quinta-feira, 6 de novembro de 2008

A saga do Ramp continua...

por Leandro "Stalker" Meili

Para quem andava curioso para saber do Ramp, aqui vai um breve Report do último champ que eu joguei. Por se tratar de um FNM, não levem tão a sério estes resultados. Eu já tava quase que desistindo do deck, só não fiz isso porque não consegui montar outro baralho a tempo. A lista é praticamente a mesma que eu postei anteriormente, com 3-4 cartas diferentes. No main deck tirei o Loxodon Warhammer para colocar um Finks, e tirei um Ultimato para colocar o 3° Cloudtresher.

Round 1 – QnT

O deck era bom, mas meu oponente tinha acabado de fazer o DCI e estava com um deck emprestado. Nem tenho muito o que comentar das partidas porque nos dois jogos ele cometeu erros e eu acabei ganhando sem muitos méritos. Normalmente eu tenho ganho dos QnT, muito em parte do meu plano de sideboard, que consiste em tirar o Solo fértil, Firespout e entrar com Mind Shatter, Puppeter Clique, e Eyeblights Ending para lidar com a Oona.

Game 2-0
Match 1-0

Round 2 – Fadas

Fadas pilotado pelo Fuzzy. Game 1 eu faço Rampant Growth para fazer o Camaleão no 3° turno, porém tomo uma Vendilion Clique na draw step e o Camaleão vai pro fundo. Da compra da Vendilion vem outro Camaleão e ai ficou fácil. Game 2, ao invés de fazer o Camaleão de 3° turno eu jogo um Thrinax de isca, tomo o Flashfreeze que eu já suspeitava. Faço camaleão com 2 manas abertas, Fuzzy se fecha para roubar o Camaleão com Sower e eu dou Terror. Meu turno bato com Camaleão e faço Thrinax, Fuzzy faz outra Sower e o jogo se complica para mim. Compro um Infest direto do topo e meus problemas acabaram.

Game 4-0
Match 2-0

Round 3 – BG Rock/LD

Game 1 se resume assim. Meu oponente começa e faz Bitterblossom no 2° e 3° turno. Eu faço Camaleão de 3° turno, bate 8, bate 8 e a Blossom termina o serviço. Game 2 meu oponente mulliga pra 6, mas acaba zicando já que seus 3 terrenos são filter lands. Jogamos ainda uma terceira partida só pelo treino, e enquanto eu tenho respostas para o Camaleão dele via Spitebelow, ele não tem respostas para o meu Camaleão, e esse bicho é o fator crucial do match.

Game 6-0
Match 3-0

Round 4 – RG warriors

No game 1 troquei 2 Thrinax por 2 Vanquisher, e a vantagem dos tokens fizeram toda a diferença. O mais impressionante foi ter ganho o jogo somente com 2 lands e 1 Solo Fértil. Game 2 não saio da 2° land, mas dessa vez nem Rampant Growth nem Solo Fértil para me ajudar, então acabei sendo atropelado. Game 3 tomei um Snakeform num Thrinax e Flame Javelin no Camaleão. Quando consigo estabilizar a mesa eu tenho 5 de vida e meu oponente 39 graças a um Loxodon Warhammer. Ai entramos numa seqüência de topdecks ridícula, acho que foram umas 10 draws para cada lado até a hora que comprei um Siege-Gang e Garruk enquanto meu oponente só comprava lands. Ganhei o jogo e meu oponente me mostra um Flame Javelin que estava na sua mão o tempo todo.

Game 8-1
Match 4-0

Round 5 – Kithkin

Kithkin pilotado pelo Salsicha. Só um comentário antes de falar da partida, o Salsicha foi minha primeira grande pedra no sapato. Quando eu comecei a jogar campeonatos eu sempre enfrentava ele e perdia, depois de um tempo eu comecei a perder menos e hoje em dia jogar contra ele é sempre divertido, já que ele fala muito antes, durante e depois das partidas. Melhor ainda é quando eu ganho dele com algum deck bizarro, como nos meus tempos de Radha’s Control :p.

Game 1 eu fui respondendo a cada bicho que ele fazia, terror no Figure of Destiny, evoke do Tresher para matar os tokens de espírito, tudo sobre controle até o momento, mas quando ele faz a 5° land e invoca um Cloudgoat Ranger as coisas se complicam já que eu não consigo evitar que ele ative as duas land hideway no próximo turno. Para ajudar ele ainda faz uma Ajani e Antífona deixando os tokens maiores que o Camaleão. Perdi este jogo mesmo tendo feito 2 Siege-gang. Game 2, ganho o jogo quando um Infest leva um Figure of Destiny e 3 tokens de espírito. Volto de Siege Gang, botando pressão suficiente mesmo com meu oponente voltando de Antífona mais Spectral Procession. Game 3 eu tinha uma mão boa também com Terror e Infest, mas meu oponente não sai da 2° land e ai o jogo fica mais fácil.

Game 10-2
Match 5-0

Resultado final, 5-0 e um SERRATED ARROWS FOIL!. Apesar do bom desempenho o ambiente atual é meio desfavorável para o Ramp, com a quantidade de QnT e Fadas, que são os piores matchs do deck.

Alguns Match Up's:

QnT: Até da para tentar ganhar no braço, usando Puppeter Clique e Mind Shatter no sb, mas mesmo assim Condenm e Bant Charm são cartas que atrapalham bastante. A melhor brecha que o QnT pode dar é se fechar para fazer um Mulldrifter, onde você pode responder com um Cloudtresher e voltar batendo com o Tresher e uma Treetop. É um jogo de paciência onde você tem que ser o beatdown e esperar pelo momento em que o jogador de QnT tem que se tapar todo, porque é ai que entra também o Violent Ultimatum quebrando as lands. Garruk é muito importante neste match também já que dificilmente ele sai da mesa.

Fadas: Quanto melhor o oponente mais difícil é o jogo, já que você tem que explorar as oportunidades que o jogador de fadas oferece. Um exemplo disso é perceber se o cara de fadas tem Negate ou Remove Soul na mão. Para que você tome a decisão certa de fazer o Garruk ou o Camaleão. O jogo contra fadas é mais saber "ler" a mão do oponente para não cair nas armadilhas. Do plano de jogo, você precisa ter alguma resposta para a Mistbind Clique pois se ela entrar em jogo e você não tiver resposta na hora, você perde, simples assim.

MonoR: O jogo não é tão difícil quanto parece, claro que se ele vier naquelas mãos com 2 Demigod fica muito difícil. No game 1 depende mais se você consegue resolver um Violent Ultimatum a tempo, pois o único bicho que realmente incomoda é o demigod. Ao resolver o Ultimato meus alvos quase sempre são 1 Demigod e 2 lands. É o suficiente para ganhar a partida. Minha estratégia tem sido colocar Eyeblight Ending e Puppeter Clique, assim eu posso matar Demigod e Gouger, fazer a Clique e removendo e punindo meu oponente com as suas próprias criaturas.

Kithkin: Já joguei várias partidas e não sei dizer se o match é bom. É tudo meio relativo, pois você pode ganhar o game 1 graças a um Firespout e torcer para ele não voltar de Procession ou Cloudgoat. O segredo é tentar preservar os seus pontos de vida, para conseguir resolver um Ultimato. Para os games 2 e 3, eu normalmente tenho ganho graças as removal que entram (2 Infest, 2 Eyeblight). Minhas conclusões são: Game 1 favorável para o Kithkin, Games 2 e 3 favoráveis para o Ramp.

Neste fim de semana ocorre o States lá no EUA que é bem parecido com os Regionais daqui. Os States são famosos por sempre apresentarem decks novos já que é um dos primeiros campeonatos grandes com a nova série. No ano passado, decks como Manequin e RG Ramp apareceram pela primeira vez nos States e depois foram aprimorados pelos Pro Players para o mundial. Este ano tem tudo para ser assim também. Então para semana que vem eu prometo uma analise sobre o novo ambiente T2 com Shards of Alara.

Até mais.

2 comentários:

Anônimo disse...

Meili, quando eu montei o LD a combinação que mais fazia diferença era Fulminator + Manequim, aposto no aparecimento de infidaveis Fulminator no States, e versões maiores e melhores tanto do ramp quanto do Qnt.
Quero conversar com vc sobre uma possivel união do LD com seu Ramp.
Vamos bolar!
Fox

Unknown disse...

comentando o q o fox disse, acho q fulminator com lark pode ser o toast preparado pra mirror!



eu to triste pq vc nao mencionou o fato de eu ter te falado do side out de solo fertil q foi a coisa mais importante q vc aprendeu nakele dia BY FAAAAR. rsrs

-raga-