quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Magic e seu lado competitivo

por Ricardo "Thorgrim" Mattana

Por estar novamente se aproximando uma competição importante e iniciando uma nova temporada de PTQs (Pro Tour Qualifiers), me animei a escrever sobre este lado competitivo que o jogo apresenta.

Muitos jogadores encaram Magic apenas como diversão, não importando o formato, o deck ou o grau de dificuldade, a pessoa entra no campeonato apenas pelo prazer de passar uma tarde de domingo jogando Magic.

Caso ela ganhe, poderá jogar na cara de seu oponente que ganhou jogando com um baralho de Saprófitas, que ela montou cinco minutos antes do campeonato começar, caso perca, não existirá nenhuma pressão sobre ela e a derrota poderia ser encarada como um ato previsível do jogo.

Eu, particularmente, seria muito infeliz se não conseguisse ganhar nada nos campeonatos em que eu jogo. Entenda “ganhar” como a meta que você estabeleceu para esse tipo de competição. Tal meta pode ser - sair positivo do torneio, fazer um top 16 para ganhar alguns boosters, alcançar o sonhado Top 8, não importa, basta você ter em mente o quão importante é estabelecer metas.

Toda competição em que eu participo, tenho como objetivo final ganhar o torneio, porém além desse objetivo gosto de trabalhar com pequenas metas durante a competição para não perder o foco. Essas pequenas metas podem ser encaradas como chegar no Day 2 de um GP/PT, fazer top 8, abrir 5-0 para poder dar dois IDs, etc.

O importante é você ser ambicioso e ao mesmo tempo realista. Olhe o calendário de torneios de sua loja, estabeleça uma meta para seu próximo torneio e o principal, pense em como você vai fazer para atingi-la.

Muitos jogadores estão começando a se interessar por esse lado competitivo que o jogo apresenta, mas não sabem exatamente o que é preciso fazer para conquistar bons resultados. Por que na comunidade do Magic é assim, se você pretende ser respeitado e conhecido no jogo será preciso conquistar bons resultados.

Imagina se eu escrevo um artigo gigante de como o meu deck de Saprófitas ganha de todos os decks do ambiente e no final dele eu falo que fiz 0-2 drop em todos os Regionais que eu joguei com o deck. Tudo que vocês ficaram horas lendo entrará por um ouvido e sairá pelo outro. Neste caso, gosto de trabalhar com aquele ditado: Contra fatos, não há argumentos.

Portanto, para vocês conquistarem os desejados resultados, precisam evoluir cada vez mais no jogo. Vou repetir um conselho que 11 a cada 10 jogadores profissionais dizem quando são questionados sobre o assunto - “Joguem MUITO Magic, mas acima de tudo joguem muito com pessoas que sejam melhores que você.”

Sei que é muito difícil bons jogadores “adotarem” iniciantes, portanto tentem jogar competições onde vocês possam enfrentá-los, não fiquem se limitando aos FNMs e aos torneios que vocês organizam com seus amigos no prédio de vocês.

Na pior das hipóteses parem para assistir bons jogadores jogando ou escutem todos os conselhos que eles têm para dar. Existem diversas coisas que eu aprendi sobre o jogo, sem precisar encostar em uma única carta de Magic.

Quando vocês estiverem vivenciando mais este lado competitivo que o jogo apresenta, perceberão que uma partida de Magic é muito mais do que dois baralhos de 60 cartas, dois jogadores e 20 pontos de vida para cada lado.

Vocês aprenderão que ela inicia-se meses antes, quando você começou a treinar com sua equipe e escolheu devidamente seu deck, que será preciso administrar muito bem sentimentos como a ansiedade antes do dia do campeonato, lidar com a pressão que é uma partida valendo Top 8 ou que tenha caráter eliminatório, além de aprender a lidar com o seu ego e acima de tudo, manter-se concentrado e focado nos seus objetivos.

Essa é uma das lições que eu aprendi nesses anos de jogo e é o conselho que eu posso dar para vocês neste final de ano. Neste exato momento estou tentando lidar com a minha ansiedade para o PTQ de Domingo. Desejem-me sorte e que todos conquistem ou cheguem o mais próximo possível de seus objetivos.

Tenham um ótimo final de semana. Até a próxima!

4 comentários:

Tiago Nhoque disse...

"Vocês aprenderão...que será preciso administrar muito bem sentimentos como a ansiedade antes do dia do campeonato, lidar com a pressão que é uma partida valendo Top 8 ou que tenha caráter eliminatório, além de aprender a lidar com o seu ego e acima de tudo, manter-se concentrado e focado nos seus objetivos."
Isso faz uma puta diferença...esse ano mesmo, apos abrir 4-0 no regional guarulhos, a apenas 1 vitória do top 8 jogando de mono red em uma mar de fadas, o psicologico pesou, achar que eu já tinha conseguido ir pro top 8 pq catei um fadas na rodada 5 foi o que tirou meu foco e com ele vaio a zica (parece que quando vc está focado e concentrado a chance de zicar é menor), perdi essa partida e peguei outro fadas, concentrado ganhei a primeira partida e após achar de novo que já tava no top 8 perdi e o jogo acabo empatado... ainda tinha mais uma chance, mais após eu ver um bad match me desanimei e acho que isso contou muito pra eu não ter conseguido uma vitória..

Anônimo disse...

''(parece que quando vc está focado e concentrado a chance de zicar é menor)''

quando voce esta concentrado voce não fica com mãos ruins,sabe muligar na hora certa e dificilmente faiz jogadas erradas,quando voce erra eprecisa deum topdeck pra consertar,ele n vem,vc bota a culpa na zica,isso é natural.

Tiago Nhoque disse...

A zica que eu digo é muligar a 5 no play e a 4 no drawn, porque naum veio land em nenhuma dessas mãos mesmo depois de embaralhar de 50 formas diferentes..
Mais eu concordo com tudo que você disse.

Unknown disse...

O fator da "providência divina ou profana" existe. Mas, roubando as palavras do mestre do poker Doyle Brunson, a longo prazo o fator sorte é ignorado. A experiência gera confiança, a confiança gera resultados, e bons resultados geram conquistas. Um jogador vencedor ignora fatores aleatórios - eventualmente, ele vai zicar, um oponente menos hábil pode ainda abrir uma "godhand" vez ou outra e aniquilá-lo sem dó. Mesmo assim, no chamado long run, o jogador competitivo vai ser vitorioso.
Para aqueles que têm a teoria, pratiquem. Para aqueles que praticam mas não entendem a filosofia do jogo, estudem... Como dizem os prós - o mais divertido do jogo é, de fato, vencer.