Eu treinei bastante, e por mais que colocassem hate contra mim, eu continuava ganhando. Minha lista ganhava de Elfball e ganhava de mirror (eu não usava Bob). Acabei perdendo para 1 BG Death Cloud que topdeckou o Death Cloud sem nenhuma carta na mão no game 3 e para 3 mirrors que compraram melhor que eu. =(

Thorgrim: Você jogou o PTQ Hollywood e o Nacional de combo, mas nos dois Pro Tours deste ano optou por jogar de aggro. Apenas coincidência ou independente do estilo do deck, você achou que eles eram os mais preparados para o ambiente?

Leit: Eu gosto de combo. Pro PTQ e pro Nacional eu treinei bastante e sabia como ganhar de todos os decks do ambiente, além de não serem decks tão esperados. No 1° PT eu não tinha treinado, jogar de controle seria suicídio e para Berlin, eu já contei a historia toda.

Thorgrim: Ter a oportunidade de jogar o Worlds no final do ano tem um sabor especial ou é apenas a chance de disputar mais um PT este ano?

Leit: Meu sonho quando comecei a jogar não era jogar PT e sim fazer top 4 no Nacional pra fazer parte da seleção. Estou muito animado pra esse Mundial, ainda mais tendo chances de me tornar level 4 e garantir vaga pra todos os PTs do ano que vem!

Thorgrim: E a corrida para ser o Rookie do ano? Após o resultado em Berlin, você acha que esse título ficou distante ou você acha que ainda dá?

Leit: Chances eu ainda tenho, mas agora ficou bem difícil, tem uns 10 jogadores que tem chance (eu sou um deles) e se algum fizer top 8 no Mundial vai ser Rookie, espero que seja eu.

Thorgrim: Quantos Pro Points você já garantiu nesta temporada? Com os pontos já conquistados qual level você já garantiu e quais benefícios ele lhe trará?

Leit: Eu tenho 14 pontos, no Worlds ganharei no minimo 2 mais 1 da seleção, somando 17, garantindo o level 3, que me da vaga pro Nacional mais bye 2 em todos os GPs e vaga para 1 PT da temporada. Com 20 pontos eu tenho bye 3 em todos os GPs e vaga pra TODOS os PTs, que é o meu objetivo!

Thorgrim: Ultimamente você tem participado dos principais campeonatos Legacy do país e conquistado bons resultados. Você sempre foi fã do formato ou passou a se interessar por ele recentemente?

Leit: Eu sempre gostei do T1, o formato mais ''glamuroso'' do Magic. Já cheguei a ter P9, todas as duals, foils e tudo mais, mas acabei vendendo tudo. Atualmente eu jogo mais pela diversão, é um formato bem divertido.

Thorgrim: O que você achou desse novo ranking (DCI Total) que a Wizards promete incorporar nos ratings dos jogadores?

Leit: Prefiro não opinar, por que ainda não sei direito como vai funcionar.

Thorgrim: Já deu tempo de analisar Shards of Alara e treinar para a temporada Limited que ocorrerá em Dezembro?

Leit: Eu comecei a jogar drafts de Shards há pouco tempo, eu gosto de Jund, mas ainda não tenho uma opinião formada. É um formato bem divertido, que possibilita os muticoloridos, tenho gostado bastante.

Thorgrim: Depois de ter ganho a vaga nas duas últimas temporadas de PTQs, você espera nada menos que o título? Como é conviver com essa “pressão”?

Leit: Não vejo pressão, um dia agente ganha, outro dia agente perde. Se eu ganhar de novo ficarei muito feliz, se eu não ganhar não posso reclamar, não é fácil ganhar 3 PTQs consecutivos. Vamos esperar pra ver o que acontece.

Thorgrim: Algum conselho para quem, assim como você, joga a temporada de PTQs e pretende um dia se classificar para um PT?

Leit: Se quiser ficar bom só tem um jeito - jogando. Jogue muito, tanto faz se na vida real ou online, procure jogar com pessoas melhores que você e jogue.

Thorgrim: Algum jogador que ainda não teve a oportunidade de jogar um PT, mas que você considera uma aposta para o ano que vem?

Leit: Acho que o Rastaf, quando ele desistir do fadas é claro!

Thorgrim: Deixe um último recado para nossos leitores.

Leit: That´s all folks! Ahh e assistam NARUTO! Da sorte!

Thorgrim: Novamente, obrigado pela entrevista e boa sorte no Worlds.

Leit: Valeu!

6 comentários:

Carlos Alexandre disse...

Pow ae entrevista show de bola...
Esse carinha ae pra quem não conhece é um dos caras mais simpaticos que eu ja conheci (sem puxar o saco obv)
E é um grande jogador concerteza, e sinceramente, acho que teremos sim um novo pro no pedaço =p

"Algum conselho para quem, assim como você, joga a temporada de PTQs e pretende um dia se classificar para um PT?"

Saia da minha frente Leit... HAuHAuahuahuaha

Flws ae...
e thorgrim, seu blog ta maneiro a lot... flws ae mlkkk

Anônimo disse...

Po leit,desse jeito que tu falou parace que eu te desprezei.Queria muito ter feito uma entrevista com você,mais oque acontece e que muitas pessoas da liga estavam falando que as entrevistas estavão sempre a mesma coisa,bla,bla,bla.
Tenho Ate uma entrevista com o xiko do rio que fiz e nem postei por conta disso.
Mais eu adimiro bastante você,e tenho certeza que temos um novo pro na parada que em breve vai estar ganhando tudu la pra fora.
e isso ae.Abraço e parabens para os dois,otima entrevista.

xiko disse...

gostei das perguntas, ficou legal ;)

Tiago Nhoque disse...

Nice entrevisata, e bora fazer o top8 no Worlds..

Fuzzy disse...

E a minha, cadê? =P

Anônimo disse...

Esse cara é o cara!!!!!

Humilde, na boa, alegre, decidido, esforçado....e quero que todos saibam que ele AMA a comunidade de vocês.

Boa sorte a todos!!!

Luciane

mãe do leit