segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

PTQ Kyoto *TOP8 REPORT*

por Leandro "Stalker"

Quando estamos falando de um campeonato limited acredito que preparação é fundamental, pois é você que pode pegar uma pool relativamente boa e montar o deck errado, ou o oposto, pegar uma pool bem mediana, mas achar as pequenas sinergias dela e transformar uma pool não tão boa num deck bem consistente. Já faz mais de 2 meses que a gente vem escrevendo aqui no blog sobre limited de Shards of Alara, então uma coisa que vocês podem perceber é que para fazer top8 neste PTQ treino foi fundamental. Para vocês terem uma idéia do que eu estou falando, em números isso significa abrir mais de 40 pools de cartas, contando as pools da magic-league e das IRL. Este foi meu 3° PTQ limited e nas outras duas vezes eu fui pro campeonato sem treino algum, achando que era só abrir uma pool boa que eu iria bem. Para este PTQ eu estava treinado e agora era por todo este conhecimento em prática.

Pool:
Ao ver minha pool, vi que minha base seria Jund, todas as minhas remoções estavam nessa cor e a grande dúvida era splashar ou não a cor branca, para um Naya Battlemage e Naya Charm. Eu tinha também o Knight of the Skyward Eye, Welking Guide, e um Sanctum Gargoyle que poderia voltar minha Cápsula Preta. Eu tinha um panorama de Bant e 1 Naya Obelisk, mas após pensar bastante, resolvi ir pela consistência e jogar num jund puro. Alguns fatos curiosos dessa minha pool foi que eu tinha 4 gift of Gargantum (1 foil). Eu queria usar pelo menos 2 deles no decks, mas pelo medo de jogar minhas remoções pro fundo e com 2 dragon fodder no deck, eu preferi jogar só com um gift, já que rarissimas vezes eu iria fazer ela no 3° turno. Por último a carta da discórdia, que ninguém acreditava que eu estava usando: Ad Nausea. Normalmente eu não usaria ela, mas como a maioria das minhas cartas tinha custo 3 ou menor, eu achei que valia a pena e o custo/beneficio iria me ajudar a ganhar aqueles jogos que entram no topdeck mode.

As 40 cartas que eu botei no shield foram:

Lands
2 Swamp
6 Mountain
6 Forest
2 Jund Panorama
1 Crumbling Necropolis

Creatures
1 Viscera Dragger
1 Court Archers
1 Cylian Elf
1 Elvish Visionary
2 Hissing Iguanar
1 Undead Leotau
1 Skeletal Kathari
1 Manaplasm
1 Scavenger Drake
1 Bloodpyre Elemental
1 Jund Battlemage

Spells
1 Necrogenesis
1 Resounding Thunder
2 Branching Bolt
2 Dragon Fodder
1 Soul's Fire
1 Ad Nauseam
1 Bone Splinters
1 Executioner's Capsule
1 Gift of the Gargantuan

O deck não tinha praticamente nenhuma bomba, só o Manaplasma, que me ajudou em alguns jogos, mas que eu não considero uma rara tão boa, já que morre pra praticamente tudo, desde besouro a stinger. A sinergia do deck estava nos 2 Hissing Iguanar e Necrogenesis, praticamente todos os meus jogos foram ganhos com eles. Com os dois na mesa era praticamente “2 mana: Bote um Mogg fanático em jogo”

Como era de costume eu sempre pedia para meus oponente começarem, já que meu deck tentava limpar/travar a mesa primeiro para depois bater com os bixos, e essa carta extra podia fazer muita diferença. Além do que mulligar no play neste formato machuca bastante, o que força você a dar keep em mão de 6 carta bem mediana, e no draw, você tem o luxo de poder dar mulligan mais estratégicos.

Round 1: João, conhecia ele de vista por causa dos regionais
Deck dele era meio lento, 4 cores. No game 1 eu fiz o Manaplasm no 3° turno, e a primeira spell que ele fez foi um Fatesticher. Matei com Branching Bolt e bati uns 8 de dano até tomar um Resounding Silence. Quando ele estava tentando estabilizar a mesa eu fiz um Ad náusea, perdendo 9 de vida (tinha 20), o que me deu munição suficiente para ganhar o jogo com iguana e mais alguns tokens. Game 2 foi quase a mesma coisa, só que dessa vez eu tomei um bigode bem grande, fui fazer a iguana e acabei tomando um Gather Specimens. No final ele acabou tendo que trocar a iguana por alguns tokens meus e eu acabei ganhando.

Games 2-0
Match 1-0

Round 2: Eduardo Lopez
Dessa vez era um deck Naya. Ele fez Cylian Elf e eu Draggon Fodder, ele volta fazendo Lighting Talons no Cylian Elf, tomei 5, mas pelo menos no turno seguinte me livrei dele com o Thunder, ele faz 4 manas e passa, eu faço um Jund Battlemage, ele vem com Rakeclaw que eu tiro da mesa com o Bolt, e a partir daí a mesa ta no meu controle, principalmente com a Iguana e Necrogeneis. Game 2 ele vem meio lento e eu vim forte com Dragon Fodder e Iguana. Com mais algumas remoções consegui deixa-lo na red zone bem rápido e os meus mogg fanáticos finalizaram o serviço.

Games 4-0
Match 2-0

Round 3: Nariz

Outro deck 4 cores, eu abri forte com Fodder e Iguana, mas ele fez Stinger no 3° turno, me livrei dele com o bolt, mas o estrago já tava feito e o unearth levou minha iguana. Fiz a segunda Iguana, Court Archer e o Viscera dragger, comecei a bater com a cavalaria e tomei bounce no Víscera. Ele volta fazendo um um Cloudheath Drake para tentar segurar a mesa. Eu fiz umas contas, dei Cycling no víscera, depois unearth para fazer o alpha strike e dar o dano lethal. Game 2 ele abre bem com o Knight of the Skyward Eye e depois o Tidehollow Sculler e tira meu Branching bolt, ai sem remoção o Knight e Tidehollow vão me punindo, quando compro um thunder para matar o Tidehollow a mesa dele já tem 1 Cavern Thoctar e 1 Bull Cerodon.. pra piorar as coisas ele ainda faz um Mosstodon.. ai é recolher e ir pro game 3. Para o game 3 eu mudei um pouco meu deck, colocando o Volcanic Submersions, pra que ele não fizesse os monstros de custo 6 tão cedo. Consegui quebrar a Jungle Shrine dele, deixando ele só com fontes verdes e pretas, o que me deu tempo suficiente para ganhar o jogo, já que quando ele fez o Cerodon eu já tinha um bone splinter esperando por ele, ai de resto foi ir batendo com iguana e alguns tokens.

Games: 6-1
Match 3-0

Round 4: Pedro Henrique
Enfrentei outro Naya, ele começou forte e só consigo estabilizar com 10 de vida graçar a um necrogenesis que podia parar o Whooly. Com o chão estabilizado eu comecei a bater com o Skelethal Kathari. Com o Leotau na mão eu fiquei mais confiante em fazer um Ad Nausea, em troca perdi 2 de vida e ganhei 2 lands e 1 dragon fodder. Esses tokens me fizeram dar os danos que faltavam para matar com a Iguana, antes que eu morresse para 2 souls fire que estavam na mão dele. G2 ele abriu um pouco mais lento, eu fiz iguana e a primeira spell dele foi um gargola, fiz mana e passei. Ele faz um Naya Battlemage, ai ficou muito bom pra mim, já que eu limpei a mesa dele com branching bolt, dando 2 de dano com a iguana. Voltei fazendo Víscera Dragger, e a race toda a meu favor não deu chance para ele.

Games 8-1
Match 4-0

Round 5: Sandoiche
Outro Naya, mulliguei pra 6 e acabei keepando uma mão de 1 pantano e 1 capsula, pra minha sorte o sandoiche parou na 3° land por um bom tempo, quando encontrei minha 3° land fiz um gargantum que revelou 3 spells e 1 bixo. Parecia competição pra ver quem tava mais azarado. Estabilizei com 12 de vida e comecei a rushar, deixando ele a 6 de vida. Ele mata meu Visera Dragger e volta fazendo Realm Razor, lol!. Na mesa dele só tinha o Razor e na minha só um Court Archers. Compro a triland e passo, ele bate com o razor, me leva a 8 de vida, faz land e passa. Eu ataco com o Archers, levo ele a 4 de vida, apesar de eu ter uma land na mão eu não faço, para ele achar que eu tava zicado e que não conseguiria fazer o unearth do visera. Ele bate com o Razor, vou a 4 de vida, eu faço a land, bato com o víscera(3+1 Exalted) e gg.. Jogo tenso! G2 ele abre bem com Druid of Amina e Knight of the Skyward Eye. Eu faço Manaplasm e vamos pra race, ele batendo 3 e eu batendo 4, mato o Knight com Branching Bolt e continuo meus ataques suicidas, já que minha 4° land não vem. O momento decisivo do jogo foi quando ele decide bater com druida, Rip-clan e Scrouge-Devil, ele tinha 8 de vida e eu 13, eu tava tapped out com a iguana em pé. Bloquei o Devil e acabei tomando um Sigil blessing, o que atrapalhou as minhas contas já que eu deixei de dar 1 de dano com a iguana o que me impediu de matar ele no turno seguinte já que eu ia bater com o Manaplasm e dar um Thunder para finalizar. Vacilei e isto me custou o game. No G3 eu fui com uma mão com 2 dragon fodder, mas ele abriu com o knight e um stinger, não comprei nenhuma das minhas remoções e perdi para esses 2 bixos sozinhos, pior ainda foi eu fazer um necrogenesis e não ter nenhum bixo no grave para eu transformar em saprofita.

Games 9-3
Match 4-1

Round 6: ???
Outro Naya, No começo do jogo, troquei uma Iguana por um Nacatl 3/3, já que eu tinha mais 2 remoções na mão e um Ad Nausea, e esses ataques do Nacatl iam fazer diferença no final do jogo. Com 13 de vida faço Ad Nausea e de cara revelo o Loteau.. tenso, no melhor estilo Bob revelando Gargadon. Ele tinha um Rockaster Platoon que não atacava já que eu segurava o chão com o Necrogenesis e Jund Battlemage. No meu turno compro um Manaplasm e passo, ele ativa o Platoon e vou a 5 de vida e ele a 12. Ele faz mana e passa. Eu compro a 8ª land, faço Bloodpyre, mato a barreira 0/4, deixando ele só com 2 blockers. Ataco com o Manaplasm e 5 tokens, ele toma 4, vai a 8 de vida, e eu finalizo com um Souls Fire no Manaplasm pra dar 9 de dano. G2 ele não compra nenhuma fonte vermelha e eu acabo ganhando com iguana+tokens+remoção.

Games 11-3
Match 5-1

Round 7: Xineis
Essa era a hora, ganhar aqui e dar ID na próxima pra fazer Top8.
Começo fazendo um Cylian Elf que é emboscado por um Qasaly Ambusher, faço um Jund Battlemage e passo, ele volta fazendo um Algae Gharial no turno 4. Ai bateu aquele desespero, já que eu não ia conseguir tirar ele da mesa e ele só ia crescer ao longo do jogo. Meu deck resolve colaborar e me da 2 iguanas, compro mais alguns dragon fodder e necrogenesis e consigo ganhar o jogo graças as 2 iguanas. Todos os meus pontos de dano foram causados por elas, uma partida realmente fora do normal, uma verdadeira Batalha das Termópilas. G2 ele mulliga e keepa uma mão de 1 land, perde vários land drops, não compra a fonte vermelha para o stinger e eu acabo ganhando sem muita emoção.

Games 13-3
Match 6-1

Round 8: TTE ID
6-1-1

Sai os standing e eu passo em 8°, com o Guincho ficando de fora nos tiebreakers
Draft: Eu tinha treinado bastante draft, mas meus decks nunca ficavam muito bons, eu sabia que de selado eu tava bem, mas que de draft eu ainda precisava melhorar muito. Não deu outra, no draft do top8 acabei me iludindo com um 1° pick de Branching Bolt e 2° Pick Goblin Assault, acabei indo pra um RGb Jund, quando os sinais indicavam que azul estava bem aberto então talvez tivesse sido melhor ter ido para Grixis ou Esper, já que passaram alguns Tidehollow Strix bem de late Pick.

Meu deck não ficou lá grandes coisas e fico até com vergonha de postar ele aqui (Ok, é desculpa, eu não estou com o deck para poder listar), o que eu me lembro é que eu tinha 1 thrinax, 2 branching bolt, 2 Algae Gharial, Sigil of Distinction e 3 Dragon Fodder.

Top8: Joguei contra o Sandoiche de novo

Abri com Dragon Fodder e Thrinax, e do outro lado ele com 3 bixos exalted e um Whooly, depois de 5 turnos dando chump block eu compro o crocodilo mas ai já era tarde demais. Game 2 eu abro com Dragon Fodder no turno 3 denovo. Ai talvez o cansaço tenha batido e eu baixo a land errada, uma floresta ao invés do pântano, o que me impediu de fazer o Scavenger Drake. O estrago só não foi maior porque eu pude fazer outro dragon fodder neste turno. Eu tinha um Sigil of Distinction na mão também, e eu estava esperando que ele se tapasse para que eu pudesse equipar um goblin antes de tomar a remoção, já que é bem difícil pro naya lidar com bixos grandes. No meu próximo ataque tomei um sigil blessing que matou quase todos os meus atacante, equipei a ficha sobrevivente a esse massacre com o Sigil of Distinction e Acabei tomando um Excomunicate pra ficar esperto, mas ainda havia uma esperança. Bati com o Drake equipado alguns turnos depois, deixando ele com 9 de vida. Eu tinha 11. Meu problema é que ele tinha um Topan e Junto com o Whooly ele me dava dano lethal, o que me obrigou a gastar o Souls Fire para me manter vivo. No final acabei tomando um Naya Charm que deu tap no drake, então a partida estava perdida de qualquer jeito.

Bom, não deu dessa vez, mas pelo menos a experiência fica. Eu era um cone em T3 até 3 meses atrás, resolvi treinar sério para esse formato e o resultado está ai. Nada vem por acaso. É claro que depois eu fui encher o saco do Henrique e pegar meu broche de top8, já é o meu 2° da coleção e se for que nem o Paulo TTE, quando eu tiver 6 eu ganho um PTQ :)

Props:
- Pessoal de Londrina que veio de caravana e meteu 2 neguinhos no top8 (Kaies e Lixo)
- Pessoal do mtg.br, com quem eu treinei muito para esse PTQ
- Ragabash, Thorgrim pelos treinos IRL
- Pra galera do Shandalar, pelos treinos também.
- Galera que vem acompanhando o blog, fazendo essa troca de informações uma via de mão dupla.
- Fuzzy que foi o único cara que gostou do Ad Nausea do meu deck.

Slops:
- Eu estar 3-12 nos drafts contra os caras do mtg.Br
- Pro Guincho que tinha pool, mais absurda do selado e deu ID na ultima rodada, sabendo que poderia ficar de fora pelos standings.
- Ragabash que olhou minha pool e deu nota 4, ai eu perguntei: “É de 0 a 5?” e ele respondeu, “Não, é de 0 a 10”.
- Pra todo mundo que fazia cara de espanto ao ver o Ad Nausea do meu deck.

11 comentários:

Anônimo disse...

"- Fuzzy que foi o único cara que gostou do Ad Nausea do meu deck."

O loco, eu tb elogiei o Ad Nausea!

Parabens pelo top8 etc

- bertu

Anônimo disse...

rumo ao gp! =]
congratz

Anônimo disse...

Parabens pelo top 8.
Minha Pool tava muito boa,tao boa quanto a do guincho,so que com mais sinergia,porem pra montar deu mo trabalho.
Todas as cores eram boas.
Naun treinei Draft,entao pra mim o top 8 foi justo.
Espero nos vermos em mais tops.
=]

- Peacesoldier

Anônimo disse...

Boa meili... excelente report

No primeiro game contra voce no suiço (o unico que eu perdi no suiço, por sinal), eu fiz o Realm Razer pq eu nao tinha opçao, eu soh tinha terrenos na mao, e imaginei que seria uma vantagem eu já contar com terrenos na mão após a mesa estar resetada, ate porque vc tinha estourado um Panorama e descia mais terrenos do que eu por causa do seu Thunder.

Sandoiche

Unknown disse...

MEILI rumo as cabecas!


parabens mesmo man! acho q ao menos top 4 vc merecia. muito pela sua pool dificilima de pilotar/montar e que nao entendedores noobs dariam nota 4 de zero a 10!!!!!hahahah



noobs q ainda nao veem como ad nausea entra no lugar de gift of gargantuan.no waaaay.



vc disse no carro q era medo do bolt...entao era land errada mesmo? 0.0


anyway...


espero um puta caminho de sucesso no magic ae man!






....dae daki uns anos eu vou la no paulo denovo e busco outro muleke pra me superar.hahahahah

Carlos Alexandre disse...

Falaeee brotherrr
Parabens ae mlk pelo Top8, powha agora noussa, o Thorgrim, pobre Gordomengo = (
So decepção = ao time dele =p

Mt bom o post...
Abração ae

Unknown disse...

po man, parabéééns ai pelo top8 ;0
mandou beem mesmo ;D

e na verdade, a gente de londrina nao veio em caravana. no carro tava eu e o lixo só de londrina, e o alex que é de barueri/rolandia, apesar de estar sempre em londrina =p

parabéns mesmo man, abraços

kaies .

:: Diego Ghiggi disse...

Parabens Stalker!
=D

Excelente report.

Anônimo disse...

Gratz Man!

Você sempre levou o jogo a sério e se dedica bastante, a seqüência de resultados era só uma questão de tempo, e no seu caso, foi em pouco, afinal um Top4 e um Top8 em PTQs em 1 ano de esforço, é menos do que muitos conseguem.

Qdo vc me ligou dizendo que tinha passado pro Top8 eu fiquei bem feliz por você, e acho q perdeu para si mesmo, pois antes de começar o draft vc já julgar q não estava preparado pode ter feito a diferença no psicológico.

Mas a boa vc já sabe, só continuar a treinar e logo mais vc estará viajando o mundo :-)

E como sempre o report excelente, completo e com os porquês escolhidos e pensamentos.

Parabéns

Danyel Henrique disse...

Poxa man parábens! quem acompanha seu blog ve o quanto você tá treinando nesse formato, espero muito mais sucesso daqui pra frente!

abraços!

Unknown disse...

Aê, parabéns, Leandro!!!
Esse tipo de coisa é só prova de que resultados são alcançados quando se estabelecem objetivos e se traçam metas a serem cumpridas com base nesses fins.
Cada conquista no Magic é mérito do esforço individual de cada um. Mantenha-se fiel à seu treinamento e, cedo ou tarde (o no meu caso, muito, muito tarde) você verá resultados =]