domingo, 30 de novembro de 2008

O combo de 19 centavos

Por Leandro "Stalker"
Antes de mais nada, eu preciso agradecer ao Fox pela brilhante idéia desse campeonato, como eu tinha falando num post anterior, essa foi a chance dos deckbuilders aparecerem e mostrarem serviço. Ragabash foi outra pessoa que me deu muito apoio quando eu apareci com a idéia do combo. Eu não botava muita fé nele, mas ele falou “Meili, você quebrou o formato, o deck é bom”. Me senti como Chapin/Nassif quando estes apareceram com o Dragonstorm no mundial de 2007 rsrs. Por último tenho que agradecer ao Pumba, que na véspera do champ veio me pedir a lista do combo, dando um tunning essencial para deixar o deck redondo. Engraçado era que muita gente botava fé no deck, menos eu.

Processo criativo:

Assim que eu fiquei sabendo do evento, comecei a fazer minha pesquisa no site da Domain das cartas de 19c. Normalmente eu fazia isso enquanto baixava meu episódio semanal de Heroes, ou quando não tinha nada pra fazer mesmo. Com a database em mãos, meu primeiro rascunho foi um deck UR com alguns taps (Enervate, Chokin Tethers) e alguns bixões flyers como Errant Ephemeron. Tinha algumas removals para bixos e um ou outro counterspell. Deck tava muito feijão com arroz, e num primeiro playtest comecei a não gostar do deck e parti para uma nova idéia.

Olhei para três cartas vermelhas que pareciam muito interessantes. Barrel Down Sokenzan, Spiraling Embers e Inner Fire. Como eu já sabia da existência do Elsewhere Flask no formato, se eu achasse todas as ferramentas necessárias, a idéia de montar um deck combo realmente podia se concretizar. Usando o azul para os cantrips e taps, eu conseguia atrasar meu oponente e ao mesmo tempo ir cavando as cartas para fechar o combo. A partir daí começei a fazer os testes de goldfish, para ver em qual turno eu conseguia fechar o combo. Numa média eu tava fechando normalmente no 8-9 turno, mas eu sabia que ainda dava para melhorar. Foi então que eu encontrei uma nova carta: Infernal Harvest. Seu papel era o mesmo do Barrel Down, mas custava uma mana a menos, isso ajudou bastante, mas a consistência do deck ainda não estava muito sólida. Foi então que o último elemento apareceu, Flux. A carta foi peça chave, o que fez a kill do deck baixar para 7-8 turnos.

Quando tudo parecia ir bem, faltando umas 2 semanas para o evento, acabei descobrindo que eu tinha um casamento para ir no mesmo dia, e meus planos de ganhar o 19c tinham ido por água abaixo. Agora era esperar pelas noticias do evento no dia seguinte. A minha lista final tava meio torta ainda, mas conversando com o Pumba eu creio que a lista final deve ter ficado parecido com essa lista. O sideboard foi feito por ele, mas eu sei que tinha Jilt e Early Frost (O Gigadrowse genérico para enfrentar os decks de counter)

Black Jack Combo:

// Lands
14 Island

// Spells
3 Flux

Como o deck comba?

O combo era ligeiramente simples, você só precisava tomar alguns cuidados para não errar nas contas e dar dano de menos. Simplificando, você precisa ter o Flask na mesa, pois é ele que vai transformar todos os seus terrenos em pântanos para poder voltar com o Infernal Harvest, usar o Inner Fire para colocar 12+ manas no pool, e resolver 2 Spiraling Embers dando normalmente 11 e 10 de dano, totalizando 21, ou o Black Jack. A grande sacada do deck é o Flux, pois normalmente você acaba tendo só uma cópia do Spiraling na mão, ao combar no 7° turno, você terá 7 manas, das quais 2 voce gasta usando o Harvest, mais 4 usando o Inner Fire, deixando uma mana azul no pool. Quando os terrenos voltam para a sua mão voce resolve um Flux, descartando praticamente todas as suas cartas, comprando umas 13-14 cartas no processo, o que normalmente vai fazer você achar a 2° copia do Spiraling Embers.

Conclusões:

Como diria o Robina, eu não acreditava que essa pilha de m**** fosse fazer algum resultado, mas fez e eu fiquei bem contente, pois num ambiente onde não existia netdeck, minha idéia deu certo. Quando eu falei pro Fox que eu tinha feito um deck combo ele também não botou muita fé, mas oras.. deu certo né! Legal saber que o deck ficou famoso com o pessoal que tava jogando o evento também. Agora é só esperar chegar a época dos regionais para eu voltar para o meu laboratório de idéias bizarras. “Hoje o 19c, amanhã o T2!”. Uma grande lição que eu aprendi foi de nunca abandonar suas idéias, no final elas podem dar certo. Menção honrosa também para o Fanfas, que tava com um deck muito forte também, se eu matava no 7° turno, ele conseguia me matar no 6°, não foi a toa que ele ganhou a campeonato. Parabéns ao Nuclear também, pelo deck de curandeiros.. eu sabia que você não iria me decepcionar! E agradecimentos também ao MBC pelos playtests que me fizeram ficar atento nos decks de counter, o que me fez pensar nos Early Frost.

4 comentários:

Anônimo disse...

Hahah, seu combo causou panico lah no 19 cent!!!

E o branco tinha uns bichos legais poww, 2/1 fly pro red e 2/1 fly pro black por 2w n pode ser ruim, fala serio, alem dos bixos first strike...

vlw!!!

Anônimo disse...

Eu fiquei esperando vc mandar o arquivo com a pool :-(
Com certeza dava pra fazer outras coisas bizarras.

Mas parabéns pelo building, com certeza essa brincadeira vai te ajudar no limited tb

Unknown disse...

Apanhei feio pra esse deck aí ... mto bem feito!

Anônimo disse...

A versão do pumba usava jilt em algum lugar.