quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

BG Elves parte II

por Leandro "Stalker"

Ok, hora da segunda parte dos Elfos!

A lista que o pessoal queria saber:

Bolovo Deck wins

Lands

4 Gilt-Leaf Palace
4 Llanowar Wastes
4 Mutavault
4 Treetop Village
2 Twilight Mire
3 Forest
3 Swamp

Creatures

4 Chameleon Colossus
3 Civic Wayfinder
2 Murderous Redcap
3 Kitchen Finks
3 Garruk Wildspeaker
4 Wren's Run Vanquisher
4 Llanowar Elves
3 Cloudthresher

Spells

3 Eyeblight's Ending
4 Thoughtseize
3 Profane Command

Sideboard
1 Cloudthresher
2 Shriekmaw
3 Infest
2 Mind Shatter
2 Puppeteer Clique
2 Primal Command
1 Loxodon Warhammer
2 Guttural Response

Para quem acompanhou o GP da Ligamagic nesse fim de semana, essa foi a lista que eu usei nos 2 últimos FNM e no GP. Totalizando 12-2 nesses 3 eventos. Agradecimentos totais ao Bolovo, que me passou a lista e ficamos discutindo ela nas últimas semanas e ao Thorgrim que ficou treinando comigo infinitos matchs de BG x RW.

No FNM #1 ganhei de Naya Aggro, Merfolk, Fadas, RW. Houve um erro nos pairings da última rodada e estando 4-0 fui paired com um cara 2-1-1. Ganhei um concede, já que meu oponente não tinha mais nenhuma chance no campeonato.
No FNM #2 ganhei de MonoR, 5cc, RW e Bant Aggro. No último round enfrentei o Thorgrim, que estava 3-0-1. Concedi pra ele, garantido que a gente ficasse em 1° e 2° lugares.
Como não to com muito animo para escrever um report de 14 partidas, vou focar no que aconteceu no GP e deixar os FNM só com uma breve introdução.

A conquista do Bye2:

No primeiro trial que eu joguei, fui com minha velha lista de jund ramp. Ganhei o 1° round contra um toast, e fui fumado por um RW Lark no round seguinte. Como aqui em casa o computador é meio comunitário, demorei um tempo até conseguir tempo livre para me inscrever em outro trial. Num domingo a noite ia rolar um trial, só que desta vez seria extended. Sem muita paciência para escolher deck, peguei a lista de Swath Storm que tinha feito top8 no GP LA, já que o deck roda sozinho, e eu poderia ignorar o que meu oponente faria nos jogos. Ganhei o trial, depois de uma partida épica contra o JorgeKaos, onde nos 2 games eu topdeckei a kill condition graças a draw do Manamorphose e 0 carta na mão. Agora era esperar pelo dia do GP.

No GP, tive bye2, então pude assistir um filme enquanto 3° round não começava. Aqui aprendi uma lição, nunca mais seguir os conselhos do Fuzzy. Muito ruim esse tal de “Cube”. Da próxima vez vou deixar separado uma coletânia dos filmes do Tarantino, Cães de Aluguel, Pulp Fiction... Ok ok, esse tal de Cube não era tão ruim, mas só de tentar imaginar aquela ninfeta calculando os números primos é algo meio bizarro. Mas pra não dizer que tudo foi horrível, o final foi bem não convencional, lembrando aquela obra de Gil Vicente, o “Auto da Barca do Inferno”.

Round 3: Alonso BR Blighting.

Primeiro jogo ele começa com montanha e Figure of Destiny, a única coisa que ele fez no resto do jogo foi descartar um Siege-Gang. Pensei que ele estivesse de RW, e fiz um sideboard todo errado, deixando os Thoughtseize, e trazendo Infest. Pra minha sorte a única carta do side que veio no G2 foi um Loxodon Warhammer, que foi o suficiente para me fazer ganhar o jogo.

Games 2x0
Match 3-0

Aqui já me assustei um pouco com meus standings. Estando 3-0 e com 2 byes, meus milésimos estavam horríveis, .333. No mínimo estranho...

Round4: PoTzZ RW Lark

Primeiro RW do dia. Tirei 16 no dado e ele 20, e posso dizer que isso fez toda a diferença, pois eu abri de Llanowar Elves, só que ele fez Fulminator antes que eu chegasse na 3° land para descer um dos 2 Camaleões que eu tinha na mão. No turno seguinte ele fez Ranger, que buscou um Mogg e matou meu elfo e impedindo novamente que eu chegasse nas 4 manas. Com Siege-Gang, na volta e sem remoção na mão, meu jogo estava perdido. G2 consegui passar por cima dos tokens graças a um Camaleão 14/8 equipado num warhammer. G3 mulliguei pra 5, ainda consegui fazer uma Vanquisher de 2° turno, segurei o jogo de uma forma guerreira, com 1 infest que matou algumas fichas só deixando um Figure 4/4 do outro lado, esse infest trouxe de volta o Redcap, Finks e o mais importante, 2 pontos de vida, que fez meu total de vida ir a 3. Fiz Llanowar e passei. Troquei meus 3 bixos pelo figure e ele passou. Quase não acreditei que estava virando este jogo. Fiz camaleão, tomando 1 ponto de painland. Só que o sonho da virada acabou, ele fez Balefire, e em seguida outro Balefire.. gg.

Games 3x2
Match 3-1

Round5: Eneas RW Lark

No primeiro game abri bem, com Llanowar seguido de Civic e Mutavault. Ele acabou trocando meu llanowar pelo figure 1/1 dele, e foi fazendo o jogo de atrito, com os tokens de Procession, depois siege gang.. ai quando um Lark caiu na mesa vindo da porta dos desesperados, recolhi e fui pro G2. Nesse game não abri tão rápido, com mutavault batendo no 2° turno. Civic veio no 3° e me ajudou a manter os drop lands constantes. Ele faz procession uma hora, eu faço Tresher full price, e ganho com profane command na volta. G3 foi quase a mesma coisa só que ao invés do profane command eu fiz Tresher eot, Loxodon Warhammer equipe gg. Como é bom jogar com tresher num campeonato que as pessoas não podiam usar Path to Exile :)

Games 5x3
Match 4-1

Round 6: Araeliz – RW Lark

É... no meio do caminho tinha um RW, um RW estava no meio do caminho. Araeliz picareta, me falando o tempo todo que tava jogando o GP de fadas.
“Agora é quando você descobre que eu sou mentiroso
Araeliz plays Windbrisk Heights from Hand”

Bom nesse 1° game acabei tiltando um pouco, gastando um Eyeblight totalmente desnecessário num Burrenton, para poder matar o 2/2 lifelink com o Redcap. Pra minha sorte o Araeliz também estava numa situação complicada, tendo que gastar 2 Magma Spray para lidar com a Vanquisher.. foi um jogo meio esquisito, onde tomei várias decisões duvidosas, mas que no final deram certo. Como o Pumba me disse uma vez, “tem jogos que se você tivesse feito tudo certo você perdia”, então ganhei por causa dos meus erros, é meio paradoxal isso que nem consigo explicar direito também. G2 fui punido por N Fulminators, e mesmo com um Warhammer na mesa minha situação se complicava a cada turno (Malditos Knights 2/2 first strike). O card advantage do RW foi brutal nesse jogo e não consegui causar dano suficiente a tempo de matar com um Profane. G3 abri com sangue nos zóio, com Llanowar, Vanquisher, Civic e Finks. Ai fiz profane dando fear pra galera, deixando ele com 2 de vida e um Tresher na mão. Vale ressaltar que ele parou na 2° land nesse jogo, mas mesmo que não tivesse zicado, o BG dificilmente perderia esta partida.

Agora era a hora de olhar os standings e ver se eu poderia dar ID e entrar no top8. Por causa de um erro de programação (acho que foi isso), todo mundo que tinha bye nesse torneio estava com os milésimos horríveis. Coisa que eu já havia notado a partir do round 3, quando eu havia ganhado, e ao invés de estar com .667, meus milésimos eram .333. Bom, paciência, espero que corrijam isto na próxima vez. Como tinha muita gente 5-1, era arriscado demais dar ID, e optei por jogar. Seria algo realmente decepcionante, ao final do GP ficar fora do top8 por causa de um ID mal pensado. Fico contente que o Tambuco tenha entendido a minha situação, de não querer contar com a sorte na hora do corte para o top8.

Games 7x4
Match 5-1

Round 7 – Tambuco – BG Elves

Nesse último round, eu estava esperando enfrentar de tudo MENOS o mirror match. No começo do jogo até pensei que ele estava de fadas, já que abriu de mana Thoughtseize. Minha mão era bem bizarra, digna do shuffle do mws: (3 Llanowar, 3 Vanquisher, e 1 land). Quando ele fez Twilight Mire no 2° turno e passou, me dei conta que estava frente a outro BG, já fiz uma cara feia, mas meus próximos draws foram bem bons, comprei treetop, garruk e finks. Meu jogo se resumiu a:
1° Turno : Floresta Llanowar
2° Turno: Treetop, Llanowar, Llanowar
3 Turno: Garruk, desvira 2 lands, finks
4° Turno: Treetop 3/3, ultimate do Garruk, GG

G2 foi bem mais disputado, onde acabou prevalecendo a força do meu sideboard. No mirror de BG o que decide normalmente é o Camaleão, e a única maneira de se defender dele é tendo uma vanquisher do seu lado para poder trocar. Então enquanto ele fazia Camaleão, eu resolvia meus Primal Command para buscar a Vanquisher e botava aquela Treetop petulante no topo (sem mana para ativar a treetop óbvio!).

Games 9x4
Match 6-1

6-1, sai os standings e passo em 3° \o/ Fiquei contente, porque eu tinha feito o post falando sobre os Elfos no sábado de manhã, e no sábado a noite eu estava fazendo top8 no GP com a mesma lista, provando que o deck é realmente consistente.

Top8: Skatista RW

O top8 foi meio decepcionante, já que eu nunca entrei nos 2 jogos. Como aconteceu contra o PoTzZ, fui ownado por Fulminators no game1, quando estava no draw, e acabei mulligando pra 5 no g2 e não deu pra fazer milagres.

Bom, é isso, o report ficou meio acochambrado, mas como eu tinha falado que ia escrever, estou aqui cumprindo a minha promessa. Agradeço a todo mundo que torceu por mim nos fórums e me mandando boa sorte no top8 por PMSG. Parabéns a todo mundo que prestigiou o GP, aos juízes também (antes que o Fuzzy venha me lembrar hehe), e ao _Smoke_ que levou o caneco. Só posso dizer que o nível desse top8 tava bem forte, ainda mais com um deck que muita gente considerava morto no formato.

A mensagem que eu deixo é: Ajudem a Liga! Assinem o VIP, não é nada complicado, não precisa de cartão de crédito, é só ir num banco e fazer um depósito. O pessoal se esforça tanto para manter o site no ar, criaram um software de Draft muito legal. E quanto mais VIPs, mais eventos bacanas, como este GP, vão ocorrer por aqui.

Até mais
Stalker!

13 comentários:

Anônimo disse...

Jogo de BG elves junto com o bolovo no Mol a algum tempo,faco top 8 em premier muitas vezes.
O deck eh bom,ainda mais por naun ser visado,ajuda muito.

Anônimo disse...

parabens, tanto pela report quento pela colocacao!!

flw!

Anônimo disse...

E report \o/ aheuhaue bg sempre é uma combinação legal d se jogar, melhor ainda quando funciona, as 2 cores tem cartas brutas no formato,da pra faze uma muita, mas é poca q funciona hehe

Unknown disse...

Boa stalker! mandou bem.. e a famosa jogado de tresher eot + comando funfou no gp tb em!?! Parabens pelo deck, pelo champ e principalmente pelos artigos que essa semana vc e toda a galera do blog com a ajuda do bertu conseguiram um nivel otimo!

grande abraço, Koroa

Unknown disse...

Muito bom. Parabéns!!
Soh uma coisa: qdo Path to Exile entrar vai complicar mto a vida desse deck?
Alguma dica de cartas de Conflux?

Abraço

Cauê "Chineis" Hattori disse...

"...G2 consegui passar por cima dos tokens graças a um Camaleão 14/8 equipado num warhammer..."

Coomo isso?

ps: sim, sou um juiz, e portanto chato, e ele estava 14/11 eu suponho. ^^

xD

Unknown disse...

Realmente Path To Exile faz uma diferença muito grande nesse match, como vc mesmo disse, Thresher + Profane ou Colosso + Warhammer são as formas mais corriqueiras do BG ganhar do RW, e o PtE resolveria isso com apenas 1 mana :P

No nosso primeiro jogo, se você não tivesse revelado o Colosso para o Vanquisher, talvez eu teria jogado de forma diferente, fazendo o Eos de Turno 3 (parando o Vanquisher e buscando o harbinger) e o Siege de turno 4 e depois garantindo um Lark.

Chineis: Colosso 4/4, com Warhammer 7/4, dobrando o poder e resistencia 14/8 mesmo. :P

PoTzZ

Leandro disse...

Chineis, foi preguiça de reler o texto do camalão na hora de escrever o report. No jogo ele ficou 14/11 mesmo, mas essas coisas nunca passam desapercebidas ao olhar dos juízes :)

2GG: Chameleon Colossus gets +X/+X until end of turn, where X is its power.

Ricardo Mattana disse...

Quem liga para a resistência do Camaleão, quando se está batendo 14/x trample. :P

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Nossa... É o costume de falar que o Colosso dobra seu poder e resistência. Junta com a preguiça de reler o texto da carta, esses detalhes acabam passando despercebidos mesmo.

Erro meu... Mau Chineis =\

Unknown disse...

o que importa que RW >>> BG.
T2 sem conflux sux a lot.

sk8

Unknown disse...

esse BG tá malandro altos results ^^