domingo, 16 de novembro de 2008

States e o novo metagame

por Leandro "Stalker"
Esta semana começaram a sair as listas dos top8 dos States, tanto do Canada quanto dos EUA. O formato foi T2. Após uma análise exaustiva dessas listas, pude definir 4 decks como os mais "populares". São eles:

-Fadas
-Kithkin
-QnT
-Mono Red

Estes quatro decks representam 42% de todas as aparições em top8. Se contarmos agora o número de campeões, esse "G4" fica com 69% dos campeões, mais precisamente a distribuição fica assim:

-Fadas 31%
-Kithkin 24%
-QnT 7%
-Mono Red 7%

Para quem ainda não está familiarizado com estes deck, segue aqui um breve resumo de cada arquetipo.


Fadas:
Deck que ganhou muita popularidade após o GP Shizuoka e dominou por muito tempo o ambiente T2. Foi considerado também o deck mais forte durante a temporada block de Lorwyn/Shadowmoor, ganhando +90% dos PTQs mundo afora. A carta chave do deck é a Bitterblossom, que quando combinada com Mistbind Clique produz um efeito de Time Walk fortíssimo. Não são raras as vezes em que um jogador de fadas mulliga para 5 e ganha o jogo graças a uma Bitterblossom de 2° turno. O deck exige uma certa habilidade de seu piloto e por isso não é recomendável para quem está começando no jogo.

O grande bad match do fadas são os Mono Reds, mas nada que seja impossível de se reverter. Antigamente o grande pesadelo do deck era o Tonho da Lua, mas agora que ele está de férias, os terrenos não-básicos estão seguros.



Kithkin:
O famoso deck de mulequinho tem demonstrado muita consistência ultimamente. Junto com o Fadas, foi outro deck que apareceu muito na temporada block. Sua força está nas suas criaturas de custo baixo, que acabam punindo os decks mais lentos. Cartas que apesar de não serem Kithkins se encaixam muito bem no deck, como o Spectral Procession e o Cloudgoat Ranger. Estas duas cartas criam uma situação de card advantage muito forte ao longo do jogo, principalmente quando combinadas com um Mirrorweave ou Antifona Gloriosa. Não é um deck tão difícil de se pilotar, mas é claro que nas mão de um bom jogador o deck se torna muito mais letal.

Difícil apontar um bad match do Kithkin, depende muito de quantas remoções em massa o oponente tiver. Possívelmente QnT seja a pedra no sapato do Kithkin.



Quick and Toast (QnT):
Se quiser saber a origem do nome, pergunte ao Manuel Bucher, o criador do deck, pois até hoje eu não entendi. A reedição de Reflecting Pool em Shadowmoor aliada as vivid lands de Lorwyn, possibilitou a criação dos decks de 5 cores. Por causa disto, este deck consegue se adaptar facilmente as mudanças no ambiente, já que ele tem acesso fácil a qualquer uma das 5 cores. A chegada de Shards of Alara trouxe o Cruel Ultimatum, uma carta que teve presença constante nos decks de QnT dos States e que praticamente aniquila o jogo quando resolvida. Por ser outro deck de controle de mesa, não recomendo para os mais iniciantes, pois todo deck que usar counterspells precisa de uma certa experiencia do seu piloto para tomar as decisões certas nas horas certas.

Seu bad match sem dúvida é o Fadas, mas outro fator que influencia muito é a sua base de mana. Muitas vezes o jogador de QnT perde devido ao excesso de lands que entram em jogo viradas, o que pode ser fatal contra decks rápidos como o Kithkin e Mono Red.


Mono Red:
Este deck era a sensação até um tempo atrás, mas os kithkins se multiplicaram e os Burrenton Forge-Tender tem puxado o tapete dos jogadores de Mono Red. As novas listas ainda estão tentando absorver os impactos da rotação, mas acredito que em breve ele ganhe mais consistência. Sua estratégia de jogo é básica, bater com algumas criaturas no começo do jogo finalizar o oponente com burns, como Flame Javelin, Incinerate.

Qualquer deck que use Kitchen Finks já é um bad match para o MonoR, mas o grande desafio mesmo são os Kithkins, não só pelo Burrenton, mas também pela quantidade de criaturas que entram em jogo rapidamente.


É claro que listas novas apareceram neste States, e ao longo da semana falaremos dos novos decks e o potencial deles. Bant, Naya, decks de Planinaltas, decks de 28 terrenos.. tem de tudo.

Até a próxima

4 comentários:

Fuzzy disse...

BG?

xiko disse...

vc tem que falar que nem argentino Fuzzy:

"BeHe?"


Mono red ganha de BeHe e guidibim também.

Leandro disse...

Se o metagame fosse que nem o campeonato brasileiro, BG, Planinalta, Elemental, Ramp.. todos estariam brigando por uma vaga na copa sul-americana. Merfolk seria o deck com mais chances de chegar na zona da libertadores.

Meu palpite é que sem Goyf, o BG perde muito, tanto que o deck na temporada block não fez muito sucesso.

Tiago Nhoque disse...

Esse metagame tah muito parecido com o dos regionais...
Tem fadas que predomina e é o melhar deck, Ai o Kithkin é o deck rápido que ganha de fadas (mais só pq danation caiu) outros controls que ganhaum de tudo menos de fadas e o mono red que é um bom deck mais perdeu um poco da sua força, tem tmbm um monte de randons tentando inventar pra quebrar o meta game. Só tah faltando um deck de combo pra oculpar o lugar do lark, mais que mesmo assim perde pra fadas...
Fads mostra que ainda é muito forte e vai continuar sendo muito forte, pq tem a melhor carta preta e a melhor azul, a melhor base de mana e tem muitas cartas com sinergia.
Continua postando com frequencia, adoro ler esse blog, toh aprendendo muito e estou vendo resultados com os champs que tenho jogado...