segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Estabelecendo metas

por Leandro "Stalker"

Acredito que todo mundo que jogue magic competitivamente almeja sempre melhorar seus resultados. Quando o ano de 2009 começar, eu estarei entrando no meu 3° ano nesses circuitos de fnm, regionais, PTQs. Com mais experiência na bagagem, espero que bons resultados comecem a aparecer com mais frequencia.

Vamos voltar no tempo.. 17 de dezembro de 2006. Foi neste dia que eu descobri o que realmente era um campeonato sancionado. O evento era o PTQ Genebra, formato Time Spiral limited. Numa primeira impressão, aquela galera amontoada na frente da Devir até assusta um pouco, principalmente pra quem só estava acostumado a jogar magic na mesa da cozinha. Claro que eu não estava nada treinado para esse campeonato, e talvez com um pouco de sorte eu pudesse ir bem. Mas eu poderia ter toda a sorte do mundo, que os meus erros não perdoariam. Em torneio, não existe essa de "voltar". Errou, errou. Aprende e não faça isso da próxima vez. Eu podia até ficar bravo com meus oponentes que não deixavam voltar, mas hoje eu compreendo e dou muita razão para eles. É nos erros que você melhora o seu jogo.

Como sempre dizem nos PTQs limited, os piores jogadores sempre recebem as melhores pools, no meu caso foi isso mesmo que aconteceu, minha pool com uma leve lembrança tava muito boa, mas faltou habilidade do jogador, tanto na montagem quanto na pilotagem. Além do Finkel, tinha 2 Ephemeron Errant, Kraken, Brine Elemental, Stranglin Soot.. Terminei o dia fazendo 4-4, o que eu achei bem normal para um primeiro campeonato. A meta era melhorar para o próximo evento.

Este PTQ me motivou a entrar no magic competitivo, pela chance de viajar e conhecer diversas partes do mundo, além de poder ganhar algum $$ também. Sem PTQs, comecei a me aventurar nos FNM. Nesses eventos eu pude me acostumar mais com esse ambiente de torneio, ver aqueles decks cheios de cartas raras hehe.. Na época eu não tinha praticamente nenhuma carta, ai tinha que improvisar um deck de saprófitas. Era divertido, e como sempre tinha muita gente jogando de MonoG, várias vezes eu ganhava jogos por usar Worship main deck. Mais alguns meses de passaram e acabei descobrindo os Regionais. Ai eu vi que a brincadeira tinha virado algo sério.

Minha meta era conseguir fazer top8 nos regionais, sentir aquele gostinho de passar para a próxima fase, enquanto as outras 200 pessoas voltam para casa. Neste meu primeiro ano eu consegui um top16 e um top8, o que me deixou bem motivado para o ano seguinte, já que eu percebia que meu jogo estava melhorando a cada campeonato.

Minhas metas para 2008 foram:
- Ganhar um regional
- Top8 em algum PTQ

Metas um pouco modestas, mas um passo de cada vez. No início de 2008 foi anunciado o GP Buenos Aires, então jogar o GP era uma meta bônus! De resultados acabei cumprindo só 50% das metas, já que amargurei 3 top16 nos regionais, e um top4 no PTQ block de Lrw. Isso foi meio decepcionante para mim, talvez meus métodos de preparação estivessem errados, alguns lapsos nos jogos, mãos que eu deveria ter mulligado.. nessa hora tudo passa pela minha cabeça. Eu só não atribuo isto a falta de sorte porque isso é um fator que eu tenho que desconsiderar se eu quiser melhorar meu jogo. Ter jogado o GP na Argentina me fez sentir um pouco como deve ser a vida de pro player, competição de alto nível, com a presença dos melhores do mundo. Aprendi muito nessa viagem. Não é qualquer dia que você pode assisir ao vivo uma partida entre Saito e PV, onde os dois simplesmente fazem as jogadas menos óbvias a cada turno, ou assistir ao Olivier Ruel virando jogos que você jurava que ele ia perder.. Como diria meu amigo Hugo, só de respirar por perto desses caras você ganha uns 20 pontos de ranking.

A temporada de 2009 ainda está no aquecimento, pessoal esperando os resultados do worlds para decidir quais os decks "to beat" quando chegarem os regionais.. Até lá muita coisa vai rolar. GP São Paulo promete agitar muito bem, espero que apareçam 800+ pessoas, para que o evento seja um sucesso.

Para 2009, são 3 objetivos simples, não necessariamente nesta ordem:
- Ganhar um regional
- Ganhar um PTQ
- Fazer day2 no GP São Paulo

Quais são as suas metas para 2009?

10 comentários:

:: Diego Ghiggi disse...

Bom texto!
Ter objetivos claros sempre ajuda na parte emocional. Você se cobra mais e acaba conseguindo algum resultado.

Eu joguei competitivamente entre 2000 e 2004, e pretendo voltar agora no PTQ Kyoto. Nesses 4 anos fora do "circuito" eu amadureci bastante, e desde que voltei aos treinos parece que o jogo se tornou muito menos difícil do que era pra mim antigamente.

Se na época, jogando mal, eu já conseguia alguns bons resultados, espero que nessa volta seja melhor ainda. =)

Objetivo inicial:
Ganhar o PTQ Kyoto

Ricardo Mattana disse...

Fala ai sócio! Se tem um jogador que cresceu infinito no jogo, esse jogador foi você.

Lembro que quando te conheci, você jogava com aquele teu Grull todo torto e hoje você já tá conseguindo pilotar decks, que eu jamais conseguiria.

Que você consiga realizar pelo menos um dos três objetivos citados e muito sucesso no jogo!

Estava pensando em escrever um texto parecido com o teu, mas com o foco um pouquinho diferente. :P

Mas final de ano é assim msm, epoca de reflexões e de planos.

Unknown disse...

É muito legal saber a jornada de cada player para cumprir seus objetivos. Fico na espera de um outro post sobre como você planeja se preparar para atingir seus objetivos para, quem sabe, eu plagiar seus métodos...

Metas são essenciais para estipular formas de crescimento e, quando alcançadas, dão uma boa inchada na autoestima.

Mais uma coisa: fiquei sabendo por esse post do GP São Paulo. Yay!!

Excelente post, merece uma parte 2.

Tiago Nhoque disse...

Como sempre o texto é muito bom e o mais emgraçado era quem eu estava traçando os meus objetivos pra 2009 ontem a noite... AHuHAUA
Os meu objetivos para esse ano eram, chegar a 1800 de ranking contruted, Ganhar um Release ou Pré release, Fazer um top 8 em regional.
Estou a 10 pontos de 1800 de ranking e ainda tem masi alguns campeonatos, acho que consigo. Fiquei em segundo em um release de alara (quase consegui essa). e nos regionais eu me dei malz, pouco treinado, cometi erros gigantescos em momentos decisivos, chegando em 2 regionais na ultima rodada, precisando de uma vitória pra chegar ao top 8 e perdi.
Mais tudo bem, agora é bola pra frente e vamos 2009.
Pretendo Chegar nos 1900 de ranking durante os regionais pra ter Bye 2 no GP, Jogar o nacional sem ter que jogar o Free for all e chegar a 1750 de ranking limited.
Traço objetivos para os ranking para poder no futuro jogar nacional sem ter que jogar os regionais.

Robson Silveira disse...

Meu objetivo? 30 pro points. Apenas isso. Ah, se der, ganhar o Nacional. Estou com vontade de fazer isso esse ano.

Anônimo disse...

top8 no gp sp
tp16 em austin
top4 no worlds

ptq kyoto vou ganhar mas vou me fuder no pt e ptq honolulu vou ficar d fora do top8 nos breakers

=]

Anônimo disse...

Juca meu querido, muita boa sorte em suas metas... vc realmente cresceu no jogo e ficou conhecido no ambiente tbm... acredito em vc na temporada 2009.

Dickezin aparecendo nos treinos da fact or fiction na temporada 2009

xiko disse...

Cara ganhar ptq eh mais tenso que fazer top 4 em nacional. MUITO mais tenso.

Mas tem que ter metas mesmo, boa sorte.

Danyel Henrique disse...

Belo post, é muito importante estabelecer metas.

pro ano que vem, quero me familiarizar mais com o ambiente de regionais ptq's, gp's e etc, e se possivel fazer algum bom resultado

Carlos Alexandre disse...

Pow meu objetivos são:
- Conseguir pegar o invite pro nats por ranking...
- Ganhar algum PTQ...
- Faz top16(bom eu ia falar top8, mas deixa eu ser um pouco mais modesto, heehee) no GP São Paulo

Se eu conseguir um desses 3 eu ja vou ficar imensamente feliz.

Muito bom o texto stalker, eu que jogo competitivamente desd dezembro do ano passado, ja me vi em um avanço muito grande.

Abração ae