sábado, 4 de abril de 2009

Inspiração

por Leandro "Stalker"

Estou a poucas horas de começar minha 3° temporada de regionais. Em 2007 eu era novato, mal sabia o que significava um regional. Um campeonato que dava a vaga para o nacional e ponto final. Chegando lá, e vendo que naquelas 200+ pessoas, apenas 2 conseguiriam a vaga. Era uma tarefa difícil. Métodos de treinos bem precários, decklists longe do ótimo. Ao longo do ano fui conhecendo outros jogadores que me acompanhavam de regional em regional. Foi um longo ano de aprendizado.

2008, já sabia como que funcionavam as coisas. Aquelas centenas de rostos já eram mais familiares. Eu ainda era um desconhecido para muitos, já que ainda não tinha conquistado resultados muito expressivos. Minha preparação já foi melhor do que no ano anteiror, mas ainda tinha muitas lacunas a serem preenchidas. Formei minha primeira equipe, com listas de emails para discussão e treinos IRL quase que quinzenais. O fator disponibilidade de cartas e decks já não era mais problema, mas mesmo assim os resultados não vieram. Tivemos ainda a GP Buenos Aires, e posso dizer que após esta viagem amadureci muito. Veio o blog também e derepente virei uma pseuso-celebridade do magic. Até naqueles jogos casuais de mws o pessoal me pergunta "Você que é o cara do blog?". Escrever me ajudou muito, uma forma de refletir sobre algumas idéias minhas e colocá-las em discussão com vocês leitores.

E 2009? Bom, posso dizer que nunca me preparei como esse ano. Amanhã é como o grande dia do vestibular. Não adianta mais estudar na véspera, tudo o que eu posso fazer agora é esperar, me desligar um pouco do magic, mas nem tanto. Muitos ficam ansiosos, dormem mal, passam a noite inteira se revirando na cama até chegar a hora que sai a primeira rodada. Isso é normal, eu já passei por isso muitas vezes, mas esse ano eu me sinto diferente. Determinação, acho que essa é a palavra que mais se aproxima do que eu estou sentindo agora. Estou tranquilo, sei que me preparei o melhor possível e agora é por todo esse me conhecimento teórico em prática. Se ano passado eu ficaria feliz de fazer top8, esse ano eu quero a vaga e nada menos do que isso. Se não conseguir isso no primeiro regional, semana seguinte levanto a cabeça e tento de novo.

Todo mundo tem seus rituais pré-campeonatos. Antes de jogar magic eu era um afficionado por poker, organizava anualmente um campeonato na faculdade, e sempre no dia anterior eu pegava o filme "Rounders" para assistir. Prestava atenção em cada detalhe do filme, principalmente naquela cena em que o Mike está no cassino jogando contra os turistas. Várias dicas de como ler o seu oponente eram passadas, como se comportar na mesa e conseguir lidar com momentos de pressão. Após a minha transição de Poker para o Magic (Sim, eu fiz o caminho inverso da maioria das pessoas) eu tenho meus rituais também. A bandana vermelha é um deles, mas o Thorgrim me passou alguns também e que eu comecei a fazer este ano. LER na véspera dois reports que sem dúvida vão muito além de fiz mana bixo, bati e ganhei. O primeiro deles é do próprio Thorgrim de quando ele ganhou o regional da Devir em 2007. O segundo é o report do Bertu após ganhar o Nacional do mesmo ano. Nas palavras do Indie, um report à la Tarantino, com idas e vindas. São dois textos muito inspiradores de leitura muito agradável.

Por último, tem este livro que eu encontrei hoje enquanto passava por uma livraria. Não é merchan nem nada, mas bem que eu gostaria de ganhar algum dinheiro fazendo propaganda deste livro. "Nunca deixe de tentar". Escrito por nada mais nada menos do que o lendário Michael Jordan. Um livro curto, porém com palavras muito inspiradoras. Seja na área do esporte, negócios ou de questões do nosso dia-a-dia.

Ok por hoje é só, durante a semana eu conto os resultados deste primeiro regional.

7 comentários:

Unknown disse...

Grande Stalker, eu ando meio sem tempo de ir no mirc, mas aki fica aki minha torcida pra vc e toda galera da mtg.br, GL no regional e continuem o bom trabalho no blog, e spero q agora com um report de champz seu ok!?

Abração. Koroa

Engov disse...

Stalker e Thorgrim, vão pras cabeças que vocês merecem!!

Façam um excelente champ e voltem com a sonhada vaga pro natz!!

Abraços!

Carlos Alexandre disse...

Lek, vcs dois são meus brother d vdd, e torço muito pra vcs, apesar d vcs não me ouvirem ne, mais sei que vcs vão se dar muito bem, To aqui em casa torcendo a lot por vcs.
Abraços

ErtaiTheMage disse...

quer ver report fact or ficion depois.. resultado bom ou ruin.. é sempre uma boa leitura de aprendizado.

Saudações,

Ertai.

Unknown disse...

opa, stalker no top 8!!! parabens, manda noticias pvo!! GL

Jacaum disse...

Man, nunca vi alguem tao concentrado, a vaga é questao de tempo, mas vem esse ano, certamente!

LuCaparroz disse...

mto bom artigo Stalker congratz