segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Fadas pós-Conflux

por Lucas "Bertu"





4 Thoughtseize
4 Terror
3 Vendillion Clique
3 Jace Beleren
4 Broken Ambitions
4 Mistbind CLique
4 Spellstutter Sprite
4 Cryptic Command
4 Bitterblossom
1 Loxodon Warhammer
3 Swamp
3 Underground River
4 Sunken Ruins
4 Island
2 Faerie Conclave
4 Secluded Glen
4 Mutavault

SB
4 Stillmoon Cavalier
2 Remove Soul
1 Flashfreeze
2 Curse of Chains
2 Razormane Masticore
4 Sower of Temptation


Estou jogando de fadas desde que Bitterblossom foi lançada. Ao longo do último ano, joguei vários campeonatos com o deck. Em cada um deles, foram precisos pequenos ajustes para o deck se adequar ao novo ambiente. Acho que essa experiência pode ser útil agora.

Com Conflux, temos o ambiente mais hostil às fadas que já existiu. Como dito nesse blog pelo Thorgrim, a edição trouxe várias cartas boas contra o deck (Path to Exile, Volcanic Fallout, Banefire e Scattershot Elves) sem trazer nenhuma ferramenta nova para se usar. Apesar de nenhuma dessas cartas sozinhas serem suficientes para inviabilizar o fadas, a preocupação de ter que lidar com todas elas é, sim, um golpe pesado para o deck.

Acho que a primeira mudança é que fadas deve mudar um pouco o foco, deixando de ser um deck que "controla a mesa" para virar um deck de mais "disruption". A mudança é sutil. Antes, com Scion of Oona e Sower of Temptation, o fadas era capaz de deixar o oponente sem condições de atacar por vários turnos, até que uma hora o deck criava sua massa crítica e passava a agredir. Contudo, Scion of Oona e Sower of Temptation são mais difíceis de serem protegidos agora que existem remoções eficientes no ambiente, o que faz esse plano não ser mais tão bom.

Por isso, proponho um plano diferente, girando em torno de Vendillion Clique. Vendillion permite a você atacar sem comprometer mais cartas, ao contrário de Scion of Oona, deixando você menos vulnerável á Volcanic Fallout. Combinar os Vendillions com 4 Thoughtseize e 4 Broken Ambitions permite que você faça o oponente perder turnos, pois os "descartes" podem tirar o drop que seria o ideal do turno enquanto Broken Ambitions dá o "time walk" nas spells mais caras.

Com sorte, após esses turnos de disruption você terá manlands suficientes para começar a atacar. Contudo, é relativamente comum você trocar cartas 1-por-1 por alguns turnos sem ter nada para explorar o ganho de tempo. É o que acontece quando você não compra Blossom ou a Mistbind morre. Nessas situações, Jace faz a diferença. Normalmente, é ok esperar até tarde no jogo para fazer Jace, guardando as manas do começo para counters / Vendillions. Mas, por óbvio, ela pode ser usada cedo no desespero como Renewed Faith ciclada ou após um Thoughtseize / Terror, garantindo que ela não morrerá. Jace após Bitterblossom é totalmente roubado.

Contra um mutavault do outro lado da mesa, o certo é você utilizar a primeira ativação para inflar ela a 5 marcadores de lealdade. O mesmo geralmente vale contra 5-color control, para jogar em volta de Volcanic Fallout e Cloudtrehsher ciclado. Aliás, apesar de Jace ser muito bom contra 5-color control, você precisa calcular bem o risco de fazer ela se tapando e tomar uma Ajani Vengeant na volta. Se você tiver 2 Jace na mão, o certo costuma ser ativar a primeira vez para só você comprar a carta.

O que eu mais gosto dessa configuração é que Vendillion Clique e Jace são cartas que te dão um plano quando a Blossom não vier. Ou seja, você pode focar sua partida em torno de protege-las e caminhar daí. Se bem que Scion of Oona + Sower of Temptation também eram um bom plano por si só. Aliás, eu vejo muita gente reclamando que fadas não faz nada sem a Bitterblossom. Talvez essas pessoas não jogassem com um deck que buscasse planos alternativos. Isso com certeza aconteceu na temporada bloco, quando o Paulo_tte dominou os mirrors com um plano de 4 Sower of Temptation.

Sem Sowers no deck, você não pode mais utilizar Agony Warp. Mas o oponente não sabe disso, o que obriga ele a jogar em volta da carta do mesmo jeito. Note que se você espera enfrentar muitos Tidehollow Scullers, talvez seja correto usar 2 Terror e 2 Agony Warp.

O Loxodon Warhammer é um experimento. Com 4 Thoughtseize e menos bichos para atacar, fiquei com medo do deck tomar muito dano e não conseguir matar a tempo. Contudo, o Warhammer pode virar +1 remoção, sem prejuízos. Também por esse motivo eu incluí 2 Faerie Conclave, coisa que não costumava fazer.

O SB foi feito com BW, RW, 5-color, mirror e BR em mente. Contra os x/w, você tira Jace e Vendillion para colocar os bichos. Curse of Chains é bem útil contra BR, lidando com Shambling Remains e dando mais opções contra Figure of Destiny. Você ainda precisa de Razormane Masticore porque é difícil ter algo para atacar contra um deck que mata tudo o que você faz. Nesse match, uma dica útil é mulligar mais agressivamente atrás da Bitterblossom, mas não precisa se desesperar. Uma mão de 7 com counters baratos e removal é aceitável. No mirror, eu colocaria apenas os Stillmoon Cavalier no lugar de 3 Vendillion e 1 Loxodon Warhammer - talvez os Remove Soul no lugar de Terror, mas não sei ainda. É muito difícil sidear no mirror.

A versão que eu postei é mais um experimento do que uma lista fechada. É possível que Scion e Sower continuem bons - elas certamente são ótimas no mirror, e apenas a perspectiva de que fadas seja uma parcela menor do ambiente é que justifica cortar essas cartas.

Pensem só: os decks que usariam Path to Exile, por exemplo, antes usavam Terror ou Unmake ou Flame Javelin no slot. Embora sejam cartas piores, elas faziam a mesma função. Mas um deck não pode usar 12 spot-removals do dia para a noite. Meu medo maior é um RW que combine tanto Flame Javelin quanto Path pos-sideboard, por exemplo, mas ainda não vi nenhuma lista assim. Da mesma forma, tenho medo de um deck que combine 4 Volcanic Fallou com 4 Cloudthresher pos-sideboard. Vale dizer que já que se você assumir que essas coisas só existem pos-sideboard, talvez seja certo manter o maindeck com Scion/Sower e deixar os Vendillion Clique no sideboard. O maindeck do Masashi Oiso no worlds parece um bom maindeck, já que inclui Jace e Thoughtseize, ainda que em números menores. Obviamente, o deck do PV também é muito bom para quem prefere a versão mais "clássica".

O Pro Tour: Kyoto está chegando e ele mostrará qual a versão certa de se montar um fadas. Como em todos os PTs, parte da graça está em adivinhar como serão as listas. Espero que esse texto ajudem vocês a ter novas idéias para tanto - e, no meio tempo, que tenham uma nova versão para um deck manjado para o próximo FNM.

13 comentários:

Helio sampaio disse...

Acho que dessa vez ficou complicadíssimo para o fada, é um baralho bom que deve ser temido, ma não vai dar mais muita coisa nova contra e não veio nenhuma coisa boa, custava um counter decente custo 2, uma rune snag ou lapso ia ser tudo. O rw esta com o vento a sua frente tem um desempenho significativo contra aggro e tem um side mais enxuto para o ambiente podendo colocar celestial purge(tornando a partida mais complicada para um br e quem sabe um volcannic mesmo que ele atrapalhe os seus bichos como os tolkens de espírito ou os goblins).em base do vermelho e preto bom o baralho tem um problema incrível pela frente, é um baralho gostoso de se jogar mais tem dois bad matchs que nossa! são osso duro o rw e o ww. o ww é legal, um baralho que recompila a mesa muito rápido,mas é um pouco seco demais. De todo caso vamos esperar para vermos que listas devem aparecer

y134s disse...

-2 curse of chains
+2 controlled instincts

urgente

Anônimo disse...

instincts deixa a criatura atacar uma vez, isso eh mtas vzs crucial

mto bom texto bertu :)

Anônimo disse...

agora notei q a list tem 59 cartas. Imagino q falte 1 ilha/river,certo?

Tiago Nhoque disse...

Nice artigo, mais ainda naum acostumei com a idéia de jogar sem a scion, ela é o finisher do deck em muitas ocasiões...
No ambiente da wirewood que é onde jogo eu vou manter a versão anterior, pq a grande maioria dos decks são os x/w e fadas, portanto a lista antiga ainda é melhor, mais pra jogar os regionais é bom entender o que deixa o deck melhor ou pior com as cartas da nova edição...

Anônimo disse...

Como o Nhoque disse la na wire a maioria joga de x/w e fadas e os melhores players jogam de fadas, sei que o nivel da wirewood não é essas coisas mas nunca os problemas ww e rw lá foram significativos.

Ando ganhando até de red, mas as vezes é sorte e ou meu opp não seja bom e isso crie uma ilusão, no mol jogo de rw minha versão anda meio desfalcada sem o siege gang, a partida contra fadas é estranha tem horas que é bem fácil de ganhar outras paresse impossivel.

Mas assim que saiu a edição com essa porrada de cartas boas contra fadas eu imaginei uma lista mais ou menos assim mas penso em deixar scion de main nem que fosse menos de 4, mas a sower eu acho que no momento não se tem espaço para ela.

Zaghi

Anônimo disse...

Sim, faltou uma Ilha na lista.

Controlled Instincts é bem ruim, eu jamais trocaria Cursed Chains por ele.

Se você espera enfrentar muito mirror, não dá para deixar Scion e Sower fora do maindeck.

Essa lista que eu propus é algo para se experimentar, e talvez revele ser uma boa configuração pos-side para o deck, com o maindeck mais normal.

- bertu

Anônimo disse...

Scion, para mim, é uma carta que ou você usa 0 ou usa 4. O ganho de se fazer duas ao mesmo tempo é um dos incentivos de usar a carta em primeiro lugar. Não faz sentido usar entre 1 e 3 Scions.

E se você quer Scion, você com certeza quer Sower também, porque essa é uma carta que fica 10x melhor com Sower no deck. Então, para mim, o pacote vem em conjunto.

Eu concordo que o deck fica sem "finisher" sem o Scion. Acho que isso requer utilizar os Comandos com mais cuidado, porque você pode precisar deles mais ofensivamente, ou guardar a Mistbind após um descarte para ter certeza que ela não vai tomar removal. Warhammer também é uma alternativa, e é por isso que ele está no deck.

O problema maior dessa configuração é que você perde boa parte das ferramentas para enfrentar uma Bitterblossom resolvida do outro lado na mesa game 1. O side tenta corrigir isso, com Stillmoon e possivelmente Sower entrando contra decks que usam tokens.

- bertu

Tadeu disse...

muuuuito bom ver o bertu escrevendo d nv!

Anônimo disse...

Vocês viram o artigo do Bucher de hoje?

- bertu

Unknown disse...

ao meu ver,
esse artigo pra mim eh direcionado a especialistas de faeries.

especialistas mesmo, bons jogadores e que jogaram alguma temporada séria com o deck. (na verdade, todos os serios ano passado ou sabiam TUDO desse deck, ou nao eram sérios).

mas o q eu quero dizer, eh q se houvesse um grau de dificuldade, eu daria lev 4 numa escala de 1 até 5 para essa profundíssima análize. envolve pesada leitura de meta-game(com set novo), plano B, e o grande diferencial de jogadores bons com fae..whos de beat down? quando vc eh o agro?




um texto para vc discordar!levantar críticas! pra discutir a exaustao cada opcao.vale o exercicio.


agora,se vc discordou de tudo, vc tá errado. se vc concordou com tudo, tb deve estar errado. se vc concordou e discordou parcialmente, criou várias perguntas e quer mandar email pro berthu agora a respeito, vc ta no caminho certo.



=D

Leandro disse...

Já faz um tempo que eu desconfio que esses pro players vem buscar idéias aqui no fact or fiction uhuha. Em breve eu volto a ter o premium da SCG, não li o artigo, só vi a decklist. Isso só reforça tudo o que o Bertu escreveu aqui, e como o novo fadas deve lidar com este novo ambiente.

Anônimo disse...

sim,o bucher tbm usa vendilion,mas na hora q vi os 4 ponder ele perde td o credito :)