segunda-feira, 10 de novembro de 2008

De olho no Selado #2

por Ricardo "Thorgrim" Mattana

ueria agradecer a todo mundo que comentou no meu último tópico e que veio falar comigo pessoalmente ou no mIRC sobre o Artigo. Foi bem legal ouvir diversas opiniões sobre aquela pool de cartas, descobrir em quais pontos eu errei e em quais pontos eu acertei. Espero que o texto desta semana possua o mesmo feedback do passado.

Quando estou me preparando para um campeonato como um PTQ, costumo me empenhar bastante, jogando o máximo possível, principalmente quando o formato é o Limited e os pontos passam a ser mais do que necessários.

Além dos treinos, acredito que seja fundamental conversar com alguns outros jogadores sobre o formato, ler outros artigos que saem na net sobre o assunto, além de acompanhar os principais eventos que antecedem o PTQ e compartilham do mesmo formato, como o GP Kansas e agora (neste final de semana) o GP Atlanta.

Estou ainda um pouco dividido se gostei ou não do adiamento dos PTQs. Por um lado estas semanas a mais darão mais tempo para os meus oponentes treinarem e se prepararem melhor para o evento, mas por outro lado eu ganho alguns dias preciosos para estudar mais ainda o formato e tentar extrair o máximo possível dele antes do primeiro PTQ em São Paulo.

Neste final de semana que se passou, o Stalker foi jogar um Mini Selado na cada de um amigo e trouxe mais uma pool para eu me divertir e compartilhar com vocês. Para não comprometer minhas decisões, nem olhei o deck que ele montou e que cartas ficaram de fora, mas para quem ficou curioso, ele se saiu muito bem, fazendo 3-0 e ganhando o Selado.

Segue a pool que ele abriu:

Azul
2 Courier´s Capsule
1 Jhessian Lookout
1 Etherium Astrolabe
1 Cathartic Adept
1 Tortoise Formation
1 Vectis Silencers
1 Coma Veil
1 Cancel
1 Cloudheath Drake
1 Spell Snip

Branco
1 Angel´s Herald
1 Sanctum Gargoyle
1 Resounding Silence
1 Yoked Plowbeast
1 Sighted-Caste Sorcerer
1 Welkin Guide
1 Akrasan Squire
1 Knight of the Skyward Eye

Preto
2 Skeletal Kathari
2 Banewasp Affliction
1 Cunning Lethemancer
1 Resounding Scream
1 Demon´s Herald
1 Bone Splinters
1 Infest
1 Dregscape Zombie
1 Grixis Battlemage
1 Corpse Connoisseur
1 Death Baron
1 Glaze Fiend
1 Onyx Goblet
1 Executioner´s Capsule

Verde
1 Soul´s Might
1 Ooze Garden
1 Cylian Elf
1 Wild Nacatl
1 Naturalize
1 Rhox Charge
1 Court Archer

Vermelho
2 Rockslide Elemental
2 Vithian Stinger
2 Dragon Fodder
1 Bloodthorn Taunter
1 Resounding Thunder
1 Soul´s Fire
1 Ridge Rannet
1 Bloodpyre Elemental
1 Thunder-Thrash Elder
1 Lightning Talons

Dourado
2 Bull Cerodon
1 Sedraxis Specter
1 Tidehollow Strix
1 Fire-Field Ogre
1 Sangrite Surge
1 Deft Duelist
1 Hindering Light
1 Steward of Valeron
1 Qasali Ambusher
1 Rakeclaw Gargantuan
1 Rip-Clan Crasher
1 Carrion Thrash

Artefato
1 Lich´s Mirror
1 Obelisk of Jund

Terreno
2 Naya Panorama
1 Grixis Panorama

Ao bater o olho nessa pool, duas coisas me parecem bem óbvias: a cor mais forte de todas é o vermelho e independente das outras cores escolhidas para o deck, os dois Bull Cerodon terão que aparecer, mesmo que sejam em forma de splash.

Partindo desse pensamento, fui olhar com mais calma as outras cores e o que elas me reservavam. Num primeiro momento parecia bem óbvio optar por jogar de Naya. Mantinha o vermelho como a principal cor do deck e não precisava transformar os Bulls em um splash.

Porém, depois de analisar melhor as cartas e conversar com alguns jogadores, ficou bem claro que a segunda cor mais forte era o preto. Remoções como Infest, Bone Splinters e Executioner´s Capsule possuiam um peso bem maior do que os eficientes drops 2 de Naya.

Após definir que o vermelho e o preto eram minhas cores principais e que os dois Naya Panorama facilitariam meu splash para os Bulls, comecei a analisar o quão necessário seria um segundo splash para o verde ou para o azul.

Excluindo os jogadores que preferiram abrir mão das remoções para tentar um Naya bem agressivo, acho que todos concordam que BRw eram as cores certas para essa pool.

Segue agora a imagem das cartas que em minha opinião não podem faltar no deck, independente de qual decisão você for tomar daqui em diante.


Como podem ver o deck apresenta uma base sólida de remoções, incluindo os dois Vithian Stinger e o Bloodpyre Elemental. Aliás, é por causa dos dois Stingers e dos dois Dragon Fodder, que eu acredito que o lugar ideal para o Infest seja no Sideboard. Serão poucos os momentos que você perderá poucas criaturas em um Infest e a troca será extremamente lucrativa, quem sabe jogando contra algum Bant repleto de criaturas exalted ou algum Naya lotado de bears, o Infest precise entrar em ação.

Depois de diversas idas e vindas, consegui montar três decks diferentes com essa pool de cartas, cada um explorando uma mecânica diferente e focando em interações bem específicas. Vou tentar explicar quais os pensamentos por trás de cada deck e cabe a vocês no final do texto julgarem qual deles seria o mais forte.

Deck 01 – BR Baron

Confesso que essa combinação não passou pela minha cabeça em um primeiro instante e passei a considerar ela após algumas conversas com o PV e o Shooter.

Essa combinação de duas cores mais um pequeno splash tem como grande trunfo, o lance de que dificilmente você deixará de fazer alguma mágica por não ter as manas corretas na mesa. Aliás, tenho percebido que muitos jogadores têm preferido jogar com menos cores para garantir uma consistência na base de mana, ao invés de arriscar essa consistência em troca de cartas com um potencial maior para seu deck.

Acredito que cada pool tenha sua história e muitos fatores influenciam nessa decisão, mas ultimamente tenho me mostrado bem receptivo para possíveis splashs, principalmente se eles significarem mais remoções, algum combo pertinente ou aproveitar alguma bomba.

Um dos principais motivos para se manter no BRw e abrir mão de mais um splash é explorar o potencial do Death Baron e seu pequeno exército. Mesmo tendo jogado diversos drafts da edição, ainda não vi ninguém se aproveitando deste novo Lorde dos esqueletos e zumbis. Mas para quem ficou curioso, na edição inteira temos 13 zumbis ou esqueletos, sendo que apenas dois deles (Viashino Skeleton e Demon´s Herald) são considerados cartas ruins.

Na pool em questão, além do Death Baron outros quatro bichos completam a “tribo” – 1 Corpse Connoisseur, 1 Dregscape Zombie e 2 Skeletal Kathari. Não sei ao certo o quão bom é esse caminho, mas criaturas voar, deathtouch e que podem regenerar serão sempre uma escolha válida.

Deck 02 – Jund Power!

Ao optar para uma versão com verde, você ganhará como aliado a agressividade. As prováveis cartas que deverão entrar no deck serão Wild Nacatl, Rip-Clan Crasher, Carrion Thrash e duas criaturas que eu gosto muito no formato – Court Archer e Rhox Charge. Além, é claro, do Naturalize para o Sideboard.

Como podem perceber, tais adições de cartas transformariam o deck em um Jund, ao invés de um BR com dois splashs, mas como a pool possui dois Naya Panorama, sem falar no Obelisk, a adição dessa quarta cor não deverá ser um problema. Óbvio que a chance de algo dar errado na base de mana é bem maior do que no Deck 01, mas possivelmente as cartas verdes pesem bastante nesta balança.

Outro fator que vale a pena comentar, que ao optar pela cor verde nesse deck, vocês ganham a oportunidade de fazer o cycling do Resounding Thunder, que como muitos já comentaram em outros artigos, tal fator é muito importante e pode te fazer ganhar diversas partidas.

Deck 03 – A volta dos Mortos Vivos

Além do BR Baron e do Jund Power!, outro deck que eu acredito ser viável nessa pool é um BRw com um segundo splash para azul, para utilizar cartas como Sedraxis Specter, Tidehollow Strix e Fire-Field Ogre.

Ao utilizar esse segundo splash, você ganha a companhia do Grixis Battlemage e por adicionar mais duas criaturas Unearth, você potencializa mais ainda o seu Corpse Connoisseur.

Particularmente gosto muito desta opção, pois sou um grande fã de criaturas Unearth, principalmente das que o deck apresenta. A habilidade combina muito bem com outras cartas do deck como o Bone Splinters e o Thunder-Thrash Elder.

Caso você não queira abrir mão do cycling do Resounding Thunder uma opção seria utilizar uma Floresta como o décimo oitavo terreno ou o Obelisk of Jund que a pool oferece.

Dentre as três opções que eu sugeri, acabei optando pela terceira, mas acredito que as três são opções bem viáveis e podem dar muito certo. Segue uma foto de como ficou o meu deck:


Preferi não colocar as três listas aqui no tópico, pois achei desnecessário e sempre tem um slot ou outro que alguém acaba alterando, mesmo estando nas mesmas cores.

Espero que tenham gostado do texto e aguardo ansioso pelos comentários. Será bem interessante saber qual dos três decks foi o que mais agradou a todos ou se uma quarta opção como Naya seria a opção mais votada.

Para quem gostou das minhas entrevistas no começo deste semestre, fiquem atentos por que em breve teremos mais entrevistados, acredito que nesta semana ainda ou na próxima soltarei mais uma entrevista para vocês.

Obrigado pela atenção e até a próxima!

2 comentários:

Tiago Nhoque disse...

Muito boa a Análise, MAis eu discordo de você com qual a cor do deck a se jogar.
Eu escolheria o deck 2,o deck fica muito mais agreciso e suas criaturas por serem grandes não sofrem com o infest, que pode jogar no maisn deck nessa verção, o verde está forte, o 3/3 exaltado com atropelar é uma mamaquina, o 4/4 que quando morre voce pode pagar 2 e devolver um bixo do cemit´rio pra mão tmbm é muito bom, ele anum toma capsula, reciclar o dano só pode ser bom e define mutitos jogos.
Eu Jogaria de BRGw, uma land branca só pra splash pro 5/5 vigilancia, o deck fica muito agrecivo e só tem bixo grande após algusn turnos, muita remoçã e graças aos feitiços que colocaum 2 tokens de goblin e o infest, vc segura bem o começo do jogo ateh começar a decer bichão atraz de bichão.

Ricardo Mattana disse...

Concordo que talvez a opção 02 seja a melhor mesmo, mas é que a idéia do Artigo também era mostrar como uma pool pode te levar a tantos caminhos distintos.

Que além da opção mais provável, pode se montar outros bons decks com a pool que talvz em um primeiro momento você não consiga enxergar.

Vlws pelo comentário!