quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

Rumores e mais rumores

por Leandro "Stalker"

Estamos chegando mais uma vez naquela época do ano em que o Magic está parado, e ficamos só vendo os spoilers da nova edição. Eu fiz alguns comentários sobre algumas cartas durante os spoilers de Shards of Alara, e fazendo um pequena pesquisa no fórum da Ligamagic, posso afirmar que qualquer comentário, ou especulção do tipo "a carta é boa", "vai jogar muito" estará na maioria das vezes errado.

É claro que tem aquelas cartas que de cara vão ver jogo, mas sempre tem aquela parcela que a principio parece horrível, mas que de acordo com o metagame e interações com novas cartas que vão surgindo se torna muito boa.

Separei alguns exemplos, de algumas cartas que foram reveladas durante a temporada de spoilers. Para evitar confusão, omiti o nome dos seus autores das frases. A idéia aqui não é ridicularizar alguém só porque a sua afirmação se mostrou errada com o tempo, mas para observarmos um certo padrão que sempre existirá durante essa época de rumores.


"A carta é loca, com certeza joga em T4 e T2."

"Carta muito broken essa. Qualquer deck vermelho deve pensar em um splashzinho branco só pra isso. Ai aproveita e taca colera tb :). "

"Vira o jogo totalmente se jogado no momento certo, sem falar que tem sinergia com Char e new dual. "

"Eu sou dá época em que 3 de dano custava 1 e 2 manas, e essa cartinha aí é a coisa mais parecida com Bolt que eu vejo em tempos. Adorei "

É, Lighting Helix foi uma unanimidade, certamente uma carta que vai ficar na história pelo seu excelente design.


No caso da Solifuge, os primeiros rumores eram de que seu poder/resistencia seria 4/3, mas depois confirmaram que ela seria 4/1. Isso gerou uma onda descontentamento entre os jogadores

"Poxa assim acabam as esperanças de um bom rg já q ele era o melhor bicho, junto com o favelão, só falta mudar ele pra 4/4 ¬¬"

"Não é crap... Continua sendo muito bom contra os controls.."

"CRAP , CRAP , CRAP² !"

"Vixi ficou um horror, a wizard está se especializando em deixar os players tristonhos"

Acho que o que mais me irrita ao ler comentários é ver o pessoal chorando, falando que o Magic acabou, que a wizards errou mais uma vez... E daí? Você tem que montar o seu deck com o que está disponível no momento. Enquanto você chora, o japones ta lá montando mais um deck broken.


"CRAP! Nem evasão tem! :( "

"Se Obliterar voltar em 10ª, isso talvez jogue."

"Se tivesse alguma habilidade como trample seria bem legal. O lance de poder sacrificar a permanente é interessante se você pensar na edição tem tudo a ver com os tallids... mas sem habilidade alguma é ruim sim."

Gargadon foi mais uma das cartas que demorou até ser olhada com carinho. Começou a ver jogo na temporada block de TSP, porque era uma maneira muito eficaz de lidar com Tendrils of Corruption. A tech do block migrou para o T2, já que podia lidar com Helix, Faith Fetters.


"Na moral, isso é uma merda, que control sem duals vai gerar 3 mana azul?? Realmente tão falando besteira!!"

"Crap."

"Eu achei broken... e acho que vai jogar muito no t2"

"Se saírem mais algumas fadinhas rápidas acho que o control fish vai ser forte. Imagina a fadinha que da counter, o counter que volta a fadinha. Isso ae pra tapar o cara e você atropelá-lo com suas fadas ninfomaníacas!!! no mínimo interessante..."

Olha, de todos os comentários de época de spoilers que eu vi, fiquei até espantado com esse último. O fadas e a blossom nem existiam e o cara já tinha visualizado toda a mecânica desse control fish.

------

Achei bem divertido escrever este post, por fazer estas pesquisas "históricas" e aprender um pouco mais sobre a história do Magic, e tudo o que ocorreu neste tempo em que eu fiquei ausente do jogo. Se eu criar coragem eu faço algum review de alguma carta de Conflux, provavelmente vou errar, mas o que vale é brincar um pouco de mãe Dina. O blog logo chega no seu post de #50, e só posso agradecer a todos vocês que estão sempre nos acompanhando. Cada comentário é sempre importante e estimula a gente a continuar escrevendo.

Feliz ano novo!

4 comentários:

Anônimo disse...

Real, o legal é brincar d mae dina, mas tem gente q leva a serio, n adianta, só testando :D

Ah! e as fadas ja nao existiam? nao lembro da ordem dos spoilers d lorwyn, mas ``só´´ mutavault e blossom vieram com morningtide nao foi?

Post 50... tomara q chegue ao 500 :D

André Dembitzky disse...

Eu quase briguei com o Turco devido aos spoiler. Originalmente em Investida eu apostei nos seguintes cards:

Piledriver, Firecat, Baloth e Sharpshooter.

Sabe o que eu ouvi?

Que era especulação minha que estava querendo vender cards mais caros pois tinha muito em estoque.
Eu fui o primeiro no brasil a apostar nesses cards como cards de R$25, numa época de Call of the Herd dominava sozinho.

Robson Silveira disse...

É por isso tudo que odeio spoiler. Não leio, dificilmente conheço alguma carta até o dia do pre-release.

"Ah, vou parar de jogar Magic! Tal carta fudeu o jogo todo!" Detestável, acho que o povo deveria guardar esse tipo de comentário.

Bom que o blog está andando, se eu animar de novo com o MAgic, volto a escrever no meu...

Fuzzy disse...

Eu quase posso APOSTAR que fui eu que fiz o último comentário da Lightning Helix! =)